Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

DaviOlrb

Members
  • Posts

    388
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    1

Posts posted by DaviOlrb

  1. Em Natal e vários outros pontos do litoral leste do RN a situação é complicada, nos 8 primeiros dias de Julho choveu entre 350 e 450 mm na região pelos dados da Emparn, muitas lagoas e rios transbordaram.

     

    Hoje está sendo o primeiro dia realmente de sol no mês, agradáveis 27,8˚C agora ao meio dia pelo INMET, rajadas de 45km/h, a máxima não deve passar dos 28˚C mesmo com sol.

     

    image.thumb.png.792a57207fac9e577611dd8bac05cc54.png

    • Like 15
  2. Como os colegas já comentaram, geralmente as Ondas de Leste, que são responsáveis por boa parte das chuvas na costa leste do Nordeste, são compostas de nuvens baixas e de pouco desenvolvimento vertical, tanto que muitas vezes as imagens de satélite mostram tempo quase limpo na região mas na realidade está caindo uma chuva torrencial.

     

    Um exemplo:

     

     

    Percebam como o aspecto das nuvens vistas pelo satélite parecem não indicar nada demais, mas essas nuvens baixas ficam estacionadas por horas no litoral nordestino e deixam acumulados que chegam a ocasionar tragédias.

    • Like 19
    • Thanks 2
  3. Texas congelando hoje, Houston passou quase o dia todo abaixo de zero com chuva congelada, San Antonio e Austin tiveram o que eles chamam de wintry mix, sleet, chuva congelada e um pouco de neve. Já Dallas e todo o centro norte texano tiveram bons acumulados de neve.

     

     

    Austin:

     

     

    Algumas variações que encontrei:

     

    Houston: 0,7˚C / -3,4˚C (latitude 29˚N)

    Austin: 3,5˚C / -6,1˚C (latitude 30˚N)

     

    Dallas: 0,9˚C / -6,9 (32˚N)

    • Like 3
    • Thanks 2
  4. Bem improvável um furacão atingir o Amapá quando você para pra pensar que as Guianas e o Suriname, que estão mais a norte, nunca foram atingidas.

     

    Mas é curioso como os furacões no Pacífico e Índico chegam muito mais próximos da Linha do Equador do que os furacões do Atlântico, tem registros de furacões na latitude 1ºN no Pacífico enquanto o máximo que já ocorreu no Atlântico foi no litoral da Venezuela na latitude 9ºN. Alguém saberia explicar o porquê dessa diferença?

     

    Em 2001 a tempestade Vamei afetou Singapura na latitude 1.4ºN e até hoje é o furacão mais próximo da Linha do Equador já registrado: https://en.wikipedia.org/wiki/Tropical_Storm_Vamei

    • Like 7
  5. 3 horas atrás, Samihr Hermes disse:

     

    Vou te dar uma opinião subjetiva mas que caminha junto do que os colegas falaram.

     

    O três meses de inverno em Natal oscilam entre agradável e morno. Mas Junho e Julho, em geral, chovem bastante e que combinado com o vento, dá uma sensação leve de frio.

     

    Natal é a cidade que mais venta que já morei. Eu concordo com o que os colegas falaram, nessa época do ano o clima da cidade é bem agradável. Aliás,  a sensação que tenho é que o verão de Natal é mais tranquilo do que os de outros lugares que já vivi, tipo Niterói e Canoas (como eu disse, é uma opinião subjetiva então não acredite 100% em mim). Pra quem gosta de um lugar quente, mas que em geral não é extremamente quente, Natal é ótima. Além de outras comodidades que compõe qualidade de vida que não tem a ver com o clima. Por exemplo, em Natal eu comecei a reclamar de 30 minutos de engarrafamento. 😂 😂 😂 (estresse pós traumático pegar a freeway em dia de grenal)

     

    Duas anedotas:

     

    Quando eu estudava na UFRN e passava o dia no ar condicionado, a suave queda na temperatura externa e a menor insolação tornavam o AC muito mais eficaz e eu precisava usar moletom.

     

    Lembro que eu jogava videogame no meu laptop e usava o ventilador pra ajudar a resfriar ele, mas quando chegava o inverno eu precisava usar um moletom pq o vento constante no laptop batia em mim e fazia eu ficar com frio. (outras pessoas no fórum já devem ter tido experiências semelhantes kkkk)

     

    Quanto ao forno... eu aproveitei que estou ensinando remotamente pra fugir pras serras de CT durante o verão. Verão passado aqui foi bem quente, mas esse ano está sendo bem agradável. Mas semana que vem estou de volta em Tallahassee, já que o próximo semestre já vai ser presencial. O que me espera:  😈🔥💦 🌪️😈🔥💦🌪️ 😈🔥💦🌪️ 😈🔥💦🌪️ 

     

     

     

    Acho que vai da sensação de cada um mesmo mas eu acho o verão de Natal bem abafado, principalmente Dezembro/Janeiro, até o céu fica com aquele aspecto esbranquiçado de tempo quente. Chove muito pouco também, principalmente Dezembro.

     

    Os mais velhos falam que a cidade esquentou muito. Seria ótimo se o INMET terminasse de digitalizar as séries antigas de Natal, só tem a partir dos anos 60 e com muitos erros pelo que eu notei, mas o aquecimento nas médias é notável, principalmente a partir do final dos anos 90 (talvez alguma influência dos arredores da estação, ou até uma mudança de lugar? Sei que a atual fica no campus da UFRN).

    • Like 9
  6. Alguns tremores de terra essa madrugada no litoral do RN, o mais forte foi sentido aqui em Natal.

    RN: tremor de terra de magnitude 3.5 é sentido em Natal e mais cidades

    https://www.metropoles.com/brasil/rn-tremor-de-terra-de-magnitude-3-5-e-sentido-em-natal-e-mais-cidades

     

    image.png.c43dc92b6a7ec0d0b66cfea746c3538f.png

     

    Achei muito interessante porque os tremores de terra por aqui geralmente têm epicentro no interior do estado, e dessa vez foi no mar e bem próximo da costa.

     

    Fazia anos que eu não sentia tremor aqui na capital, mesmo que de vez em quando ocorra muito fraco, o último acho que tinha sido o 4.4 de 2011, bem mais forte que esse aliás.

    • Like 6
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.