Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Felipe F

Advisors
  • Content count

    8012
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    93

Everything posted by Felipe F

  1. TÓPICO PARA MONITORAMENTO E PREVISÃO - AMÉRICA DO NORTE 2019
  2. Krosa fez landfall no Japão com força de tempestade tropical. Até o momento 1 morte confirmada e 40 feridos. Fortes chuvas estão sendo registradas em boa parte do país. Alguns locais tiveram mais de 200 mm em 24 horas. Assim como Lekima, o ciclone causou o chamado vento Föhn em algumas áreas do Japão. Algumas cidades registraram recordes absolutos de calor.
  3. Tópico para Monitoramento de Tufões no Pacífico Oeste - 2019 ============================================================================================================================== Informações Básicas: Período: Ano Todo (Maior atividade entre Maio e Outubro) Cobertura: Entre 100 Graus Leste a 180 Graus Oeste (Limite da Linha Internacional de Data) Órgão Responsável por Monitorar: Agência Meteorologica do Japão - JMA (Toda Bacia); PAGASA (para as Filipinas), além do JTWC para interesses dos EUA. Sufixo para INVEST: "W" Classificação de Fases: Depressão Tropical (Até 64km/h); Tempestade Tropical (64 a 117km/h) [somente para o JMA - Tempestade Tropical Severa (89 a 117km/h)]; Tufão (118 a 240km/h); [somente para o JTWC - Super Tufão (240km/h ou mais)]. ========================================================================================================================== Nessa bacia, há uma lista rotatória de nomes dados pelos países da região mais os EUA, sem definição por anos. Próximos nomes internacionais para o Pacífico Oeste adotados pelo JTWC: Pabuk Wutip Sepat Mun Danas Nari Wipha Francisco Lekima Krosa Bailu Podul Lingling Kajiki Faxai Peipah Tapah Mitag Hagibis Neoguri Bualoi Matmo Halong Nakri Fengshen Kalmaegi Fung-wong Kammuri
  4. Tornado em Luxemburgo foi classificado em F2.
  5. TÓPICO PARA MONITORAMENTO E PREVISÃO EUROPA 2019
  6. Fez muito calor no Chile no dia 13 de Agosto devido ao aquecimento adiabático. Em alguns locais a máxima quase se aproximou do recorde histórico.
  7. Para deixar salvo, hehehe Primeira que vejo indicar temperaturas abaixo da média para América do Sul.
  8. Felipe F

    Tempo Severo EUA/2019

    O tornado ficou boa parte do tempo em áreas rurais. Poucos danos foram reportados.
  9. Felipe F

    Tempo Severo EUA/2019

    Tópico para o acompanhamento anual do tempo severo nos Estados Unidos em 2019. A média anual no período de 1991-2010 e de 1253 tornados. http://www.ncdc.noaa.gov/climate-information/extreme-events/us-tornado-climatology [/align]
  10. Felipe F

    Tempo Severo EUA/2019

    Ainda nenhuma informação da região.
  11. Felipe F

    Tempo Severo EUA/2019

    Rotação segue forte em Assumption, IL.
  12. Felipe F

    Tempo Severo EUA/2019

    Primeiros alertas de tornados emitidos. Pelo menos dois tornados foram reportados até o momento.
  13. Felipe F

    Tempo Severo EUA/2019

    Um surto localizado de tornados poderia ocorrer hoje nos estados de Indiana, Iowa e Illinois. Um risco moderado pode ser necessário.
  14. TÓPICO PARA REGISTROS E RESUMOS CLIMATOLÓGICOS EM 2019
  15. Modelos estão começando a indicar o retorno da chuva para região metropolitana de Floripa no dia 19. EURO e GFS colocam valores na casa dos 30 mm. Agosto até o momento está com médias 13,5 (+0,1) / 22,2 (+0,7) no INMET. Considerando a última rodada do EURO, agosto poderia fechar a primeira quinzena levemente abaixo da média. Agosto até o momento em Floripa/São José - INMET.
  16. Desde Março as chuvas estão abaixo da média no INMET de Floripa. De 1º de Março até hoje choveu cerca de 390 mm, sendo o normal seria quase 650 mm. Além disso, todos os meses tiveram temperaturas acima da média, com Junho fechando quase 3ºC acima. Não tenho dados da quantidade de horas de sol, porém com falta de chuva, possivelmente estamos com mais horas de sol que o normal. Além dos fatores destacados acima, podemos citar ainda como fatores que deixam a região mais suscetível nas secas a vegetação (a vegetação daqui "consome" muito mais água que da região sudeste e ao contrário do cerrado, não tem nenhuma adaptação aos períodos secos) e solo (em Minas predomina os latossolos, que em geral são mais profundos e bem drenados e aqui no litoral de SC predomina os argisolos, onde a retenção de água é mais superficial). Existem outros fatores, como geologia local, nível do lençol freático, etc.
  17. Tufão Lekima fez landfall na China aproximadamente 5 horas atrás. O ciclone começou um ciclo de substituição da parede do olho e rapidamente perdeu força antes do landfall. A pressão mínima registrada foi de 929 mbar e as rajadas mais intensas de 180 km/h. Fortes chuvas também estão sendo registradas, com acumulados superiores a 150 mm em alguns locais. Radar Recordes de calor em Taiwan e China foram registrados devido ao ciclone. Em alguns locais fez 40ºC.
  18. Fortes tempestades foram registradas hoje em áreas da França, Holanda e Luxemburgo. Rajadas de mais de 100 km/h foram registradas na França. Pelo menos 2 tornados foram registrados. O primeiro tornado ocorreu em Amsterdam Um forte tornado afetou Luxemburgo causando danos.
  19. Tópico para Monitoramento de Furacões no Atlântico Norte e Pacífico Leste e Central - 2019 ============================================================================================================================== Informações Básicas: Período: De 15 de Maio de 2019 (Pacífico Leste); 1 de Junho de 2019 (Atlântico) a 30 de Novembro de 2019 Cobertura: Todo Atlântico Norte e Pacífico até 140 graus Oeste de Latitude. Órgão Responsável por Monitorar: National Hurricane Center (NOAA - Miami/EUA) Sufixo para INVEST: "L" no Atlântico e "E" no Pacífico Leste Classificação de Fases: Depressão Tropical (Até 62km/h); Tempestade Tropical (63 a 118km/h); Furacão Cat.1 (119 a 153km/h); Furacão Cat.2 (154 a 177km/h); Grande Furacão Cat.3 (178 a 208km/h); Grande Furacão Cat.4 (209 a 251km/h); Grande Furacão Cat. 5 (Acima de 252km/h). Lista de nomes para a temporada de 2019 no Atlântico: Andrea Barry Chantal Dorian Erin Fernand Gabrielle Humberto Imelda Jerry Karen Lorenzo Melissa Nestor Olga Pablo Rebekah Sebastien Tanya Van Wendy Lista de nomes para a temporada de 2019 no Pacífico Leste: Alvin Barbara Cosme Dalila Erick Flossie Gil Henriette Ivo Juliette Kiko Lorena Mario Narda Octave Priscilla Raymond Sonia Tico Velma Wallis Xina York Zelda ================================================================================================================= Eventualmente alguns sistemas se formam entre as Latitudes 140 e 180 graus a Oeste, fora do limite do Pacifico Leste. Essa área é conhecida como Pacífico Central. Na designação de INVEST aparece com o sufixo "C". Essa bacia é monitorada pelo CPHC (Central Pacífic Hurricane Center) em Honolulu no Havaí. Assim como no Atlântico, sua temporada vai de 1 de Junho a 30 de novembro. Qualquer sistema que se forme nessa bacia, preferencialmente será postado nesse tópico. Lista dos próximos 8 Nomes para o Pacífico Central: Akoni Ema Hone Iona
  20. Devido a falta de chuva, vários pontos da Grande Florianópolis enfrentam problemas no abastecimento de água. Em alguns locais já faz quase 10 dias que nada chega nas torneiras. Rio Vargem do Braço
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.