Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Rafael MG

Members
  • Content count

    442
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    1

Everything posted by Rafael MG

  1. Mais um dia com "friozinho" em BH, completando uma ótima sequência de 10 dias com temperaturas máximas entre 21 e 24 graus. Hoje tive mínima de 13,9⁰ C aqui (e 15,0⁰ C na convencional do Inmet, na área central de BH) e a máxima não passou de 23,1⁰ C (e 23,4⁰ C no Inmet). Até meio-dia tivemos sol e parecia que ia esquentar e chegar a uns 25/26 graus, mas logo o tempo nublou bastante e a tarde ficou encoberta, com apenas 21,2⁰ C no momento.
  2. Que linda é Maringá (já vi fotos da catedral e de outras áreas da cidade, mas essa é a melhor que já vi(!! Não conheço o Norte do Paraná, mas sei que é uma região muito próspera. Aqui em BH, tive 13,4⁰ C de mínima e tenho 20 graus agora. A máxima deve ir a 23 graus. Semana deliciosa!
  3. Essa quinta foi mais um dia friozinho nesse ótimo padrão que esse início de agosto vem apresentando. Tive mínima de 12,9⁰ C e máxima de 22,0⁰ C em casa (mesmo à tarde e com sol, dá pra usar agasalho o dia todo) . A convencional do Inmet registrou temperaturas parecidas, com cerca de 0,5 grau acima na mínima e máxima. Creio que, por conta dos ventos marítimos impulsionados pela ASAS, as temperaturas estejam um pouco mais homogêneas na cidade, pois até em áreas geralmente um pouco mais quentes da cidade a temperatura tem ficado na casa dos 22 graus, pelo termômetro do carro.
  4. BH teve ótimas mínimas de 12,5⁰ C na minha casa, 9,6⁰ C na parte alta (Cercadinho) e 11,9⁰ C na zona norte (Pampulha). Tempo ensolarado com algumas nuvens, e ainda temos 17 graus na capital mineira. A máxima deve ir a 23 graus (na minha casa, situada no bairro abaixo dessa encosta na foto, deve ficar em 21 graus apenas, como ontem). Florestal, a 60 km daqui, teve apenas 5,9⁰ C (no meu sítio, não longe dali, tive 7,6⁰ C na segunda-feira, e provavelmente hoje e ontem algo parecido). Bom dia a todos!
  5. Agosto chegou "AO GOSTO" aqui em BH, mostrando o quanto o mês de julho foi um desperdício climático. Tivemos hoje 12,5⁰ C de mínima aqui em casa hoje, e 13,8⁰ C ontem (Julho todo teve mínima de 13,3⁰ C aos 48' do segundo tempo, em 31/07 - antes, não tinha sequer baixado de 14 graus, em um mês marcado pela monotonia e mínimas na casa dos 15/16 graus). As estações do Cercadinho (parte alta de BH, visível no plano de fundo da foto) e Pampulha (parte baixa) cravaram em 10,0⁰ C (ainda não tenho o dado da área central, convencional do Inmet, mas geralmente registra um valor parecido com o da minha casa, que é muito boa nas máximas amenas, mas geralmente normal nas mínimas). Agora temos 14,5⁰ C e céu parcialmente nublado; a máxima aqui em casa deve ir a amenos 22 graus.
  6. BH começou bem nesse mês de agosto, com tempo nublado e mínima de 15,1⁰ C e máxima de 21,5⁰ C. Nenhuma sensação de calor ao longo do dia. Agora temos 18,7⁰ C.
  7. BH teve um dia bem agradável e com a menor temperatura do mês aqui em casa: 13,3⁰ C. A máxima chegou a 23,5⁰ C e agora temos 20,1⁰ C, com céu parcialmente nublado e brisa fria. Tivemos as seguintes variações em outros pontos da cidade: Área central (INMET): 15,5⁰ / 24,1⁰ Pampulha: 13,9⁰ / 25,4⁰ Cercadinho (parte alta de BH): 12,8⁰ / 23,5⁰ Foi um julho fraco, mas pelo menos vai dar pra fechar o mês numa sexta, curtindo um friozinho com um vinho tinto e um fondue com a patroa e os filhos.
  8. Como disse o xará Rafael, BH tem uma manhã chuvosa (temos chuva fina mas consistente no momento), com 17,9⁰ C agora. A mínima foi de 17,4⁰ C aqui. Dia de contraste em relação ao belo domingo de sol, em que registrei um lindo pôr do sol na tentativa de ver o cometa Neowise.
  9. Tarde nublada e agradável nesse monótono julho em BH, com 22,3⁰ C no momento (a mínima aqui foi de 15,9⁰ graus, com máxima de 23 7⁰ C). Como prêmio de consolação, dá pra dizer que, se faltou frio, pelo menos tivemos poucos dias quentes. O tempo ameno está prevalecendo.
  10. EXCELENTE RESUMO! Completo apenas dizendo que, no meu bairro (São Bento), variamos entre 15,9⁰ C e 23,1⁰ C (Ou seja, ontem BH teve "friozinho"; hoje, só um tempo fresco). Mas o fim de tarde foi bonito, com os prédios da parte mais alta da cidade tingidos de rosa, por conta do pôr do sol no lado oposto
  11. Bom dia! BH hoje teve mínima de 15,9⁰ C aqui em.casa, por conta do tempo mais nublado à noite. Agora temos sol com algumas nuvens e amenos 18,6⁰ C. A máxima deve ir a 23 graus hoje. Dia agradável e típico dessa época.
  12. Bela foto!! Vc mora perto do Zoológico e do Restaurante Xapuri? Pela foto parece. De fato, esses dias com infiltração são muito bons. Com o vento dá pra ficar agasalhado o dia todo aqui onde moro.
  13. Detalhe é que essa máxima de 24,7⁰ C foi na Pampulha, que representa a Zona Norte de BH. Na convencional do INMET (posição central e que melhor representa a cidade) a máxima foi de 22,7⁰ C. Em casa ficou só em 21,0⁰ C.
  14. BH com mais um dia friozinho. Tive mínima de 14,0⁰ C e máxima de 21,0⁰ C em casa. A convencional do Inmet ficou entre 13,9⁰ C e 22,3⁰ C. Outras variações na cidade e região, descontados os décimos: BH (parte alta): 21⁰/11⁰ BH (Pampulha - parte baixa): 24⁰/12⁰ Florestal (60 km de BH): 24⁰/07⁰. Mais um belo fim de tarde aqui hoje.
  15. Amigo, su analisis fue perfecto!! Se uno observa bien a lo largo de los años, algo muy similar se pasa en Rio Grande do Sul, donde Porto Alegre (30⁰ S) es tipicamente subtropical (muy similar a Houston, en EEUU), mientras Pelotas (casi a 32⁰ S), Rio Grande (32⁰ S) y Chuí (33⁰ S) ya tienen una dinamica de frío muy más constante, que ya esta más próxima de un clima templado marítimo (quizás Pelotas estea en una zona de transicion y de Rio Grande al sur ya sea templado como en el este uruguayo. En Argentina pasa lo mismo, ya que en Buenos Aires el frío suele ser más constante, aunque sin ser extremado, pero no es comun que las temperaturas en junio/julio subán para allá de los 22⁰ C. Un poco al norte, entre Gualeguaychú y Paso de Los Libres, ya son muy más comúnes los días cálidos mismo en el invierno.
  16. Muito bem lembrado. Lembro de uns setembros bem amenos no início da última década, com diversos dias com temperaturas entre 10/13 de mínima e máximas na casa dos 23 graus. Julho de 2014 teve essa ZCAS de inverno com dois dias bem frios e chuvosos, com máximas de apenas 17 graus na estação central do INMET. Partes altas de BH, perto de Nova Lima, e da Grande BH tiveram máxima sub-15⁰ C nesses dias. E tudo isso após um mês de junho e uma primeira quinzena de julho bem monótonos. Hoje tive mínima de 14,0⁰ C aqui, com 17,1⁰ C no momento, sol e brisa fria. A máxima deve ir a 22⁰ C.
  17. Ótimo resumo do colega Leo P sobre o dia de hoje aqui em BH. Em casa, no São Bento, fui de 14,5⁰ C a 21,9⁰ C. Friozinho gostoso, que só deu as caras nesse mês de julho quando esquentou no RS.
  18. Pra esfriar em MG, nada como começar a esquentar no RS hehe. Hoje em BH tive boa mínima de 14,5⁰ C aqui em casa (tudo é relativo, pois nesse julho tem sido difícil descer dos 15 C), com apenas 20,7⁰ C no momento e céu nublado.
  19. Depois do dia quente de ontem, BH teve um dia mais ameno com a mudança de circulação atmosférica que trouxe ventos do leste com mais umidade pra cá, como frisou o colega Leo P, embora o tempo tenha continuado ensolarado. Em casa, após uma mínima alta de 17,9⁰ C, a máxima ficou em amenos 24,0⁰ C, Seguem abaixo as variações em BH e região: BH (São Bento - casa): 24,0⁰ / 17,9⁰ BH (área central - Inmet): 24,7⁰ / 18,4⁰ BH (parte alta - Cercadinho): 23,6⁰ / 15,5⁰ BH (parte baixa - Pampulha): 25,7⁰ / 17,5⁰ Florestal (60 km a oeste de BH): 27,6⁰ / 13,1⁰ Ouro Branco (100 km a sudeste de BH - direção RJ): 23,1⁰ / 15,9⁰. Ontem a umidade do ar chegou a 30% à tarde, e hoje já esteve em cerca de 50%, 55%, por conta dos ventos mais úmidos do leste. Agora tenho 19,1⁰ C aqui, com tempo parcialmente nublado. Na foto abaixo, vê-se o belo fim de tarde aqui em casa, com o vento leste fazendo a bandeira do Brasil se destacar.
  20. Un frío así invita a un buen asado de entrecot con un de los muy buenos vinos Tannat uruguayos! Y un alfajorcito como postre 😊
  21. Isso me faz lembrar da temperatura mais baixa que peguei na vida, de -11⁰ C em El Tatio, no Deserto do Atacama, Chile (cerca de.4.200 metros de altitude). Nesse mesmo dia, a máxima deve ter ficado próximo a uns 15 graus. Já peguei frio parecido em Iowa/EUA (-8⁰ C) em janeiro de 2019, mas aí foi outra coisa, pois foi com dia cinzento e máxima de -2⁰ C no horário "mais quente" do dia 😆 (Em julho de 2000, São Joaquim.teve algo muito parecido, com máxima de -2⁰ C e mínima de -7⁰ C na absurda onda de frio daquele ano).
  22. Eu moro justamente nesse bairro, numa dessas casas (circulei em azul a área, onde a seta vermelha aponta). O verde e a topografia do bairro, bem abaixo da encosta, geram máximas bem mais amenas que o resto da cidade em dias assim. Apesar de morar numa metrópole, o local que moro lembra um sítio, pois há muito verde e poucos prédios na região, diferentemente da maior parte da cidade (Tive máxima de comportados 26,0⁰ C, enquanto a convencional do Inmet, a 4 km, mas já na ilha de calor, foi a 28⁰ C). Quando vier a BH, tá convidado para um "cafézin" com pão de queijo aqui na varanda. No momento, tenho 20,4⁰ C e céu parcialmente nublado.
  23. Com o passar dos anos (acompanho meteorologia desde o início dos anos 90), fica cada vez mais evidente o quanto o frio em Minas Gerais é anticorrelacionado ao do RS, Uruguai e Argentina. Nesse momento BH tem 25,4⁰ C aqui em casa (em um dos pontos mais amenos da cidade), com ar seco e quente (bem continental), num dia mais parecido com os do final de agosto ou do mês de setembro (pontos mais quentes da cidade já reportam 28 graus no momento). Tive mínima alta de 16,6⁰ C hoje e a manhã teve névoa seca nos arredores de BH, com céu poluído, diferente do que temos sob ar polar ou com infiltração de ventos do leste (marítimos). Vejam, abaixo, fotos tiradas hoje cedo, que ilustram o que eu disse acima.
  24. Aqui em BH, no momento, tenho 24,3⁰ C em casa, no bairro São Bento (970 mts.), com 25⁰ C na parte mais alta da cidade, no Cercadinho, (1200 mts.) e 28⁰ C na Pampulha (800 mts.). Até o momento, as máximas e mínimas foram as seguintes no dia de hoje: Casa - 24,9⁰ / 13,7⁰ (menor temperatura desse monótono julho); Cercadinho - 25,2⁰ / 15,3⁰ Pampulha - 28,1⁰ / 12,2⁰ Nota-se que hoje houve uma tendência de escoamento de ar frio para áreas mais baixas, que tiveram mínimas menores, sendo que a amplitude térmica está bem acentuada com o tempo seco. Abaixo, foto tirada agora aqui de casa.
  25. Bellas fotos de Montevideo y los datos que vos nos enviás sobre el clima en el Uruguay son muy interesantes y precisos. Todas las veces que veo esas fotos de Montevideo me acuerdo de las 2 veces que estuve en la agradable capital uruguaya, en julio de 2005 y septiembre de 2006. Experimenté un tiempo muy similar al de eses dias en julio/2005, con un dia en especial en que la mínima fue de 4º C y la máxima de solo 8º C, con un viento terrible en la Rambla de Pocitos que hacía la sensación térmica mucho más baja. En septiembre/2006 fue algo más calido, pues era fin de invierno y hubo días con máximas alrededor de 18º C, pero aún frío. Gracías por compartir todo eso con nosotros, hermano celeste! Acá, en Belo Horizonte/Minas Gerais, tuvimos un día un poco cálido para esa epoca en esas latitudes (19º Sur), con 14,1º C de mínima y 25,1º C en mi casa (970 metros de altitud), mientras en la región mas central de la ciudad tuvimos mínima de 14,9º C y máxima de 27,3º C (900 metros).
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.