Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

André PV

Members
  • Posts

    97
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by André PV

  1. Um terremoto de M7.5 foi registrado esta manhã no norte do Peru. Apesar da grande intensidade, ele foi relativamente profundo e longe de grandes centros urbanos. Mas chegou a causar danos no próprio Peru e no Equador.
  2. Algumas imagens do eclipse lunar parcial quase total na madrugada de hoje pelo mundo... EUA: Washington, DC Fayetteville, AR Sanibel Causeway, FL Chile: Machali Santiago Argentina: Luján Brasil: Belém, PA Japão: A partir da ISS:
  3. Uma duplicata de terremotos atingiu o sul do Irã hoje mais cedo com diferença de um minuto entre eles. As magnitudes foram de M6.0 e M6.3, na ordem cronológica. A maior cidade próxima dos epicentros é Bandar Abbas. Reportam-se até agora 2 mortes. Eles também puderam ser sentidos em Dubai... Menos intensamente, claro.
  4. Nesse período de Fevereiro a Abril é super comum chuvas orográficas persistentes, tem dias em que chove o dia todo. Não é difícil achar meses de Março e Abril com acumulados totais acima de 400 mm. E em relação às mínimas da tabela eu também sempre estranhei, esses valores são absurdos. Eu fui lá na Wikipedia e peguei das outras duas estações. Aqui estão as três: Eu mesmo não sei onde se localizam exatamente e nunca consegui consultar os dados delas diretamente. Sendo assim só vejo três possibilidades: ou os dados foram repassados incorretamente, ou esta se trata de uma normal climatológica antiga, ou então as estações devem estar sob condições inadequadas. Eu acredito na terceira opção. Pode ser que elas estejam em algum lugar com mato alto e que não é podado regularmente, daí isso influenciaria na temperatura. É o que eu imagino que esteja acontecendo, mas sem certeza.
  5. Fui em busca dos dados climatológicos na Wikipedia e aqui estão: Isso quer dizer que choveu em 24h mais do que as médias pluviômetricas de Setembro, Outubro e Novembro somadas. Ou quase 3 vezes o esperado para o mês de Novembro.
  6. Ontem, depois de uma infinidade de dias ensolarados, quentes e sem graça, se desenvolveu uma enorme Cb entre Ceará e Piauí. Ela era gigantesca, e me atingiu. Choveu incessantemente das 7:30 PM às 9:00 PM. Os relâmpagos (e trovões) estavam de dar medo, cada qual um susto. Cheguei a ficar sem luz por uns instantes. Nada melhor do que uma tempestade bastante energética no dia de Halloween, rsrs. A Cbzona responsável pelo ocorrido ontem de noite, por volta das 9:00 PM. Aqui em São Benedito o acumulado foi de incríveis 67mm, e isso praticamente em Novembro! Hoje amanheceu chovendo um pouco, friozinho e com neblina.
  7. Houve nesta tarde um evento tornádico em Porto Velho, RO. Pelos vídeos dá pra ver detritos voando erroneamente e em uma pequena área. É mais provável que tenha sido "só" um landspout, mas tenho minhas dúvidas.
  8. Rick fez landfall como categoria 2 (ventos sustentados de 105 mph---169 km/h) perto de Lázaro Cárdenas (Michoacán), porém do outro lado da divisa, ou seja, no estado de Guerrero.
  9. Monte Etna, na Itália, registrou hoje um forte paroxismo.
  10. Dá pra ver nos vídeos que o fluxo piroclástico da erupção do Monte Aso perdeu força antes de chegar àquele local onde estavam um monte de pessoas (turistas, talvez), ainda bem.
  11. Depois disso ela foi bombardeada com wind shear e ar seco, e não se fortaleceu conforme o esperado, atingindo a costa mexicana como um categoria 1 mínimo e, agora, indo em direção ao interior do país. Foram registrados danos e inundações ao longo da costa do estado de Sinaloa, principalmente na cidade de Mazatlan, alguns quilômetros a sudeste do local do landfall.
  12. Eita! Mais 2 tornados, indo em direção a Chickasha.
  13. Outro aviso de tornado foi emitido, para Texas e Oklahoma. Essa célula (que eram duas) produziu 2 tornados reportados. E está indo agora para a região metropolitana de Oklahoma City.
  14. Foi emitido um Moderate Risk para OK. Inclusive pegando também Oklahoma City:
  15. Hoje a emissão de cinzas aumentou bastante em La Palma.
  16. E é assim que se forma um cone vulcânico... 🌋 Seria interessante um timelapse do crescimento dele, não sei se tem.
  17. Não é uma falha qualquer, é consequência de um ciclo de substituição da parede do olho! Eu tô tipo assim:
  18. Sam não desiste 🙂 Ele está na categoria 2, mas voltou a se intensificar e pode ser um Major Hurricane de novo. Observem esse olho, esse CDO, até aquela falha na convecção está sumindo. E isso enquanto se aproxima do paralelo 40°N. Além disso também entrou para a lista dos furacões do Atlântico Norte com +50 de ACE.
  19. O Índico está começando a se movimentar de novo... dia 24 de setembro se formou Gulab na Baía de Bengala, dois dias depois atingiu a costa da Índia, deixou danos, mortes, etc. O interessante é que ele atravessou todo o país, e seus remanescentes voltaram para a água de novo, no Mar Arábico. Daí ele se desenvolveu novamente e foi nomeado. Como o JTWC afirmou que é uma continuação de Gulab, então o ciclone passou a ser chamado de Shaheen-Gulab ou Shaheen-Gu. Ou seja, 2 em 1. Agora está entrando no Golfo de Omã e se fortalecendo. Essa região onde ele vai fazer landfall tem águas bastante quentes, mas pouca umidade, talvez por isso que ele deve ficar tão pequenino rsrs
  20. TS Victor: Bem... agora só sobrou um nome da lista principal, Wanda. Achei ele tão bom, tomara que não seja colocado em uma tempestade feia.
  21. A lava do vulcão em La Palma já começa a se a aproximar do mar... Ondinhas gravitacionais gravadas a partir do solo 😯
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.