Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Renan

Advisors
  • Content count

    18625
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    85

Everything posted by Renan

  1. No meu único post no BAZ no dia de hoje, deixo para vocês lindas imagens de um dos locais mais belos daqui de Campos do Jordão: O horto florestal ! Provavelmente esse local contém a maior reserva nativa de araucárias aqui no Sudeste. Testemunhei alguns exemplares de realmente grande porte. Dignas das mais belas que vemos na serra catarinense.
  2. Não levei termômetro. Mas estimo que naquela baixada inalcançável fazia algo como -2C ou -3C. Nos termômetros de rua, a temperatura variava de 2C a 0C.
  3. Ao menos o nascer do sol estava muito bonito no pico do Itapeva:
  4. Saindo hoje cedo para procurar geada, não encontrei muitos vestígios devido ao tempo que nublou por volta das 4h da manhã e com um pouco de vento. Havia gelo nos carros e trilhos no centrinho do Capivari. Procurando o local com mais sinais de geada, tentei ir na baixada da estrada para o pico do Itapeva, porém estava impossibilitado de chegar lá. Havia um brejo alagado na estrada, impossibilitando o acesso. Mas deu pra ver de longe a geada, que estava forte.
  5. Para quem conhece bem os microclimas de Campos do Jordão...uma pergunta: - Qual baixada é melhor para ver geadas ? A baixada da estrada para o pico do Itapeva, ou às baixadas em direção ao Horto Florestal ?
  6. Prezados, estou aqui em Campos do Jordão, na minha primeira noite já faz muito frio. Minha pousada fica a elevados 1750m, em topo, e essa era a temperatura às 19h no meu termohigrometro :
  7. Renan

    Normais Climatológicas Longas

    A dupla Janeiro e Fevereiro é bem gelada, porém o verão é excessivamente quente em Julho e Agosto. Não é um clima ruim, porém lá no Japão há cidades com clima bem melhor.
  8. Diria que se trata de uma massa polar de moderada pra forte intensidade.
  9. No SESC Interlagos já está sub-10, com 09,6C neste momento. Belo dia de frio invernal em Sampa, neste ótimo Julho. Por aqui, temperatura em acentuado declínio também, com 12,4C INMET e 14,9C em casa. Em Campos do Jordão já faz apenas 06,4C no INMET, com ventos. Forte advecção.
  10. Pré frontal também em JF, apesar da temperatura bem moderada de apenas 24,9C. A principal característica está no aumento de nuvens e dos ventos, acredito que até a noite o ar frio chega. Remotas chances de chuva.
  11. Possível MP super continental, daquelas que gelam bonito o Norte e deixam MG e RJ sob "eterno pré frontal". Mas nem vou reclamar caso se concretize dessa forma, pois o inverno no oeste tem sido um grande lixo até aqui.
  12. Minha estadia em Campos do Jordão de Quarta a Domingo. Belo frio!
  13. Acho bom aproveitar agora, porque sei lá, não tô levando muita fé em Agosto não, rsrs.
  14. Mês de Julho excelente, e agora é torcer para que termine coroado com um belo pulso a partir do dia 23, será pra fechar com chave de ouro.
  15. Agora vai ficar parecido com JF, rsrsrs. Após 7 dias seguidos com mínimas sub-10, enfim uma mínima acima desse valor, embora bem próximo disso. Fez 10,3°C na minha estação hoje cedo, depois subiu para 28,9°C (a mais alta em mais de 1 mês), e agora parece que começamos a sofrer os efeitos da frente fria. Céu ficando mais encoberto e faz 22,6 graus. Umidade aumentou bastante também. A previsão pro restante da semana não podia ser melhor, mais frio e sem aqueles extremos da semana passada. Em Campos do Jordão, onde estarei a partir de Quarta, tempo ótimo e com frio intenso para geadas.
  16. Já eu, tenho bons motivos para estar animado com essa próxima MP a partir de Terça. Isso porque estarei em Campos do Jordão de Quarta a Domingo, e mesmo não sendo uma MP forte, ainda assim trará um bom frio para eu curtir na Mantiqueira, com grande chance de geada. Vou levar meu termômetro digital para monitorar algumas baixadas da cidade. Vai ser interessante.
  17. Renan

    Normais Climatológicas Longas

    Tá aí ! Clima de excepcional qualidade! E quanto à precipitação de chuva / neve , alguma informação ?
  18. Meu Deus, isso é um DESERTO. Grande amplitude pra cá também, mas não tão gigante assim. Máxima: 27,3°C Mínima: 07,2°C Agora céu claro e 18,2°C. Aguardo mais uma sub-10 amanhã.
  19. JULHO-19 NA MINHA ESTAÇÃO ATÉ O MOMENTO: Por enquanto, vem obtendo com folga o título de "menor média das mínimas"; - Média máx: 23,7ºC - Média mín: 08,6ºC - A média 24h também vem sendo a menor, com apenas 14,5ºC;
  20. Ela que não fique se achando caso a previsão lacrar, porque como sempre, a Climatempo falando algumas coisas meio óbvias em termos estatísticos. Não vejo qualquer análise técnica nessa previsão, mas sim pura estatística. Só que as estatísticas às vezes falham...duas grandes MPs podem sim chegar num único inverno.
  21. Nani, acho que ainda vai perder de Julho-04, mais precisamente a segunda quinzena daquele mês, que teve uma sequência de nada mais e nada menos que 14 dias seguidos com máximas sub-20 na estação convencional do INMET aqui em JF, além de vários dias com mínimas entre 6 e 8 graus lá no topo. Eu media as temperaturas com termômetro simples de mercúrio na varanda de casa, lembro que toda manhã estava fazendo menos de 6 graus e durante a tarde permanecia frio também. Aquele foi um super evento de MP marítima que ficou parada e sendo abastecida por mais ar frio de forma constante, aquele foi o evento de frio mais duradouro desde 1988. Teríamos que ver os dados de Julho 1996, que também teve uma onda polar muito duradoura. Mas o evento que ocorreu agora em 2019, facilmente é o melhor para nossa região desde 2004.
  22. Outra mínima gelada, com 05,4C. Impressionante, nunca tinha visto algo assim, desde Segunda-feira as mínimas têm sido sub-6. Essa é a "massa polar velha" mais incrível que já vi. Que tenhamos mais eventos assim!
  23. Sem dúvidas, totalmente marítima. Inclusive o núcleo do anticiclone está muito, mas muito longe do continente. A trajetória dela me parece semelhante ao evento do início de Junho.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.