Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Battisti

Members
  • Posts

    8
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by Battisti

  1. Com certeza caiu. Vi uns videos com "propriedade" de fotógrafo de quem tava lá em cima, por isso não envio, ao longo da manhã de sexta continuava nevando bem fraquinho, mas bem sequinho. Região especial lá em cima que divide os três municípios.
  2. Com certeza. Perfeito. Só uma correção: O Monte Barão de Charlach, Monte Baron ou Monte Barão, fica na divisa entre Nova Trento e Botuverá. O "complexo" do Monte Barão perfaz uma linha aproximadamente oeste-leste dividindo os dois municípos que são compridos nesta mesma direção (FIGURA ABAIXO). Divide o interior da Grande Florianópolis com o interior do Vale do Itajai-Mirim. O município de Brusque chega bem próximo, uns 200 metros mais baixo, mas ainda assim acredito que com altitude suficiente para possivelmente ter ocorrido queda de neve. Infelizmente o topo não foi utilizado para perfazer a tríplice divisa. Teria sido legal. Como curiosidade, na virada do século XIX para o século XX, os neotrentinos acenderam fogueiras nas quatro montanhas mais altas do município, e colocaram cruzes nas mesmas. Com isso, as picadas, trilhas, para os locais, foram sendo abertas e as montanhas mais conhecidas.
  3. Carlos Campos perfeita observação. Isso está acontecendo entre os próprios profissionais brasileiros.
  4. Sim, faz sentido. Onde há maior possibilidade de precipitação. Em relação às áreas costeiras, me refiro a poucos quilômetros do mar, onde a maritimidade pode impedir um perfil térmico necessário. Porto Alegre, por exemplo, estaria loge disso, está com perfil para precipitação invernal.
  5. Vai estar tão frio que praticamente qualquer localidade do RS, SC, boa parte do Paraná e serras mais altas na divisa dos três grandes estados do Sudeste poderão ter precipitação invernal, no quesito temperatura. Com exceção das áreas costeiras. Só resta a precipitação. Necessidade de altitudes elevadas não será problema, ainda mais se ocorrer no período da noite e manhã. Perfil térmico necessário pra todos. Até porque quando começa a neve, se ela se mantém por um tempo maior que alguns minutos, a camada vai se esfriando caso a neve comece a derreter , de modo que ela começa a chegar em altitudes cada vez mais baixas, o chamado efeito secundário. MP esta promovendo igualdade de condições térmicas pra todos.
  6. Fora a parte da necesidade de tratar esse evento com seriedade que merece, principalmente pra quem se encontra em situação mais vulnerável, eu havia twittado mais cedo #2digitosSC eu acredito... hehehe
  7. Quem fez um trabalho correto e salvou muitas vidas na época foi o Ciram da Epagri em SC. Diziam pras pessoas ficarem no banheiro pois as demais paredes poderiam cair. Este foi um trabalho de prevenção, dentro das nossas limitações, louvável. Mas quem não teve a oportunidade de ouvi-los e ficou nas informações dos centros nacionais, infelizmente sofreu mais com desinformação.
  8. Mas o princípio termodinâmico de formação de olho deve ser o mesmo que está ocorrendo neste centro exposto. Ar circulando mais rápido na parede do olho com ascendência e consequente subsidência no interior devido ao ar "retirado" pela ascendência que deve agora ser reposto. Já seria um olho em formação, não?
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.