Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Temporais no sul de 08, 10, 12... jan/2006


Jaqueline
 Share

Recommended Posts

Teremos tempo severo conforme a Climatologia apontou:

 

PoA

Aqui da zona sul já se observa o desenvolvimento de CBs a Oeste, super desenvolvimento vertical.

 

 

 

Pelotas

Metar

Well developed dust or sand whirls

Towering cumulus clouds observed

SBPK 081615Z 27015G35KT 5000 PO SCT040 FEW045TCU BKN300 38/23 Q1008

 

Amigos, essa pretendo interceptar, estou indo para um local com melhor visão.

 

abraços,

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Seguem condições de tempo bastante instável no Rio Grande do Sul. O radar meteorológico do Morro da Igreja mostra um aumento significativo de núcleos com intensa instabilidade nas proximidades da capital gaúcha. As últimas observações no aeroporto Salgado Filho indicam a presença de nuvens cumulus com desenvolvimento vertical e temperatura de 39ºC.

 

23008KT 9999 FEW035 FEW040TCU BKN250 39/21 Q1007=

 

igreja080120061830000xr.gif

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Pois é....

 

Tenho 31C com 51% agora em pato, sensação de 37°C...

 

Mas os cumulus não estão muito desenvolvidos não...

 

Jaque, boa sorte, e te cuida!

 

Abraço

 

Em Cascavel os cúmulos também estão pouco desenvolvidos, alguma aglomeração de cúmulos com desenvolvimento vertical mais avançado a Sul e Sudeste, apresentando base acinzentada e topo bem recortado. Dissipação em conseqüência da evaporação

Link to comment
Share on other sites

Clóvis,

 

Aí estão mais algumas imagens das instabilidades daqui.

 

Abração,

 

Super CB vinda de noroeste

 

10gx1.th.jpg

 

Neste momento o termômetro do carro marcou 42C.

421uk.th.jpg

 

 

 

Gerou a tempestade, o CB veio de sudeste

27nd.th.jpg

 

Após a que postei acima

36uh1.th.jpg

 

Funil próximo ao Menino Deus (observar a imagem bem no centro)

f13sc.th.jpg f26ja.th.jpg f30ya.th.jpg

 

Rotação

r8bu.th.jpg

 

Guaíba

55wp.th.jpg

 

 

Visão ao Leste antes da chuva

87ga.th.jpg

Link to comment
Share on other sites

Chuva forte agora em POA,com granizo leve.

Opa!! Onde tu viste isso?

Aqui em casa mal caíram uma gotas enormes, mas a pouco mais de 2 km daqui de casa, a O, era possível ver uma cortina de água cobrindo os prédios da Carlos Gomes. Foi uma alarme falso para o meu bairro (infelizmente).

 

parece que se deslocam para Noroeste (em referência à imagem do radar) de POA! Imagina o quão quente será a noite, se não chover

Bingo!!! :?

Aqui em casa mal choveu! O chão molhou muito brevemente. No momento, tenho 26,1° com 90%!! Sensação beirando os 30°!! Se o tempo se mantiver nublado com cumulus e estratus como agora, não baixaremos sequer dos 25°!!

 

Abraços duplos!

Link to comment
Share on other sites

Opa!! Onde tu viste isso?

 

Opa Marcos!! Eu moro no bairro Cidade Baixa, bem na esquina da Lima e Silva com a República. Aqui veio uma chuva forte mesmo, acompanhada de vento (tive que fechar a persiana totalmente e mesmo assim entrou água) e granizo leve (umas pedrinhas de algo em torno de 0,5cm de diâmetro, durante uns 2-3 minutos intermitente). Eu fiz dois vídeos: um da chegada do temporal (tentando mostrar a velocidade das nuvens baixas e tal) e outro da hora do granizo. Estou tentando reduzir o tamanho (passando pra XVid) e descobrindo algum lugar legal pra hospedar os vídeos... Hoje a noite vou ver se faço isso, blz?

 

Abraços duplos!

 

Abração!

Link to comment
Share on other sites

Opa!! Onde tu viste isso?

 

Opa Marcos!! Eu moro no bairro Cidade Baixa, bem na esquina da Lima e Silva com a República. Aqui veio uma chuva forte mesmo, acompanhada de vento (tive que fechar a persiana totalmente e mesmo assim entrou água) e granizo leve (umas pedrinhas de algo em torno de 0,5cm de diâmetro, durante uns 2-3 minutos intermitente). Eu fiz dois vídeos: um da chegada do temporal (tentando mostrar a velocidade das nuvens baixas e tal) e outro da hora do granizo. Estou tentando reduzir o tamanho (passando pra XVid) e descobrindo algum lugar legal pra hospedar os vídeos... Hoje a noite vou ver se faço isso, blz?

 

Abraços duplos!

 

Abração!

 

Obrigada Clóvis, Tomasini, Luiz, amigos,

 

Clóvis, o funil se formou, desceu e subiu em menos de 30s, na segunda está maior, no poste sim, deu um gustnado também, onde eu estava.

 

Alexandre, a chuva onde eu estava foi torrencial, era na beira do Guaíba na altura do Menino Deus, meus videos ficaram bons, o mais pesado tem 5MB, se conseguires o provedor me avisa que coloco alguns... obrigada,

 

abraços,

Link to comment
Share on other sites

Clóvis,

 

Obrigada pela dica, aí estão alguns dos filmes. Não são lá grande coisa, pois havia muita areia, mas dá uma noção.

 

 

Rotações (observar acima a esquerda e abaixo na direita

 

http://rapidshare.de/files/10718924/rotacoesPoA08012006.MPG.html

 

 

Início do Granizo sem chuva, inicialmente pedras grandes, uns 3cm, depois pequenas 1cm. Clóvis, não fiz mais imagens do granizo, pois começou a pipocar muito no carro e resolvi sair correndo de lá, uma pena, mas não deu.

 

http://rapidshare.de/files/10717931/granizopoa08012006.MPG.html

 

 

Aguaceiro

 

http://rapidshare.de/files/10720239/chuvaPoA08012006.MPG.html

 

abraços e obrigada pelo interesse.

Link to comment
Share on other sites

Valeu jaque, estarei baixando no decorrer da tarde!!

 

Dica para o download, clique no link postato pela Jaque, desça até o final a barrinha, e clique em FREE, depois, desça novamente e espere os segundos indicados "Download-Ticket reserved. Please wait 15 seconds.

Avoid the need for download-tickets by using a PREMIUM-Account. Instant access!" Depois disso, vai aparecer isso: "No premium-user. Please enter here:

" Daí basta digitar os números que mostra lá, e pronto ;)

 

Espero que tenha ajudado mais que domplicado, hehehe.

 

Jaque, de nada!!! Obrigado a ti, por compartilhar teu trabalho conosco!!!

 

Abrações

Link to comment
Share on other sites

Valeu, Alexandre!! Pena que às vezes meu computador trava completamente com um vídeo... :(

E se cuida nessa vida boêmia!! O local que tu moras é um dos principais pontos de cervejas, batatas fritas e derivados de POA, hehe. A chuva deve ter posto o pessoal dos bares a correr!!

Aqui em casa pude ver a cortina de água cobrindo os edifícios da Carlos Gomes, na altura do Bela Vista, as a água mal tocou minha casa...

 

Jaque, antes que me esqueça, belas fotos!!

Quanto tempo tu demoras para sair de casa, pela cidade, tirar as fotos e voltar? Tu deverias ser escolhida a "storm cheaser" do BAZ (na verdade, já é, hehe).

 

Abraços duplos!

Link to comment
Share on other sites

Valeu, Alexandre!! Pena que às vezes meu computador trava completamente com um vídeo... :(

E se cuida nessa vida boêmia!! O local que tu moras é um dos principais pontos de cervejas, batatas fritas e derivados de POA, hehe. A chuva deve ter posto o pessoal dos bares a correr!!

Aqui em casa pude ver a cortina de água cobrindo os edifícios da Carlos Gomes, na altura do Bela Vista, as a água mal tocou minha casa...

 

Jaque, antes que me esqueça, belas fotos!!

Quanto tempo tu demoras para sair de casa, pela cidade, tirar as fotos e voltar? Tu deverias ser escolhida a "storm cheaser" do BAZ (na verdade, já é, hehe).

 

Abraços duplos!

 

Alexandre,

 

Que pena, não consigo abrir teu filme, o micro solicita codecs, não tenho. Uma pena.

 

Marcos,

 

Olha, na verdade moro em 2 locais, no centro e no Cristal. Então, fica fácil correr, quando estou com um pouco de folga tipo semana passada aproveito para viajar. Mas tipo domingo, com carro na garagem fica fácil, o problema é sempre a volta se estiver no Cristal, alagamentos enormes sempre na frente do Beira Rio como foi domingo, aliás, por aqui foi mais intenso o vento, houve destelhamentos na Cidade Baixa, altura da 24 de maio e Cel. Genuíno, queda de árvores na 24 de maio também. Outra ainda deste domingo, meu irmão, o piloto, assistiu de sua residência o temporal, mora na Duque com ampla visão de sudoeste até noroeste, me falou que a 13G norte magnético, próximo as torres da Usina do Polo, um funil gigante, esbranquiçado em arco (o qual ele pensou em e hipóteses: um spray forte, tromba dágua no Jacuí ou tornado), percorreu longo caminho, entre 17h45min e 18h, a esposa também viu, conferi o radar do momento e há alguma chance de um vento muito forte na região, já que houve identificação visual compatível com o radar, irei ao local no final de semana levantar... Se achar algo posto as imagens. O funil acabou próximo as torres da Usina. Das imagens que postei acima, aquela CB mesociclônica se formava lá, arredondada e belíssima, e na estrada a 100km por hora no termômetro do carro apontava os 41 as 16h04min, na BR290, altura de Eldorado e as 16h12min deu 42C, parei para registrar, não que seja real, pois termômetro de carro, mas na região estava quente demais... Saí de PoA com 39.5C. Por isso creio que algo pode ter ocorrido lá... Vamos aguardar.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Alexandre,

 

Que pena, não consigo abrir teu filme, o micro solicita codecs, não tenho. Uma pena.

 

Oi Jaqueline! Uma pena nada, vamos dar um jeito nisso!!

Eu vou uploadear o arquivo em MPEG original da câmera mesmo, ae não tem erro. Faço isso hoje depois do trabalho, mas te prepara que vai ser uns 50Mb ou mais...

Link to comment
Share on other sites

Valeu, Alexandre!! Pena que às vezes meu computador trava completamente com um vídeo... :(

 

Marcos, deve ser por causa das minhas configurações na hora de reencodar com o XVid... vou uploadear o MPEG original depois.

 

E se cuida nessa vida boêmia!! O local que tu moras é um dos principais pontos de cervejas, batatas fritas e derivados de POA, hehe. A chuva deve ter posto o pessoal dos bares a correr!!

 

Tchê, também gosto de umas fritas e de um pouco de conversa com amigos... mas a Lima e Silva tá demais!! E do jeito que são os "foliões" ou tomaram banho de chuva com granizo ou esperaram a mesma parar!

 

Jaque, quanto tempo tu demoras para sair de casa, pela cidade, tirar as fotos e voltar? Tu deverias ser escolhida a "storm cheaser" do BAZ (na verdade, já é, hehe).

 

Marcos, esqueceu também do carro marcado pelo granizo!! Só com muita dedicação e vontade mesmo pra arriscar este tipo de dano!! Acho que storm chaser ela já é definitivamente!!

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Alexandre,

 

Que pena, não consigo abrir teu filme, o micro solicita codecs, não tenho. Uma pena.

 

Oi Jaqueline! Uma pena nada, vamos dar um jeito nisso!!

Eu vou uploadear o arquivo em MPEG original da câmera mesmo, ae não tem erro. Faço isso hoje depois do trabalho, mas te prepara que vai ser uns 50Mb ou mais...

 

Alexandre,

 

Obrigada, olha, os meus videos fiz em baixa resolução, por isso ficou tudo pequeno, mas 50MB vai te dar muito trabalho. Espera, se não conseguir o DIVX que o Rodrigo falou, então te solicito. Já testei o Real, o média player, e o do DVD deste note, nada abre, mas continuarei...

 

abraços,

Link to comment
Share on other sites

Obrigada, olha, os meus videos fiz em baixa resolução, por isso ficou tudo pequeno, mas 50MB vai te dar muito trabalho. Espera, se não conseguir o DIVX que o Rodrigo falou, então te solicito. Já testei o Real, o média player, e o do DVD deste note, nada abre, mas continuarei...

 

Jaqueline, descobri a grande barbada!! :D

Baixa no site da Microsoft o Windows Movie Maker... foi só arrastar os vídeos MPG, dizer o tamanho que eu queria e mandar gerar o arquivo WMV, que todo mundo que tem Windows (com Media Player atualizado) pode ver. E não perdeu muita resolução não... de 100Mb para 20Mb!!

 

http://rapidshare.de/files/10805946/GranizoPOA.wmv.html

Link to comment
Share on other sites

Alexandre,

 

Obrigada, já estou baixando seu video. Lindas suas fotos do CB gigante de sudoeste.

 

Pessoal, imagens da tempestade elétrica noturna, ocorrida algumas horas após as imagens do Alexandre.

 

As CBs estavam lindas hoje, muitos pileus e depois da chuva uma maravilhosa tempestade elétrica.

 

09mb.th.jpg 019zo.th.jpg

 

A lua encoberta pelo CB

11bp.th.jpg

 

 

Tempestade elétrica com frente de rajada noturna

27qe1.th.jpg 31up.th.jpg 40tf.th.jpg 52xo.th.jpg 68vl.th.jpg 79he.th.jpg 84dq.th.jpg 96vm.th.jpg

 

Refrescou um pouco, mas ainda está quente e creio que deve voltar a chover durante a noite.

Link to comment
Share on other sites

Belíssimas fotos de ontem, Alexandre!! :o

 

Muitíssimo infelizmente, o grande Cb que aparece nas fotos da tarde passou ao S de POA, e ao N, no Vale dos Sinos e o pé da serra, o tempo estava fechado numa faixa muito extensa!!! Havia, pelos menos, 3 Cb´s à tarde nessa área!!

À noite, passaram Cb´s por todos os lados de POA... e caiu uma chuva muito leve no meu bairro, em torno das 21 h... quando fazia 30,0°!!!! E era quase um chuvisqueiro! :evil:

 

Abraços!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.