Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Renan

Moderators
  • Content count

    21454
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    143

Everything posted by Renan

  1. Felizmente, a frente fria chegou e conseguiu trazer chuva pra cá. Começamos o dia com tempo bem encoberto e chuva fraca, com 2mm medidos até aqui. Se continuar assim, vamos ter uma máxima baixa.
  2. Depois de muitos dias, voltou a chegar nos 30 graus na minha estação hoje, e talvez seja um dos últimos registros assim até a próxima primavera. De uma forma geral, está sendo uma pré-frontal bem tranquila, com ar bem seco, então é um calor agradável. O céu está 100% claro, sem nuvem alguma. Amanhã, a frente fria e o ar polar vão trazer uma temperatura máxima bem amena. Segunda frente fria do mês, até que está de certa forma dinâmico o tempo por aqui.
  3. O fraco ar polar já chegou ao RS, mas pelo menos os gaúchos e uruguaios já voltaram a sentir um pouquinho de frio:
  4. Outro dia de grandes amplitudes por aqui, com variação de temperatura e tempo típicos de Setembro, da chamada "primavera seca". Mínima de 13,2°C e máxima de 28,7°C. Agora a temperatura já começou a declinar, e a próxima noite terá mais um pouco de friozinho. Abril com temperaturas abaixo da média em Juiz de Fora.
  5. Eu sabia que não conseguiriam....e essa mínima ridícula de 23,4°C aí, é cerca de 7 graus acima da média para Abril. No lado oposto da moeda, seria como se fizesse 09,5°C. Mas esse valor já ocorreu várias em Abril em POA, certo ? Mínimas sub-10...
  6. Dia absolutamente ensolarado, deu para notar bem forte a secura hoje, que se manifestou através de uma boa amplitude térmica (a maior do ano). Na minha estação, a variação foi de 11,7°C (mínima absoluta) a até 27,1°C. Aliás, essa mínima também foi a menor temperatura que já registrei no primeiro decêndio de um mês de Abril. Fiquei realmente contente e um pouco surpreso com a marca. Outro lugar com uma mínima absurda hoje foi Nova Friburgo, na estação do INMET com 05°C e alguns décimos. Amanhã cedo, acredito que as mínimas serão ainda melhores nas baixadas serranas do Sudeste. Depois, esquenta brevemente antes da próxima frente fria e outro ar polar oceânico. Eu lamento pelo RS, Uruguai, Argentina e todo o oeste do Brasil, pois estamos precisando também de uma boa MP continental para resfriar as coisas por esses cantos.
  7. Mínima espetacular de 11,7°C na minha estação ! Outras mínimas registradas hoje. Foi a madrugada mais fria do ano até agora: - Viçosa: 12,2°C - Bias Fortes: 11,6°C - Barbacena: 12,3°C - INMET JF: 14,1°C
  8. A primavera seca não faz parte do clima do RS, somente aqui no Sudeste. É aquele período em que ocorre geralmente em Setembro, ou final de Agosto, quando ocorrem grandes amplitudes térmicas diárias, amanhecendo com frio digno de inverno mas à tarde passando dos 30 graus....essa é a definição Caqueana da primavera seca (mas essa eu até gostei). Ela antecede o início da estação chuvosa.
  9. Exatamente , me refiro justamente a amanhã, será que vai haver um aquecimento tão forte assim antes da FF ? A pré-frontal já está acontecendo...
  10. Posso queimar a língua, mas acho que não teremos Hellcordes !
  11. Itararé deve ter um clima muito parecido com o de Apiaí, ambas são subtropicais no mesmo estilo de Curitiba. Trafegando pela Régis Bittencourt, subimos a serra do mar logo após passar de Registro e é fácil notar que há uma grande área de altitude boa ainda dentro do estado de SP, cheio de araucárias, bem no estilo sulista mesmo. Pouco após passar da divisa, começamos a ver os maciços mais elevados, que seriam aqueles picos mais altos do estado do Paraná. Essa estrada é simplesmente maravilhosa, muito bonita mesmo. Mas enfim, a meu ver essas mínimas não são surpresa, pois a região é das mais frias de SP. A neve de 1975 deve ter atingido todas as áreas acima dos 700m no sul do estado de SP, não somente em Apiaí.
  12. De fato, e eu diria que o Triângulo mineiro também pode ter, ocasionalmente, máximas baixas no inverno e que trazem a máxima sensação de inverno possível na região. Eu me lembro da tarde sub-15 em Uberaba e Uberlândia em Maio do ano passado, por exemplo. Um gelo para os padrões. De forma geral, no entanto, os dias com essa "sensação de inverno" mais frequentes estão nas serras do sul de Minas e zona da mata, além do campo das vertentes em Barbacena. Juiz de Fora tem um bom histórico de máximas baixas. São inúmeras as máximas sub-13 registradas pela estação do INMET, e até mesmo tardes com temperatura abaixo dos 10C já foram registradas. Para a altitude em que a estação está (940m), acredito que tenha as menores máximas do estado em comparação com as demais estações existentes.
  13. Uma "bolha de ar seco" está ganhando força sobre o Sudeste neste final de semana: - Por este motivo, o modelo CMC está indicando temperaturas mínimas baixas para o amanhecer do Domingo, com os menores valores do ano principalmente nas baixadas e vales, que são os locais com as melhores projeções desse modelo. Vamos torcer para que essas marcas sejam registradas !
  14. Meu caro, o INMET de Ouro Branco reflete a realidade do que vivenciam os moradores de Lafayork ? O que você acha ?
  15. MUITO CALOR NUMA VASTA ÁREA DO RIO GRANDE DO SUL, OESTE DE SC, URUGUAI E ARGENTINA: ENQUANTO ISSO, NO LESTE DO SUDESTE.... O motivo não poderia ser outro: Circulação da ASAS no oceano. Observem como o JBN está fortalecido, e trazendo um bolsão de ar quente intenso do centro do continente até as latitudes médias.
  16. Todo o estado de MG possui uma sensível variação de temperatura ao longo do ano, até mesmo no extremo nordeste, já bem próximo ao litoral da Bahia. No estado inteiro faz algum tipo de frio no inverno, por menor e mais raro que seja em algumas áreas. Tempo bom, com sol entre nuvens, muito agradável (25,4°C). O amanhecer lá na estação do INMET foi bonito. Reparem como é alto o topão em que está a estação:
  17. Muito top o clima da sua cidade, parece que o destaque são as máximas baixas. Fica em borda de serra ?
  18. Cara....se Setembro desse ano for na média, eu já vou dar pulos de alegria, hehehehe. Se Junho e Julho ficarem poucos décimos abaixo da média, já será motivo para fogos de artifício. Atualmente por aqui, a maior sequência de anomalias positivas seguidas para um mês pertence a Setembro. Esse ano, por causa da La niña e da tendência do Atlântico mais comportado no inverno, acredito ter melhores chances para a sequência ser interrompida.
  19. Você tocou num ponto interessante e que eu sinceramente não sei afirmar com certeza. Mas será que a dinâmica atmosférica realmente diminuiu no Sudeste com o decorrer das décadas ? Ok em relação às mudanças na temperatura, mas quanto aos padrões de tempo eu realmente não sei... em 2019 tivemos bastante dinâmica, já 2021 realmente está bem insosso até agora. Mínima de 15,1°C nesta manhã e vamos aos 25 / 26 à tarde. Podemos voltar aos 30 graus no fim de semana, mas com baixa sensação de calor devido à umidade baixa, e depois vem uma nova frente fria. As MPs estão fracas para os padrões gaúchos neste mês, mas no leste do Sudeste elas estão normais.
  20. Setembro é a grande aberração da década, acredito que em todo o país. Infelizmente faltam estudos para indicar quais as principais causas, mas tem grandes chances de ter relações com o AG. Esse mês já vinha sendo ruim aqui em Juiz de Fora desde 2011, mas aí veio 2020 e quebrou todos os paradigmas de bizarrice possíveis....simplesmente não dá pra acreditar o que foi Setembro-2020, ainda mais para latitudes na faixa tropical onde, como sabemos, possuem desvios de anomalia mais suaves. A média na estação automática do INMET foi de 21,3°C ! Isso dá uma anomalia de +3°C na normal 91-2020 e +03,7°C em relação a 81-2010. Essa média de 21,3°C é igual à média normal de Março ou Dezembro. Surreal demais para entender...
  21. Tá liberado o chororô no RS ou ainda é cedo ? hehehe. Acho que não há a necessidade de desesperarem por aí, afinal de contas a saída do verão ainda é bem recente. Mesmo assim, eu sei que dói bastante o maldito calor ainda aparecer com essa força no estado....afinal, essas anomalias de temperatura são muito altas para o padrão de Abril, e posteriormente a essa onda de calor não há perspectiva de um frio na mesma medida, para compensar o estrago. Grandes chances de Abril ser acima da média no RS ! Em MG, grandes chances de ser abaixo !
  22. Paris registrou o recorde de frio para Abril ? Era prevista essa possibilidade.
  23. Bem vindo ! Recentemente, em Janeiro, percorri uma parte do vale do Ribeira para ir até Santa Catarina. Fiquei na cidade de Registro, onde me hospedei por 2 dias. Conheço pouco da região, mas gosto muito só pelo fato de ter tanta mata atlântica preservada. Destaque para o parque do PETAR e suas cavernas e cachoeiras. Depois do dia muito agradável e com sol entre nuvens, o cavado já começa a trazer sua influência pra cá. Tivemos pancadas leves de chuva essa noite, com acumulado de 3,4mm. A temperatura está bem amena, faz 18,4C.
  24. Que isso ! Abril de 2018 foi completamente medonho em Montevidéu. Credo.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.