Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Caco Pacheco

Members
  • Content count

    1329
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    4

Caco Pacheco last won the day on April 20

Caco Pacheco had the most liked content!

Community Reputation

738 Excellent

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. A palavra "DEVEM", na previsão da Climatempo, em absoluto descarta MP forte ou baleia polar! Trata-se de probabilidade... O que não dá para negar é que o "período frio", por ora, está bem sofrível. Abril, maio e junho fecharão acima da média. Quanto mais a sul, pior a situação. Aqui em São Paulo-Capital, abril e maio foram péssimos. Junho começou bem, mas piorou drasticamente. Tanto o é que passaremos por 17 dias sem sermos atingidos por UM SISTEMA FRONTAL, no core do inverno! E o próximo sistema frontal será FRAQUÍSSIMO....(21/junho, 6ªfeira próxima.) Isso sim é bem dramático. Mas sigo confiante em algo bom neste ano. Não sei o quê. Uma baleia polar, um curto, porém forte período de frio. Realmente não sei. Mas para mim é IMPOSSÍVEL não termos algo significativo (qualitativo), após dois invernos podres. Sentindo abafamento aqui no 13ºC andar num apartamento em Pinheiros, de bermuda , sem camiseta, e com a janela escancarada clamando por refresco...
  2. 17,4ºC em Pinheiros. Porém a temperatura aqui no 13ºC no apartamento deve estar uns 24ºC. Engraçado notar que se sente mais calor com 24ºC sem sol do que 24ºC sob sol.
  3. Acho que a explicação é física mesmo: ar frio fica embaixo e ar quente, em cima. O apto. do Brooklin é no 15º andar. O de Pinheiros, no 13ºC. Na Granja Viana, além de afastada do centro expandido, é casa. E a sensação de calor dentro dos apartamentos é maior no início da noite. Só resfria durante a madrugada. Agora mesmo estou no 13ºC andar em Pinheiros, de janela aberta, sem camiseta e de bermuda. Passando um certo abafamento! Bem interessante mesmo!
  4. Na minha opinião, em realização aos dados de estações circunscritas ao centro expandido da Capital, tem mais a ver com o fator urbanização!
  5. Estou passando um certo calor já há uma semana em São Paulo. Estou dormindo na selva de pedra desde 4ªfeira passada. Este padrão definitivamente é horripilante para São Paulo no inverno: xoxo, estável, seco e dias a fio de sol, sem mudanças na dinâmica atmosférica.... E o centro expandido se ferra, pois as mínimas durante a madrugada são MUITO PONTUAIS. Passei calor no apartamento do Brooklin e, mais ainda aqui em Pinheiros, desde sábado. Muito ruim... Variação em Pinheiros hoje: 14,4ºC e 26,7ºC A média compensada disso, sem sombra de dúvida, é maior do que a média simples.... No aguardo da MP do início de julho, pois a do dia 26 é fichinha...
  6. Sol e muito quentes 27,5 na estação do CGE de Santo Amaro, na zona sul, mais próxima daqui do Brooklin, onde me encontro. Em Santana, na região do Mirante, também quentes 27,2.
  7. MP fraca (para o Sudeste) dia 20. Um "sopro de ar frio" de curta duração ~ 3 dias sob temperaturas mais amenas. E só para junho. Uma MP forte no início do mês e uma MP fraca no dia 20.
  8. Exato. Estamos com a mesma dinâmica do sul desde 4 feira.
  9. Ao que parece, junho terminará sem uma MP "muito forte". Ficará para julho...
  10. Mas isso se aplica a institutos privados também, como a Climtempo. Que eu saiba, há um consenso aqui no BAZ, que a previsão da Climatempo, para a região sul, é ruim. Ou não? Então, esse lance da qualidade de estado ou privada é muito complexa. Para citar um exemplo, as universidade (estatais) que dominam as pesquisas nacionais. Esse papo que "o que é do Estado é ruim "dá pano para manga", e é tendencioso...
  11. O bloqueio começa exatamente logo acima Bs Aires/Montevideo: na Campanha Gaúcha! Aí no Prata, as FF´s estão sendo bloqueadas pelo fortíssimo bloqueio aqui.
  12. Desculpe-me Victor. Mas, nesse caso específico, não tem nada a ver ser estatal ou não. O próprio site da Climatempo anda bem ruinzinho; e é privado. Já me adianto aos Moderadores... Aí vão me puxar a orelha de "off topic" neste tópico; porém o assunto já estava em curso no próprio tópico. Por isso eu sempre digo sobre as palavrinhas mágicas: bom senso, certa flexibilidade e prudência não fazem mal algum. Imparcialmente, Caco.
  13. Estou no Brooklin, zona sul, desde ontem à noite. A estação mais próxima daqui, Santo Amaro, registrou 15,8 a 27,5. Senti calor sob sol escaldante andando na rua.
  14. Aldo, obviamente confio em você! Digo-lhe que estou muitíssimo surpreso que a nova Normal 91-2020 não sofrerá mudanças consideráveis em comparação à Normal 61-90, especialmente no aumento das máximas médias entre outubro e março, e aumento das mínimas médias durante os meses entre abril e agosto. Ademais, só o simples fato de que, até ontem estarmos dentro da média de junho, mostra que "junho", até ontem, esteve bom (para o frio) em São Paulo! No mínimo, aqui em Sampa e no sudeste, o inverno começou bom, se se considerar que os dois últimos invernos foram podres. Agora, que desde ontem já está quente, isso está. E assim continuará até dia 20/junho, o que, sem dúvida alguma fará subir a média de junho. Nem a terra nem ao mar...
  15. Eu também ficaria surpreso após checar agora a previsão do FORECA. A chance é muito baixa...
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.