Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Caco Pacheco

Members
  • Content count

    517
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

218 Excellent

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Em 2013 houve 2 eventos marcantes: o primeiro "teve mais destaque" no PR, SP e parte de SC (região de Florianópolis e Nordeste). São Paulo teve a menor máxima histórica, com 8,5ºC, Curitiba chegou a nevar em alguns locais, Floripa tece neve nas montanhas (há uma foto histórica no avatar do Caio, parecendo aquele morro famoso do Japão). Essa primeira MP "decepcionou" (proporcionalmente falando), em locais mais propícios à neve, como São Joaquim e serra gaúcha. Já no segundo evento, "quem deu a bola" (fazendo alusão ao hino do Santo F.C), foi a serra gaúcha, destacadamente Caxias e Gramado! Fui muito lindo. Se não me engano foi a maior nevada nessa duas cidades desde 1994. Não me recordo como se saiu a serra catarinense (São Joaquim/Urubici/Urupema). Com certeza houve o fenômeno, mas ao que me lembro foi inferior ao registrado na serra gaúcha no mesmo evento.
  2. E pensar que eventos deste tipo eram corriqueiro até a década de 90 nas serras de SC/RS; era praticamente todo santo ano! O que houve no pós-2000 meus Deus?
  3. Sem dúvida, não discuto isso. 2002, salvo o evento do início de setembro, está na lista dos piores outonos/invernos, a la 2005, 2012 e 2015. Para mim, desde o pós - 2000, estes quatro foram os invernos mais sofríveis e miseráveis, num contexto mais amplo, considerando especialmente consistência e durabilidade. 2002 teve esta particularidade do evento de setembro; os outros sequer tiveram isso (um evento de grande magnitude).
  4. Bem colocado. Sinceramente, ignorava a importância do posicionamento do ciclone para o frio no leste de SC. Valeu!
  5. Bom dia a todos! Amanhecer ensolarado e bastante frio (porém aquém do esperado por mim) aqui na Granja Viana. No momento, 7,4ºC (07:00), com mínima na madrugada de 6,8ºC. Aqui dentro de casa, agradáveis 17ºC e 52% de umidade; pressão em 1018 hPa no momento. Ainda usando gorro e luvas, mesmo aqui dentro. Vou dar uma checada nas previsões para os próximos dias por meio do Foreca e climatempo e tendências que o modelos Global do Inpe indica para longo prazo!
  6. Dia foi totalmente ensolarado em Sampa. Variação na Granja Viana: 8,5ºC/20,9ºC. No momento, céu completamente limpo e gélidos 11,3ºC (22:00). Aqui dentro de casa, confortáveis 18ºC, com 50% de umidade. Novamente estou usando gorro e luvas dentro de casa.
  7. Baita marca! Excepcional registro em termos de máxima baixa! Estou totalmente de acordo contigo na previsão que foi subestimada.
  8. Perfeitamente de acordo, Beto! A nevada de 2002 bota no chinelo, mas no chinelo MESMO, as de 2004, 2006, 2011, 2017 e essa de 2018. Destaco as nevadas ocasionais na Campanha gaúcha de setembro (especialmente a de 2008!), pois não é comum nevar por lá. Também a nevada na Campanha deste ano, embora fraquinha, mas nevou, é fato registrado e relevante, pois é um fenômeno não comum na região (embora repito, há muita subjetividade nas palavras.. o que vem a ser "comum" varia de pessoa para pessoa).
  9. Quanto tempo Tomasini! Bom tê-lo postando de volta!
  10. Mas trata-se da mesma MP para duas localidades próximas.... A questão a observar é como as duas localidades reagem à mesma MP. É o mesmo efeito que falei sobre São Paulo/Curitiba x PoA. Nessas incursões com ciclone, é mais comum São Paulo/Curitiba se darem melhor que PoA por exemplo, destacadamente nas mínimas absolutas, assim como todo o "interior". Talvez exatamente pelo fato do ciclone estar posicionado na costa sul, há uma banda de nebulosidade no leste do RS/SC, e é exatamente este fator decisivo que proporciona a neve. Entretanto, prejudica as mínimas no leste de SC/RS. Já em São Paulo e PR, esta nebulosidade do ciclone não nos atinge, talvez por estarmos mais a Norte, portanto mais afastado do ciclone (não sei se é exatamente isso...).
  11. Sim, agora, envolvendo-me mais com a dinâmica que estou observando, espero uma mínima entre 5ºC/7ºC amanhã para cá, na Granja Viana. Mas sem possibilidade de geada. Sub-5ºC me surpreenderia MUITO! Não tenho a expectativa que bata a mínima absoluta do ano em julho, mas também não cravo que não vai bater a marca. Estou meio que em cima do muro...
  12. Onde fica localizado Areia, no estado da Paraíba caro colega? Desculpe-me pela ignorância geográfica, mas chamou-me a atenção os dados climáticos de agosto pelas temperaturas MUITO agradáveis, sem extremos, um "conforto térmico para o corpo humano". Tipo, dá para se usar jeans, calça leve, camisa/camiseta, bermuda, às vezes (provavelmente altas horas da noite, de madrugada e ao amanhecer, usar uma blusa mais leve). Gostei! Com essas mínimas que pude observar, com certeza não é uma região litorânea. Seria uma localidade do interior da PB com altitude mais elevada? Abraços!
  13. Esse tipo de neve que ocorreu em Gramado é do tipo que apenas "caçadores de neve" ou ficionados por eventos meteorológicos "se dão conta". Pessoas leigas "não as percebem", "não dão conta". Não quero aqui que não seja digno de nota. O fenômeno ocorreu, é fato! Mas sua importância é relativa, subjetiva; esse é o ponto que quero destacar. E isso se dá pela pouca expressividade do evento em si. Vou relatar a conversa que acabo de ter pelo Face com minha primeira namorada (Rosa Maria Andrade, nascida em Lages, mas criada em Gramado), a qual conheci em Gramado em 1994 e a namorei por dois anos (1994 a 1996): Tá rolando uma notícia que tá tendo neve misturada com chuva nesta manhã aí em Gramado por umsite de meteorologia do RS (MetSul). Você chegou a ver o fenômeno ou não? Bjos, Caco Olha vim trabalhar agora acordei umas 8 hs ... Nao vi nada ate agora!
×