Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Alerta de chuva muito forte entre 13 e 17 de outubro no RS


Jonathan Voges
 Share

Recommended Posts

REDE DE ESTAÇÕES DE CLIMATOLOGIA URBANA DE SÃO LEOPOLDO

 

BOLETIM ESPECIAL

 

SEG 10 OUT 2005 - 02:00

 

CALOR ANTECEDE NOVO EPISÓDIO DE CHUVA INTENSA NO RIO GRANDE DO SUL

 

Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo prevê sol e temperatura em rápida elevação neste começo de semana. Faz calor nos próximos dias. Climatologia Urbana alerta deste já para o risco de um novo episódio de chuva intensa no Rio Grande do Sul no final da semana.

 

Enquanto a totalidade dos institutos de Meteorologia alertavam que o mês de outubro seria de chuva "dentro do padrão climatológico" no Rio Grande do Sul, a Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo emitia um boletim especial aqui no site da Defesa Civil advertindo que o estado sofreria com chuva acima a muito acima da média neste mês. Dizia o boletim publicado no primeiro dia de outubro:

 

Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo indica que o mês de outubro pode apresentar chuva acima da média histórica em diversas regiões do estado, sendo que em alguns pontos do estado os acumulados podem ser excessivos com mais de 200 milímetros até o final do mês. (...) Devido à tendência de chuva acima da média e a possibilidade episódios pontuais de precipitações muito intensas, a Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo destaca o risco de cheias de rios neste mês no estado.

 

Também no Boletim de Tendência Climática para a Primavera, a Climatologia Urbana advertia ainda em setembro para o risco de chuva acima da média e a possibilidade de cheias na primeira metade da estação:

 

Historicamente, a média de precipitações aumenta em praticamente todas as regiões durante a primavera, revelando a história climática do estado que se trata de um período com risco acentuado de cheias de rios e enchentes. (...) A previsão da Climatologia Urbana é de que os volumes pluviométricos possam ficar entre a média e acima da média no começo da estação, porém na segunda metade da primavera há chance das chuvas se tornarem irregulares com acumulados que se situem abaixo da média.

 

Algumas regiões do Rio Grande do Sul, como é o caso da Grande Porto Alegre, já apresentam um acumulado de precipitação de 150 milímetros apenas nos primeiros dez dias de outubro, o equivalente à média histórica de todo o mês. Durante o final de semana mais de mil e quinhentas casas foram alagadas pela enxurrada na Grande Porto Alegre - alertada ainda na noite de quinta-feira pela Climatologia neste site - e no interior o Rio Uruguai já transborda na região de São Borja.

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo define como preocupante o cenário para os próximos dias. Não apenas porque deve voltar a chover forte no Rio Grande do Sul, mas também porque há o risco de agravamento das cheias e a produção agrícola deve novamente sentir o impacto da falta de luminosidade e do excesso de precipitações.

 

Hoje, amanhã e quarta o tempo deve ser marcado pela presença do sol acompanhado de nuvens no Rio Grande do Sul. A temperatura estará em rápida elevação e os gaúchos vão experimentar calor a partir de amanhã. As temperaturas mais altas são esperadas para quarta-feira com máximas de 31 a 34 graus nas diferentes regiões do estado, excetuando-se as áreas elevadas. No leste e no norte ainda deve fazer calor na quinta-feira, antecedendo uma nova virada no tempo.

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo alerta que pode voltar a chover forte a partir do oeste gaúcho na quinta-feira, estendendo-se imediatamente após a instabilidade para as demais regiões. As condições, conforme os últimos dados, devem permanecer favoráveis ao registro de chuva forte a intensa durante o próximo final de semana e no começo da próxima semana. Além das fortes precipitações que podem acumular mais cem milímetros em algumas regiões, há o risco de novos temporais.

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo adverte que a Defesa Civil Estadual e as coordenadorias municipais de Defesa Civil da fronteira oeste e das cidades do centro do estado devem estar atentas para a possibilidade de cheias de rios e até enchentes nos próximos 15 dias. Além do expressivo volume de chuva já registrado nos primeiros dez dias de outubro, a Climatologia Urbana está sinalizando a possibilidade de mais episódios de chuva forte no final desta semana e novamente durante a segunda quinzena, o que deve determinar um substancial aumento nos níveis dos rios. Algumas cidades do estado poderão, inclusive, terminar outubro com acumulados pluviométricos de 300 a 400 milímetros, o que por óbvio são valores excepcionalmente elevados mesmo para um mês mais chuvoso como é o caso de outubro.

 

A Climatologia Urbana estará monitorando atentamente o quadro e emitirá os alertas meteorológicos antes das situações consideradas de risco.

 

Responsáveis técnicos: Meteorologistas Luiz Fernando Nachtigall e Eugenio Hackbart

Link to comment
Share on other sites

Ao amanhecer houve registro de garoa em Florianópolis, devido a circulação maritíma, mas agora 7:50h, estão ocorrendo trovoadas na Capital, associada a nebulosidade vinda do Paraguai. Tenho a impressão que essas trovoadas não estavam previstas para hoje aqui na região.

 

SBFL 111100 28005KT 6000 -TSRA SCT012 FEW030CB OVC035 19/18 Q1018=

 

Saudações

Link to comment
Share on other sites

Paulo

 

Tem um modelo que a gente trabalha e paga pra ter acesso que é extraordinário para precipitação. Foi o mesmo que apanhou 24 horas antes a chuvarada de quinta à noite aqui na Grande Porto Alegre. Ele já mostrava chuva de natureza convectiva sobre a tua região nesta manhã.

 

Sds.

 

Muito interessante!!

É uma pena que seja pago!

 

A EPAGRI já atualizou rapidamente a previsão para hoje em SC.

 

PREVISÃO DO TEMPO PARA TERÇA-FEIRA (11/10/2005)

Atualizada 11/10/2005 – 08:00 horas

O Jato Subtropical (ventos fortes em médios e altos níveis da atmosfera) favoreceu a formação de áreas de instabilidade em SC durante esta madrugada. Hoje, o tempo fica nublado e com condições de chuva na maioria das regiões.

 

Saudações

Link to comment
Share on other sites

nesse dia 11 de outubro aqui em Joinville , estavamos com tempo ate que bom, sol entre nuvens e muito periodos de nublado, temperatura agradavel ..min de 15,6 e maxima de 26,0 . mas la pelas 20 h o tempo comecou a trovejar a temperatura estava por volta de 20 graus , houve pequena precipitacao e garou ate agora de madrugada

Link to comment
Share on other sites

REDE DE ESTAÇÕES DE CLIMATOLOGIA URBANA DE SÃO LEOPOLDO

 

BOLETIM ESPECIAL

 

ALERTA METEOROLÓGICO - ATUALIZAÇÃO 2

 

QUI 13 OUT 2005 - 05:00

 

ALERTA POR RISCO DE CHUVA INTENSA, TEMPORAIS E ENCHENTE NO RIO GRANDE DO SUL

 

Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo adverte sobre a ocorrência de chuva intensa e temporais no Rio Grande do Sul entre hoje e amanhã e no final de semana. Chuva deve prosseguir na próxima semana e risco de agravamento das cheias no estado é alto.

 

---

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo renova o alerta que vem divulgando desde terça-feira sobre a ocorrência de chuva intensa e temporais no Rio Grande do Sul entre hoje e amanhã e novamente durante o final de semana.

 

Os meteorologistas da Climatologia Urbana consideram preocupante o cenário para os próximos dias devido ao quadro de muita instabilidade. Não apenas porque deve voltar a chover forte a intensamente no Rio Grande do Sul, mas também porque (a) há o elevadíssimo risco de agravamento das cheias que afetam algumas áreas do estado e (b) a produção agrícola deve novamente se ressentir do impacto da falta de luminosidade e do excesso de precipitações.

 

O tempo nesta quinta-feira deve ser marcado pelo intenso calor no Rio Grande do Sul com máximas à tarde entre 35 e 37 graus nas áreas mais quentes do estado, o que inclui a Grande Porto Alegre. A elevação da umidade será responsável ainda por trazer desconforto térmico em razão da sensação de abafamento, prevendo-se que nas localidades onde as máximas superem os 35 graus que o índice de calor 9(sensação térmica de calor) alcance até mesmo a marca de 40 graus. O sol aparece acompanhado de nuvens em todo o estado, mas a nebulosidade aumenta no decorrer do dia.

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo alerta que deve voltar a chover forte no Rio Grande do Sul hoje a partir do sul e oeste gaúcho, sobretudo da tarde para a noite, com as áreas de instabilidade se propagando logo após para as demais regiões gaúchas.

 

Para Porto Alegre e região metropolitana, que sofreram com enxurradas no último final de semana, a projeção da Climatologia Urbana é que a chuva mais intensa se concentre entre a madrugada e a manhã da sexta-feira, sendo provável que ocorram novos alagamentos.

 

Nesta sexta-feira pode chover forte em várias regiões, especialmente do centro para o norte do território gaúcho, sobretudo durante a madrugada e o período da manhã. No decorrer do dia a chuva deve diminuir e parar com o ingresso de uma massa de ar frio e seco que vai provocar um declínio muito acentuado da temperatura. No extremo norte, contudo, permanecerá o quadro de instabilidade durante grande parte desta sexta-feira. Do centro para o sul do estado, há até mesmo a possibilidade do sol aparecer durante a tarde amanhã.

 

Importante - Os gaúchos devem estar atentos para não serem surpreendidos pela queda da temperatura, uma vez que a Climatologia Urbana prevê frio para a noite de sexta para sábado com mínimas de até 10 graus na Grande Porto Alegre e 5 graus na fronteira com o Uruguai no amanhecer de sábado.

 

No decorrer do sábado o sol aparece acompanhado de nuvens na maioria das regiões, mas no norte ainda haverá intensa nebulosidade com alguma chuva. Até o final do dia o tempo pode se instabilizar em grande parte do estado novamente e pode chover forte na metade norte do estado.

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo alerta que deve voltar a chover forte a intensamente no Rio Grande do Sul durante o domingo, sendo que os volumes pluviométricos mais expressivos no domingo devem ser observados do centro para o norte gaúcho.

 

A Climatologia Urbana alerta também que tanto entre hoje e amanhã como na noite de sábado e durante o domingo a chuva pode vir na forma de enxurradas em alguns momentos, favorecendo a ocorrência de alagamentos e inundações em áreas urbanas, inclusive da Grande Porto Alegre. Os acumulados de chuva na soma das precipitações do final desta semana e do domingo podem alcançar ou mesmo superar os 100 milímetros em algumas localidades. Além disso, adverte-se que há possibilidade de temporais localizados com rajadas de vento e queda de granizo.

 

Atenção - A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo adverte que as cidades da fronteira oeste, que sofrem com a cheia do Rio Uruguai, e aquelas do centro do estado que recentemente sofreram com alagamentos, devem estar atentas para a possibilidade de agravamento das cheias de rios e a instalação até de um quadro de enchentes nos próximos dias e no decorrer da próxima semana. A situação é especialmente preocupante nos próximos 7/10 dias na fronteira oeste, já que a Climatologia Urbana está projetando volumes excessivos de chuva para o oeste e o norte gaúcho nas próximas horas e na semana que vem. Aliás, os mais recentes dados indicam a manutenção das condições favoráveis à chuva forte na metade norte do Rio Grande do Sul na segunda-feira e apontam ainda que o quadro de instabilidade não deve abandonar o estado na próxima semana. Além do expressivo volume de chuva já registrado nos primeiros dez dias de outubro, superior à media mensal em muitos lugares, a projeção da Climatologia Urbana é de chuva também acima da média durante a segunda quinzena, o que deve determinar um substancial aumento nos níveis dos rios. Algumas cidades do estado poderão, inclusive, terminar outubro com acumulados pluviométricos de 300 a 400 milímetros, o que por óbvio são valores excepcionalmente elevados mesmo para um mês mais chuvoso como é o caso de outubro.

 

---

 

climatologia@terra.com.br

 

Responsáveis Técnicos: Meteorologistas Eugenio Hackbart e Luiz Fernando Nachtigall

Link to comment
Share on other sites

Pelas imagens de satélite, áreas convectivas de menor intensidade vão evoluir desde SC, PR, SP e MS, pois existe linha com nebulosidade ligando toda essa região, além do RS, é claro. Não é muito intensa, mas com aquecimento que está havendo em toda região, acredito que facilitará a formação das intabilidades.

Aqui em Floripa já existem Cumulos em desenvolvimento, parecendo aqueles típicos de verão

As temperaturas explodiram do norte do RS para cima.

 

nucleos2tj.th.png

 

Cumulos em desenvolvimento em Floripa

fotosestao2pu.th.jpg

Link to comment
Share on other sites

chuva7dias8ch.th.jpg

 

REDE DE ESTAÇÕES DE CLIMATOLOGIA URBANA DE SÃO LEOPOLDO

 

BOLETIM ESPECIAL

 

ALERTA METEOROLÓGICO - ATUALIZAÇÃO 3

 

QUI 13 OUT 2005 - 19:00

 

ALERTA POR RISCO DE CHUVA INTENSA, TEMPORAIS E ENCHENTE NO RIO GRANDE DO SUL

 

Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo adverte sobre a ocorrência de chuva intensa e temporais no Rio Grande do Sul nas próximas horas e no final de semana. Chuva deve prosseguir na próxima semana e risco de agravamento das cheias no estado é alto.

 

---

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo renova o alerta que vem divulgando desde terça-feira sobre a ocorrência de chuva intensa e temporais no Rio Grande do Sul nas próximas horas e novamente durante o final de semana. Já houve chuva forte na tarde desta quinta-feira no sul gaúcho e no norte do Uruguai.

 

Os meteorologistas da Climatologia Urbana consideram preocupante o cenário para os próximos dias devido ao quadro de muita instabilidade. Não apenas porque deve voltar a chover forte a intensamente no Rio Grande do Sul, mas também porque (a) há o elevadíssimo risco de agravamento das cheias que afetam algumas áreas do estado e (b) a produção agrícola deve novamente se ressentir do impacto da falta de luminosidade e do excesso de precipitações.

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo alerta que as condições são favoráveis à ocorrência de chuva forte a ocasionalmente intensa no Rio Grande do Sul nas próximas horas com provável registro de alagamentos, inundações, além de transbordamento de córregos e valões. Para Porto Alegre e região metropolitana, que sofreram com enxurradas no último final de semana, a projeção da Climatologia Urbana é que a chuva mais intensa se concentre entre a madrugada e a manhã desta sexta-feira, sendo provável que ocorram novos alagamentos. Alguns dados chegam a sinalizar o risco de chover mais de 50 milímetros na área da capital na madrugada desta sexta-feira, volume suficiente para trazer uma situação crítica de alagamentos.

 

Durante esta sexta-feira pode chover forte em várias regiões, especialmente do centro para o norte do território gaúcho, sobretudo durante a madrugada e o período da manhã. No decorrer do dia a chuva deve diminuir e parar com o ingresso de uma massa de ar frio e seco que vai provocar um declínio muito acentuado da temperatura. No extremo norte, contudo, permanecerá o quadro de instabilidade durante grande parte desta sexta-feira. Do centro para o sul do estado, há até mesmo a possibilidade do sol aparecer durante a tarde amanhã.

 

Importante - Os gaúchos devem estar atentos para não serem surpreendidos pela queda da temperatura, uma vez que a Climatologia Urbana prevê frio para a noite de sexta para sábado com mínimas de até 10 graus na Grande Porto Alegre e 5 graus na fronteira com o Uruguai no amanhecer de sábado. Durante o ingresso da massa de ar frio na madrugada e manhã desta sexta-feira podem ser registradas fortes rajadas de vento do quadrante sul, sobretudo no litoral e nos Aparados da Serra.

 

No decorrer do sábado o sol aparece acompanhado de nuvens na maioria das regiões, mas no norte ainda haverá intensa nebulosidade com alguma chuva. Até o final do dia o tempo pode se instabilizar em grande parte do estado novamente e pode chover forte na metade norte do estado.

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo alerta que deve voltar a chover forte a intensamente no Rio Grande do Sul durante o domingo, sendo que os volumes pluviométricos mais expressivos no domingo devem ser observados do centro para o norte gaúcho.

 

Clique sobre a imagem no alto deste boletim para ampliar a projeção de chuva para os próximos 7 dias. Observe que as áreas em marrom indicam acumulados de precipitação acima de 150 milímetros e as regiões em laranja volumes superiores a 100 milímetros

 

A Climatologia Urbana alerta também que tanto entre hoje e amanhã como na noite de sábado e durante o domingo a chuva pode vir na forma de enxurradas em alguns momentos, favorecendo a ocorrência de alagamentos e inundações em áreas urbanas, inclusive da Grande Porto Alegre. Os acumulados de chuva na soma das precipitações do final desta semana e do domingo podem alcançar ou mesmo superar os 100 milímetros em algumas localidades. Além disso, adverte-se que há possibilidade de temporais localizados com rajadas de vento e queda de granizo.

 

Atenção - A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo adverte que as cidades da fronteira oeste, que sofrem com a cheia do Rio Uruguai, e aquelas do centro do estado que recentemente sofreram com alagamentos, devem estar atentas para a possibilidade de agravamento das cheias de rios e a instalação até de um quadro de enchentes nos próximos dias e no decorrer da próxima semana. A situação é especialmente preocupante nos próximos 7/10 dias na fronteira oeste, já que a Climatologia Urbana está projetando volumes excessivos de chuva para o oeste e o norte gaúcho nas próximas horas e na semana que vem. Aliás, os mais recentes dados indicam a manutenção das condições favoráveis à chuva forte na metade norte do Rio Grande do Sul na segunda-feira e apontam ainda que o quadro de instabilidade não deve abandonar o estado na próxima semana. Além do expressivo volume de chuva já registrado nos primeiros dez dias de outubro, superior à media mensal em muitos lugares, a projeção da Climatologia Urbana é de chuva também acima da média durante a segunda quinzena, o que deve determinar um substancial aumento nos níveis dos rios. Algumas cidades do estado poderão, inclusive, terminar outubro com acumulados pluviométricos de 300 a 400 milímetros, o que por óbvio são valores excepcionalmente elevados mesmo para um mês mais chuvoso como é o caso de outubro.

 

---

 

climatologia@terra.com.br

Link to comment
Share on other sites

Exatamente no momento em que coloquei minha bunda na poltrona em frente ao computador, às 23:50, ouvi seguidas trovoadas ao longe. É a área de instabilidade que está sobre a Lagoa dos Patos, imediatamente ao S de POA.

Céu nublado com estratus e temperatura em 21,0° por aqui. U.r. de 93%. E aí vem água!!

Link to comment
Share on other sites

Começou a sessão terror. Há um Cb extremamente ativo passando ao S de POA, com uma seqüência de um relâmpago por segundo. O som das trovoadas são quase constantes e alguns clarões chegam a iluminar a cidade através dos estratus. Está batendo um vento SE/E um pouco mais forte devido à passagem próxima da tempestade.

No momento, 20,9° com 94%.

Link to comment
Share on other sites

Alexandre, põe uma camisa de força nele, hehehe! :lol: Teu brinquedo ainda vai ter muito trabalho. A frente fria acabou de se definir ao longo da fronteira com o Uruguai, mas dentro do território gaúcho. Há um outra linha menos ativo cruzando o centro-norte do Uruguai.

E continua a sessão terror... 8)

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

ENXURRADA CLÁSSICA!!!!!!!!!!!

Eu nem reparei na chuva chegando, mas logo veio aquele som de cavalaria sobre o telhada daqui de casa e, quando vi, as luzes da cidade haviam literalmente desaparecido!!!!! :shock: De quebra, tivemos fortes rajadas de oeste. Tempestade clássica!! Devia haver uma nuvem-arco ou coisa do gênero, mas infelizmente não deu para ver.

A pouco, chovia muito forte, mas a chuva já está parando.

Link to comment
Share on other sites

Sabe que vento leste/sudeste é muito perigoso pra tempo severo num dia de calor como foi hoje ? Em Aguas Claras choveu, esquentou e depois soprou um vento leste/sudeste antes da tempestade violenta. Transporta-se umidade do mar e alimenta-se a instabilidade. E segue o sensor alucinado.

Já reparei nisso. O Cb em aproximação gera queda de pressão e o ar em frente a ele é deslocado para a tempestade. Só que, como agora é noite e eu havia visto os relâmpagos ao sul, imaginei que o vento fosse uma perturbação daquela tempestade. Ledo engano.

Foi bonito o temporal! 8)

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Chove sem parar a mais de 24 horas aqui em ijui, o gramado do quintal aqui de casa se transformou em um pantano.

Dia bom pra 'sapos' como eu que gostam de ficar cestiando em casa nos dias como este.

 

Alguem pode me passar o link do radar do Redemet?

Formatei o pc e perdi ele dos favoritos.. e o da pagina não ta aparecendo aqui por causa daqueles java do site, o link que eu tinha abria na pagina mesmo, se alguem tiver ele ai posta ! blz

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.