Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Luide Luckmann

Members
  • Posts

    1646
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    39

Everything posted by Luide Luckmann

  1. Acabei não postando ontem, porém os 10 primeiros dias de julho em Urussanga foram excelentes! A média mínima quase 5 graus abaixo da média 2025-2008. Tomei liberdade para usar os dados da convencional da Epagri (que fica praticamente do lado) apenas para completar, alguns dias a automática não funcionou.
  2. Sim, mas esses veranicos ocorrem em qualquer mês do inverno, praticamente com a mesma frequência. E maio do ano passado foi excepcionalmente quente né? O que quero dizer é que falam como se fosse regra ter veranico em maio, ou como se tivesse uma data definida para início desse suposto veranico, é o que me transmite essa expressão popular.
  3. Nem existe esse tal "veranico de maio", na realidade. Não sei nem de onde tiraram essa expressão. Talvez seja pelo fato de ser relativamente comum maios um pouco mais secos, que acabam gerando maior amplitude térmica diária. Mas ao menos na nossa região e pelo que vejo no RS também, esse mês frequentemente está associado a eventos extremos de chuva, o que reforça o fato de não existir esse veranico de maio.
  4. O que é totalmente normal na nossa climatologia, mesmo nos invernos mais frios teve veranicos dentro de meses frios. Tipo 1962,1964,1983,1987,1988, em julho de 2016 também teve período de calor.
  5. Os modelos globais vieram todos com MP moderada chegando entre 18/19-07 na 00Z, seguindo os primeiros esboços do GFS.
  6. É que essas MPs "ciclonadas" não favorecem nosso litoral mesmo, por conta de umidade, nuvens, vento e aquecimento adiabático. Já li muito sobre isso aqui no fórum e o ideal que os ciclones estejam mais ao sul, que foi justamente o que ocorreu em junho. Temos um longo percurso até o final do mês ainda.
  7. Sim esse inverno está um espetáculo, a gente sabe disso quando TODOS, inclusive pessoas que não prestam atenção nisso, comentam sobre o frio intenso e constante. E acredito que agosto não vai decepcionar. É que a Metsul usa como base esse modelo, assim como o pessoal do Meteored.
  8. Os mapas para a segunda quinzena não estão muito animadores não kkk Apenas no começo de agosto que ele coloca anomalias negativas voltando:
  9. Oscilação Antártica deve ir pra valores mais baixos nos próximos dias, que deve abrir novamente a "porteira" para as MPs intensas saírem da Antártica:
  10. Essa onda de frio de abr/2016 foi a mais intensa na nossa região desde 1971, e trouxe máximas raríssimas para abril, sub-20 até com chuva é incomum, agora com sol é excepcionalmente raro. Ao mesmo tempo, o período de calor que a antecedeu foi excepcional, acho que só em 1970 e 1973 teve calor assim prolongado em abril.
  11. Não dá para comparar os dados da automática de Urussanga com a antiga convencional, pois pelo que sei mudou de lugar, além disso a convencional só mede temperatura instantânea, não aqueles picos de mínima e máxima como no caso da automática. Mas se fosse pra comparar, esse junho foi mais frio que qualquer mês que se tem registro desde 1961, mais de 60 anos, histórico total.
  12. Mas vale ressaltar que regiões mais ao sul, mesmo estando no litoral inclusive no nível do mar, podem ter mudanças extremamente bruscas no tempo mesmo no verão e principalmente no inverno. Urussanga em 2016 por exemplo, teve uma queda na temperatura média de mais de 11 GRAUS num período de 60 dias entre abril e junho de 2016, sem dúvida um dos anos mais emocionantes de todos os tempos em se tratando de clima:
  13. Urussanga/Inmet está com média compensada de 10,1 nesses primeiros 7 dias!! Isso é provavelmente uns 11C de média simples, ou seja 5 graus abaixo da média!!
  14. Por aqui julho está excepcional, melhor que 2021, principalmente porque ainda teremos sub-10 de manhã pelo menos até domingo, isso se não esticar mais ainda, e as máximas estão bem comportadas por enquanto. Provavelmente na semana que vem as máximas e mínimas vão subir uns 4 graus, mas como já tem projeções apontando chegada de frente fria pelo dia 20, não acredito que o veranico vai se estender muito.
  15. https://www.facebook.com/share/p/18x7uBZdXN/ Publicado ontem no Facebook, quase 60MIL curtidas, não vi praticamente nenhum comentário lúcido, explicando que não tem nenhuma previsão disso ocorrer. Inacreditável o quanto as pessoas acreditam em qualquer coisa!!
  16. Sim, alguns membros do euro já começaram a trazer os primeiros indícios de mudança do tempo no final da grade. Embora o euro estendido continue colocando anomalias positivas em grande parte do centro-sul até o final de julho, mas tem muita água pra passar por debaixo da ponte ainda, é muito cedo pra levarmos as projeções dele para o fim do mês ao pé da letra.
  17. Um pouco deve ser efeito do solo muito frio, não? Por isso nossa região teve marcas tão baixas dia 01 e 02, e continuamos abaixo de 7/8 desde então. O solo frio acredito que deve ajudar na perda radioativa
  18. Mas já veio duas "big ones", apenas a segunda que foi mais fraca para o nordeste de SC. Não é garantido que teremos outra até o final do inverno, embora eu acredito que teremos.
  19. Efeitos da geada pelo interior aqui da região: Baixada 300m Capim queimado pela geada e bananeiras queimadas pelo vento gelado
  20. O mapa do Coutinho é do modelo canadense, que detecta melhor mínimas baixas causas por perda radioativa, o que acaba refletindo na anomalia, como ele pega mínimas mais baixas, considera que a temperatura média fica mais baixa também, o GFS além de não pegar as mínimas, muitas vezes exagera nas máximas.
  21. É nisso que dá querer fazer previsão de anomalias de temperatura com 1 mês de antecedência. Nem 15 dias não está dando, por conta de divergência dos modelos. O Euro colocava máxima de 27/28 no final dessa 1° quinzena pra cá, agora já diminuiu para 25. Até começando a eliminar totalmente o aquecimento, mantendo as temperaturas em 850hpa bem baixas por aqui.
  22. Tomara que chegue outra bomba lá pelo dia 20, por enquanto segue indicando um bom aquecimento depois do dia 10, até lá pelo dia 18.
  23. Modelo euro sub sazonal indicando chuvas acima da média entre o final de julho e início de agosto em boa parte do Brasil, seria frentes frias atravessando o país?
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.