Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tópico Único - Condições do Tempo em Janeiro


Fabiano Rodrigues
 Share

Recommended Posts

PREVISÃO ELABORADA EM 06.01.06, VÁLIDA PARA OS PRÓXIMOS DIAS.

 

 

FORTE ONDA DE CALOR DEVE DURAR PELO MENOS UMA SEMANA NO RIO GRANDE DO SUL

 

A forte onda de calor com temperatura acima de 35 graus na maioria das regiões, que terá início neste final de semana, além de ser prolongada deverá ser intensa, podendo passar de 40 graus nas cidades mais quentes do estado. O calor já vem sendo registrado há dias, principalmente no oeste (região de Uruguaiana), porém nada comparado com o que deve acontecer a partir deste final de semana. Ondas de calor são comuns no mês de janeiro, mas sempre que isso acontece é bom ficar atento quanto a possibilidade de marcas excepcionais, e até mesmo recordes, serem registradas. Na verdade, o que é uma excelente notícia para os veranistas, é péssimo para a agricultura, pois a onda de calor deve acentuar os efeitos da estiagem, que castiga não apenas o Rio Grande do Sul, mas também o oeste de Santa Catarina, norte da Argentina e Uruguai. Inclusive o serviço meteorológico da Argentina também está atento com relação a isso, e já emitiu informe http://www.meteofa.mil.ar/?mod=pron&id=3&variable=INFORME Neste sábado, o sol aparece forte em todo o Rio Grande do Sul, com poucas nuvens. No extremo sul do estado é que haverá períodos de maior nebulosidade, e não se descarta chuvas isoladas nesta área. No mapa abaixo, a previsão para todo o Rio Grande do Sul neste sábado, com a temperatura nas principais cidades:

 

previsao07.01.06.jpg

 

As faixas coloridas indicam o comportamento das massas de ar em altitude. Os números correspondem a temperatura mínima e máxima prevista em superfície. Fonte das efemérides: Observatório astronômico da UFRGS.

 

O fim de semana chegou, e a previsão para os principais balneários de água doce e salgada do Rio Grande do Sul é de muito sol e calor. O calor será ainda mais intenso na planície costeira interna a Lagoa dos Patos, onde o vento, embora soprando mais forte no final da tarde, não será tão forte quanto o famoso “nordestão” do litoral norte, que irá soprar entre 40 e 50 km/h, dando um alívio para quem busca refúgio do calor nas praias neste final de semana. O mesmo alívio vai ter quem for para a serra, onde a temperatura não deve passar dos 30 graus, e nos campos de cima da serra, onde vai estar ainda mais agradável. E para quem vai ou já está no litoral de Santa Catarina, uma boa notícia: por lá o sol também brilha forte, diminui o risco de chuva, mesmo que de forma isolada, e o calor vai estar presente. Abaixo, a previsão do tempo para sábado nos principais balneários do Rio Grande do Sul:

 

litoral070106.jpg

 

Um ótimo final de semana para todos os bazianos! :wink:

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 173
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Fabiano, meus pais passaram o dia em Bagém de baixo de um carramanchão participando de um Remate. Falaram que era desumano passar a tarde no local. Minha mãe me disse que chegou a sentir fobia de tanto calor. A sensação ao ar livre era a mesma de um ambiente fechado e sem circualação de ar, tamanho era o abafamento. O pior e que vem muito mais por aí....

Link to comment
Share on other sites

PREVISÃO ELABORADA EM 07.01.06, VÁLIDA PARA OS PRÓXIMOS DIAS.

 

CALOR EXCESSIVO PODE SE TRANSFORMAR EM TEMPORAL EM ALGUNS PONTOS

 

A forte onda de calor que está atingindo o Rio Grande do Sul poderá trazer outras conseqüências neste domingo além da temperatura alta. É preocupante a situação com relação a instabilidade atmosférica dentro do território uruguaio e nas cidades gaúchas próximas a este país. O sol aparece neste domingo durante boa parte do dia, mas a tarde extremamente quente dará origem a nuvens isoladas de grande desenvolvimento vertical, que deverão trazer temporais para alguns pontos. A chance de chuva é maior no extremo sul do estado, em cidades como Santa Vitória do Palmar e Chuí, mas não pode ser descartada também nas demais regiões, inclusive no norte, e na serra com a contribuição do relevo. Esse mesmo quadro deverá se manter possivelmente durante toda a semana, com temperatura muito alta, e com chance de pancadas isoladas de chuva no final da tarde devido ao calor. No mapa abaixo podemos ver que a temperatura máxima desde domingo vai ficar próxima dos 40 graus em várias regiões, e em algumas cidades é possível que ultrapasse esse valor. É importante evitar ficar ao sol, as condições serão extremamente desconfortáveis e podem inclusive causar problemas de saúde.

 

previsao080106.jpg

 

As faixas coloridas indicam o comportamento das massas de ar em altitude. Os números correspondem a temperatura mínima e máxima prevista em superfície. Fonte das efemérides: Observatório astronômico da UFRGS.

 

Neste domingo vai ter sol e muito calor, tanto na planície costeira interna a Lagoa dos Patos, quanto no litoral norte e sul. Mas, com a temperatura muito alta, não se pode descartar temporais de verão no final da tarde em pontos isolados, principalmente no litoral sul. Bem próximo a fronteira com o Uruguai o risco de temporal é muito grande. No litoral de Santa Catarina, sol, muito calor, temperatura máxima acima de 30 graus, um clima perfeito para o veraneio! Só no final da tarde ou a noite é que pode ter chuva passageira, típica de verão.

 

litoral080106.jpg

 

Evite o desperdício de água. Parece repetitivo dizer, mas em época de estiagem e calor é sempre bom lembrar que pessoas inteligentes possuem consciência ecológica. Um ótimo domingo para todos! :wink:

Link to comment
Share on other sites

Acho que minha umidade relativa nunca variou tanto como hoje! Variei de 100% a apenas 24%! :shock: E a minha máxima foi de generosos 36,6°. Amanhã espero a ir, no mínimo, a 39°, talvez 40°, e quebrar meu recorde histórico aqui em casa.

No momento, faz quentes 24,9° com 79%. Amanhã a coisa vai ser feia...

Link to comment
Share on other sites

PREVISÃO DO TEMPO PARA SC:

 

DOMINGO: CÉU CLARO A SOL E POUCAS NUVENS A PERÍODOS DE MUITAS NUVENS A POSSÍVEL NUBLADO. HÁ PEQUENA POSSIBILIDADE DE CHUVA E TROVOADA BEM ISOLADA, CASO OCORRA, DO MEIO/FIM DA TARDE EM DIANTE. PODE PASSAR SEM CHUVA EM TODA SC OU NA MAIOR PARTE DO ESTADO. HÁ RISCO DE GRANIZO E VENTO FORTE DE CURTA DURAÇÃO NA OCORRÊNCIA DE TROVOADA.

 

NEVOEIRO ISOLADO NAS ÁREAS SERRANAS, VALES E BAIXADAS, MAIS NA MADRUGADA/INÍCIO DA MANHÃ.

 

TEMPERATURA EXTREMAMENTE ALTA, PRÓXIMA OU ACIMA DO RECORDE DE JANEIRO EM MUITAS CIDADES, EM ALGUNS PONTOS, RECORDE ABSOLUTO DE MÁXIMA. MIN.: 11/13°C NA REGIÃO DE S.JOAQUIM, VALES E BAIXADAS, E MÁX.: 40/42°C NO BAIXO VALE DO RIO URUGUAI.

 

VENTO BEM VARIÁVEL, MAIS ENTRE NORDESTE/NOROESTE A SUDOESTE/SUDESTE, FRACO. RAJADAS MODERADAS A POSSÍVEIS RAJADAS FORTES OCASIONAIS. NO LITORAL MAIS ENTRE OESTE/NOROESTE A NORDESTE/SUDESTE.

 

TEMPERATURAS/CIDADES.

 

SÃO JOAQUIM; MÍNIMA; 13/15ºC E MÁXIMA; 30/32ºC. PRÓXIMO OU RECORDE ABSOLUTO DA ESTAÇÃO.

 

LAGES; MÍNIMA; 15/17ºC E MÁXIMA; 32/34ºC. PRÓXIMO DO RECORDE DO MÊS.

 

CURITIBANOS; MÍNIMA; 16/18ºC E MÁXIMA; 32/34°CPRÓXIMO DO RECORDE DO MÊS.

 

MAFRA; MÍNIMA; 17/19ºC E MÁXIMA; 33/35°CPRÓXIMO DO RECORDE DO MÊS.

 

CHAPECÓ; MÍNIMA; 21/23ºC E MÁXIMA; 35/37ºCPRÓXIMO OU ACIMA DO RECORDE DO MÊS.

 

ITAPIRANGA; MÍNIMA; 20/22ºC E MÁXIMA; 40/42ºC

 

CONCÓRDIA; MÍNIMA; 19/21ºC E MÁXIMA; 36/38ºCPRÓXIMO OU ACIMA DO RECORDE DO MÊS.

 

JOAÇABA; MÍNIMA; 18/20ºC E MÁXIMA; 35/37ºCPRÓXIMO OU ACIMA DO RECORDE DO MÊS.

 

FRAIBURGO; MÍNIMA; 16/18ºC E MÁXIMA; 32/34°C. PRÓXIMO OU ACIMA DO RECORDE DO MÊS.

 

CAMPOS NOVOS; MÍNIMA; 18/20ºC E MÁXIMA; 33/35°CPRÓXIMO OU ACIMA DO RECORDE DO MÊS.

 

ITUPORANGA; MÍNIMA; 18/20ºC E MÁXIMA; 35/37ºCPRÓXIMO OU ACIMA DO RECORDE DO MÊS.

 

BLUMENAU; MÍNIMA; 21/23ºC E MÁXIMA; 37/39ºC

 

INDAIAL; MÍNIMA; 21/23ºC E MÁXIMA; 37/39ºCPRÓXIMO DO RECORDE DO MÊS.

 

JOINVILLE; MÍNIMA; 22/24ºC E MÁXIMA; 34/36ºC

 

B.CAMBORIÚ; MÍNIMA; 20/22ºC E MÁXIMA; 34/36ºC

 

JARAGUÁ DO SUL; MÍNIMA; 20/22ºC E MÁXIMA; 37/39ºC

 

CRICIÚMA; MÍNIMA; 19/21ºC E MÁXIMA; 36/38ºC

 

TUBARÃO; MÍNIMA; 20/22ºC E MÁXIMA; 36/38ºC

 

ARARANGUÁ; MÍNIMA; 20/22ºC E MÁXIMA; 34/36ºC

 

FLORIANÓPOLIS; MÍNIMA; 21/23ºC E MÁXIMA; 32/34ºC

 

RANCHO QUEIMADO; MÍNIMA; 17/19ºC E MÁXIMA; 31/33ºC

 

SANTO AMARO DA IMPERATRIZ; MÍNIMA; 21/23°C E MÁXIMA; 34/36ºC

 

REGIÃO DE PALMAS/PATO BRANCO/PR.

 

DOMINGO: CÉU CLARO A SOL E NUVENS. POSSÍVEIS PERÍODOS DE MUITAS NUVENS A POSSÍVEL NUBLADO. BEM PEQUENA A CHANCE DE PANCADAS BEM ISOLADAS DE CHUVA E TROVOADA, FIM DO DIA/NOITE SE OCORRER. RISCO DE GRANIZO E VENTO FORTE DE CURTA DURAÇÃO.

 

NEVOEIRO ISOLADO NAS ÁREAS SERRANAS, VALES E BAIXADAS, MAIS NA MADRUGADA/INÍCIO DA MANHÃ.

 

TEMPERATURA EXTREMAMENTE ALTA DE TARDE.

 

VENTO BEM VARIÁVEL, MAIS ENTRE NORDESTE/NOROESTE A SUDOESTE/SUDESTE, FRACO. RAJADAS MODERADAS A POSSÍVEIS RAJADAS FORTES OCASIONAIS.

 

PATO BRANCO; MÍNIMA; 18/20ºC E MÁXIMA; 34/36ºCPRÓXIMO OU ACIMA DO RECORDE DO MÊS.

 

PALMAS; MÍNIMA; 16/18°C E MÁXIMA; 32/34ºC. PRÓXIMO DO RECORDE DO MÊS.

 

REGIÃO DE BOM JESUS/RS

 

DOMINGO: CÉU CLARO A SOL E NUVENS. POSSÍVEIS PERÍODOS DE MUITAS NUVENS A POSSÍVEL NUBLADO. REMOTA A CHANCE DE PANCADAS BEM ISOLADAS DE CHUVA E TROVOADA, FIM DO DIA/NOITE SE OCORRER. RISCO DE GRANIZO E VENTO FORTE DE CURTA DURAÇÃO.

 

NEVOEIRO ISOLADO NAS ÁREAS SERRANAS, VALES E BAIXADAS, MAIS NA MADRUGADA/INÍCIO DA MANHÃ.

 

TEMPERATURA EXTREMAMENTE ALTA.

 

VENTO BEM VARIÁVEL, MAIS ENTRE NORDESTE/NOROESTE A SUDOESTE/SUDESTE, FRACO A MODERADO COM POSSÍVEIS RAJADAS FORTES OCASIONAIS.

 

BOM JESUS; MÍN.; 15/17ºC E MÁX.; 31/33ºC. PRÓXIMO OU ACIMA DO RECORDE DO MÊS.

 

NO NÚMERO 3201 7755, TERÁ A PREVISÃO DO TEMPO BEM DETALHADA VIA TELEFONE, INICIALMENTE SÓ PARA SC E SÓ PARA TELEFONES FIXOS (CELULAR NÃO FUNCIONA), SOMENTE PARA SANTA CATARINA.

 

JÁ ESTÁ ATUALIZADO O BOLETIM DO CLIMA, TEM INFORMAÇÕES, ALÉM DA AGRICULTURA, PARA O SETOR DO TURÍSMO E COMÉRCIO NO ITEM 9 NÚMERO 2,. CUSTO DE 0,99/LIGAÇÃO.

 

PREVISÃO DO TEMPO PARA SC:

 

SEGUNDA-FEIRA: CÉU CLARO A SOL E POUCAS NUVENS A PERÍODOS DE MUITAS NUVENS A POSSÍVEL NUBLADO. HÁ PEQUENA POSSIBILIDADE DE CHUVA E TROVOADA BEM ISOLADA, CASO OCORRA, DO MEIO/FIM DA TARDE EM DIANTE. PODE PASSAR SEM CHUVA EM TODA SC OU NA MAIOR PARTE DO ESTADO. HÁ RISCO DE GRANIZO E VENTO FORTE DE CURTA DURAÇÃO NA OCORRÊNCIA DE TROVOADA.

 

NEVOEIRO ISOLADO NAS ÁREAS SERRANAS, VALES E BAIXADAS, MAIS NA MADRUGADA/INÍCIO DA MANHÃ.

 

TEMPERATURA EXTREMAMENTE ALTA, PRÓXIMA OU ACIMA DO RECORDE DE JANEIRO EM MUITAS CIDADES, EM ALGUNS PONTOS, RECORDE ABSOLUTO DE MÁXIMA. MIN.: 12/14°C NA REGIÃO DE S.JOAQUIM, VALES E BAIXADAS, E MÁX.: 41/43°C NO BAIXO VALE DO RIO URUGUAI.

 

VENTO BEM VARIÁVEL, MAIS ENTRE NORDESTE/NOROESTE A SUDOESTE/SUDESTE, FRACO. RAJADAS MODERADAS A POSSÍVEIS RAJADAS FORTES OCASIONAIS. NO LITORAL MAIS ENTRE OESTE/NOROESTE A NORDESTE/SUDESTE.

 

TEMPERATURAS/CIDADES.

 

SÃO JOAQUIM; MÍNIMA; 15/17ºC E MÁXIMA; 30/32ºC. PRÓXIMO OU RECORDE ABSOLUTO DA ESTAÇÃO.

 

LAGES; MÍNIMA; 17/19ºC E MÁXIMA; 33/35ºC. PRÓXIMO DO RECORDE DO MÊS.

 

CURITIBANOS; MÍNIMA; 18/20ºC E MÁXIMA; 33/35°CPRÓXIMO DO RECORDE DO MÊS OU ABSOLUTO.

 

MAFRA; MÍNIMA; 17/19ºC E MÁXIMA; 33/35°CPRÓXIMO DO RECORDE DO MÊS.

 

CHAPECÓ; MÍNIMA; 22/24ºC E MÁXIMA; 36/38ºCPRÓXIMO OU ACIMA DO RECORDE ABSOLUTO.

 

ITAPIRANGA; MÍNIMA; 21/23ºC E MÁXIMA; 41/43ºC

 

CONCÓRDIA; MÍNIMA; 20/22ºC E MÁXIMA; 37/39ºCPRÓXIMO DO RECORDE DO MÊS OU ABSOLUTO.

 

JOAÇABA; MÍNIMA; 19/21ºC E MÁXIMA; 36/38ºCPRÓXIMO DO RECORDE DO MÊS OU ABSOLUTO.

 

FRAIBURGO; MÍNIMA; 17/19ºC E MÁXIMA; 33/35°C. PRÓXIMO DO RECORDE ABSOLUTO.

 

CAMPOS NOVOS; MÍNIMA; 19/21ºC E MÁXIMA; 35/37°CPRÓXIMO DO RECORDE ABSOLUTO.

 

ITUPORANGA; MÍNIMA; 19/21ºC E MÁXIMA; 36/38ºCPRÓXIMO DO RECORDE ABSOLUTO.

 

BLUMENAU; MÍNIMA; 21/23ºC E MÁXIMA; 38/40ºC

 

INDAIAL; MÍNIMA; 21/23ºC E MÁXIMA; 38/40ºCPRÓXIMO DO RECORDE ABSOLUTO.

 

JOINVILLE; MÍNIMA; 22/24ºC E MÁXIMA; 36/38ºC

 

B.CAMBORIÚ; MÍNIMA; 21/23ºC E MÁXIMA; 35/37ºC

 

JARAGUÁ DO SUL; MÍNIMA; 21/23ºC E MÁXIMA; 38/40ºC

 

CRICIÚMA; MÍNIMA; 20/22ºC E MÁXIMA; 37/39ºCPRÓXIMO DO RECORDE DO MÊS.

 

TUBARÃO; MÍNIMA; 22/24ºC E MÁXIMA; 37/39ºCPRÓXIMO DO RECORDE DO MÊS.

 

ARARANGUÁ; MÍNIMA; 21/23ºC E MÁXIMA; 35/37ºC

 

FLORIANÓPOLIS; MÍNIMA; 22/24ºC E MÁXIMA; 33/35ºC

 

RANCHO QUEIMADO; MÍNIMA; 18/20ºC E MÁXIMA; 32/34ºC

 

SANTO AMARO DA IMPERATRIZ; MÍNIMA; 22/24°C E MÁXIMA; 35/37ºC

 

REGIÃO DE PALMAS/PATO BRANCO/PR.

 

SEGUNDA-FEIRA: CÉU CLARO A SOL E NUVENS. POSSÍVEIS PERÍODOS DE MUITAS NUVENS A POSSÍVEL NUBLADO. BEM PEQUENA A CHANCE DE PANCADAS BEM ISOLADAS DE CHUVA E TROVOADA, FIM DO DIA/NOITE SE OCORRER. RISCO DE GRANIZO E VENTO FORTE DE CURTA DURAÇÃO.

 

NEVOEIRO ISOLADO NAS ÁREAS SERRANAS, VALES E BAIXADAS, MAIS NA MADRUGADA/INÍCIO DA MANHÃ.

 

TEMPERATURA EXTREMAMENTE ALTA.

 

VENTO BEM VARIÁVEL, MAIS ENTRE NORDESTE/NOROESTE A SUDOESTE/SUDESTE, FRACO. RAJADAS MODERADAS A POSSÍVEIS RAJADAS FORTES OCASIONAIS.

 

PATO BRANCO; MÍNIMA; 20/22ºC E MÁXIMA; 34/36ºCPRÓXIMO OU ACIMA DO RECORDE DO MÊS.

 

PALMAS; MÍNIMA; 18/20°C E MÁXIMA; 33/35ºC. PRÓXIMO DO RECORDE DO MÊS.

 

REGIÃO DE BOM JESUS/RS

 

SEGUNDA-FEIRA: CÉU CLARO A SOL E NUVENS. POSSÍVEIS PERÍODOS DE MUITAS NUVENS A POSSÍVEL NUBLADO. REMOTA A CHANCE DE PANCADAS BEM ISOLADAS DE CHUVA E TROVOADA, FIM DO DIA/NOITE SE OCORRER. RISCO DE GRANIZO E VENTO FORTE DE CURTA DURAÇÃO.

 

NEVOEIRO ISOLADO NAS ÁREAS SERRANAS, VALES E BAIXADAS, MAIS NA MADRUGADA/INÍCIO DA MANHÃ.

 

TEMPERATURA EXTREMAMENTE ALTA.

 

VENTO BEM VARIÁVEL, MAIS ENTRE NORDESTE/NOROESTE A SUDOESTE/SUDESTE, FRACO A MODERADO COM POSSÍVEIS RAJADAS FORTES OCASIONAIS.

 

BOM JESUS; MÍN.; 17/19ºC E MÁX.; 32/34ºC. PRÓXIMO DO RECORDE ABSOLUTO.

 

NO NÚMERO 3201 7755, TERÁ A PREVISÃO DO TEMPO BEM DETALHADA VIA TELEFONE, INICIALMENTE SÓ PARA SC E SÓ PARA TELEFONES FIXOS (CELULAR NÃO FUNCIONA), SOMENTE PARA SANTA CATARINA.

 

JÁ ESTÁ ATUALIZADO O BOLETIM DO CLIMA, TEM INFORMAÇÕES, ALÉM DA AGRICULTURA, PARA O SETOR DO TURÍSMO E COMÉRCIO NO ITEM 9 NÚMERO 2,. CUSTO DE 0,99/LIGAÇÃO.

 

PREVISÃO DO TEMPO PARA SC:

 

TERÇA-FEIRA: CÉU CLARO A SOL E POUCAS NUVENS A PERÍODOS DE MUITAS NUVENS A POSSÍVEL NUBLADO. HÁ PEQUENA POSSIBILIDADE DE CHUVA E TROVOADA BEM ISOLADA, CASO OCORRA, DO MEIO/FIM DA TARDE EM DIANTE. PODE PASSAR SEM CHUVA EM TODA SC OU NA MAIOR PARTE DO ESTADO. HÁ RISCO DE GRANIZO E VENTO FORTE DE CURTA DURAÇÃO NA OCORRÊNCIA DE TROVOADA.

 

NEVOEIRO ISOLADO NAS ÁREAS SERRANAS, VALES E BAIXADAS, MAIS NA MADRUGADA/INÍCIO DA MANHÃ.

 

TEMPERATURA EXTREMAMENTE ALTA, PRÓXIMA OU ACIMA DO RECORDE DE JANEIRO EM MUITAS CIDADES, EM ALGUNS PONTOS, RECORDE ABSOLUTO DE MÁXIMA. MIN.: 11/13°C NA REGIÃO DE S.JOAQUIM, VALES E BAIXADAS, E MÁX.: 41/43°C NO BAIXO VALE DO RIO URUGUAI.

 

VENTO BEM VARIÁVEL, MAIS ENTRE NORDESTE/NOROESTE A SUDOESTE/SUDESTE, FRACO. RAJADAS MODERADAS A POSSÍVEIS RAJADAS FORTES OCASIONAIS. NO LITORAL MAIS ENTRE OESTE/NOROESTE A NORDESTE/SUDESTE.

 

TEMPERATURAS/CIDADES.

 

SÃO JOAQUIM; MÍNIMA; 13/15ºC E MÁXIMA; 31/33ºC. RECORDE ABSOLUTO DA ESTAÇÃO.

 

LAGES; MÍNIMA; 15/17ºC E MÁXIMA; 34/36ºC. PRÓXIMO OU ACIMA DO RECORDE ABSOLUTO DA ESTÇÃO.

 

CURITIBANOS; MÍNIMA; 16/18ºC E MÁXIMA; 34/36°C RECORDE DO MÊS OU ABSOLUTO.

 

MAFRA; MÍNIMA; 16/18ºC E MÁXIMA; 34/36°CPRÓXIMO OU ACIMA DO RECORDE DO MÊS.

 

CHAPECÓ; MÍNIMA; 22/24ºC E MÁXIMA; 37/39ºC RECORDE ABSOLUTO.

 

ITAPIRANGA; MÍNIMA; 21/23ºC E MÁXIMA; 41/43ºC

 

CONCÓRDIA; MÍNIMA; 20/22ºC E MÁXIMA; 39/41ºC RECORDE ABSOLUTO.

 

JOAÇABA; MÍNIMA; 19/21ºC E MÁXIMA; 37/39ºCPRÓXIMO DO RECORDE DO MÊS OU ABSOLUTO.

 

FRAIBURGO; MÍNIMA; 16/18ºC E MÁXIMA; 34/36°C. PRÓXIMO OU ACIMA DO RECORDE ABSOLUTO.

 

CAMPOS NOVOS; MÍNIMA; 17/19ºC E MÁXIMA; 36/38°CPRÓXIMO DO RECORDE ABSOLUTO.

 

ITUPORANGA; MÍNIMA; 18/20ºC E MÁXIMA; 36/38ºCPRÓXIMO DO RECORDE ABSOLUTO.

 

BLUMENAU; MÍNIMA; 22/24ºC E MÁXIMA; 38/40ºC

 

INDAIAL; MÍNIMA; 22/24ºC E MÁXIMA; 38/40ºCPRÓXIMO DO RECORDE ABSOLUTO.

 

JOINVILLE; MÍNIMA; 23/25ºC E MÁXIMA; 36/38ºC

 

B.CAMBORIÚ; MÍNIMA; 22/24ºC E MÁXIMA; 35/37ºC

 

JARAGUÁ DO SUL; MÍNIMA; 22/24ºC E MÁXIMA; 38/40ºC

 

CRICIÚMA; MÍNIMA; 19/21ºC E MÁXIMA; 38/40ºCPRÓXIMO DO RECORDE DO MÊS .

 

TUBARÃO; MÍNIMA; 20/22ºC E MÁXIMA; 38/40ºCPRÓXIMO DO RECORDE DO MÊS.

 

ARARANGUÁ; MÍNIMA; 20/22ºC E MÁXIMA; 35/37ºC

 

FLORIANÓPOLIS; MÍNIMA; 23/25ºC E MÁXIMA; 34/36ºCRELATIVAMENTE PRÓXIMO DO RECORDE DO MÊS.

 

RANCHO QUEIMADO; MÍNIMA; 16/180ºC E MÁXIMA; 32/34ºC

 

SANTO AMARO DA IMPERATRIZ; MÍNIMA; 22/24°C E MÁXIMA; 35/37ºC

 

REGIÃO DE PALMAS/PATO BRANCO/PR.

 

TERÇA-FEIRA: CÉU CLARO A SOL E NUVENS. POSSÍVEIS PERÍODOS DE MUITAS NUVENS A POSSÍVEL NUBLADO. PEQUENA A CHANCE DE PANCADAS BEM ISOLADAS DE CHUVA E TROVOADA, FIM DO DIA/NOITE SE OCORRER. RISCO DE GRANIZO E VENTO FORTE DE CURTA DURAÇÃO.

 

NEVOEIRO ISOLADO NAS ÁREAS SERRANAS, VALES E BAIXADAS, MAIS NA MADRUGADA/INÍCIO DA MANHÃ.

 

TEMPERATURA EXTREMAMENTE ALTA.

 

VENTO BEM VARIÁVEL, MAIS ENTRE NORDESTE/NOROESTE A SUDOESTE/SUDESTE, FRACO. RAJADAS MODERADAS A POSSÍVEIS RAJADAS FORTES OCASIONAIS.

 

PATO BRANCO; MÍNIMA; 19/21ºC E MÁXIMA; 34/36ºCPRÓXIMO OU ACIMA DO RECORDE DO MÊS.

 

PALMAS; MÍNIMA; 16/18°C E MÁXIMA; 33/35ºC. PRÓXIMO DO RECORDE DO MÊS.

 

REGIÃO DE BOM JESUS/RS

 

TERÇA-FEIRA: CÉU CLARO A SOL E NUVENS. POSSÍVEIS PERÍODOS DE MUITAS NUVENS A POSSÍVEL NUBLADO. PEQUENA A CHANCE DE PANCADAS BEM ISOLADAS DE CHUVA E TROVOADA, FIM DO DIA/NOITE SE OCORRER. RISCO DE GRANIZO E VENTO FORTE DE CURTA DURAÇÃO.

 

NEVOEIRO ISOLADO NAS ÁREAS SERRANAS, VALES E BAIXADAS, MAIS NA MADRUGADA/INÍCIO DA MANHÃ.

 

TEMPERATURA EXTREMAMENTE ALTA.

 

VENTO BEM VARIÁVEL, MAIS ENTRE NORDESTE/NOROESTE A SUDOESTE/SUDESTE, FRACO A MODERADO COM POSSÍVEIS RAJADAS FORTES OCASIONAIS.

 

BOM JESUS; MÍN.; 15/17ºC E MÁX.; 33/35ºC. PRÓXIMO OU ACIMA DO RECORDE ABSOLUTO.

 

NO NÚMERO 3201 7755, TERÁ A PREVISÃO DO TEMPO BEM DETALHADA VIA TELEFONE, INICIALMENTE SÓ PARA SC E SÓ PARA TELEFONES FIXOS (CELULAR NÃO FUNCIONA), SOMENTE PARA SANTA CATARINA.

 

JÁ ESTÁ ATUALIZADO O BOLETIM DO CLIMA, TEM INFORMAÇÕES, ALÉM DA AGRICULTURA, PARA O SETOR DO TURÍSMO E COMÉRCIO NO ITEM 9 NÚMERO 2,. CUSTO DE 0,99/LIGAÇÃO.

 

CLIC EM AVISOS ESPECIAIS.

 

Material produzido pela Climaterra. É vedada a divulgação das informações sem a menção expressa da fonte

Link to comment
Share on other sites

Pelo segundo dia consecutivo a temperatura atinge 40 graus no estado! Ontem foi em Bagé, hoje em Pelotas. Na região do Vale do Sinos a nebulosidade começa a aumentar neste momento. Apesar da umidade muito baixa, Cbs isolados começam a se formar em direção a oeste devido ao forte calor. A temperatura aqui em casa chegou a marcar 41 graus no meu termometro digital. Mas agora começou a baixar com o aumento das nuvens :roll:

Link to comment
Share on other sites

(...texto...) Na região do Vale do Sinos a nebulosidade começa a aumentar neste momento. Apesar da umidade muito baixa, Cbs isolados começam a se formar em direção a oeste devido ao forte calor. (...texto...)

É possível ver a NO daqui um camada de cirrustratus e, abaixo dela, cumulus congestus em progressivo desenvolvimento. Ao N, há cumulus e pequenos cumulus congestus. Por aqui, apenas cirrustratus . Antes tínhamos uma camada mais generosa, que se dissipou e fez a temperatura subir ainda mais! No momento, tenho 38,3° com 40%!!

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Opa!! O tempo virou em Pelotas!! No momento (15 h), faz 28° com chuva! O vento sopra de SSO a 42 km/h e rajadas de 64!

A frente fria que se formou sobre o Prata e inavadiu o Uruguai já dá as caras no extremo sul do RS!!! O tempo já fechou em Pelotas, Sta Vitória do Palmar e, possivelmente, Rio Grande.

A NE, N e NO daqui, temos uma séria de torres de cumulus congestus, sendo que as nuvens ao NO estão bem desenvolvidas e sob uma grossa camada de cirrustratus (olha o Cb crescendo aí!!!) e as ao N e NE estão bem finas e alongadas em altitude, ainda em pleno desenvolvimento.

Em Uruguaiana, às 15 h fazia 39° com 33% e sensação de 43°! O tempo estava encoberto.

Aqui em casa, tenho tórridos 38,6° com 37%!! No aero (15 h), faz 38° com 39%. Sensação aqui em POA de 44°!! :shock:

 

E vamos fritando!!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Tive o segundo recore histórico aqui em casa: 38,7°! Apenas atrás dos 39,4° de março de 2005, e logo a frente dos 38,4° de dezembro de 1999.

A aproximação da frente fria e o calor extremo fizeram "explodir" uma linha de instabilidade no S do RS que, nesse momento, chega em POA. Estamos com rajadas de SSO no aero a 56 km/h e ventos de 37. A temperatura despencou de 38° para 31° (aqui em casa o sensor ainda está se ajustando). Há ainda uma outra área de instabilidade junto ao pé da serra.

A S e SO há um enorme Cb, trovoadas quase contínuas e chuva se aproximando, vindo do (meu curto) horizonte. Logo logo teremos chuvas fortes, graças a Deus!! 8)

Link to comment
Share on other sites

CALOR HISTÓRICO NO RIO GRANDE DO SUL

 

Na última vez que fez calor igual em janeiro no Rio Grande do Sul, o Brasil sequer completava um ano de democracia após o fim da ditadura militar e o primeiro dos vários planos econômicos do período democrático – o Plano Cruzado – sequer ainda havia sido anunciado. No mundo, o Murro de Berlim ainda separava a Alemanha, o ônibus espacial Challenger explodia em Cabo Canaveral e a usina de Chernobyl sofria o maior acidente nuclear da história. Foi no ano de 1986. Este domingo, 8 de janeiro de 2006, entra para a estatística da história climática do nosso estado como o dia mais quente no Rio Grande do Sul no mês de janeiro dos últimos 20 anos. Alguns recordes históricos se mantiveram, mas outros caíram.

 

A maior temperatura máxima registrada em estações meteorológicas padronizadas no Rio Grande do Sul neste domingo ocorreu na cidade de Igrejinha, Vale do Paranhana, onde na estação padronizada mantida pela Rede de Climatologia Urbana de São Leopoldo os termômetros marcaram 41,6 graus. Ali próximo, em Taquara, observadores amadores relataram temperatura de 38 graus à sombra. Campo Bom, onde tradicionalmente são registradas as máximas do estado, fez 41,2 graus à tarde. O recorde de calor na cidade do Vale dos Sinos de 41,3 para o mês de janeiro – que data do ano de 1986 - se manteve. Da mesma forma, Campo Bom mantém seu recorde absoluto anual de 41,9 graus de 16 de novembro de 1985. Já na sede da Rede de Climatologia Urbana, localizada no Morro do Espelho em São Leopoldo, houve quebra de recorde de calor. As medições no local tiveram início em 1987 e desde então jamais havia sido registrado um dia tão quente em janeiro. A máxima hoje em São Leopoldo alcançou 40,3 graus, o que significou a quebra do recorde histórico de temperatura máxima para este mês que era de 39,4 e havia sido registrado em 20 de janeiro de 1991. Em Novo Hamburgo, a estação da Climatologia Urbana situada na Lomba Grande, zona rural da cidade, apontou uma máxima de 39,0 graus, mas é muito provável que na área urbana da cidade tenha passado de 40. Desde o começo da manhã o calor já era intenso no Vale dos Sinos, a ponto da temperatura ter atingido a marca dos 30 graus ainda às 09:04 da manhã.

 

Em nível estadual, a cidade de Jaguarão seguirá ostentando por mais algum tempo o recorde de maior temperatura já registrada oficialmente no estado. Foi no ano de 1943, quando os termômetros marcaram 42,6 graus. Apesar da marca não ter sido superado, o domingo foi de calor quase tão extremo como naquele dia de seis décadas atrás. Por todo o interior do Rio Grande do Sul foram registradas temperaturas iguais ou superiores a 40 graus na tarde deste domingo. Em Bagé, repetiu-se a temperatura máxima de sábado no Aeroporto Comandante Kraemer com 40 graus. No meio da tarde, nuvens escuras cobriram a cidade e a temperatura caiu para 28 graus, após rajadas de vento superiores a 80 km/h. Pelotas, também na zona sul do estado, poucas vezes viu calor igual. A temperatura máxima no aeroporto da cidade atingiu 41 graus às duas da tarde, mas à uma da tarde a temperatura de 40 graus estava acompanhada de uma sensação térmica (índice de calor) de 46. Logo depois, um temporal de vento e chuva derrubou as marcas nos termômetros para 26 graus na maior cidade do sul gaúcho, uma queda de 15 graus em apenas duas horas. Morro Redondo, nas proximidade de Pelotas, registrou uma máxima de 37,9 graus na estação mantida pela Climatologia Urbana de São Leopoldo. Uma formação isolada de temporal trouxe chuva e vento para a cidade, derrubando a temperatura para 21 graus em tão-somente meia hora. O calor também não deu trégua ao oeste do Rio Grande do Sul. O Aeroporto Rubem Berta de Uruguaiana informava sobre temperatura de 41 graus às seis da tarde, mas a sensação térmica por efeito da umidade (índice de calor) na cidade chegou a 43 graus. Em Santa Maria, a Base Aérea registrou uma máxima de 38 graus às duas da tarde, mas no restante da tarde a temperatura se sustentou na casa dos 37 graus. Mesmo às margens da Lagoa dos Patos, onde tradicionalmente a temperatura é menos elevada, o calor foi intenso. Em Tapes, a estação da Rede de Climatologia Urbana indicou uma máxima de 37,6 graus no meio da tarde.

 

A temperatura máxima em Porto Alegre foi observada no Aeroporto Salgado Filho, onde fez 40 graus. Esta era a temperatura informada pelo rádio da torre captado pelos colaboradores da Climatologia Urbana, apesar dos boletins horários (metar) terem indicado uma máxima de 39. Com o valor da umidade em 36%, a sensação térmica (índice de calor) na capital gaúcha bateu nos 43,8 graus. Já na sede do Instituto Nacional de Meteorologia, no Bairro Jardim Botânico, a máxima foi de 37,2 graus. O termômetro da TV COM, utilizado por muitas pessoas como referência antes de sair de casa, indicou 40 graus às 17:07 deste domingo.

 

Nem as áreas mais frias do Rio Grande do Sul escaparam do forte calor. A estação da Rede de Climatologia Urbana de São Leopoldo localizada em São José dos Ausentes registrou uma máxima de 29,2 graus. Apenas em eventos extremos de calor a temperatura se aproxima da marca dos 30 graus na cidade localizada a quase 1.300 metros de altitude dos Aparados da Serra.

 

O meteorologista Eugenio Hackbart, Diretor-Geral da Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo, diz não ter dúvidas que o calor deste domingo possa ser classificado como histórico. “Janeiro já é um mês de muito calor e tivemos neste domingo as maiores temperaturas no período dos últimos vinte anos, o que é extremamente significativo”, comentou. “Atentem que a temperatura de 41,6 em Igrejinha ficou a apenas um grau da maior temperatura observada até hoje no Rio Grande do Sul e que data de 1943”, enfatizou Eugenio Hackbart.\

 

A onda de calor trouxe condições opressivas para Uruguai e Arghentina. No território uruguaio, a máxima neste final de semana foi de 41,0 em Mercedes, mas diversas outras cidades do centro e o norte do país registraram marcas entre 39 e 41 graus. Na Argentina, as províncias de San Juan e La Rioja foram submetidas a temperaturas de até 43 graus à sombra. Na pequena localidade de Chilecito, Província de La Rioja, a sensação térmica chegou na tarde de sábado a impressionantes 58,3 graus, informou o Servicio Meteorologico Nacional em Buenos Aires.

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo alerta que a atual onda de calor que castiga o Rio Grande do Sul pode se prolongar, no mínimo, até a próxima sexta-feira. O meteorologista Eugenio Hackbart disse à equipe do site http://www.estiagem.com.br, mantido pela Climatologia Urbana, que alguns dados chegam a indicar a manutenção do calor além do dia 20 deste mês. O Diretor-Geral da Climatologia Urbana disse ainda que ondas de calor intenso e prolongadas não chegam a ser novidades em janeiro. Os seguintes dados se referem à estação mantida na sede da Climatologia Urbana em São Leopoldo e mostram a duração em dias das ondas de calor nos últimos 10 anos no mês de janeiro:

 

1995: 8

 

1996: 10

 

1997: 14

 

1998: 12

 

1999: 10

 

2000: 11

 

2001: 13

 

2002: 14

 

2003: 13

 

2004: 10

 

2005: 13

 

A onda de calor mais intensa, na média, foi a de 1999, ano que depois viria a ser marcado por um outono e inverno de muito frio. Em abril, foi registrada a neve mais precoce já observada no Brasil e em 15 de agosto uma grande nevada cobriria de branco áreas inteiras dos Aparados da Serra.

 

O calor se mantém nesta segunda-feira no Rio Grande do Sul, mas com menor intensidade. Na Grande Porto Alegre, pode voltar a fazer 35 graus. Áreas de instabilidade devem trazer pancadas de chuva e temporais localizados, ocasionalmente fortes, para o território gaúcho. A temperatura volta a subir na terça-feira com máximas de 37 a 39 graus. O mesmo quadro permanece para a quarta-feira. A Climatologia Urbana de São Leopoldo está reiterando ainda o aviso que a combinação de muito calor e umidade vão tornar a atmosfera muito propícia à ocorrência de temporais na seqüência dos próximos dias. São tempestades típicas de verão, que ocorrem da tarde para a noite, mas que em alguns casos podem ser intensas e virem acompanhadas de chuva torrencial em curto período, vendaval e queda de granizo até grande em pontos extremamente localizados.

 

Atualizado às 19:05 de 08/01/2006

Link to comment
Share on other sites

Ontem eu estava de folga, fui à Fontoura Xavier com meu pai, lá estava mais agradável, pudera Fontoura está a 773m de altitude e é muito mais arborizada do que o município de Soledade, inclusive na Picada Silveira ocorreram boas pancadas de chuva.

Sobre a temperatura, o meu chefe Paulo, estava trabalhando ontem na emissora e quando ele saiu da rádio por volta das 13hs a temp era de 35º.Acredito que atemperatura só não subiu mais em função do tempo ter ficado nublado, à tarde,ficou mais abafado, mas creio que a temperatura real não subiu mais do que os 34,35ºC. Mas que falta faz uma estação padrão aqui :wink:

Link to comment
Share on other sites

CALOR SUFOCANTE NA SUÍÇA BRASILEIRA...09/01/2006

AVISO - 09/01 - 17h18min

 

 

 

 

HOJE FOI SUFOCANTE NA CIDADE MAIS FRIA DE SC, NO INMET FOI REGISTRADO A MÁXIMA MAIS ALTA, EM JANEIRO, DESDE 1963 COM 29,2°C E A TERCEIRA MAIS ALTA EM 51 ANOS!!

 

DESDE 1964 ATÉ 2006, FOI A PRIMEIRA VEZ QUE FICOU ACIMA DOS 29,0ºC NO INMET.

 

NA CLIMATERRA CHEGOU A 30,3ºC, A SEGUNDA MAIS ALTA NO MÊS DE JANEIRO, PERDE PARA O ANO PASSADO QUANDO CHEGOU A 30,9ºC, SÓ TEMOS 8 ANOS DE DADOS EM JANEIRO.

 

FONTE: INMET/CLIMATERRA.

 

Material produzido pela Climaterra. É vedada a divulgação das informações sem a menção expressa da fonte.

Link to comment
Share on other sites

Segunda-feira de intenso abafamento estabelece novos recordes de calor

 

Máxima foi de 39,3 graus no Rio Grande do Sul

 

O calor não deu trégua aos gaúchos nesta segunda-feira. Foi mais um dia escaldante em todo o estado. Apesar da temperatura não ter atingido os extremos do domingo, quando chegou a fazer 41,6 graus na estação da Climatologia Urbana em Igrejinha, a sensação térmica hoje foi superior a do domingo em todo o estado devido a maior presença de umidade. Às duas da tarde, o índice de calor (sensação térmica) resultante da combinação da temperatura do ar circulante com a umidade chegou a 44,8 graus no Aeroporto Rubem Berta de Uruguaiana. A temperatura máxima foi de 38 graus na localidade do oeste gaúcho. Já em Porto Alegre, a sensação térmica na região do Aeroporto Salgado Filho bateu em 45,1 graus às três da tarde. No horário, a temperatura medida no abrigo meteorológico do Ministério da Aeronáutica era de 35 graus, mas com uma umidade relativa do ar muito alta e situada em 60%. Logo após, começou a soprar um vento fraco na capital que amenizou muito a sensação pesada de calor que se vivia desde o começo da manhã. A máxima no Salgado Filho foi de 36 graus às duas da tarde. Em São Leopoldo, na sede da Climatologia Urbana, a máxima nesta segunda-feira atingiu 38,1 graus às três e meia da tarde. Neste horário, a sensação térmica chegou a 45,3 graus em conseqüência da umidade do ar de 44%. Em todo o interior do Rio Grande do Sul o cenário se repetiu com temperatura do ar entre 35 e 40 graus com valores de índice de calor (heat index) oscilando de 38 a 45 graus.

 

A maior temperatura no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira foi registrada em Campo Bom com 39,3 graus. A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo apurou que desde a abertura da estação do INMET em 1984, nunca Campo Bom havia registrado uma seqüência de três dias com temperaturas acima de 39 graus no mês de janeiro. Depois dos 39,0 do sábado e dos 41,2 do domingo, a cidade do Vale dos Sinos registrou 39,3 graus hoje. Em 22 anos de observação meteorológica na cidade, apenas uma vez antes Campo Bom havia tido três dias consecutivos com máximas acima de 39 graus. Foi entre 14 e 16 de novembro de 1985, quando aliás se estabeleceu o recorde histórico de calor no município que se mantém até hoje de 41,9 graus. Em 14/11/1985 fez 40,1 graus, 40,0 no dia 15 e 41,9 no dia 16/11/1985. Conforme o meteorologista Eugenio Hackbart, Diretor-Geral da Climatologia Urbana de São Leopoldo, o recorde de número de dias seguidos com máxima de 39 graus em Campo Bom, seja para o mês de janeiro ou mesmo para toda a série anual, será possivelmente alcançado nesta terça-feira.

 

Em outro destaque histórico, a cidade mais fria do Brasil registrou nesta segunda a maior temperatura no mês de janeiro desde 1963. Os termômetros da estação mantida pela Epagri/INMET acusaram uma máxima de 29,2 graus em São Joaquim, a maior marca neste mês desde os 30,6 graus observados há mais de quatro décadas. Foi a terceira maior temperatura na cidade registrada no mês de janeiro desde o início das observações em 1955. As maiores marcas deste mês em São Joaquim seguem sendo 30,8 em 1958 e 30,3 em 1963.

 

A cidade serrana de Bom Jesus, situada nos Aparados da Serra, teve hoje um dos dias mais quentes no mês de janeiro das últimas décadas. Às quatro da tarde desta segunda-feira, a estação do INMET em Bom Jesus registrava uma temperatura de 32,4. Este valor é apenas um décimo inferior a maior temperatura observada na cidade no mês de janeiro, considerando a série histórica entre 1961 e 1990. Em 4 de janeiro de 1963, fez 32,5 graus em Bom Jesus. O recorde absoluto no município segue sendo 34,0 de 16/11/1985, mesmo dia em que foi estabelecido o recorde absoluto de temperatura de Campo Bom.

 

Os meteorologistas da Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo alertam que esta terça-feira pode ser tão ou mais quente que o domingo passado no Rio Grande do Sul. “Estamos trabalhando com a idéia de uma temperatura máxima ao redor de 41,5 graus em Campo Bom nesta terça-feira”, comentou o Diretor-Geral da Climatologia Urbana Eugenio Hackbart. No domingo, a máxima em Campo Bom foi de 41,2. Se a temperatura igualar ou superar 41,3 nesta terça-feira na cidade do Vale dos Sinos,será estabelecido o novo recorde de temperatura máxima para o mês de janeiro em Campo Bom. Já se a temperatura igualar ou superar 41,9 graus, será estabelecido o novo recorde absoluto de temperatura máxima em qualquer época do ano desde o início dos registros em 1984. Em Porto Alegre, a previsão da Climatologia Urbana é que a temperatura possa atingir 40 graus, especialmente na área central da cidade e na zona norte. Regiões mais arborizadas como o Jardim Botânico, a Redenção e a zona sul da capital tendem a registrar máximas entre 37 e 39 graus.

 

A Climatologia Urbana de São Leopoldo está reiterando ainda o aviso que a combinação de muito calor e umidade vai tornar a atmosfera muito propícia à ocorrência de temporais da tarde para a noite nesta terça-feira e na seqüência dos próximos dias. De acordo com o meteorologista Eugenio Hackbart, são tempestades isoladas típicas de verão, mas que em alguns casos podem ser intensas e virem acompanhadas de chuva torrencial em curto período, vendaval e queda de granizo até grande em pontos extremamente localizados.

 

A temperatura segue variando entre 37 e 40 graus na quarta-feira e no restante da semana, advertem os meteorologista da Climatologia Urbana.

 

Publicado às 18:28 de 09/01/2006

Link to comment
Share on other sites

Meu Deus!! Baixou a temperatura (em 2°) e aumentou a u.r. em 10%!! :shock:

Hoje, bati 36,3°, mas às 13:45 estava 36,1° com 50%!! Sensação de, pelo menos, 43°!! :shock: Hoje o dia foi terrivelmente abafado, suei durante boa parte do dia e toda a minha roupa ficou pegajosa. Uma beleza!!! :?

 

E mais alguns detalhes sobre o calor:

- meu registro de 38,7° ontem é o novo recorde de calor num mês de janeiro já registrado aqui em casa!!!! :shock: Executando os 39,0° do INMET em janeiro de 2005 (eu estava na praia), o recorde antigo era de 37,0°, também num dia 8, em janeiro/1997!! Naquele dia, a mínima foi de incríveis 26,8°!! :shock: Tenho ainda 37,6° pelo INMET dia 21/1/1998.

- esse calor há noite não ajuda em nada!! Ontem, a noite ficou nublada. Hoje, temos uma camada de cirrustratus e uma forte névoa úmida... e estou com 27,1° e 81% agora!!

Link to comment
Share on other sites

¨%*&%($%¨$%*($¨!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Eu estou com 25,5° lá fora com u.r. de 88% e estou me sentindo desconfortável, mas Buenos Aires tem I-NA-CRE-DI-TÁ-VEIS 35° às 23 h com sensação de 38°!!!!!! :shock: :shock: :shock:

Isso não é a situação pré-frontal, é a situação pré-fim-do-mundo!! :shock:

Link to comment
Share on other sites

10/01/06, AS MAIS ALTAS TEMPERATURAS JÁ REGISTRADAS EM S.JOAQUIM/INMET.

 

AS 4 TEMPERATURAS MAIS ALTAS JÁ REGISTRADAS EM S.JOAQUIM/INMET, DESDE 1955 NOS MESES DE VERÃO.

 

DEZEMBRO

 

31,4ºC EM 1971, A MAIS ALTA JÁ REGISTRADA JUNTO COM NOVEMBRO DE 1985

 

30,0ºC EM 1995

 

29,4ºC EM 1968

 

29,2ºC EM 1962

 

JANEIRO

 

30,8ºC EM 1958

 

30,6ºC EM 1963

 

29,2ºC EM 2006

 

28,8ºC EM 1971/1974

 

FEVEREIRO

 

30,1ºC EM 1973

 

29,6ºC EM 1984

 

29,4ºC EM 1968

 

29,2ºC EM 1977

 

MARÇO

 

28,7ºC EM 1988

 

28,0ºC EM 1970/2002

 

27,7ºC EM 1978

 

27,5ºC EM 1987

 

FONTE: INMET.

 

Material produzido pela Climaterra. É vedada a divulgação das informações sem a menção expressa da fonte.

Link to comment
Share on other sites

Depois de uma rápida clipagem:

 

Clarín:

 

"Arde Buenos Aires. A las 18:53 de la tarde, cuando el día atravesaba sus últimas horas de luz, el calor en la ciudad seguía siendo insoportable, con una sensación térmica de 41,2 grados y una temperatura real de 35,7".

 

Infobae:

 

"Después del infierno, un diluvio con granizo cayó sobre Buenos Aires. La térmica había llegado ayer hasta los 41º y el servicio meteorológico pronosticó que la ola de calor seguiría hasta mañana. Pero en las últimas horas un fuerte temporal bañó la Capital.

El Servicio Meteorológico Nacional pronosticó que la ola de calor que afecta a gran parte del país seguirá hasta el miércoles, cuando llegue una masa de aire más fresco del sur".

 

La Nueva Província - Bahía Blanca

 

" Del calor matinal a la intensa lluvia. Y del posterior alerta meteorológico que anunciaba posibles tormentas con vientos de más de 100 kilómetros por hora, a una ola de calor que tuvo un pico de sensación térmica de ¡48 grados!

Ayer fue un día desconcertante para los bahienses, por los rotundos cambios climáticos, la amenaza de un temporal y una muy baja presión que, en conjunto, se hicieron muy difíciles de tolerar".

 

Diario de Cuyo:

 

"Un tornado con pérdidas por 6 millones de pesos. Fue en la localidad bonaerense de Chivilcoy. El gobernador asistirá a la población con 1,5 millón de pesos.

Así lo estimó ayer el intendente de esa localidad, Ariel Franetovich, luego del tornado que afectó la zona desde el sábado a la noche. "Nos sigue llegando información de la zona rural sobre daños ocasionados en general al sector privado", agregó el funcionario tras aclarar que las víctimas por los accidentes ocurridos "es toda gente que circulaba por las rutas".

El tornado, que pasó por un costado de Chivilcoy y alcanzó los 300 kilómetros por hora :?: :shock: , dejó un muerto, 9 heridos (uno de ellos está grave). También destruyó unas 20 avionetas de las cuales nueve son del Aeroclub".

 

 

Recorde em San Juan: 44 graus

 

"Fue la temperatura máxima ayer. Para hoy esperan un leve descenso y tormentas.

Tanta gente en el dique y en los canales, tanto aire acondicionado escupiendo las veredas, tantos torsos desnudos, tantas frentes lustrosas y hasta tantos cortes de energía tuvieron ayer una razón contundente: la temperatura máxima, registrada a las 17 horas por el Servicio Meteorológico Nacional (SMN), fue de 44 grados centígrados. De esta manera, ayer el calor batió récord en lo que va del verano 2005-06, que promete seguir siendo feroz.Incluso no fue el único récord logrado; también se superó la máxima absoluta que el SMN registra para todos los meses de enero en San Juan, que es de 43,6 grados. Mucho más atrás quedó la máxima media de enero, que es de 34,6. Si bien hay marcas de temperaturas más elevadas en veranos anteriores (muchos recuerdan el 26 de diciembre de hace cuatro años, cuando el termómetro ambiental rozó los 47 grados :shock: ), ninguno de esos picos mayores a 43,6 se dio durante un mes de enero".

Link to comment
Share on other sites

Escrevo de Sarandi e pela primeira vez trouxe comigo um termômetro. O meu digital. E não deu outra! No momento 34,4°C e com máxima de 34,9°C. Vale reiterar que estou no 4° andar e um local não tão infernal. No centro ao nível da rua deve ter dado muito mais. Estive lá por volta das 15 horas e não estava fácil sequer de respirar.

Para agüentar esse calor apocalíptico só mesmo com uma bem gelada "maldição capitalista", ou seja, Coca-Cola... hehehe

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

flaming7ya.png

São Francisco de Assis - RS

 

7/01/06 - Tmáx= 38,5°C; UR no momento= 47%; Índice de calor= 49°C

8/01/06 - Tmáx= 40,8°C; UR no momento= 43%; Índice de calor= 52°C

9/01/06 - Tmáx= 40,2°C; UR no momento= 44%; Índice de calor= 52°C

10/01/06 - Tmáx= 39,4°C; UR no momento= 38%; Índice de calor= 48°C

 

:snakeman: :finga: :twisted: \:D/

 

Obs.: No momento dessas máximas, o vento era nulo ou menor que 4/5km/h e o céu nesse 4 momentos estava parc. nublado com muitas cumulus e cumulunimbus. Esses valores foram registrados na sombra.

 

Esse domingo foi muito parecido(coincidiu) com o dia 8/01 do ano passado quando a máxima foi de 40,7°C, UR em 48% e heat index em 54°C.

O último dia com chuva aqui na minha casa foi no último dia de 2005(pra falar a verdade, chegou a pingar ontem mas não acumulou nem 0,5mm no pluviômetro).

Agora faz 38°C, UR em 40%, céu parc. nublado, vento inferior a 5km/h e índice de calor em 47°C.

 

 

CHUVA!!!!!!!!!

 

 

flamingskull1de.jpg

Link to comment
Share on other sites

Calor infernal nesse mapa, até Ausentes com 30°C. Interessante é que, pela terceira vez na vida vi quero-quero se protegendo do calor na sombra de uma canela. Talvez não tivesse notado em outros tempos mas os bichos não agüentaram o tranco com sol a campo aberto.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.