Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Renan

Moderators
  • Content count

    19768
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    114

Everything posted by Renan

  1. Março-2020 no INMET-JF (automática): - Este Março foi o mais fresco desde 1997, quando a média compensada foi de 19,7C; - A mínima absoluta foi a menor desde 2008; - A precipitação ficou um pouco abaixo da média, que é de 210mm; - Esse foi o segundo mês seguido com temperatura consideravelmente abaixo da média (abaixo do desvio padrão).
  2. O modelo Canadense, que é mais preciso na previsão de temperaturas mínimas de baixadas, sob ar seco (como vai ser nesse caso de agora), coloca as seguintes temperaturas no Sul e Sudeste no fim de semana. Acredito que vamos ter geadas isoladas nas baixadas altas do Sul, e se bobear até nas baixadas favoráveis da Mantiqueira.
  3. MODERADORES, FAVOR TRANCAR TÓPICO. Obg 😉
  4. Exatamente, hehehe. Abril chegou, um mês termicamente semelhante a Outubro ou Novembro por aqui, o que significa que o calorão forte já ficou pra trás. Mesmo quando é muito bizarro feito 2016, a sensação de calor simplesmente já não consegue ser igual a Janeiro ou Fevereiro. Porém, esse Abril será bem distinto daquele de 2016. As perspectivas são boas.
  5. E esse espetacular mês de Março para a minha região vai terminando com chuva forte e trovoadas, não poderia ser melhor. Ao contrário do Sul e SP, aqui a chuva em Março esteve praticamente dentro do normal. E a temperatura média, bem abaixo da média. Brevemente os dados.
  6. A 12Z do Europeu veio exatamente com esse mesmo desenho que eu expus sobre o GFS. Modelos estão em concordância.
  7. Sim, pois o anticiclone teria trajetória híbrida (meio continental, meio marítimo), a trajetória mais democrática possível. Mas ainda é melhor aguardar uns dias.
  8. Nani, infelizmente perdemos vários dados desse período, a estação apresentou problemas (entupimento do pluviômetro e superaquecimento), foi para a Agrosystem consertar e demorou a voltar. Ela está online, porém meu computador da empresa formatou e perdi os dados que tinha baixado no Weatherlink para publicar aqui. Só tenho acesso aos dados pelo computador da empresa, e nesse momento estou em home office. Vamos demorar pra voltar a ter os dados certinhos.
  9. É o seguinte, galera. Pelo GFS 12Z, logo após o "resfriadinho polar" do fim de semana, no início da semana que vem já chega um bom reforço. Estamos falando de 1029hpa sobre o centro argentino, chegando ao Brasil da seguinte forma:
  10. Muito grande a diferença de temperatura entre o norte e o sul do país, diga-se de passagem. No Uruguai tem muitas estações particulares ? (PWS, Private Weather Stations), aquelas que ficam no mapa do Wunderground.
  11. É que Abril tem a particularidade, por ser um mês de transição, de em média ter sua segunda quinzena muito mais fria que a primeira quinzena. É normal terminar a primeira quinzena de Abril muito acima da média, e ela se recuperar na segunda. Provavelmente será isso que vai acontecer, caso o CFS esteja certo.
  12. Espero que acertem, pois o RS está precisando de um mês mais frio que a média. Mas principalmente, precisa de alguns meses acima da média na chuva ! Pois bem, deixo aqui a última atualização de Março do modelo CFS em relação às chuvas e temperaturas de Abril. Mais frio que a média no Centro-sul de uma forma geral, porém a chuva não tá legal pro RS:
  13. Nani, Abril é a nossa despedida das chuvas em nossa região. Elas só retornam em meados de Setembro e, às vezes, só na segunda quinzena de Outubro. Realmente é sempre um momento em que sentimos falta da chuva, mas desta vez nós vamos iniciar um período de estiagem com a barriga cheia. Chuvas muito satisfatórias, sem chances de problemas com abastecimento. Amanhã deve ser um dia com bons acumulados, modelos dando entre 30mm a 50mm.
  14. Amei ! Quero esse calorzinho aqui, em plena quarentena, sentindo calor dentro de casa.
  15. No maravilhoso fim da grade do GFS e Europeu, tem uma forte MP marítima a partir do dia 9 e durando muitos dias. Mas não dá para cravar nada ainda.
  16. Na gigantesca MP de 1985, essa estação teria registrado uns 2 graus ou menos, com geada. Na ocasião, já li que a geada atingiu muitas cidades do norte de Minas.
  17. Você quis dizer 24/07/2013, eu presumo. A temperatura máxima diurna naquela ocasião no INMET foi de 09,5°C. Neste evento de 1999, aparentemente, não passou nem de 8 graus. Frio diurno tão forte forte quanto esse , só na mega MP de Julho-1975. Penso que em Barbacena foi muito intenso também, não há dúvidas. Imagina o frio que fez nesse dia em São Thomé? E no parque estadual de Ibitipoca ? Chuto uns 3°C à tarde nesses locais, com muito vento.
  18. Vocês estavam falando há pouco tempo atrás sobre os efeitos da grande MP de Agosto-99 em Minas e outras MP's fortes daquele ano. Pois bem, vou deixar aqui alguns dados registrados em alguns daqueles dias na estação convencional de JF: 15-08-1999: Máxima de 13,1C às 00Z (21h do dia anterior), e durante a tarde a temperatura medida às 15h foi de incríveis 07,8C , e depois parou nos 07,6C. 16-08-1999: Máxima de 15,7C e mínima de 06,5C 17-08-1999: Máxima de 15,1C e mínima de 07,8C 24-09-1999: Máxima de 17,5C e mínima de 07,0C no início da primavera Outubro daquele ano também foi muito especial, com ótimas massas polares entre os dias 3 e 8, 11 a 13 e também de 22 a 27. Mês de inverno, com média compensada de 17 graus!
  19. Eu tive a impressão de que os modelos retiraram de forma abrupta o frio que faria por causa do ajuste do "timing" entre a massa polar e o ciclone extratropical. A questão é que agora o ciclone se forma num momento em que boa parte do anticiclone polar já foi deslocado para alto-mar, inviabilizando uma boa drenagem de ar frio para o país. É por aí ou tô viajando ?
  20. Como deve ser frio seco, com grandes amplitudes previstas, penso que nas baixadas das terras elevadas isso vai dar alguma coisa boa. Vamos ver.
  21. Essa MP vai ser só "uma gripezinha" "um resfriadinho" polar. Realmente foi um ajuste sem dó nem piedade dos modelos. Mas para SC e PR, além do MS, eu continuo acreditando que as menores mínimas do ano até agora serão registradas neste "eventozinho"
  22. Isso mesmo, tem início a temporada das maravilhas do fim da grade. Vamos ver se os modelos devolvem alguma parte do frio pra nós neste próximo evento de ciclone extratropical + ar polar, que começa dia 02/04. Para a região Sul já estão garantidas as menores mínimas do ano até agora.
  23. O aquecimento hoje por aqui foi maior que o esperado. O calor chegou aos 29,3°C , enquanto a mínima ficou em aprazíveis 17,6°C. As áreas de instabilidade que se formaram pelo Sudeste neste Domingo foram extensas e, como bem o @Carlos Campos disse, também chegaram a Juiz de Fora, ainda que a chuva em si não tenha sido nada relevante. Tivemos raios e trovoadas. Acumulação bem pequena de 01,6mm no sítio e 2mm no INMET.
  24. Que nojeira. Já deu, né ? O início de outono sempre é meio irritante, pois queremos num "passe de mágica" o frio voltar só porque começou a nova estação, fica um efeito psicológico de que não pode mais fazer calor e nos irritamos porque, na maioria das vezes, somos contrariados.
  25. Você tem toda a razão em usar cautela. As rodadas dessa madrugada afastaram o ciclone da costa, o que diminuiu não só a intensidade dos ventos, mas também do ar frio. Seguimos monitorando.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.