Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Renan

Advisors
  • Content count

    19015
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    105

Everything posted by Renan

  1. Infelizmente estamos sem o dado das 14h em Passos, pois na atualização das 15h a temperatura caiu. Não dá para saber se quebrou o recorde de todos os tempos !
  2. O calor tem sido intenso essa semana por aqui, mas confesso, esperava um pico de calor maior do que na semana passada. E isso não vai rolar. Cheguei aos 36,4ºC há 1 semana atrás, e hoje com muita luta atingimos os 34,1ºC agora há pouco. Não haverá qualquer chance de recorde de calor, nem para Setembro, muito menos pro geral.
  3. Estou impressionado com a granizada severa em Curitiba e região. Conforme o @Carlos Campos havia postado mais cedo, os modelos indicavam a chance de tempestades, mas nunca dá para saber quando vem algo tão severo assim como foi...grande tristeza em imaginar os moradores de baixas condições de renda perdendo seus telhados, dentre outros bens que lutam muito para conseguirem ter.
  4. Mais uma vez Guarapuava coberta de gelo. Só que dessa vez com granizo, hehehe.
  5. Amigos, estou aqui no INMET JUIZ DE FORA, onde darei uma entrevista a um jornal local daqui a pouco. Mas deixarei aqui pra vocês algumas fotos das estações (Convencional e Automática).
  6. Coragem, irmãos. O alívio já se anuncia (com direito a 6ºC em 850hpa sobre SP):
  7. RECOMEÇA O INFERNO EM JUIZ DE FORA. Minha estação atingiu os 34,1ºC essa tarde. Amanhã vamos aos 36ºC.
  8. É certeza que elas virão, mas...me refiro aos insanos bloqueios atmosféricos de Janeiro e Fevereiro, daqueles anormais. Quase todo verão do pós-2013 tem um assim.
  9. As ondas de frio que consideramos hoje "intensas" não são nada demais para as décadas anteriores, e as ondas de calor que já nem nos incomodam muito eram coisa inimaginável naqueles tempos recentes. Eu sinceramente já estou esperando outro verão tórrido, nem vou nutrir muitas esperanças de algo diferente disso -apesar dos índices oceânicos a nosso favor-.
  10. Que venham ! Por aqui os modelos diminuíram muito a chance de recordes, não acredito mais. A temperatura máxima absoluta de Setembro é 35 graus e não devemos chegar a essa marca não. No máximo igual na Quinta passada (33,5C). Na minha estação também não deve ser registrado calor superior ao de Setembro-15.
  11. Obrigado pela correção da altitude, Nani. Eu aposto em 43ºC nesse evento. A verdade é que Ubá é brincadeira de criança perto do calor que faz em Além Paraíba. É sem dúvidas a cidade mais quente da zona da mata e facilmente está entre as mais quentes do estado, provavelmente perdendo apenas de Aimorés no leste de Minas. Outra cidade bem quente em MG é Capinópolis, no Triângulo.
  12. Nani, eu acho que minha Além Paraíba chega aos 40°C nesta semana. Não sei se já contei, mas uma parte da minha infância e adolescência foi em Além Paraíba. Eu ia quase todo mês, pois a esposa do meu pai é de lá e sempre íamos ver a família dela. Lembro muito bem das inúmeras noites mal dormidas durante o verão, devido ao calor descomunal. Além Paraíba é seguramente uma das cidades mais quentes de Minas Gerais, devido à sua baixíssima altitude de 246m. Ao redor temos serras, que aumentam ainda mais o efeito adiabático. No inverno, porém, as mínimas são boas, dá pra se agasalhar mas noites de Junho e Julho por lá. Aquela cidade merecia muito uma estação do INMET.
  13. Por enquanto Juiz de Fora está escapando lindamente do calor, tenho surpreendentes 22,7ºC neste momento ! Mas acho difícil escaparmos amanhã. Mas vale lembrar que nos últimos 3 dias, os modelos erraram consideravelmente na temperatura máxima pra cá (superestimaram os valores).
  14. Wallace, a estação automática do INMET acusou esses valores de 9C e 9,4C e o INMET-convencional na época publicou erradamente esses valores de 14,5C. Depois, no BDMEP, veio a correção para os atuais 10,2ºC, ficando essa como a mínima oficial daquele evento.
  15. Carlos, esses dados de temperatura mínima realmente estão completamente distorcidos, veja que também aparecem mínimas de 24 graus na lista, algo impensável para nossa cidade. A altitude da suposta estação é de 939m (ou seja, a altitude da convencional do INMET), mas a localização dela aparece no centro da cidade, que fica a 700m. Ou seja, não sei quem publicou isso, mas não acompanha corretamente os dados da cidade. Vou deixar aqui os dados reais, coletados a partir da estação convencional. Veja só:
  16. Me chamou a atenção eu estar ganhando facilmente de Viçosa na média máxima desse mês, onde geralmente é bem "pau a pau" até pela altitude e geografia semelhantes, e também o fato de Barbacena estar com uma média das máximas praticamente 2 graus acima do nosso INMET-automática, malgrado aquela estação ser também em topo e estar 200m mais alta que aqui. Enfim, são as bizarrices desse mês de Setembro. Nada faz sentido nesse momento. Litoral está bem mais agradável do que na maior parte do interior.
  17. Só agora eu fui me dar conta dessas BIZARRAS temperaturas NOTURNAS no Centro-oeste e áreas da região Sul. Muitas cidades com temperaturas bem acima dos 30 graus agora, em plena 22h da noite. Fortíssima advecção quente.
  18. Carlos, tem algo estranho aí. Não deu 05,1ºC em JF em Outubro-2014, na verdade bem distante disso. Os 36,6ºC estão corretos. No dia 05, a mínima que eu tenho registrada aqui é de 08,2ºC na minha estação e 10,2ºC no INMET.
  19. Diante da tragédia climática que estamos vivendo neste mês (MAIS UMA !!!), não duvido dessa previsão.
  20. Pela temperatura reportada agora na automática de Campo Grande, a capital do MS quebrou seu recorde absoluto de calor.
  21. E vamos a mais uma saga desnecessária de calor nesta semana. Setembro-19 disputando de forma ferrenha com Setembro-15 para decidirem qual é o mês mais lixo da história. Inverno curto demais, uma pena que a primavera climática tenha começado não cedo e tão extremada.
  22. Samuel , até anteontem estava em +2,0°C de anomalia no INMET-automática em relação à normal 81-2010. Bem feio.
  23. Baita Dust devil! Olha o caos que ele traz, kkkkkkkk.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.