Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Renan

Moderators
  • Content count

    20472
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    130

Everything posted by Renan

  1. Também darei um tempo (de alguns dias). Apenas uma última coisa para esclarecer aos que acompanham minha estação, eu farei ela voltar amanhã. Se Deus quiser estará online novamente.
  2. Exatamente. Por isso, chega de sofrência e vida de corno. A gente começa a se apaixonar pelos modelos e então somos "traídos" por eles na hora H. Só volto a comentar rodadas de MPs faltando no mínimo 3-4 dias para o evento. Isso é uma promessa.
  3. Mas no caso de uma potencial maritimização dessa suposta massa polar....mesmo nesse cenário, para nos atingir bem, precisa de um cavado em alto-mar para trazer com força a advecção. Vamos acompanhar, mas fiquei com os dois pés atrás agora. Cansei de fim de grade, quero algo REAL.
  4. Mas é que caí na real, hehehe. Tivemos um verão e outono ótimos por aqui, não é surpresa o inverno estar sendo fraco 😉. Não tenho nada a reclamar, pois senti tão pouco calor em pleno Janeiro e Fevereiro....foi muito bom ! Isso já valeu, então eu aceito o inverno fraco. A dinâmica deixou de ser boa para nós a partir de Junho. Creio que sobra alguma MP forte até Setembro, mas o inverno de fato não será bom esse ano.
  5. Para mim vai ser mais do mesmo. Muito ar polar bloqueado na Argentina / Chile / Uruguai / RS e SC. Não subirá nem 1/5 desse ar polar pro Sudeste. Esse inverno é das latitudes altas e médias ! A região tropical ficará acima da média.
  6. Ok, mas a confiabilidade é muito baixa. Sem ilusões dessa vez. Vai ser um "tira frio" , "devolve frio" todos os dias, até +- uns 5 dias antes do suposto evento, quando saberemos de verdade o que vem por aí. Mas não creio em nada muito extraordinário.
  7. Enquanto isso, no mundo fora do fim da grade, a expectativa é de mais calor fora de época por aqui. Situação chata:
  8. Boa noite, parceiro. Sim, está fora do ar desde Quinta-feira, quando meu irmão trocou o roteador e eu ainda não fui lá na casa dele reconfigurar o console ao novo roteador. A estação fica no sítio que é da família toda, mas eu não moro lá (somente meu irmão). Até Segunda estará restabelecido, ou amanhã.
  9. Acho que esse vento atrapalhou. Ou a presença de MM. Em todo caso, o saudoso Marcos sempre dizia que POA era a cidade do "anti-resfriamento" no RS, só perdendo para Mostardas nesse quesito. Bom, por enquanto só sobraram migalhas para o Sudeste de toda essa sequência milagrosa no Sul , mas será que o jogo vai mudar a partir do dia 13 ? Só estou acompanhando as postagens aqui. Olhando muito pouco os modelos por enquanto, pois não quero me frustrar mais do que já me frustrei. Por hora, temperaturas acima da média em MG, isso é o que nós temos de realidade, no aqui e agora.
  10. Essa é a tendência. Vamos seguir acompanhando.
  11. Sobre o ponto 1, sim, teoricamente essa é a verdade mesmo, mas acho que me acostumei tanto às bizarrices vividas nos anos anteriores que estava simplesmente maravilhado com 2020 até há pouco tempo atrás, quando sofri esse balde de água fria com o péssimo inverno-2020 até o momento. Os colegas até brincavam comigo: "Renan, o rei do otimismo".... mas Junho passou e foi minando esse otimismo, e já estou ficando mais cético com nossa realidade daqui pra frente. Sobre o ponto 2, com certeza. Isso sem falar que muitas vezes essas MP's fortes fora de época dão lugar a fortes bloqueios e ondas de calor na sequência delas. Vide Outobro 2014 e Dezembro 2018.
  12. Como sabemos, o leste e o oeste da região Sudeste possuem dinâmicas muitas vezes diferentes, então é comum o que se aplica a um , não se aplica ao outro. Mas, de maneira geral, esses foram os invernos bons no Sudeste no pós-2000: - 2004, 2009, 2010, 2011, 2016; Esses foram os medianos: 2001, 2003, 2007, 2008, 2012, 2013, 2017 e 2019; Esses foram os ruins ou péssimos: 2002, 2005, 2006, 2014, 2015 e 2018 Como se vê, de vinte invernos, apenas cinco foram bons na maior parte da região. Estou considerando apenas o trimestre JJA. - E 2020 já está garantido entre os medianos ou os ruins, pelo visto...
  13. A meu ver, teríamos dias moderadamente quentes e chatos, sem dinâmica e com intermináveis 18ºC / 30ºC em cidades como JF e BH. Não haveria ZCAS ou ZCOU porque não há alta da Bolívia, nem tampouco VCAN no Nordeste. A sensação que estou tendo não é de pré-primavera justamente pela vegetação estar verde ainda. Na verdade, estou me sentindo numa eterna segunda quinzena de Abril desde Junho até agora. O auge do inverno em MG parece que foi mesmo em Maio, porém eu considero altamente provável da MP mais forte do ano acontecer no final de Agosto ou Setembro. JÁ VI ESSE FILME ACONTECER VÁRIAS VEZES EM INVERNOS RUINS.
  14. Muito assustador esse cenário de blitz anti-MP montado sobre o Sudeste, notadamente ao leste da região. Nada de interessante acontece ! Vamos esperar sentados até algo decente se concretizar, enquanto isso vamos apenas assistir de longe o cone-sul congelando e a região Sul com temperaturas abaixo da média. Está com cara de ser um daqueles invernos em que só somos agraciados com algo no finalzinho da estação, já quase na primavera. Não duvido de Julho e Agosto também serem bem fracos por aqui, e em Setembro vir a MP mais forte do ano (como foi em 2002, 2006 e 2012 por exemplo). A grande vantagem de 2020 é que ele está com créditos para gastar, visto que no acumulado Jan-Jul estamos com temperaturas abaixo da média. Foi um verão muito bom e um outono extremamente digno, então caso concretize um inverno fraco ainda teremos a primavera para confirmar se de fato será um bom ano ou não. Mas é uma pena que a compensação pelos meses seguidos abaixo da média tenha vindo justamente na época que nós mais esperamos, não é mesmo ? O core do inverno no Sudeste vai escorrer pelos nossos dedos e não teremos aproveitado. Bom, fazer o quê ? Estamos pagando o preço pelo verão decente, hehehe.
  15. Eu estava achando que era o equivalente a 5000m, hehehe.
  16. Muito obrigado por isso. Resta-nos tentar entender então, QUAL SERÁ O PADRÃO IDEAL PARA O SUDESTE receber de forma impactante as incursões polares. Qual é o padrão da AAO ideal, qual é a configuração crista-cavado que gera uma ondulação do jato ideal para essa advecção polar por aqui. Eu noto que aqueles cavamentos bem "fechados", quase se tornando uma baixa fria, e com o "topo" dele passando sobre SP ou próximo ao litoral do PR, esses transportam bastante ar gelado pra cá quando há interação com uma forte alta entre o Uruguai e o RS, na típica trajetória "em diagonal" das isóbaras. Claro, essa é uma análise a grosso modo. Quais padrões causam isso ? Isso que precisava estudar mais a fundo.
  17. Sim ! A circulação em altitude está sendo nosso grande problema. Quem vê só em superfície pode achar que não faz sentido o frio não estar chegando intenso ao Sudeste, mas quando vamos aos 500mb podemos ver o quão desfavorável está a dinâmica para nós. Justamente a amplitude e formato dos cavados e cristas, o @Vinicius Lucyrio montou esse esquema didático que ajuda a entender o que está acontecendo:
  18. Vem aí a menor máxima do ano nesses locais. Acredito que o Morro da Igreja tenha registrado neve tanto hoje quanto ontem. Infelizmente dessa vez ninguém vai saber. Em todo caso, estou feliz pelo primeiro registro comprovado de 2020 do fenômeno.
  19. Junho desprezível e lamentável: Média compensada no INMET de JF ficou em 18,0°C , desvio bem alto de +01,5°C em relação à 81-2010. Foi o quinto Junho mais quente desde que a estação mudou de lugar em 1973.
  20. Show de bola ! Primeira neve brasileira do ano confirmada.
  21. INFORMAÇÕES DE NEVE NESTE MOMENTO EM PALMAS-PR
  22. Já desisti do inverno em relação a ele ser com temperaturas abaixo da média. Junho cagou bonito e vai ser difícil recuperar isso agora. Em relação a esse ponto, os institutos estavam certos na previsão. Agora, outro ponto é a questão de grandes invasões polares no Sudeste. Desistir de um evento assim é loucura maníaco-depressiva, pois até Setembro tem chances de ocorrer. Permaneço otimista neste ponto.
  23. Aquele Julho de 2002 teve mínima absoluta de 10,3°C por aqui, ou seja, bem fraco. A média compensada ficou em 16,6C (normal). Realmente a bizarrice ficou por conta de Junho e Agosto. Foi um péssimo inverno, mas em Setembro teve aquela MP extremamente forte, histórica mesmo para Setembro. Estou contigo nessa...o mais importante para mim será vivenciar um evento extremo, e não as médias em si.
  24. A chance maior será entre a noite e a madrugada de amanhã. Mesmo assim, não são grandes chances.
  25. Renan

    Ciclone Bomba - 30/06/2020

    Isso. O termo existe sim, porém foi usado pela mídia de uma forma para gerar sensacionalismo.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.