Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Daniel85

Advisors
  • Posts

    9857
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    95

Everything posted by Daniel85

  1. Assim como outras pessoas aqui no fórum, eu também estou fora disso. O calor nem chega a incomodar tanto. O problema é o ar que está muito seco e isso tem sido um desconforto ao menos para mim. Tem sido dias e dias com os ventos soprando do continente e nada de vir uma brisa marítima a partir do final da tarde para nos trazer um alívio. O RS já sofreu demais com a chuva. Se continuar o bloqueio por aqui, a chuva continuará por lá piorando ainda mais a situação. Já estamos tendo muitos problemas por conta da dengue. Dessa forma, assim, como o ítem acima, isso já é um motivo para que esse padrão mude urgentemente. Penso que seja melhor que venha antes uma MP meia boca do que "gelar" de uma só vez. Essa mudança brusca (semanas seguidas de máxima sob-30 para uma tarde gelada de uma só vez) vai afetar bastante o nosso organismo. Então, uma transição é o caminho mais prudente.
  2. Penso que outra coisa mais importante é desse El Ninho e dos efeitos dele irem embora de vez (ou seja, o trem pare e mude essa direção, confortável o tópico de ENSO). Assim, teremos um maior sossego. ------ E continuamos com o calor e com a secura por aqui.
  3. 1-)Ia mesmo dizer que isso seria o equivalente a um fevereiro de 2014. E também, proporcionalmente, já superaria julho de 2022. 2-)Depois dos recordes pulverizados, é hora desse bloqueio ser pulverizado de vez kk --- Imagem do satélite desta manhã de terça feira mostra essa grande massa seca ocupando boa parte do Brasil.
  4. Sei que esses mapas do INPE são bastante questionados por aqui, mas mesmo assim estou postando para mostrar o estrago que esse padrão vem fazendo nesse começo de maio.
  5. Manhã começando com bastante sol e temperaturas agradáveis em São Paulo (iniciando mais um dia de bastante calor).
  6. Sinceramente, penso que seja melhor mesmo que não tenhamos uma forte MP logo após a quebra ou o enfraquecimento do bloqueio. Imagine o choque que será para nós de sairmos dessas temperaturas de verão para temperaturas bem baixas. O ideal seria mesmo de voltarmos a ter máximas civilizadas para que depois gele por aqui.
  7. Eu vejo esse evento como o pico de toda a bizarrice que vem ocorrendo desde agosto do ano passado. Apesar de novembro do ano passado termos tido aquela onda de calor, esse atual evento ainda sim consegue superar aquele. Pensei que as coisas pudessem melhorar a partir de março. Porém, dois meses depois, ainda temos de aguentar esse calor. Aliás, o verão astronômico perto de tudo isso ainda assim não conseguiu ser tão anormal. É bastante frustrante ver que, mesmo faltando uns 3 ou 4 dias para a chegada de qualquer frente fria, os modelos já começam a enxergar um novo evento de calor intenso no médio e longo prazo. Tem sido dessa forma desde a primavera do ano passado. A situação está tão tensa que nem estamos mais tendo aqueles maravilhosos sonhos nos finais de grade dos modelos. Os sonhos deram lugar aos pesadelos (ou seja, mais calor). Já que o verão está demorando bastante para se despedir, ele também poderia demorar bastante para retornar (bem no final da primavera astronômica, igual foi em 2022) ------ Imagem do satélite deste final de tarde de domingo.
  8. Não há dúvidas que o período seco no Brasil central está bem estabelecido.
  9. Infelizmente, o alívio noturno se limitou apenas ontem. Hoje já voltamos com aquelas noites quentes em pleno mês de maio. Apesar da previsão não estar animadora para os próximos dias, parece que teremos alguns refrescos.
  10. Assustador! ----- Mas, após esse triste registro, São Paulo finalmente contou com a entrada dos ventos marítimos à partir do final da tarde. Assim, a noite está sendo bem mais agradável em relação aos dias anteriores. Nas estações do CGE, temos 20/21 graus. No mesmo horários dos dias anteriores, fazia 26/27 graus em áreas urbanizadas da cidade. A URA está na casa dos 80%. Temos um céu limpo.
  11. Incrivelmente, a noite começa com temperaturas altíssimas em áreas urbanizadas da cidade de São Paulo nesse primeiro dia de maio. O aeroporto de Congonhas, na atualização das 19 horas, registra incríveis 28 graus com URA em apenas 35%. Um padrão completamente setembrino (inclusive, temos um céu azul acinzentado igual se observa no começo da primavera). A situação estaria bem melhor se tivéssemos a entrada da brisa marítima à partir do final da tarde para trazer um pouco de alívio durante a noite. Mas nem com isso podemos contar (durante o bloqueio de abril de 2016, ainda contávamos com essa brisa marítima). As mínimas (em áreas urbanizadas) têm ficado nos 22 graus, algo que não chega a ser tão comum nem mesmo em fevereiro. Situação bastante complicada! Pensamos as coisas iriam melhorar à partir da entrada do mês de março. Mas, 2 meses depois, nada desse padrão ceder!
  12. Se a noite de sábado foi quente na capital paulista (inclusive, seguido por uma mínima de 22 graus no aeroporto de Congonhas), essa noite de domingo está sendo com um pouco mais de alívio devido à entrada da infiltração marítima. Esses ventos que sopram do mar chegam a trazer nebulosidade baixa para a cidade. Na maioria das estações do CGE, estamos com 22/23 graus e URA na casa dos 80/90%.
  13. Primeiras horas da noite de domingo com queda nas temperaturas em São Paulo. Temos a presença de céu limpo, ao menos em áreas mais ao norte da cidade.
  14. Vários paradigmas sendo quebrados desde agosto de ano passado. Não está nem difícil! Na verdade, está praticamente impossível! -------------------------------- Noite começando com queda nas temperaturas em São Paulo. As máximas encostaram nos 26 graus. -------------------------- Os ventos sopram do mar e, por conta disso, alguns estratus começam a aparecer.
  15. Manhã de sol e friozinho em São Paulo. Agora, temos algumas nuvens médias surgindo e aumentando.
  16. Após a chuva da madrugada e do final da noite anterior, temos uma manhã com sol fraco em São Paulo. A expectativa é de que hoje ainda faça calor. A queda nas temperaturas deverá ocorrer amanhã.
  17. Quarta feira com bastante calor em São Paulo. Pelos radares do IPMET, temos pancadas isoladas em áreas do estado de SP.
  18. Imagem dos radar IPMET desse final de noite de segunda feira. ---------------------- Já aqui na capital paulista temos predomínio de nuvens médias e altas. Tivemos um pouco de chuva entre a segunda metade da tarde e o começo da noite. Faz 23 graus com URA na casa dos 80% em grande parte da cidade.
  19. Após um início de manhã com céu fechado e um pouco de chuva fraca, agora o sol aparece fraco por aqui.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.