Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Jordan Valle

Members
  • Content count

    295
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

148 Excellent

About Jordan Valle

  • Birthday 10/21/1984

Location

  • Location
    Rio Branco, AC

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Essa madrugada teve recorde de menor temperatura do ano em Rio Branco-AC. No aeroporto a mínima chegou aos 13,9°C. Em Porto Velho-RO fez 17,8°C também sendo a menor marca do ano na cidade. Hoje algum resto da nebulosidade da frente fria está sobre a região centro-norte do Amazonas, e por isso aquela região terá máximas mais amenas, incluindo a região de Manaus. O Inmet até divulgou alerta sobre a friagem aqui pro sudoeste da Amazônia. Ontem o domingo foi frio em todo Acre, a máxima não passando dos 21 graus em Rio Branco. Hoje as máximas já voltam a subir um pouco mais pois a nebulosidade que tivemos no fds acabou, dando lugar para um lindo dia de céu azul.
  2. No norte do país desde sábado o tempo mudou com a chegada da frente fria e MP. Rio Branco ainda fez calor durante a manhã de ontem, porém por volta das 10:30 o tempo começou a virar com o avanço de nuvens bem carregadas, trazendo chuvas e queda na temperatura. Às 10hs fazia cerca de 30°C. Às 11hs já tinha caído para uns 22°C. Durante a tarde e noite de sábado foi só esfriando até que atingimos a mínima de 15,0°C, com tempo nublado e alguma garoa. Nesse domingo estamos tendo um tempo nublado mas com um sol fosco, que brilha bem fraco, sem esquentar. A máxima não superou a marca dos 21°C. Em Cruzeiro do sul, no extremo oeste do Estado, onde geralmente esfria menos que na capital, hoje está um dia gelado, e conseguiu ser o lugar mais frio do norte durante o dia. Ao meio-dia fazia apenas 16°C com garoa por lá. E a frente fria segue subindo pelo Amazonas, já próxima de atingir Manaus.
  3. Te entendo Renan. Mas o que eu percebo do INMET é que se aparece na linha das 00:00 UTC, mesmo que seja relativo à máxima da hora anterior (23hs) ele considera como do dia seguinte mesmo. Eu não consigo entender como fica o caso de cidades com fuso mais ocidental, como nos EUA.... a máxima fica muito contorcida... Aqui por ex, se a máxima for às 18hs, e no dia seguinte não passar da marca desse horário, vale a máxima registrada às 18 horas dia anterior.... 😏 Hoje por aqui mais um dia sob influência de um ar mais frio, e da frente fria, que deixou o céu nublado sem sol a maior parte do tempo. Máxima 26 mínima 20 graus. Ontem o acumulado de chuva no Inmet ficou em 26mm.
  4. A frente fria chegou ao leste do Acre nesta manhã de quinta, trazendo queda na temperatura máxima e um dia ameno e chuvoso. A chuva começou por volta das 07:30 da manhã, com alguns breves intervalos, depois das 11 horas tornou a cair de forma contínua e segue até o momento. Ontem à tarde nesse horário (15hs local) fazia 32°C. Hoje faz apenas 22°C. Uma queda de 10°C para o horário. A máxima ficou na casa dos 26°C hoje, contra 33°C de ontem, ou seja, 7°C a menos que ontem e de vez enquando dá algumas rajadinhas de vento sul. Em alguns pontos do AC os acumulados chegam perto dos 100mm nas últimas 24 horas, como o caso de Assis Brasil, tríplice fronteira entre Peru e Bolívia, onde faz apenas 21°C agora às 15hs local. Em Rio Branco o acumulado vai subindo lentamente, acima dos 20mm já. Muito bom ter um dia chuvoso no mês de maio. Nesse mês, só tivemos chuva em dois dias aqui, e curiosamente, sempre às quintas-feiras, coincidindo com a chegada de ffs, como nessa semana, e na semana passada também.
  5. Muito legal esses microclimas dentro de JF, apesar de não ser uma grande metrópole, consegue ter essas diferenças em curtas distâncias. Apesar de tudo, acho que iria preferir morar num local mais alto, tipo ali no aeroporto... Ter uma bela vista das montanhas da região e ter máximas sempre mais baixas. Saudades dessa terra maravilhosa.
  6. Exatamente, fico revoltado com descaso do Inmet. A estação de Porto Velho ( a única da capital de Rondônia) está fora do ar a quase 1 ano. São dados perdidos que comprometem a análise climática da região. Mandei e-mail para o Inmet reclamando, mas sei que para fazerem o reparo tá difícil..
  7. Frente fria chegou ontem por volta das 20hs local em Rio Branco, lentamente as nuvens foram aumentando, começou a ventania com garoa, depois por volta das 23hs a chuva engrossou e caiu durante toda a madrugada, acumulando 56mm na convencional do Inmet, até as 07hs da manhã. A máxima de hoje será invertida também, se considerar a máxima 00UTC ela já ocorreu ontem às 19hs local, quando ainda fazia 26°C no Inmet. Agora pouco a temperatura no aeroporto chegou a casa dos 18 graus. Temos uma manhã encoberta e com alguma garoa de vez enquando. A friagem está estabelecida na região. Em Rondônia, a temperatura caiu inclusive na capital, que deve ter um dia ameno hoje. Vilhena a temperatura chegou a 15,2°C no Inmet. No Acre, as estações automáticas de Epitaciolândia e Rio Branco estão fora do ar a algum tempo...
  8. Nessa tua escala, creio que Rio Branco está no mesmo nível entre Cuiabá e Vitória, quanto às vezes dinâmica..
  9. Perfeito report. Durante todo o fds o predomínio foi de tempo seco e ensolarado, totalmente sem nuvens por aqui. Em Rio Branco, com o INMET fora do ar, a mínima foi registrada pela estação do aeroporto, que registrou 16,6°C ( a menor do ano). Já nessa segunda está sendo diferente, tivemos a volta das nuvens, o dia está mais nublado, com curtos períodos de sol em Rio Branco, o que traz um abafamento e a elevação das temperaturas mínimas.. Pelo menos espero que volte a chover logo, pois já são 4 dias sem chuva...
  10. Epitaciolândia é a cidade mais fria do Acre e fica a 220 km de Rio Branco. Aqui em Rio Branco hoje tivemos mais um dia ameno devido a influência da frente fria que estacionou por aqui desde ontem. A sensação térmica está um pouco menor que ontem, devido ser o segundo dia consecutivo sem sol e ontem ainda tivemos 69mm de chuva distribuídos ao longo do dia. No momento (17hs local) faz 22°C no aeroporto, com céu encoberto e o vento sul soprando, deixando uma sensaçao de friozinho. Pelo aeroporto não passamos dos 24 °C e 25,0 pelo Inmet. Segundo dia de friagem, pra aliviar o calorão.
  11. Rio Branco e Porto Velho sentiram hoje os efeitos de um ramo da frente fria que subiu até o sul da Amazônia, tendo ambas, uma quarta-feira amena e chuvosa. Em Rio Branco, desde a meia-noite, hora local, a temperatura máxima não passou dos 24°C segundo dados do redemet. A chuvarada começou por volta das 04:30 da madrugada, caiu forte durante toda manhã, deu uma trégua e agora cai uma chuva fina, misturada com garoa, além do vento sul soprando franco. Bem diferente do calorão que predominou ontem. Porto Velho também teve máxima baixa, não passando dos 25°C no aeroporto.
  12. Jordan Valle

    Qual mês em sua cidade tem essa cara?

    RIO BRANCO-AC Mês mais frio: JUNHO E JULHO ( Junho menores médias de máximas e julho menores médias de mínimas) Mês mais quente em sua cidade: SETEMBRO E OUTUBRO ( Setembro maior média de máximas e outubro maior média de mínimas). Mês com mais temporais severos: SETEMBRO Mês mais monótono (com menos gangorras de T, menos eventos extremos etc): janeiro Mês mais dinâmico: MAIO ( Ainda tem alguns poucos eventos de chuvas associadas à instabilidades amazônicas, mas recebe influências de frentes frias e MPs com facilidade. Mês que tem se desviado muito da média climatológica nos últimos anos: JANEIRO ( ou chove muito acima, ou muito abaixo, e a temperatura geralmente tem ficado muito acima). Mês que tem sido mais bem comportado, ou seja, mais próximo da média climatológica: AGOSTO Teus três meses preferidos, e, caso queiram, digam o porquê: MAIO, JUNHO E JULHO (Trimestre com as menores temperaturas médias do ano).
  13. Na região norte tivemos desde a noite do domingo a influência da frente fria acompanhada da MP continental, que trouxe a segunda friagem do ano para o sul da região. No Acre, Rondônia e sul do Amazonas, ontem e hoje tivemos temperaturas amenas. Contudo, por enquanto, essa MP ainda não trouxe recordes de temperatura mínima, pelo menos até hoje. A MP do início de abril ainda conseguiu ser um pouco mais forte nas mínimas. Já essa atual, está sendo muito boa aqui pela porção sul e leste do AC pelo menos no quesito nuvens e temperaturas baixas durante o dia. Ontem a máxima em Epitaciolândia-AC não superou os 20 graus. Em Rio Branco ontem a máxima ficou em 21 graus de acordo com dados do aeroporto. Hoje o dia seguiu com muita garoa em alguns períodos, e a máxima subiu um pouco, atingindo os 23 graus na maioria das cidades do Acre. Para os próximos dias, estou esperando o retorno dos dias ensolarados, porém com grande amplitude térmica, madrugadas mais frias e tardes mais secas e mornas. Mas ainda estou na torcida para que amanhã o tempo ainda fique fechado, pois como é bom passar uns dias sem ver o sol dando as caras.. 😅
  14. No Acre a frente fria chegou nesse domingo à tarde trazendo ventania e chuva com trovoadas, aliviando o forte calor que predominava. Em Rio Branco, pelo Inmet, as rajadas chegaram aos 75km/h e a temperatura caiu 13 graus em 1h com a entrada da FF. No momento temperatura entrando na casa dos sub 20 e algum chuvisco.
  15. Como o esperado, a friagem caminhando para ser a mais forte do ano, até o momento, aqui no Norte do Brasil, pelo Inmet, temos algumas marcas consideráveis agora pela manhã, mesmo ainda com céu encoberto... Rio Branco 12,4ºC Epitaciolândia 12,8ºC Porto Velho 17,9ºC Vilhena 11,9ºC Cuiabá 11,9ºC (com chuviscos) Ontem, na chegada da frente fria, choveu muito em Rio Branco pela manhã, e a temperatura máxima na cidade não passou dos 23 graus, e logo após o meio-dia, a entrada do ar frio começou a derrubar a temperatura. Algumas cidades da Amazônia boliviana tiveram um dia muito gelado e chuvoso ontem, como Santa Ana, no norte do país, que passou o dia inteiro com 12 graus e chuva. Em La paz, caiu neve durante a noite..
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.