Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Ponta Porã - Muito frio e nevoeiro!


jr-roberto
 Share

Recommended Posts

  • 3 weeks later...
  • 2 weeks later...
minha futura cidade? Que gelo!

 

Se confundiu.., Dourados está a uns 120 km a leste...mas estava bem fria tb.. :lol:

 

Olha, quase que coloquei lá PONTA PORÃ, mas fizeram uma imagem tão ruim da cidade que eu desisti. Adivinha pra onde irei? Amambaí, a 50km +- de Ponta Porã, um pouco mais extremada que a cidade vizinha. Claro, é preciso passar no concurso ainda!!! :lol:

Link to comment
Share on other sites

minha futura cidade? Que gelo!

 

Se confundiu.., Dourados está a uns 120 km a leste...mas estava bem fria tb.. :lol:

 

Olha, quase que coloquei lá PONTA PORÃ, mas fizeram uma imagem tão ruim da cidade que eu desisti. Adivinha pra onde irei? Amambaí, a 50km +- de Ponta Porã, um pouco mais extremada que a cidade vizinha. Claro, é preciso passar no concurso ainda!!! :lol:

 

MEU DEUS, LUCAS!!! Naquela região de fronteira a melhor cidade é Ponta Porã. Ponta Porã é a 5ª maior cidade do Estado e é uma cidade limpa, bonita e organizada(lógico, do lado brasileiro). Amambai é muito menor e vc n verá os extremos q existem em Ponta Porã! O que disseram de tão ruim de lá q fez vc mudar de idéia?

Link to comment
Share on other sites

Vou postar aqui uma informação bem fundamentada que explica o porquê de Ponta Porã ser o que é... :lol:

 

Ponta Porã está situada na franja de uma encosta: do lado paraguaio existe um declive muito forte, até a altitude de mais ou menos 150m acm, a planície paraguaia, que recebe as massas de ar frio antes mesmo do RS. O ar frio, pesado, rasteiro, chega rápido a todo o Paraguai e ao Pantanal, provocando forte gradiente entre as temperaturas da planície e do planalto, provocando chuvas fortes na divisa dos dois países. O aumento da umidade do ar favorece a entrada da massa de ar frio, e ali ela acaba por ter uma influência mais duradoura do que em outras regiões. Ponta Porã não registra com freqüência máximas de 6 graus, mas tardes com menos de 8 graus são freqüentes. A propósito, em 1975 caiu neve não apenas em Ponta, mas em boa parte desta região. Ponta Porã está a 650 m de altitude, bastante próximas dali estão Antonio João (710 m) e Cabeceira do Apa (750 m), que com certeza são mais frias do que ela. No ano de 2000 falou-se muito por aqui que caiu neve em Tacuru, um pouco mais ao sul, e também próxima à divisa com o Paraguai. Dourados também é atingida pelas massas de ar frio, mas, em razão da distância e da menor altitude, as temperaturas são de 1 a 2 graus mais altas, exceto quando da chegada do ar frio, quando as temperaturas em Ponta ficam até 10 graus mais baixas. O ar frio costuma demorar de 6 a 10 horas para chegar aqui em Dourados, a menos de 80 km em linha reta. Durante o verão muitas vezes Ponta Porã é mais quente do que Dourados, em especial quando sopra um vento quente vindo das planícies paraguaias, onde o verão é muito mais quente do que o de Dourados, por exemplo. Por estar em um espigão, Ponta quase sempre sofre com fortes ventos, o que, se durante o verão ameniza o calor, no inverno torna o caminhar na rua quase impossível, pois a sensação térmica pode ser de mais de 10 graus negativos, com certa freqüência.

 

De Pantaneiro, Dourados no "Você de olho no tempo". Climatempo

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.