Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Battisti

Members
  • Posts

    8
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by Battisti

  1. Em 22/08/2020 em 10:20, Moretão disse:

     

    Sim, eu sei. Acho que até +- 920m. Com isso acredito que tenha caído neve neste ponto pois é muito próximo.

    Com certeza caiu. Vi uns videos com "propriedade" de fotógrafo de quem tava lá em cima, por isso não envio, ao longo da manhã de sexta continuava nevando bem fraquinho, mas bem sequinho. Região especial lá em cima que divide os três municípios.

    • Like 4
  2. 18 horas atrás, Moretão disse:

     

     

    Se nevou na Serra Smith, nevou em Campo Alegre porque esta é divisa entre os dois municípios. Alta chance em Jaraguá do Sul porque a divisa fica próxima....

     

    Pela foto do @Tomás WRuas, é certo que nevou também em Bom Retiro, Santa Rosa de Lima, Rio Fortuna, Alfredo Wagner municípios que possuem pontos altos no Campos do Padres e Serra do Corvo Branco.

     

    Morro da Igreja pertence a Orleans, se nevou lá também nevou em Orleans. De modo parecido, Lauro Müller, Siderópolis, Treviso, Timbém do Sul, Praia Grande, Jacinto Machado.

     

    Monte Barão divisa Botuverá e Brusque.

     

    São municípios que não entrarão na listagem oficial, mas que ao menos grande parte, certamente tiveram alguns flocos de madrugada pois possuem áreas de altitude. E é possivel até em outros.

     

    Com certeza. Perfeito.

     

    Só uma correção:

    O Monte Barão de Charlach, Monte Baron ou Monte Barão, fica na divisa entre Nova Trento e Botuverá.

    O "complexo" do Monte Barão perfaz uma linha aproximadamente oeste-leste dividindo os  dois municípos que são compridos nesta mesma direção (FIGURA ABAIXO).

    Divide o interior da Grande Florianópolis com o interior do Vale do Itajai-Mirim.

    O município de Brusque chega bem próximo, uns 200 metros mais baixo, mas ainda assim acredito que com altitude suficiente para possivelmente ter ocorrido queda de neve.

    Infelizmente o topo não foi utilizado para perfazer a tríplice divisa.

    Teria sido legal.

     

    Como curiosidade, na virada do século XIX para o século XX, os neotrentinos acenderam fogueiras nas quatro montanhas mais altas do município, e colocaram cruzes nas mesmas.

    Com isso, as picadas, trilhas, para os locais, foram sendo abertas e as montanhas mais conhecidas.

     

    area_monte_baron_topographic-map.thumb.png.ba276663922f6f76c55f9885324b64ff.png

    • Like 11
    • Thanks 2
  3. 7 horas atrás, Carlos Campos disse:

    Perfeito... Gostei do teu parecer.

    O q vc disse levanta uma kestão muito intrigante.

    É o q eu venho pensando já faz algum tempo e não deveria comentar para evitar polêmicas desnecessárias: Há erro nos dados das principais estações que representam regiões específicas.

    Na minha opinião, erros propositais.

    Veja q as principais cidades dos países de terceiro mundo estão registrando temperaturas muito mais elevadas nos últimos anos do que nas estações secundárias...

    Se formos comparar com estações particulares, aí as diferenças ficam maiores ainda.

    Tal fato não causa estranheza?

    E o atraso em divulgarem dados de temperatura nas grandes ondas de frio também não soa estranho? Não parece q os institutos após registrarem os valores reais não tem permissão para fornecer os mesmos ao público antes de uma aprovação ou uma "correção" de algum instituto "superior" aos mesmos?

    Parece loucura mas como eu disse outro dia: "não duvido mais de nada"!

    O mundo está sendo manipulado, a mídia está sendo manipulada (e está nos manipulando) e são poucos os q conseguem enxergar (pelo menos) parte do q está acontecendo.

    Fico por aki...

    Abraço

    Carlos Campos perfeita observação. Isso está acontecendo entre os próprios profissionais brasileiros.

    • Thanks 1
  4. 16 minutos atrás, João Ignacio disse:

    Metsul publicou hoje no correio do povo as áreas com grande possibilidade de neve, em que estão as áreas mais a leste da região serrana (mais próximas ao litoral). Entre as cidades tidas como tendo "grande chance" de precipitação invernal, eles colocaram Rolante e Riozinho. Esta última cidade está encravada entre litoral, serra e Vale do Paranhana. A metsul também vê chances de ocorrência de chuva congelada em Porto Alegre. Pela descrição feita, quanto mais perto do litoral gaúcho, maior a chance de precipitação invernal. 

    Sim, faz sentido. Onde há maior possibilidade de precipitação. Em relação às áreas costeiras, me refiro a poucos quilômetros do mar, onde a maritimidade pode impedir um perfil térmico necessário. Porto Alegre, por exemplo, estaria loge disso, está com perfil para precipitação invernal.

    • Like 1
  5. Vai estar tão frio que praticamente qualquer localidade do RS, SC, boa parte do Paraná e serras mais altas na divisa dos três grandes estados do Sudeste poderão ter precipitação invernal, no quesito temperatura. Com exceção das áreas costeiras. Só resta a precipitação. Necessidade de altitudes elevadas não será problema, ainda mais se ocorrer no período da noite e manhã. Perfil térmico necessário pra todos. Até porque quando começa a neve,  se ela se mantém por um tempo maior que alguns minutos, a camada vai se esfriando caso a neve comece a derreter , de modo que  ela começa a chegar em altitudes cada vez mais baixas, o chamado efeito secundário. MP esta promovendo igualdade de condições térmicas pra todos.

    • Like 4
  6. 1 hora atrás, klinsmannrdesouza disse:

    Em 2004 os meteorologistas foram basedos na ignorância e altivez, isso sim, daí depois do ocorrido teve de ter uma reunião com climatologistas norte-americanos no ano seguinte para classificar o ciclone como furacão, e olha que já havia conhecimento e tecnologia o bastante para se informarem e alertar a população litorânea do Sul do Brasil. Felizmente agora a internet está mais acessível e as pessoas buscam outras fontes de informações melhores do que apenas a TV, e os novos meteorologistas são mas humildes.

    Quem fez um trabalho correto e salvou muitas vidas na época foi o Ciram da Epagri em SC. Diziam pras pessoas ficarem no banheiro pois as demais paredes poderiam cair.  Este foi um trabalho de prevenção, dentro das nossas limitações, louvável. Mas quem não teve a oportunidade de ouvi-los e ficou nas informações dos centros nacionais, infelizmente sofreu mais com desinformação.

    • Like 3
  7. 39 minutos atrás, PabloMartins disse:

    Não é olho kkkkkkkk

    é apenas o centro exposto da circulação o que significa que está fraco k


    Mas o princípio termodinâmico de formação de olho deve ser o mesmo que está ocorrendo neste centro exposto. Ar circulando mais rápido na parede do olho com ascendência e consequente subsidência no interior devido ao ar "retirado" pela ascendência que deve agora ser reposto. Já seria um olho em formação, não?

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.