Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Climatologia assustada com cenário dos dias 23-25/11/2005


Alexandre Aguiar
 Share

Recommended Posts

Quantas linhas o alerta de temporal mereceu nesta quarta-feira no Correio do Povo ?

 

ZERO

 

Quantas linhas o alerta de temporal mereceu nesta quarta na Zero Hora ?

 

MEIA DÚZIA

 

E no Uruguai ???

 

temporalnouruguaiemnovembrocap.th.jpg

 

DEU MANCHETE PRINCIPAL DE CAPA !!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

DEPOIS A METEOROLOGIA NÃO ALERTOU !!! SÓ NÓS JÁ EMITIMOS UNS QUINZE ALERTAS RELACIONADOS A ESTE EVENTO !!! VEJAM A QUANTIDADE ABSURDA DE INFORMAÇÃO NESTE ENDEREÇO:

 

http://www.defesacivil.rs.gov.br/meteorologia/meteorologia_view_html?id_not=20051121-221856

 

A zero hora só serve pra colocar anuncio de celular..haha

O correio do povo raramente da alertas mas por outro lado tem muitas noticias interessantes.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 111
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Pois bem Jaque, sufoco aí hein!!! Aqui graças a Deus, temos um atenuante para o calor, o nosso ventilador natural, ventos moderados de noroeste, que aliviam um pouco o calor, na emissora faz 30º.Céu com poucas nuvens.

Passa Sete, com relevo acidentado,( com vales e coxilhas) fica no interior de Sobradinho, região Central do RS, é a terra natal de minha sogra.

Informações de Ibirapuitã, dão conta de bastante chuva ontem à tarde/noite.

 

Paulo, ontem, perto de 20h30min observei um CB gigantesco a noroeste de PoA, imaginei qualquer coisa e fui até o pé da Serra, Vale dos Sinos, perto de 23h iniciou uma nebulosidade rápida no céu possível de ver onde me encontrava, no interior de Novo Hamburgo, pela força do vento e por ter refrescado um pouco, pensei que pudesse ter chovido em algum lugar a noroeste. Perto de 02h quando voltei, PoA estava nublada, mas sem chuva.

Link to comment
Share on other sites

Quantas linhas o alerta de temporal mereceu nesta quarta-feira no Correio do Povo ?

 

ZERO

 

Quantas linhas o alerta de temporal mereceu nesta quarta na Zero Hora ?

 

MEIA DÚZIA

 

E no Uruguai ???

 

temporalnouruguaiemnovembrocap.th.jpg

 

DEU MANCHETE PRINCIPAL DE CAPA !!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

DEPOIS A METEOROLOGIA NÃO ALERTOU !!! SÓ NÓS JÁ EMITIMOS UNS QUINZE ALERTAS RELACIONADOS A ESTE EVENTO !!! VEJAM A QUANTIDADE ABSURDA DE INFORMAÇÃO NESTE ENDEREÇO:

 

http://www.defesacivil.rs.gov.br/meteorologia/meteorologia_view_html?id_not=20051121-221856

 

A zero hora só serve pra colocar anuncio de celular..haha

O correio do povo raramente da alertas mas por outro lado tem muitas noticias interessantes.

Isto deve-se a falta de cultura meteorológica, no Brasil e na grande "imprensa" também.

Link to comment
Share on other sites

Do Monitoramento que está sendo feito e divulgado ao público no site da Defesa Civil do Estado:

 

23/11/2005 - 17:12 : As condições serão favoráveis a tempo severo em todo o estado nas próximas 24 horas, mas a região que especial preocupação traz à equipe de meteorologistas da Climatologia Urbana de São Leopoldo é o sudoeste do estado, onde se encontram Santana do Livramento, Quaraí, Barra do Quaraí, Alegrete, Rosário do Sul, Uruguaiana e Itaqui. Nesta área em especial podem se produzir tempestades muito severas.

Link to comment
Share on other sites

Atenção Climatologia. Não sei se já visualizaram a simulação do WRF hoje, mas ela sugere que ocorrerá uma intensificação explosiva da instabilidade sobre a região de Uruguaiana, progredindo pelo centro do RS rumo a Porto Alegre, perdendo força logo ao atingir a costa. Situação bastante crítica.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

A situação é realmente dramática, como diria o Alexandre. Confiram o último METAR de Uruguaiana:

 

SBUG 232000 33005KT 9999 SCT030 FEW030TCU SCT200 34/21 Q0998=

 

Notem que há nuvens com desenvolvimento vertical por lá. Extremamente instável. A temperatura de 34ºC, associada a uma pressão atmosférica de 998 hPa, torna o momento muito crítico: o que ocorrerá quando a frente atingir a cidade? São 34ºC!!! 34!!! :shock: :shock: :? :roll: :!: :arrow:

Link to comment
Share on other sites

Do Monitoramento que está sendo feito e divulgado ao público no site da Defesa Civil do Estado:

 

23/11/2005 - 17:12 : As condições serão favoráveis a tempo severo em todo o estado nas próximas 24 horas, mas a região que especial preocupação traz à equipe de meteorologistas da Climatologia Urbana de São Leopoldo é o sudoeste do estado, onde se encontram Santana do Livramento, Quaraí, Barra do Quaraí, Alegrete, Rosário do Sul, Uruguaiana e Itaqui. Nesta área em especial podem se produzir tempestades muito severas.

Bom trabalho Climatologia!!!

Link to comment
Share on other sites

Nosso aero está com tórridos 37° e 24% às 18 h!! Aqui em casa, agora, tenho 35,2° com 21%, sendo que minha máxima foi de 38,6° (novo recorde de novembro) com 19% de u.r. mínima! :shock: Detalhe: temos 1001 mb.

E reparem que a frente fria está muito bem definida e estreita. Ela vai passar com tudo e levar meia civilização junto (que horror :lol: ).

Link to comment
Share on other sites

A cidade está ardendo, estive no terraço a pouco, mas o vento é quente. Mapa de descargas elétricas já aponta atividade elétrica intensa nos locais que o Paulo assinalou com seu mapa de precipitação:

 

http://satelite.cptec.inpe.br/imagens/raiod/raio_zoom.gif

 

Notícias atenção:

 

Fortes ventos em Uruguaiana deixam mais de 30 mil pessoas sem luz há pouco. Queda de 10 alimentadores. Temporal assustador... A temperatura segue insuportável lá, 27C. Estão sem luz e com forte calor. Em Itaqui o vento começa a soprar forte. Fonte: entrevista na rádio gaúcha

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Aki tb tá quente pakas, mais nunca ví o Sul do pais ter 38 graus.. nossa senhora.... então quando essa frente fria estiver proximo ao Rio, iremos morrer todos torrados ou fritos....

 

Isso não é tão incomum. Mas é mais freqüente na faixa oeste, continental.

 

16/11/1985

 

41,9 graus na Grande Porto Alegre.

Link to comment
Share on other sites

Aki tb tá quente pakas, mais nunca ví o Sul do pais ter 38 graus.. nossa senhora.... então quando essa frente fria estiver proximo ao Rio, iremos morrer todos torrados ou fritos....

 

Isso não é tão incomum. Mas é mais freqüente na faixa oeste, continental.

 

16/11/1985

 

41,9 graus na Grande Porto Alegre.

ONDE?
Link to comment
Share on other sites

Aki tb tá quente pakas, mais nunca ví o Sul do pais ter 38 graus.. nossa senhora.... então quando essa frente fria estiver proximo ao Rio, iremos morrer todos torrados ou fritos....

 

Isso não é tão incomum. Mas é mais freqüente na faixa oeste, continental.

 

16/11/1985

 

41,9 graus na Grande Porto Alegre.

ONDE?

 

Em Campo Bom, com certeza!

Link to comment
Share on other sites

Aki tb tá quente pakas, mais nunca ví o Sul do pais ter 38 graus.. nossa senhora.... então quando essa frente fria estiver proximo ao Rio, iremos morrer todos torrados ou fritos....

 

Isso não é tão incomum. Mas é mais freqüente na faixa oeste, continental.

 

Luiz, a faixa leste também sofre forte influência da baixa do chaco, vide Porto Alegre

Link to comment
Share on other sites

Nossa, algumas maluquices começam a acontecer nessa noite de expectativa de temporal. Alguns minutos atrás um blackout aqui no centro, agora um avião reverteu turbinas bem aqui em cima e simplesmente disparou todos os alarmes da rua que tocam incessantemente. Segue quente... Daqui meia hora vou pra zona sul, tentarei informar de lá...

Link to comment
Share on other sites

Noite infernal por aqui. Tenho 27,7° com 58%. Na sala da televisão, onde acabei de ver um filme, fazia 28,7°, isso que é no primero piso, eu estava de porta aberta e ventilador de teto ligado no máximo. Aqui no mesanino está, no mínio, 30°, e no meu quarto, 30,1°. :shock:

 

De acordo com as imagens de satélite aqui postada, a coisa está feia no NO do RS e na província de Misiones. Pela velocidade da frente, parece que POA vai sentir seu efeitos em torno das 4 ou 5 h.

 

os termometros de rua chegaram a marcar 43 graus na Protásio 8)

Com o sol do final da tarde, um dos relógios em frente ao Iguatemi marcava 44°! :shock: :lol: Logo cheguei em casa, e fazia 35,6°. No aero (18 h): 37°. Minha máxima foi de 38,6°!!

 

Nossa, algumas maluquices começam a acontecer nessa noite de expectativa de temporal. Alguns minutos atrás um blackout aqui no centro, agora um avião reverteu turbinas bem aqui em cima e simplesmente disparou todos os alarmes da rua que tocam incessantemente. Segue quente... Daqui meia hora vou pra zona sul, tentarei informar de lá...

Que noite, hein? :lol: Te prepara, porque os alarmes vão disparar de novo (se não faltar luz). 8)

 

Abraços duplos!

Link to comment
Share on other sites

Marcos,

 

Já estou no Cristal. O termômetro de rua completamente absurdo marcando 25C, aqui corre uma brisa leve, quente ainda, mas no céu já se percebe que há um manto de nebulosidade chegando. Mais ao sul não é mais possível ver estrelas. Logo depois que estourar vou dar uma circulada... Pena que esqueci o cabo da digital no centro e não sei como será chegar lá depois.

A Av. Beira Rio em meia pista, o pessoal está limpando bueiros até agora.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

O calor e o peso do ar aqui em Sarandi não me traz bons presságios. Está assustadoramente calmo e bucólico. Temo pelo pior por aqui.

Monitoramento total aqui até o bailão da tormenta terminar.

Boa sorte a todos, que os danos materiais sejam os menores possíveis e que todos possam se preservar fisicamente deste monstro que adentra o RS e por tabela o Brasil.

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Aki tb tá quente pakas, mais nunca ví o Sul do pais ter 38 graus.. nossa senhora.... então quando essa frente fria estiver proximo ao Rio, iremos morrer todos torrados ou fritos....

 

Isso não é tão incomum. Mas é mais freqüente na faixa oeste, continental.

 

Luiz, a faixa leste também sofre forte influência da baixa do chaco, vide Porto Alegre

 

Concordo!

 

Se bem que se compararmos a Uruguaiana e alhures acho que esta é pior no que diz respeito à constância do calor!

 

Quanto ao RS, gostaria de saber qual o valor de temperatura máxima registrada no estado... Porto Alegre levou o troféu? O quê torna a capital gaúcha tão quente?

Link to comment
Share on other sites

A cerca de 60km NO de SFA, zona rual, houve um tornado essa semana(não sei o dia ainda). Quem contou foi um velho que mora por essas bandas, ao dono da casa onde o tornado cruzou raspando. O velho falou que o tornado arrancou um cedro pela raiz e arremesou perto da casa como um míssil. O dono da casa contou isso hoje ao meu pai. Amanhã talvez consiga mais informações.

 

A propósito, mais de 35° dentro de casa hoje de tarde não foi fácil...

A madrugada foi terrível. Era impossível dormir num cubículo de quarto com 34° lá pela 1 da manhã! O ventilador só esquentava mais o ambiente! Essa casa demora muito pra resfriar...

Máxima de 39,3°C.

Às 22hs fazia 31° quando a frente chegou trazendo chuva e dispencado a T em cerca de 10min para 20°. Foi algo bem rápido, aquele vento forte de início e depois a chuva.

Parece não haver estragos pela cidade.

Agora faz 22° com uma chuva moderada e vento fraco.

Alívio total! Desde sábado né...

 

Vou dormir. Amanhã tenho prova.

T+

Link to comment
Share on other sites

Enquanto o sudoeste e oeste registra chuvas fortes, POA não deverá ter tempo severo. Deverá ter chuva forte isolada durante todo a quinta-feira.

 

E não refresca!! Montevideo ainda está nos 23 graus, Buenos Aires nesta faixa!!! Sufooooco!!! Em POA agora, céu parcialmente nublado. Vamos esperar a água no meio da madrugada!

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

Enquanto o sudoeste e oeste registra chuvas fortes, POA não deverá ter tempo severo. Deverá ter chuva forte isolada durante todo a quinta-feira.

 

E não refresca!! Montevideo ainda está nos 23 graus, Buenos Aires nesta faixa!!! Sufooooco!!! Em POA agora, céu parcialmente nublado. Vamos esperar a água no meio da madrugada!

 

Sds!

 

Calma que o frio vem! Ou ao menos deveria vir... 8)

 

Estou ansioso para ver o termômetro abaixo dos 16ºC aqui.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Aqui em casa quando bateu sol no termômetro chegou a 42,6C! hehehe

 

Agora faz absurdos 29,2C e abafamento total!!! Haja ar condicionado!! 8)

 

Eu queria ver chuva forte. Pelo menos que fique nublado para a temperatura não se elevar amanhã. Quero ver só!!! Tô confiante para o frio, que deve ser bem seco, mínimas baixas, mas com máximas até um pouco altas! Quero ver!!!

 

Ah.. acabo de ver a propaganda de um carro da Mitsubishi que diz: No Brasil não tem neve!!!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.