Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Outubro em Curitiba e demais cidades representadas no BAZ


Luccicurita
 Share

Recommended Posts

Para mim este outubro aqui em Curitiba foi muito semelhante ao último mês de julho em um aspecto.

O paradoxo entre a média, que ficou em 1,6º C de anomalia positiva (1,5º C em julho), e a falsa percepção de que não foram meses quentes.

Ocorre que o fato de ambos os meses terem sido úmidos, com poucos dias de sol, supervalorizou o pouco frio que fez. Qualquer pessoa que não entende nada de clima, que nunca se interessou em estudar as médias históricas, diria que este mês de outubro foi até muito frio para a época, sendo que ocorreu justamente o contrário.

Já no que se refere ao mês de julho esta percepção não chega a ser assim tão equivocada por parte do povo, porquê a lembrança das fortes geadas que sempre tínhamos no inverno ainda continua bem presente em quem mora em Curitiba há um bom tempo. Se não fez várias geadas fortes em determinado ano, qualquer um afirma que "não fez muito frio no inverno".

Já um outubro com esses mesmos 18º C, mas com dias de sol (isto é, mínimas mas baixas, e máximas mais baixas), seria considerado normal ou até muito quente!

Link to comment
Share on other sites

aqui em joinville tive uma media de 17/23 graus , ficando dentro do normal e as absolutas 13,8 e 32,8 , quase igual a curitiba ....

 

Cara, isto que é bloqueio safadamente posicionado! Nao tivemos problema quanto à chegada de frentes frias, mas sim, quanto à chegada de massas de ar frio. Como em julho de 1995. Deixa eu ver se eu entendi: voce teve media das minimas de 17, e media das maximas de 23? Em que dia que voce teve esta minima de 13,8?

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.