Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Renan

Moderators
  • Posts

    22562
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    202

Everything posted by Renan

  1. Que shelf linda 🤩 ! Tivemos um Sábado com bastante umidade e tempo abafado, mas sem chuva por enquanto. Porém isso deve mudar em breve, com a aproximação de uma boa instabilidade que está vindo de sul. Extremos: 19,2C / 29,9C e agora relâmpagos ⚡️
  2. E para a minha surpresa...a minha também ! Não somente isso....veja que ela ficou sem alguns dados por alguns instantes justamente nesse horário perto do seu. A onda de choque demorou um pouquinho a mais para chegar aqui porque estou mais ao leste. Simplesmente SINGULAR !
  3. Trata-se de um evento ímpar, poderoso, e por enquanto muito pouco letal, felizmente. Torcendo para que as ondas de tsunami não sejam altas. A previsão é de que sejam bem menores do que nos grandes eventos de 2004 e 2011. Eu achava que uma explosão tão grande assim poderia gerar ondas muito perigosas. Eu nunca havia visto uma erupção assim em imagens de satélite.
  4. Em grandes cidades do Canadá e EUA tivemos recordes históricos recentes de frio, a despeito de toda a urbanização nessas cidades e da temperatura média planetária estar alta. É por isso que não dá para descartar alguma compensação no inverno para esse mega evento quente de agora. É o justo ! Sabemos que o AG também tem como efeito potencializar os extremos, tanto de calor quanto de frio.
  5. Tá muito bom acompanhar seus relatos “in loco” aqui, parabéns ! Se formos comparar esse evento extremo de calor com algum evento extremo de frio, com recordes, tem algum recente que possa ser comparável ? Ou todos os recordes de frio são jurássicos ?
  6. Tarde mais quente do ano por aqui, a máxima ficou em 33,3C. Nos topos ficou próximo dos 30C. A temperatura mínima elevada da manhã não se sustentou agora à noite, resultado é que aquele valor já diminuiu para 20,7C nesse momento, nova mínima do dia, e dessa forma sem recordes.
  7. Incrivel ! @Pablo MQL, nós gostaríamos muito do seu testemunho em relação a essa onda de calor. Por aqui, primeiro dia realmente muito quente do ano: A máxima bateu os 33,1C agora há pouco! Umidade muito alta e sensação sufocante.
  8. Mínimas tropicais em uma vasta área do leste do Sudeste hoje , exceto na região serrana do ES que amanheceu com um bom friozinho. Na minha estação, a mínima de 21,8°C empata com Janeiro-2016 como sendo a mais alta desde o início dos registros, mas isso ainda pode mudar durante a próxima noite.
  9. E é um núcleo tão isolado, mas tão isolado, que é um único ponto convectivo em TODA a região Sudeste. Dessa vez foram premiados:
  10. Isso me fez lembrar de Janeiro de 2014 e seus horripilantes dias que chegaram a registrar valores acima de 600 no auge daquele bloqueio. E foi tão duradouro que cheguei a registrar 26 máximas acima de 30°C SEGUIDAS, algo impensável para o fresco verão atual. Apesar disso, vamos enfrentar vários dias quentes pela frente. A começarmos com uma noite bem tropical, com temperatura de 22,1°C agora em plena madrugada. Está abafado dentro de casa e ventilador é necessário.
  11. Vou deixar aqui os dados de chuva em Juiz de Fora neste mês. Até o momento, os acumulados na minha estação e no INMET: - 235mm na minha estação / 307mm no INMET. A discrepância ocorre em função do que é normal no verão. Devido às condições orográficas, o INMET sempre, ou quase sempre, tem mais chuva do que na minha casa.
  12. Acabo de flagrar aqui da minha janela uma CB um tanto fotogênica: A tarde é bonita, com sol e essas nuvens de desenvolvimento vertical que são a cara da estação. Temperatura de 31,3C e índice de calor perto dos 36 graus. Janeirão da massa, né ??
  13. Concordo. E acho simplesmente ótimo que o verão vai entrar neste padrão nos próximos 7-10 dias ou até além disso, pois é o natural dele, a maior parte dos dias é assim e até então estávamos sob vasto domínio da ZCAS. Resta saber a questão das temperaturas no restante de Janeiro. Vamos ver se a mudança do padrão será suficiente para reverter essas fortes anomalias negativas, principalmente nas máximas. Hoje também foi o primeiro dia com máxima acima dos 30C no ano, e foi igualzinha à observada por você.
  14. Olha essa belezinha passando bem aqui em cima agora: No momento, chuva bem forte e muitos raios.
  15. Entretanto, já é perceptível o aumento da área de subsidência sobre o nordeste de MG, ES e Bahia. Essa é uma alta em 500mb que ganha força nos próximos dias e, para minha alegria, vai trazer a volta de um sol mais forte e tempo mais seco. Isso é tão engraçado ! Em verões recentes, eu estaria com ódio no coração por causa desse bloqueio, mas agora eu considero uma bênção dos céus para ajudar nosso estado: A subsidência deve gerar mínimas bem gostosas. Talvez eu registre algo próximo de 15C de mínima neste Sabado.
  16. Realmente, é uma excepcional onda de calor nas latitudes médias da América do Sul. Empolgante assistir tudo isso, ainda mais que dessa vez vou ficar distante do evento, kkkkkkk. Interessante que também no auge do verão, O Canadá registrou aquela épica onda de calor. Não acredito muito em correlações climáticas tão afins assim, mas é curioso. Hoje eu finalmente fiz o que já deveria ter feito a mais tempo. Mandei meu console da Davis pro conserto, no intuito de realizar uma limpeza interna e reparar os conectores de pilhas. Assim não perderei mais dados quando a energia elétrica acabar.
  17. Outras cidades da zona da mata também já estão com transtornos significativos, como por exemplo: - Cataguases: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2022/01/09/videos-e-fotos-por-causa-da-chuva-rio-pomba-transborda-em-cataguases-e-inunda-cidade.ghtml - Dona Euzébia e Carangola: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2022/01/10/chuva-na-zona-da-mata-deixa-desalojados-alagamentos-e-prejuizos-cidades-estao-em-estado-de-alerta.ghtml Imagem de satélite deste momento sugere que chuvas devem continuar pela madrugada:
  18. Boa noite a todos. - Situação vai ficando complicada aqui em Juiz de Fora e o rio Paraibuna, que corta a cidade e é afluente do rio Paraíba do Sul, já registra a sua segunda cota mais alta em 20 anos. O nível do rio está quase 3 metros acima do normal e, para piorar, a represa de João Penido está com 97% da capacidade. A expectativa é de que vai começar a verter água muito em breve, e essa represa é uma das que desembocam no rio. - Já a represa que é formada pelo rio Paraibuna em si, que é a Chapéu D'uvas, ainda está longe de verter água (falta subir quase 4 metros), e não é preocupação por enquanto. - O problema é que o rio já começou a transbordar em alguns pontos da cidade. Na zona norte, mais precisamente no bairro Industrial, a situação já estava desse jeito: 10000000_111877254593332_2468331168759234002_n (1).mp4 👉 Os acumulados de chuva desde o início do evento, na Quinta passada, são significativos: Variam entre 150mm a quase 200mm. Na minha estação, tenho 177mm desde Quinta.
  19. Para nós de MG, um verdadeiro alívio esses mapas. Para o estado de SP, é o quadro da dor. Triste demais ! Espero que mude e SP tenha uma ZCAS !
  20. Bom dia ! Mais chuva nessa madrugada por aqui, adicionando 21,2mm e totalizando 163mm no mês. Já está com mais de 50% da média na mini-normal da minha estação. Ficamos de Quinta à noite até a madrugada dessa Segunda com chuva praticamente ininterrupta, foi meio chato de aguentar. Felizmente, a expectativa para essa semana é de mais sol, intercalado com nuvens e pancadas de chuva.
  21. Muito interessante essa gigantesca faixa contínua de nuvens no Nordeste , provocadas pelo VCAN. Eu não me lembro de já ter visto algo assim antes:
  22. Ontem tivemos 21,8°C de máxima e, hoje, uma máxima menor ainda: 20,9°C ! Com isso, hoje tivemos a SEGUNDA menor máxima já registrada na estação Bandeirantes em Janeiro, perdendo apenas para os 20°C de Janeiro 2013.
  23. E o Uruguai também será fortemente atingido por essa colossal onda de calor no Cone-sul. Máxima de 40 graus sendo indicada para Montevidéu no dado bruto do Euro, ficando perto do hellcorde absoluto. Vai ser o principal destaque dessa semana e vou poder acompanhar tudo de camarote, sem sofrer nada, visto que não há chances desse bafo respingar para o Sudeste. O verão seguirá dentro dos conformes pra cá.
  24. Máxima sub-20 no INMET: 19,3C Na minha estação: 21,8C a máxima (TERCEIRA MENOR para Janeiro desde a abertura da estação).
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.