Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Superciclone no litoral da Argentina


Alexandre Aguiar
 Share

Recommended Posts

REDE DE ESTAÇÕES DE CLIMATOLOGIA URBANA DE SÃO LEOPOLDO

 

BOLETIM ESPECIAL

 

QUI 29 SET 2005 - 21:44

 

SUPER CICLONE VAI SE FORMAR NO LITORAL DA ARGENTINA

 

Climatologia Urbana de São Leopoldo prevê ventos intensos para as áreas costeiras das províncias argentinas de Buenos Aires, Chubut e Rio Negro

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana prevê a formação nas próximas horas de um ciclone extratropical extremamente profundo no litoral da Argentina. O meteorologista Eugenio Hackbart, coordenador da Climatologia Urbana, define o sistema como um "super ciclone".

 

As projeções dos modelos indicam que a pressão mínima no vórtice do ciclone extratropical pode chegar a 978/981 hPa, valor de pressão atmosférica semelhante ao observado no olho do furacão Catarina em março de 2004 nas costas gaúcha e catarinense. O sistema de baixa pressão deve se intensificar muito nesta sexta-feira e manter-se intenso no sábado à medida que se afasta do continente.

 

O Servicio Meteorologico Nacional da Argentina divulgou o seguinte alerta específico para a Província de Buenos Aires:

 

UN CENTRO DE BAJA PRESION UBICADO SOBRE EL ESTE DE LA PROVINCIA DE BUENOS AIRES PROVOCA VIENTOS DEL NORESTE SOBRE EL RIO DE LA PLATA EXTERIOR Y COSTA SUDESTE DE LA PROVINCIA DE BUENOS AIRES Y VIENTOS DEL SECTOR SUR SOBRE EL RESTO DEL AREA DE COBERTURA. SE PREVE QUE DURANTE LA MADRUGADA DEL DIA VIERNES 30, EN LA ZONA DE COBERTURA, LA INTENSIDAD DEL VIENTO COMENZARA A INCREMENTARSE, ALCANZANDO VELOCIDADES ESTIMADAS ENTRE 50 Y 60 KM/H CON PROBABLES RAFAGAS DE MAYOR INTENSIDAD. DURANTE EL RESTO DEL DIA VIERNES, LA INTENSIDAD DE LOS VIENTOS CONTINUARA AUMENTANDO, ESPECIALMENTE EN LAS ZONAS MARITIMAS, CON VELOCIDADES ESTIMADAS ENTRE 65 Y 75 KM/H Y PROBABLES RAFAGAS DE MAYOR INTENSIDAD. EN LAS AREAS MARITIMAS, LOS VIENTOS PODRIAN ALCANZAR VELOCIDADES DE HASTA 100 KM/H Y PROBABLES RAFAGAS DE MAYOR INTENSIDAD. SE ESTIMA QUE EN EL RIO DE LA PLATA EXTERIOR, LA INTENSIDAD DE LOS VIENTOS TENDERA A DISMINUIR HACIA LA NOCHE DEL DIA VIERNES 30, EN TANTO QUE EN EL RESTO DE LA ZONA DE COBERTURA, TENDERA A DISMINUIR GRADUALMENTE DURANTE EL DIA SABADO 1 DE OCTUBRE.

 

Já a Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo entende que não apenas a costa da Província de Buenos Aires, mas também os litorais das províncias de Chubut e Rio Negro estaráo sujeitos a ventos fortes a intensos. As rajadas poderão variar de 80 a 100 km/h nas áreas costeiras, sobretudo em Chubut e Rio Negro. São possíveis até rajadas de vento de 110/120 km/h no litoral destas duas províncias argentinas. Em alto mar, junto ao sudeste da Pcia. de Buenos Aires e na costa de Chubut e Rio Negro o vento pode ter força equivalente a de um furacão categoria 1.

 

O meteorologista Eugenio Hackbart diz que no Uruguai pode ventar forte junto ao Rio da Prata nesta sexta-feira, mas que não se antecipa uma situação grave para a capital uruguaia. Já para o Rio Grande do Sul não se espera influência maior do ciclone extratropical no litoral argentino.

 

Responsável técnico: Meteorologista Eugenio Hackbart

 

===

 

IMAGEM DO QUICKSCAT DA NOITE DESTA SEXTA MOSTRA VENTO MUITO ACIMA DE 100 KM/H NO LITORAL DE CHUBUT E RIO NEGRO

 

quickscat9oq.th.png

Link to comment
Share on other sites

tao esperando o que pra comecar a dar nomes aos ciclones ?

na boa, seria interessante, que a climatologia, , climaterra e simepar e os institutos argentinos e uruguaios , sentassem para discutir isso .

ja que o pessoal la de cima nao se mexem, podemos pelo menos dar os nomes, para um ciclone dessa categoria.

pois olha so , ja tem uma depressao tropical no oceano atlantico norte, com ventos de 42km/h e pressao de 1006hpa, se eles ja monitoram isso, pq nao monitorar os ciclones tb . , lembrando que muitos furacoes nem chegam a atingir a costa, e ficam so no mar , nem por isso eles menosprezao, nao que eu diga que vcs estao menosprezando, ja pq a climatologia, da experiencia que tem manda ate alertas para argentina, parabens ,

Link to comment
Share on other sites

Bonitaço esse ciclone!

 

Mar del Plata já tem ventos de 55km/h!!!

 

Mar del Plata chegou a ter 70 km/h de rajadas ontem no final da tarde. Pena que Trelew e Viedma mais ao sul não estavam informando rajadas, mas uma destas cidades tinha vento constante de 70 km/h. Há pouco Viedma tinha vento CONSTANTE de 80 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Bonitaço esse ciclone!

 

Mar del Plata já tem ventos de 55km/h!!!

 

Mar del Plata chegou a ter 70 km/h de rajadas ontem no final da tarde. Pena que Trelew e Viedma mais ao sul não estavam informando rajadas, mas uma destas cidades tinha vento constante de 70 km/h. Há pouco Viedma tinha vento CONSTANTE de 80 km/h.

 

Nossa, quase força de furacão!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.