Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Renan

Moderators
  • Content count

    21178
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    141

Everything posted by Renan

  1. Essa foi uma boa análise, show de bola. Esse é o mal do efeito baixada: a pouca ventilação. Como se não bastasse, a única estação em baixada hoje em JF é a minha, a 720m, uma baixada completamente cercada de vegetação, atrapalhando um pouco mais nessa ventilação. Veja que em Viçosa por exemplo, a estação do INMET também fica em baixada ou quase isso, porém tem mais vento lá, a média das Máximas é um pouco menor que a minha. Por outro lado, no inverno acontece que Juiz de Fora registra mínimas boas em suas baixadas, e recentemente descobri que há baixadas aqui que chegam mesmo a rivalizar com os registros do INMET em São João del Rei. Queria ver mais estações de baixada aí na região de Lafaiete, pois há grande potencial. E em BH, o grande destaque é mesmo o verão suave, pois o inverno infelizmente é prejudicado pelas grandes montanhas ao sul da cidade , que bloqueiam uma boa atuação das MPs. Lafaiete e JF tem muito mais eventos de máximas e mínimas baixas do que BH, apesar de todas serem muito próximas umas das outras. Porém, todas elas são muito beneficiadas pelas MPs marítimas. Os melhores eventos de frio em BH costumam ser com as MPs marítimas.
  2. Anomalia do HN está positiva neste mês, mais uma vez muito em parte devido ao ártico e seu eterno problema com as mudanças climáticas. Já no HS está com anomalia levemente negativa, a Antártida é quem está puxando a média para baixo.
  3. Hoje eu posso dizer que está verdadeiramente agradável por aqui também. Após uma mínima de 18,3°C e uma máxima bem pontual de 29,7°C, o céu está parcialmente nublado e faz 27,7°C. Um calor tolerável, apesar da falta de chuvas. Está me lembrando meados de Março. O vento também está mais constante, ou seja, um dia mais parecido com os que vocês têm registrado em BH há um bom tempo. Cheguei a marcar 33 graus em uma tarde dessa semana, com 100% sol, aí não tem como gostar. Porém, como eu disse, infelizmente as temperaturas devem subir na semana que vem. Aí, nesse caso, tanto BH, quanto Lafaiete, devem se aproximar ou chegar nos 30 graus em alguns dias. A assombração de 2014 vai bater a porta.
  4. Rapaz , não fala uma coisa dessas. Essa ASAS não está trazendo nada de bom ao estado, veja meu mapa há umas páginas atrás mostrando as anomalias positivas de temperatura em MG neste mês atual. Não se contente com pouco, lembre-se dos nossos verdadeiramente bons meses de Janeiro, com vários dias nublados e amenos. Claro que não está ruim como Janeiros recentes (2014, 2015 e 2019) , mas ainda assim tô achando esse bem fraquinho. A propósito, BH vai esquentar na semana que vem. E seguirá sem precipitação.
  5. O @Juzinho já fez esse questionamento ali atrás, mas reforço: por que esse padrão de El Nino, se estamos com La Nina ?
  6. E pensar que fiquei vários dias no vale do Itajaí, entre os dias 2 e 12, e praticamente só peguei sol. Durante este período, chovia bastante aqui em MG. Mas foi só eu voltar pra cá que a situação se inverteu, e agora só chove aí e só faz sol aqui. Quando se sentirem azarados, lembrem-se de mim, portanto.
  7. Desumano. E pensar que no verão passa dos 30 graus com certa facilidade. Só que o pico de calor deles é extremamente curto, para se aproveitar um clima ameno em Yakutsk precisa saber escolher muito bem a data.
  8. Grande Diego. Recentemente eu passei pela rodovia que liga Curitiba ao litoral catarinense, muito bonita por sinal. Vi alguns picos bem altos na região da serra e me perguntei se algum deles é o bradador. Dá para vê-lo da estrada ?
  9. Esse deve estar sendo um dos piores meses de Janeiro já registrados no Canadá. Talvez o @Wallace Rezende saiba de algo:
  10. Sem trégua para as áreas influenciadas pelo bloqueio atmosférico no Sudeste. A previsão das anomalias de temperatura para os próximos 7 dias deixa claro isso: E falando das temperaturas do mês de Janeiro como um todo, vemos que está sendo muito ruim no centro do país. Anomalias muito elevadas sobretudo no Tocantins, leste do MT, norte de Goiás e Triângulo mineiro. Muito tranquilo no Sul e mais fresco que o normal em boa parte da Argentina, Paraguai e Uruguai.
  11. NOJO DESSA PREVISÃO PRA CÁ. ASCO ! Devolvam meu verão normal...
  12. Na zona da mata, as máximas foram as seguintes: Juiz de Fora (INMET): 27,6°C Juiz de Fora (minha Davis): 31,5°C Viçosa: 29,7°C Bias Fortes: 30,3°C Desconsidere alguns décimos de superaquecimento da minha estação, devido a ser local pouco ventilado com a grande quantidade de árvores ao redor. Isso é, em dias específicos isso ocorre, nos dias muito ensolarados e pouco ventosos. Agora a temperatura vai bem rápido, já faz 20,1°C. Amanhã vamos ter outra mínima agradável, que já se tornou comum nesse Janeiro também.
  13. Ao contrário dos conterrâneos mineiros de BH e Lafaiete, eu não estou nada contente com as temperaturas neste Janeiro aqui em Juiz de Fora. Não estou achando um calor agradável, nem moderado, estou achando é desconfortável mesmo esses inúmeros dias na casa dos 30°C / 32°C. A altitude de Lafaiete e BH ajudam nessa hora. Coloquem a 720m como é aqui na minha estação e verão que a coisa já fica mais complicada. Além do quê, estamos ainda escaldados com os horrores de 2014 e 2015, pois Janeiro está com temperaturas acima da média em boa parte do estado. Em resumo: É um Janeiro ruim, mas menos pior que 2014, 2015 e 2019. Mas é muito inferior ao bom Janeiro de 2020.
  14. Pacífico equatorial mantendo-se abaixo da média e o Atlântico Sul esfriando, essas são ótimas notícias. Tem tudo para ser um inverno bem melhor que os últimos.
  15. Olha ali o que acontece com nosso Atlântico Sul. Nosso ponto de maior interesse !
  16. A ASAS castiga muito mais as baixadas do que os topos. E da mesma forma que eu tive uma mínima menor que a sua, a máxima também foi incomparavelmente mais alta. Naqueles eventos de 2014 e 2015, eu tinha todos os dias entre 33C e 35C, às vezes um pouco mais ou um pouco menos. Realmente esse evento agora está mais camarada que aqueles, apesar das temperaturas acima da média por aqui.
  17. É que Curitiba está em "oto patamar". Na realidade cruel da minha cidade: Máxima de 33,1C na minha estação e próximo dos 30C nas estações de topo.
  18. O bloqueio está forte por aqui, o que vejo no céu são apenas algumas Cumulus típicas de tempo bom. Já vi bloqueios mais fortes e extensos do que esse. Porém, incomodam sempre. Uma pena que o leste do Sudeste sempre é a região mais atingida por eles (por outro lado, as ZCAS costumam ser mais intensas do que em outros lugares também).
  19. Por enquanto a La Niña não trouxe efeitos notórios para minha região, vamos aguardar os próximos meses. A nível global, certamente trouxe um merecido arrefecimento ao planeta, após vários anos seguidos de recordes.
  20. Viçosa obteve 13,8°C hoje cedo, e também é o novo recorde de mínima para Janeiro na estação do INMET que funciona desde 2006 !
  21. Enfim um fato relevante para eu postar: Com a mínima de 15,5°C hoje na minha estação, registrei um novo recorde para o mês de Janeiro. O recorde anterior era de 15,9°C em 06-01-2016. Série pequena que começa em 2013.
  22. O rio Ribeira do Iguape deve estar subindo rapidamente. Ele é um rio bem grande lá na cidade de Registro, eu fiquei bem do lado dele na semana passada. Penso que se estivesse lá agora, ficaria com medo. Acredito que Registro tenha histórico de boas enchentes. Muita força ao pessoal lá.
  23. Excelente notícia para Curitiba e RM ! Realmente as represas daí estavam baixas e um temporal desses vai ajudar a melhorar a situação. Na próxima vez que eu passar pela Regis Bittencourt, espero ver as represas cheias.
  24. Lucas, a resposta é sim, existe um tópico para isso. Pode ser acessado aqui: E logo na primeira página do tópico, há links para vários temas ensinados pelo pessoal mais gabaritado. Aproveite !
  25. Graças ao céu limpo durante a noite, tivemos mínimas boas nas estações de baixada da região: - Na minha estação, 16,5C (menor do mês); - Em Bias Fortes, cidade próxima, fez 15,5C; - E em Viçosa, 15,7C.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.