Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Moretão

Members
  • Content count

    4850
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    2

Moretão last won the day on May 5 2019

Moretão had the most liked content!

Community Reputation

6685 Excellent

2 Followers

About Moretão

  • Birthday 01/01/1870

Location

  • Location
    Vale do Itajaí, SC

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. 17°C é frio para o corpo humano em qualquer lugar do planeta. Mas acho que há alguns detalhes. Acredito os 17 graus da Rússia tendem a trazer mais sensação de frio que no RJ. Se fez 17°C em uma estação de São Petersburgo é provável que dentro de ambientes não tenha nem tenha chegado a 14°C. E a mínima nos ambientes também é baixa porque as mínimas externas são bem baixas. Dá para supor uma variação de 9°C/14°C nos ambientes. Não bastasse isso, é provável que em São Petersburgo neste momento já esteja esfriando novamente. No Rio, com máxima de 17°C os ambientes ficam bem mais agradáveis, já que mal deve baixar de 14°C. Internamente nem sei chega a 15°C. Se for levar em conta um período de 30 horas no RJ, talvez a temperatura tenha estado acima de 20°C. Os 17°C no RJ são os mesmo de lá. Mas acho que o "combo" de dias frios da Rússia deixa deve deixar a sensação mais baixa lá. Mas é suspeita minha.
  2. Noite quente para Abril na serra catarinense. Rio do Rastro ainda tem 19,2°C, pouco mais de um grau abaixo do que tenho aqui. Sul do estado também com valores bem altos para uma noite de Abril.
  3. Essa é pergunta meio delicada. Acho que toda cidade tem variações na insolação, estar mais ou menos perto de uma serra/montanha faz diferença. Joinville é um exemplo. Então se basear por uma só estação já pode ser um pouco duvidoso. Além disso, várias normais do INMET tem falhas nos dados, o que pode alterar os períodos mais ou menos nublados. Não bastasse isso, ainda temos enormes áreas descobertas no norte do país. Mas do que temos, eu lembro que Paranaguá tem um insolação baixa.
  4. https://angelinawittmann.blogspot.com/2017/08/estacao-ferroviaria-da-efsc-cidade-de.html -- Como o Felipe já disse, o dia foi tolerável no Nordeste catarinense. Em parte do Oeste, e no Sul catarinense as máximas foram quase de verão.
  5. Mínimas Sul 2021: 1,9°C - Vargem Bonita 1,98°C - Urupema/Epagri 2°C - Bom Jardim da Serra/Terra do Gelo 2,2°C - Água Doce/Fazenda Gottardi, Bom Jardim da Serra/Vista Alegre e Urubici/Vacas Gordas/PWS 2,8°C - Fraiburgo/Liberata/PWS e São Joaquim/Invernadinha e Pericó 2,9°C - São Joaquim/Postinho 3°C - Lebon Régis/Sítio Santian e São Joaquim/Jardim Bandeira 3,18°C - Urubici/Vacas Gordas/Epagri 3,2°C - Urupema/Sítio Família de Lima 3,3°C - Água Doce/Villaggio, Painel/Fazenda Velha e São Joaquim/Caminhos da Neve 3,4°C - General Carneiro e São Joaquim/Cruzeiro/PWS 3,52°C - Bom Jardim da Serra/XV Dias MP não trouxe nenhum extremo muito relevante, mas trouxe três madrugadas frias em Santa Catarina. Esta última noite o frio enfraquece, mas o teve tempo esteve mais limpo e com menos vento que ontem, em alguns pontos. Pelo GFS, a previsão para o Vale do Itajaí é boa, com a maioria dos dias abaixo da média.
  6. Mínimas Sul 2021: 1,9°C - Vargem Bonita 2°C - Bom Jardim da Serra/Terra do Gelo 2,2°C - Água Doce/Fazenda Gottardi e Bom Jardim da Serra/Vista Alegre 2,54°C - Urupema/Epagri 2,7°C - São Joaquim/Pericó 2,8°C - Fraiburgo/Liberata/PWS 3°C - Lebon Régis/Sítio Santian e São Joaquim/Jardim Bandeira 3,3°C - Água Doce/Villaggio, Painel/Fazenda Velha e Urubici/Vacas Gordas/PWS 3,4°C - General Carneiro 3,5°C - Urupema/Sítio Família de Lima 3,6°C - Urubici/Vacas Gordas/Epagri 3,66°C - Bom Jardim da Serra/XV Dias 3,7°C - São Joaquim/Postinho
  7. Fim de verão em SC. E o melhor verão dos últimos anos, com certa folga. A partir de agora, dias mornos, agradáveis e pouco menos, quentes. Após mínimas altas, as máximas ficaram entre 26/27 graus. Em alguns pontos do Vale do Itajaí chegaram aos 30/31°C. Chuva com 24°C no momento.
  8. Previsão do GFS piorou bastante. Quase sem alívio até o final do mês. O Outono só começaria dia 1° de Abril.
  9. Ah tá, quanto a estação sim kkk. Quanto ao campo de Palmas não seria a designação para a região próxima do município de Palmas que envolvem área de 1200 metros? Lembro que o geólogo Geraldo Barfknecht (que conhece bem a região) quando comentava nas ondas de frio, no site da Climaterra, anos atrás, jamais citou Vargem Bonita como sendo campo de Palmas. Não tem nada a ver com Pinus, mas com topografia.
  10. Não conheço a região pessoalmente. Mas não me parece ser a mesma região do Campo de Palmas. Campo de Palmas parece ser delimitado em Palmas, General Carneiro, Água Doce, Passos Maia e Macieira. Daria para esticar pedaços de Caçador, Calmon e Matos Costa. Área mais altas e mais planas. Vargem Bonita é uma região mais baixa e mais ondulada. Em tempo: Por essa foto, a estação não parece estar no fundão. A estação tem registrado 3°C a menos que o Villaggio nas mínimas absolutas. Com isso em algumas ocasiões vai brigar com Bom Jardim da Serra/Urupema pelas mínimas. Um pecado a estação não estar instalada em Julho de 2019!
  11. Realmente Março parece que vai ser o patinho feio do verão. Mas não dá para reclamar. Janeiro e Fevereiro foram bastante "lucrativos". E já tivemos dias "do final de Março" no começo do mês. Mesmo com a esquentada, não parece que vai ser uma anomalia muito alta. Porque a FF deve dar uma segurada. E ainda pode entrar outra no final do mês.
  12. Noite com frio para o verão no sul do país.
  13. Tempo monótono no Vale. GFS 12 Z deu a entrada do Outono para 17/18! Este ano tudo indica que o Outono começa na data, sem estardalhaço!
  14. Fevereiro terminou sem grandes extremos, porém com temperaturas frequentemente abaixo da média em Santa Catarina. Maior destaque nas médias mínimas, que em algumas estações pode ser comparada a média mínima de meses de inverno de muitas cidades do Sul.
  15. Por aqui idem, sempre muito pior que Curitiba é claro. O sol quente já está bem chato a esta altura e já estou com saudades do Janeiro nebuloso. Uma semana com esse "solão" abrasivo é pior de uns 30 dias de nublado!
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.