Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

+ algum tornado em 2005?


Débora Reoly
 Share

Recommended Posts

E aí pessoal! Vocês acham que ainda ocorrerá mais algum tornado esse ano?!

Listei os de 2005. Se alguém souber mais de algum, dá um grito!

 

1- Crisciúma - SC (foram 2 em 03 de janeiro de 2005)

2- Boituva – SP (02 de janeiro de 2005)

3- Campinas – SP (04 de janeiro de 2005)

4- Xanxerê – SC (fevereiro de 2005)

5- Magé – RJ (21 de fevereiro de 2005) Tromba d’agua

6- Santos - SP (27 de abril de 2005)Tromba d' agua

7- Ubatuba – SP (09 de maio de 2005) Tromba d’agua

8- Capivari - SP (24 de maio de 2005)

9- Indaiatuba - SP (24 de maio de 2005)

10- Engenho Velho - RS (inicio de maio de 2005)

11- Santa Bárbara do Sul - RS (maio de 2005)

12- Muitos Capões - RS (30 de agosto de 2005)

13- Passo Fundo –RS (10 de setembro de 2005)

delete

Link to comment
Share on other sites

Não há incremento documentado numa série anual no número de tornados. Apenas eles estão sendo mais documentados. Isso é fato. Este ano, porém, tem sido uma exceção com maior ocorrência do fenômeno, independente de documentação ou não. Mas nada indica que haja uma mudança induzida por fatores globais.

Link to comment
Share on other sites

Não esquecer de Cianorte porque pra nós foi tornado. E Jacque...olha este boletim porque encontrarás informações de outros tornados:

 

http://www.defesacivil.rs.gov.br/meteorologia/meteorologia_view_html?tipo=P&id_not=20050621-175651

 

Obrigada Alexandre,

 

Já imprimi, li tempos atrás mas é melhor ter em mãos. Falta atualizar meu mapa e site. Tens alguma informação sobre trombas no RS?

Link to comment
Share on other sites

Olha Jacque...essa é pra ti, já que o lugar é perto de Porto Alegre. Vamos correr atrás de informação também. Um cara postou o seguinte no fórum da Climatempo nesta manhã:

 

Tufão? Ciclone? ou o que foi isto? - 14.10.2005 08:32:42

 

Bom dia meus amigos do climatempo... mandei uma mensagem à pouco, mas esta é para vocês mesmo! EU VI um ciclone... tufão... sei lá como chama um que não seja tão grande... mas ele deu o seu tradicional aviso (ronco...) e começou... de vez!!!! MUUUUito forte!!! Achei que ia voar tudo... o granizo veio 10 segundos depois e acho que só por causa dele (fez pressão contrária às telhas de barro que ainda não tinham voado), meu telhado não levantou todo! Não sabia distinguir vento do barulho do granizo... foi horrível!!! Os relâmpagos eram sem parar, sem o intervalo sequer de um segundo entre eles... levantei (sou louco mesmo) e tive a coragem de olhar pela janela e vi o "bichinho" em meio aos clarões, fazendo um rastro pelo meio das árvores onde passava. De manhã podia se ver claramente onde ele passou!!!! Que coisa de louco!!!! Onde isto tudo vai parar!!!!

 

César Skonetzky - IVOTI. Rio Grande do Sul

Link to comment
Share on other sites

Olha Jacque...essa é pra ti, já que o lugar é perto de Porto Alegre. Vamos correr atrás de informação também. Um cara postou o seguinte no fórum da Climatempo nesta manhã:

 

Tufão? Ciclone? ou o que foi isto? - 14.10.2005 08:32:42

 

Bom dia meus amigos do climatempo... mandei uma mensagem à pouco, mas esta é para vocês mesmo! EU VI um ciclone... tufão... sei lá como chama um que não seja tão grande... mas ele deu o seu tradicional aviso (ronco...) e começou... de vez!!!! MUUUUito forte!!! Achei que ia voar tudo... o granizo veio 10 segundos depois e acho que só por causa dele (fez pressão contrária às telhas de barro que ainda não tinham voado), meu telhado não levantou todo! Não sabia distinguir vento do barulho do granizo... foi horrível!!! Os relâmpagos eram sem parar, sem o intervalo sequer de um segundo entre eles... levantei (sou louco mesmo) e tive a coragem de olhar pela janela e vi o "bichinho" em meio aos clarões, fazendo um rastro pelo meio das árvores onde passava. De manhã podia se ver claramente onde ele passou!!!! Que coisa de louco!!!! Onde isto tudo vai parar!!!!

 

César Skonetzky - IVOTI. Rio Grande do Sul

 

Realmente interessante Alexandre, vou tentar apurar isso... Obrigada!

Link to comment
Share on other sites

Olha Jacque...essa é pra ti, já que o lugar é perto de Porto Alegre. Vamos correr atrás de informação também. Um cara postou o seguinte no fórum da Climatempo nesta manhã:

 

Tufão? Ciclone? ou o que foi isto? - 14.10.2005 08:32:42

 

Bom dia meus amigos do climatempo... mandei uma mensagem à pouco, mas esta é para vocês mesmo! EU VI um ciclone... tufão... sei lá como chama um que não seja tão grande... mas ele deu o seu tradicional aviso (ronco...) e começou... de vez!!!! MUUUUito forte!!! Achei que ia voar tudo... o granizo veio 10 segundos depois e acho que só por causa dele (fez pressão contrária às telhas de barro que ainda não tinham voado), meu telhado não levantou todo! Não sabia distinguir vento do barulho do granizo... foi horrível!!! Os relâmpagos eram sem parar, sem o intervalo sequer de um segundo entre eles... levantei (sou louco mesmo) e tive a coragem de olhar pela janela e vi o "bichinho" em meio aos clarões, fazendo um rastro pelo meio das árvores onde passava. De manhã podia se ver claramente onde ele passou!!!! Que coisa de louco!!!! Onde isto tudo vai parar!!!!

 

César Skonetzky - IVOTI. Rio Grande do Sul

 

Falei com minha irmã que mora em Ivoti... ela confirmou o granizo, disse que foi muito forte... uma das maiores chuvas de granizo segundo ela. Alegou ter havido ventos fortes e muita chuva, pois a água invadiu a casa dela na madrugada. Pela manhã ela disse ter visto folhas de árvores por tudo que era lado, mas não viu nenhum rastro de destruição, talvez pela localidade dela e rota do trabalho.... mas as samambaias dela já eram!! :roll:

 

Pedi para ela ver depois se acha algo, se ela achar e ninguém tiver ido até lá ainda (infelizmente eu trabalho, só posso de noite), dou um pulo lá para documentar!

Link to comment
Share on other sites

Olha Jacque...essa é pra ti, já que o lugar é perto de Porto Alegre. Vamos correr atrás de informação também. Um cara postou o seguinte no fórum da Climatempo nesta manhã:

 

Tufão? Ciclone? ou o que foi isto? - 14.10.2005 08:32:42

 

Bom dia meus amigos do climatempo... mandei uma mensagem à pouco, mas esta é para vocês mesmo! EU VI um ciclone... tufão... sei lá como chama um que não seja tão grande... mas ele deu o seu tradicional aviso (ronco...) e começou... de vez!!!! MUUUUito forte!!! Achei que ia voar tudo... o granizo veio 10 segundos depois e acho que só por causa dele (fez pressão contrária às telhas de barro que ainda não tinham voado), meu telhado não levantou todo! Não sabia distinguir vento do barulho do granizo... foi horrível!!! Os relâmpagos eram sem parar, sem o intervalo sequer de um segundo entre eles... levantei (sou louco mesmo) e tive a coragem de olhar pela janela e vi o "bichinho" em meio aos clarões, fazendo um rastro pelo meio das árvores onde passava. De manhã podia se ver claramente onde ele passou!!!! Que coisa de louco!!!! Onde isto tudo vai parar!!!!

 

César Skonetzky - IVOTI. Rio Grande do Sul

 

Falei com minha irmã que mora em Ivoti... ela confirmou o granizo, disse que foi muito forte... uma das maiores chuvas de granizo segundo ela. Alegou ter havido ventos fortes e muita chuva, pois a água invadiu a casa dela na madrugada. Pela manhã ela disse ter visto folhas de árvores por tudo que era lado, mas não viu nenhum rastro de destruição, talvez pela localidade dela e rota do trabalho.... mas as samambaias dela já eram!! :roll:

 

Pedi para ela ver depois se acha algo, se ela achar e ninguém tiver ido até lá ainda (infelizmente eu trabalho, só posso de noite), dou um pulo lá para documentar!

 

Alexandre,

 

Perguntaste a hora... Caso contrário, será que terias como saber.

 

Obrigada,

Link to comment
Share on other sites

Alexandre,

 

Perguntaste a hora... Caso contrário, será que terias como saber.

 

Obrigada,

 

Jaqueline... não sei a qual Alexandre estavas te referindo, mas eu liguei para minha irmã e ela disse que a chuva forte de granizo foi em torno das 04h da madrugada. O marido dela vai sondar nos bares da região pra ouvir as "fofocas" sobre o fato, hehehe... se eu souber de algo aviso.

 

Abraço!

Link to comment
Share on other sites

Alexandre,

 

Perguntaste a hora... Caso contrário, será que terias como saber.

 

Obrigada,

 

Jaqueline... não sei a qual Alexandre estavas te referindo, mas eu liguei para minha irmã e ela disse que a chuva forte de granizo foi em torno das 04h da madrugada. O marido dela vai sondar nos bares da região pra ouvir as "fofocas" sobre o fato, hehehe... se eu souber de algo aviso.

 

Abraço!

 

Aos dois Alexandres,

 

O César já me contatou, estarei indo a Ivoti perto das 16h, pois vou pra serra, foi realmente às 4h da manhã e conforme o relato dele, demais características, parece ter sido tornado, falta ver o resto. Vamos ver se consigo passar lá de dia. Caso contrário vou sábado.

 

Vamos trocar informações para ver se confirma mais esse monstrinho.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Alexandre H,

 

Segue a informação do local mais atingido. Parte do e-mail de César.

 

A região afetada foi no interior de Ivoti, mais precisamente na localidade de Picada 48 Alta, pelas proximidades do número 1606... inclusive, meu cunhado planta uva e ele me informou hoje pela manhã que cerca de 80% de sua produção que fica fora das estufas (estufas que viraram peneiras...) foi atingida.

 

Não saberia chegar lá, mas vou tentar. Se você puder se deslocar, já que conhece o local, talvez fique mais fácil. Se o tempo estiver ruim ainda talvez eu passe lá apenas no domingo.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Jaqueline, conforme o marido da minha irmã a Picada 48 Alta fica no ou após o vale que tem depois do centro de Ivoti (depois da descida grande aquela... ele só não sabe se ao subir novamente ou no vale fica a estrada de chão batido que leva a Picada 48 Alta). Ele disse que saberia ir, hehehe... Eu hoje só poderia ir depois das 17h. Então se você quizer podemos combinar algo para amanhã, qualquer coisa me mande uma MP, ok? De repente você vai hoje as 16h e já consegue tirar alguma foto!! :D Qualquer coisa me mande uma MP também que te consigo o contato com eles lá, para te darem uma dica do lugar onde fica.

Link to comment
Share on other sites

Jaqueline, conforme o marido da minha irmã a Picada 48 Alta fica no ou após o vale que tem depois do centro de Ivoti (depois da descida grande aquela... ele só não sabe se ao subir novamente ou no vale fica a estrada de chão batido que leva a Picada 48 Alta). Ele disse que saberia ir, hehehe... Eu hoje só poderia ir depois das 17h. Então se você quizer podemos combinar algo para amanhã, qualquer coisa me mande uma MP, ok? De repente você vai hoje as 16h e já consegue tirar alguma foto!! :D Qualquer coisa me mande uma MP também que te consigo o contato com eles lá, para te darem uma dica do lugar onde fica.

 

Alexandre,

 

Na verdade estarei indo para a serra, entraria porque é caminho, mas se fica em estrada de chão, é mais difícil que encontre já saindo meio tarde daqui. Creio que mais certo mesmo é ir no domingo.

 

Mas, se você puder ir de dia vá e registre tudo por favor, pois consegui uma imagem antes de dormir nesta madrugada e acho que vale a pena ir lá... Confere:

 

7.jpg

 

Estarei sem como conectar, mas procurarei um ciber. Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Pessoal,

 

Estive em Ivoti ontem a tardinha, o que encontrei próximo ao local informado foram algumas árvores derrubadas com raíz, muita folha indicando vento forte, mas o local mesmo, por desconhecer a região, acesso difícil (barro derrapante e molhado) e na hora estar chovendo, não encontrei.

 

Vamos esperar mais informações pelo Alexandre.

Link to comment
Share on other sites

Jaqueline, acabei não indo a Ivoti por motivos de cu$to$!!! Vou ir apenas no final de semana que vem. Não consegui falar com minha irmã, mas ela também não me ligou, então creio que não descobriram nada. Como eu te disse, a imagem do satelite que tu postou na minha opnião aquela zona forte está centrada em Morro Reuter e Dois Irmãos, então acho que vale uma peregrinada por esta região.

 

Se eu tiver mais notícias ou fotos, eu mando. Tu também, chegaste a tirar fotos? Estas árvores caídas com raíz e folhas indicando vento forte... em uma só direção? Aos entendidos, poderia ser um microburst? (é microburst ou downburst?!? :roll: )

Link to comment
Share on other sites

Eu tava devendo essa imagem... fiz uma sobreposição da imagem de satelite que a Jaqueline mandou com um mapa do RS.

 

Alexandre,

 

E eu estava devendo mais informações também, então lá vão:

 

1 - Diário de Ivoti - 17.10.2005 - Solicite a sua irmã um exemplar, várias imagens da destruição na cidade e arredores, as fotos das árvores no chão e outras contorcidas, etc...

2 - O Bairro da cidade mais afetado: Morada do Sol.

 

Se fores lá, deve ter muita coisa para ver em tempo bom. A chuva e a neblina realmente me atrapalharam no dia, pois estive na frente do número e não vi.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Tivemos duas trombas da água este ano em Florianópolis. Uma na Praia Mole e uma no Campeche, as duas foram registradas com fotos.

 

 

Oi Paulo, que dia aconteceu essas trombas marinhas?

Você tem algum link para que eu possa viasualizar as fotos?

Abraços!

 

O Paulo Floripa disponibilizou aqui no BAZ a tromba de Campeche.

 

Uma imagem dela está no link abaixo, mas aqui no BAZ tem todas, na parte antiga (que não sei onde fica ainda):

 

http://www.climatempo.com.br/apps_clima/imagens_noticias/Tornado1%20(2).jpg

 

As fotos são de autoria de Henrique Córdoba, capturadas na tarde de 31.03.2005, com duração aproximada de 10 minutos. O Paulo Floripa conhece o fotógrafo, deve saber mais detalhes.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

1 - Diário de Ivoti - 17.10.2005 - Solicite a sua irmã um exemplar, várias imagens da destruição na cidade e arredores, as fotos das árvores no chão e outras contorcidas, etc...

2 - O Bairro da cidade mais afetado: Morada do Sol.

 

O jornal já pedi para irem atrás, até mesmo na própria redação dele. Eu vou lá certo neste finde, ae realizo uma busca. Este bairro que você falou fica distante da Piacada 48 Alta.

Link to comment
Share on other sites

Não esquecer de Cianorte porque pra nós foi tornado. E Jacque...olha este boletim porque encontrarás informações de outros tornados:

 

http://www.defesacivil.rs.gov.br/meteorologia/meteorologia_view_html?tipo=P&id_not=20050621-175651

 

Obrigada Alexandre,

 

Já imprimi, li tempos atrás mas é melhor ter em mãos. Falta atualizar meu mapa e site. Tens alguma informação sobre trombas no RS?

 

Oi Jaqueline,

No mapa do teu site não há sobre o tornado que ocorreu em Santa Maria em 1975. Um fotógrafo da Base Aérea de lá fotografou ele. Estou tentando entrar em contato com um Senhor que tens a foto e com uma mulher que fez uma dissertação sobre tornados no RS que tem mais informações sobre esse tornado de 75. Quando eu tiver eu lhe passo.

Link to comment
Share on other sites

Não esquecer de Cianorte porque pra nós foi tornado. E Jacque...olha este boletim porque encontrarás informações de outros tornados:

 

http://www.defesacivil.rs.gov.br/meteorologia/meteorologia_view_html?tipo=P&id_not=20050621-175651

 

Obrigada Alexandre,

 

Já imprimi, li tempos atrás mas é melhor ter em mãos. Falta atualizar meu mapa e site. Tens alguma informação sobre trombas no RS?

 

Oi Jaqueline,

No mapa do teu site não há sobre o tornado que ocorreu em Santa Maria em 1975. Um fotógrafo da Base Aérea de lá fotografou ele. Estou tentando entrar em contato com um Senhor que tens a foto e com uma mulher que fez uma dissertação sobre tornados no RS que tem mais informações sobre esse tornado de 75. Quando eu tiver eu lhe passo.

 

Estava pensando em lançar um link com tornados anuais no RS e BR, se quiseres fazer o de 2005 a gente coloca lá no site... com o que há de disponível já. Gostaria de ter essa informação também (da dissertação, sei de um trabalho aqui em PoA que pode ser útil...), se der agradeço de Santa Maria, há outro bem mais recente lá, não tive tempo ainda de atualizar, no link da Climatologia há referência. Breve atualizo o mapa.

 

Obrigada,

 

abraços,

Link to comment
Share on other sites

Oi Jaqueline, pode ser sim. Mas como você prefere que eu faça? posso lhe passar o link das noticias de jornais desses tornados. Atualizei a lista dos de 2005. Está assim:

 

2005

 

Crisciúma - SC (03 de janeiro de 2005)

Foram 02 tornados, de categoria F2 (ventos acima de 150 km por hora). Teve uma hora de diferença de um para o outro.

 

Boituva – SP (02 de janeiro de 2005)

Foi um F2.com ventos acima de 120 km ph). Foi noticiado como um vendaval mas pelas fotos dos estragos, e relatos foi um tornado.

 

Xanxerê – SC (fevereiro de 2005)

Nuvem tipo funil que não chegou a tocar o solo. Quase foi um tornado.

 

Magé – RJ (21 de fevereiro de 2005)

Tromba d’agua. F0

 

Florianópois - SC (31 de março de 2005)

02 Trombas d'agua, uma na praia Mole e outra na do Campeche. F0

 

Santos - SP (24 de abril de 2005)

Tromba d’agua chegando até a avenida, arrancou árvores com raiz. F1

 

Ubatuba – SP (09 de maio de 2005)

Tromba d’agua. F0

 

Capivari - SP (24 de maio de 2005)

 

Indaiatuba - SP (24 de maio de 2005)

De categoria F3, documentado em dois vídeos.

 

Engenho Velho - RS (17 de maio de 2005)

F1

 

Santa Bárbara do Sul - RS (20 de maio de 2005)

F2 (entre 180 á 250 km ph)

 

São Pedro do Iguaçu / Ivaiporâ – PR (14 de junho de 2005)

F2 (vetos foram acima de 180 km ph)

 

Macaé – RJ (20 de junho de 2005)

 

Itutinga – MG (20 de junho de 2005)

F2

 

Muitos Capões - RS (29 de agosto de 2005)

F2, quase um F3. Devastou 70% da pequena cidade, não houve vítimas fatais.

 

Torres - RS (10 de setembro de 2005)

Tromba d’ água dupla. F0

 

Cerca Velha, Soledade – RS (10 de setembro de 2005)

F1

 

Cianorte - PR ainda não tenho informaçoes, e data.

 

Foz do Iguaçu – PR (10 de outubro de 2005)

 

Ivoti - RS (14 de outubro de 2005)

F1

Link to comment
Share on other sites

Débora,

 

Fiz um link com as ocorrências de 2005 que você enviou, confere no site. Teríamos que completar com links com as informações que tiveres, se puderes me envia. Faltam os recentes no Paraná, que o Duquia apontou no radar. De SP há alguma coisa em um texto novo do Ernani sobre o F3 que ocorreu em SP, vou localizar. Cada ítem poderia ser desenvolvido também, uma pequena nota com as informações, que o pessoal aqui do BAZ poderia completar. Achei melhor não colocar o vento, mas sim a categoria provável deste de forma padronizada em todos. Outra coisa seriam os dust devil que ocorreram aqui e pelo Brasil, teremos que levantar para ficar bem completo... Creio que é isso, mais alguma coisa me mande um e-mail.

Link to comment
Share on other sites

Ontem às 23h, começou a ventar super forte, o céu estava escuro, e dentro de 1 ou 2min o céu ficou claro :shock: ... ele avermelhou muito rápido. Achei MUITO estranho.

E em uma parte bem localizado, logo à minha frente, muitos relâmpagos e raios simultâneos e sem parar, tudo isso dentro de uma única área de nuvens. Era possível vizualizar uma WallCloud em meio aos raios.

Também fui informado de uma chuva de granizo de pouca duração aqui por perto.

Por favor [-o< , alguém pode me mandar uma imagem de sátelite desse horário? 23h até 00h.

Se possível uma daquelas imagens de satélite que a Climatologia mostra pro BAZ quando acontece algum tornado. No momento eu não lembro o nome certo desse tipode imagem de satélite.

Agradeço desde já.

 

___________________________________

 

Jesus Cristo... o Senhor dos céus, do tempo... o Sol da Justiça!

 

RockNRoll a REVOLUÇÃO da Música :rock:

Link to comment
Share on other sites

Ontem às 23h, começou a ventar super forte, o céu estava escuro, e dentro de 1 ou 2min o céu ficou claro :shock: ... ele avermelhou muito rápido. Achei MUITO estranho.

E em uma parte bem localizado, logo à minha frente, muitos relâmpagos e raios simultâneos e sem parar, tudo isso dentro de uma única área de nuvens. Era possível vizualizar uma WallCloud em meio aos raios.

Também fui informado de uma chuva de granizo de pouca duração aqui por perto.

Por favor [-o< , alguém pode me mandar uma imagem de sátelite desse horário? 23h até 00h.

Se possível uma daquelas imagens de satélite que a Climatologia mostra pro BAZ quando acontece algum tornado. No momento eu não lembro o nome certo desse tipode imagem de satélite.

Agradeço desde já.

 

 

___________________________________

 

Jesus Cristo... o Senhor dos céus, do tempo... o Sol da Justiça!

 

RockNRoll a REVOLUÇÃO da Música :rock:

 

 

Oi Luis, neste mesmo horário a coisa foi feia aqui em Ijuí, muitas descargas elétricas, houve vendaval, 15 casas foram destelhadas num bairro próximo ao meu.

Link to comment
Share on other sites

Ontem às 23h, começou a ventar super forte, o céu estava escuro, e dentro de 1 ou 2min o céu ficou claro :shock: ... ele avermelhou muito rápido. Achei MUITO estranho.

E em uma parte bem localizado, logo à minha frente, muitos relâmpagos e raios simultâneos e sem parar, tudo isso dentro de uma única área de nuvens. Era possível vizualizar uma WallCloud em meio aos raios.

Também fui informado de uma chuva de granizo de pouca duração aqui por perto.

Por favor [-o< , alguém pode me mandar uma imagem de sátelite desse horário? 23h até 00h.

Se possível uma daquelas imagens de satélite que a Climatologia mostra pro BAZ quando acontece algum tornado. No momento eu não lembro o nome certo desse tipode imagem de satélite.

Agradeço desde já.

 

 

___________________________________

 

Jesus Cristo... o Senhor dos céus, do tempo... o Sol da Justiça!

 

RockNRoll a REVOLUÇÃO da Música :rock:

 

 

Oi Luis, neste mesmo horário a coisa foi feia aqui em Ijuí, muitas descargas elétricas, houve vendaval, 15 casas foram destelhadas num bairro próximo ao meu.

 

Débora,

 

Não foi TÃO forte a coisa aqui pros lados de Gravataí. O vento derrubou vários galhos de árvores até onde eu vi.

Mas o que me assustou mesmo foi o como o céu ficou em menos de 2min... avermelhado :shock: .

Ficou muito estranho. E ainda clareou um pouco.

Eu tirei algumas fotos e filmei.

Mas a lente da minha máquina não é pra isso. Infelizmente.

Mas vou tentar tratar as imagens pra ver se consigo vizualizar algo.

 

___________________________________

 

Jesus Cristo... o Senhor dos céus, do tempo... o Sol da Justiça!

 

RockNRoll a REVOLUÇÃO da Música :rock:

Link to comment
Share on other sites

Acabei de enviar para o e-mail ts@temposevero.com, a lista atualizada com os link que há de disponível. Só faltou as informações e notícias de Cianorte, pois estava no fórum antigo, o qual eu não tive acesso.

Estou fazendo aos poucos uma "lista" com as informações de todos os tornados que se têm notícia. Pena que se tem poucas informações dos tornados mais "antigos". Mesmo assim é bom guardar todas as datas, fotos para a posteridade.

Se precisar de mais alguma coisa é só pedir.

 

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Acabei de enviar para o e-mail ts@temposevero.com, a lista atualizada com os link que há de disponível. Só faltou as informações e notícias de Cianorte, pois estava no fórum antigo, o qual eu não tive acesso.

Estou fazendo aos poucos uma "lista" com as informações de todos os tornados que se têm notícia. Pena que se tem poucas informações dos tornados mais "antigos". Mesmo assim é bom guardar todas as datas, fotos para a posteridade.

Se precisar de mais alguma coisa é só pedir.

 

Abraços.

 

Não não...

 

http://www.abaixodezero.com/forum/viewtopic.php?t=659&start=60

 

veja nas pág. 5, 6 e 7, os comts do Claudio Eduardo que teve enorme contribuição!! 8)

 

Sds

Link to comment
Share on other sites

Ontem às 23h, começou a ventar super forte, o céu estava escuro, e dentro de 1 ou 2min o céu ficou claro :shock: ... ele avermelhou muito rápido. Achei MUITO estranho.

E em uma parte bem localizado, logo à minha frente, muitos relâmpagos e raios simultâneos e sem parar, tudo isso dentro de uma única área de nuvens. Era possível vizualizar uma WallCloud em meio aos raios.

Também fui informado de uma chuva de granizo de pouca duração aqui por perto.

Por favor [-o< , alguém pode me mandar uma imagem de sátelite desse horário? 23h até 00h.

Se possível uma daquelas imagens de satélite que a Climatologia mostra pro BAZ quando acontece algum tornado. No momento eu não lembro o nome certo desse tipode imagem de satélite.

Agradeço desde já.

 

 

___________________________________

 

Jesus Cristo... o Senhor dos céus, do tempo... o Sol da Justiça!

 

RockNRoll a REVOLUÇÃO da Música :rock:

 

 

Oi Luis, neste mesmo horário a coisa foi feia aqui em Ijuí, muitas descargas elétricas, houve vendaval, 15 casas foram destelhadas num bairro próximo ao meu.

 

não foi esse horario,,, tu correu la pra baixo com medo ai não viu nada.

primeiro foi perto das nove e meia, ventou bastante, relampagos e uma chuva bem fina que com a ajuda do vento fazia ela cair quase que horizontalmente

na mesma velocidade que o sistema veio ele foi embora e até apareceu umas estrelas no ceu

ai pelas 2 da manha acordei com o ceu caindo, acho que foi nessa hora q aconteceu os destelhamentos por que tava ventando bastante

Link to comment
Share on other sites

:rolleyes: Hua... Hua... Hua..., numa tormenta eu corro é para a rua! Débora, conto com você para ser uma Storm aí em Ijuí... Não há como documentar os destelhamentos... Via Digital... As casas são de madeira ou material.

 

Calebe, tenho as imagens que você quer, são grandes (Kbs) com células lindas, a que passou ao norte de PoA foi a que aprontou aí. Uma passou ao sul aqui foi a que provocou relâmpagos a cada 3s, incríveis, mas a chuva foi mínima. Esperava um pouco mais, sabe-se lá quando teremos uma boa tempestade... Como faço para te passar...

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Ontem às 23h, começou a ventar super forte, o céu estava escuro, e dentro de 1 ou 2min o céu ficou claro :shock: ... ele avermelhou muito rápido. Achei MUITO estranho.

E em uma parte bem localizado, logo à minha frente, muitos relâmpagos e raios simultâneos e sem parar, tudo isso dentro de uma única área de nuvens. Era possível vizualizar uma WallCloud em meio aos raios.

Também fui informado de uma chuva de granizo de pouca duração aqui por perto.

Por favor [-o< , alguém pode me mandar uma imagem de sátelite desse horário? 23h até 00h.

Se possível uma daquelas imagens de satélite que a Climatologia mostra pro BAZ quando acontece algum tornado. No momento eu não lembro o nome certo desse tipode imagem de satélite.

Agradeço desde já.

 

 

___________________________________

 

Jesus Cristo... o Senhor dos céus, do tempo... o Sol da Justiça!

 

RockNRoll a REVOLUÇÃO da Música :rock:

 

 

Oi Luis, neste mesmo horário a coisa foi feia aqui em Ijuí, muitas descargas elétricas, houve vendaval, 15 casas foram destelhadas num bairro próximo ao meu.

 

não foi esse horario,,, tu correu la pra baixo com medo ai não viu nada.

primeiro foi perto das nove e meia, ventou bastante, relampagos e uma chuva bem fina que com a ajuda do vento fazia ela cair quase que horizontalmente

na mesma velocidade que o sistema veio ele foi embora e até apareceu umas estrelas no ceu

ai pelas 2 da manha acordei com o ceu caindo, acho que foi nessa hora q aconteceu os destelhamentos por que tava ventando bastante

 

Ô Duda, não corri lá p/ baixo de medo, e sim p/ proteger a Lillith. Tá certo que morro de medo de raios né... tsc tsc

Link to comment
Share on other sites

Oi Jaque,

As 15 casas que tiveram destelhamento são de madeira, dessas de ripas mesmo, o bairro atingido é bem humilde. Mas vou ver se minha vizinha empresta a digital dela p/ eu documentar os estragos.

 

Vou lhe enviar um segundo e-mail com algumas correções, n página do Ernani tem sobbre um Gustnado em SC que eu não coloquei, o de Cerca Velha esqueci tb.

 

Clóvis, brigadão!!!

Link to comment
Share on other sites

 

Criciúma - SC (03 de janeiro de 2005)

Foram 02 tornados, de categoria F2 (ventos acima de 150 km por hora). Teve uma hora de diferença de um para o outro.

 

Boituva – SP (02 de janeiro de 2005)

Foi um F2.com ventos acima de 120 km ph). Foi noticiado como um vendaval mas pelas fotos dos estragos, e relatos foi um tornado.

 

Xanxerê – SC (fevereiro de 2005)

Nuvem tipo funil que não chegou a tocar o solo. Quase foi um tornado.

 

Magé – RJ (21 de fevereiro de 2005)

Tromba d’agua. F0

 

Florianópois - SC (31 de março de 2005)

02 Trombas d'agua, uma na praia Mole e outra na do Campeche. F0

 

Santos - SP (24 de abril de 2005)

Tromba d’agua chegando até a avenida, arrancou árvores com raiz. F1

 

Ubatuba – SP (09 de maio de 2005)

Tromba d’agua. F0

 

Capivari - SP (24 de maio de 2005)

 

Indaiatuba - SP (24 de maio de 2005)

De categoria F3, documentado em dois vídeos.

 

Engenho Velho - RS (17 de maio de 2005)

F1

 

Santa Bárbara do Sul - RS (20 de maio de 2005)

F2 (entre 180 á 250 km ph)

 

São Pedro do Iguaçu / Ivaiporâ – PR (14 de junho de 2005)

F2 (vetos foram acima de 180 km ph)

 

Macaé – RJ (20 de junho de 2005)

 

Itutinga – MG (20 de junho de 2005)

F2

 

Muitos Capões - RS (29 de agosto de 2005)

F2, quase um F3. Devastou 70% da pequena cidade, não houve vítimas fatais.

 

Torres - RS (10 de setembro de 2005)

Tromba d’ água dupla. F0

 

Cerca Velha, Soledade – RS (10 de setembro de 2005)

F1

 

Cianorte - PR ainda não tenho informaçoes, e data.

 

Foz do Iguaçu – PR (10 de outubro de 2005)

 

Ivoti - RS (14 de outubro de 2005)

F1

 

Alguém tem informação sobre este tornado de Capivari (SP). O Paulo não vai gostar, mas não incluiríamos o "tornado" de Soledade na lista. Primeiro, porque não há documentação fotográfica e segundo as imagens de radar do Duquia mostravam células de instabilidade intensas nas proximidades mas não exatamente em Soledade.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Voces estão no caminho certo. Verificar as árvores retorcidas e/outros sinais de rotação é uma dica preciosa contudo a velocidade do vento pode ser enganosa. Algumas células ou eventos severos podem ser acompanhados de rajadas fortes de ventos às quais ultrapassam por vezes os três dígitos. No caso da queda das torres agora de outubro, pelo menos em um dos conjuntos não há sinais de vórtice muito embora a intensidade das rajadas estiveram "turbinadas"...

 

Muito boa essa iniciativa e a organização de voces!

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Duquia,

 

Algum destes dois eventos no radar confirmou aí..., em terra? Exatamente é esse o cuidado que devemos ter para construir uma lista de eventos brasileiros.

Ou fotos, testemunhas ou rastros confirmados junto as possíveis assinaturas, árvores retorcidas, etc...

 

Saudações encarnadas

!
Link to comment
Share on other sites

Capivari SP

"Em Capivari, o tornado causou falta de energia elétrica em oito bairros na noite de terça. Nesta quarta-feira à tarde, apenas um bairro permanecia sem eletricidade. Eneida de Lara Vieira Uemura, de 48 anos, teve seu carro atingido por uma viga de madeira de uma placa, chegou a ser levada à Santa Casa da cidade, onde morreu. De acordo com o diretor da Defesa Civil de Capivari, Orlando Lurial, outras dez pessoas ficaram feridas na cidade, mas sem gravidade.(...) "

 

É no mesmo dia do tornado em Indaituba. Será que é o mesmo mas que passou na área de Capivari, ou é um daqueles outros dois que apareceram no radar??!

 

Coloquei na conclusão p/ a Jaqueline, que até agora (em 2005) o único mês que não teve a ocorrência de nenhum tornado ou tromba d'agua foi em julho...

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Capivari eh bem próximo de indaiatuba e Campinas. Talvez não tenha sido o mesmo, mas foi do mesmo núcleo ou sistema (não sei a palavra correta), pois são localidades bem próximas. Aliás, eh bom lembrar que houveram 2 tornados em indaiatuba, um tocou o solo, ficou pouco e sumiu, o outro foi mais duradouro e filmado. Assim, pode haver essa possibilidae de ser um 3 tornado.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.