Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Ernani de Paula

Members
  • Posts

    398
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by Ernani de Paula

  1. Pois eu estou bem otimista, acho que, de junho em diante, teremos o inverno estabelecido, melhor do que 2022 e 2023 e outros anos também. Estou sentindo falta das chuvas, desde 30 de março, que não tivemos mais trovoadas e nem chuva decente.
  2. Andoni, em abril e maio de 1941, teve grandes volumes de chuva nessa região dos gaúchos, afetada pelas inundações. Li matéria da MetSul, sobre grandes enchentes no Taquari, Jacuí e Guaíba, que os acumulados somados de abril e maio de 1941, em Porto Alegre, ficou na faixa 800 mm. Então no final de abril e início de maio de 1941, estávamos sobre um grande bloqueio. Também atuava o El-Niño. Hoje foi o dia mais quente de maio, igualou com a maior máxima de abril(dia 3).
  3. Edson, vi uma notícia hoje, que o rio dos Sinos, atingiu 11 metros em Montenegro. Aqui no Baz, tinha um rapaz, que residia em Montenegro, acho que na enchente de 2015, a água chegou na calçada da casa dele, acredito que hoje a água invadiu a casa dele num nível bem alto.
  4. Tstorm, como consigo acessar esse mapa, com acumulados de chuva da ANA. Desde janeiro de 2019, nunca mais consegui dados estatísticos, mensais de chuva da ANA. Tinha um mapa da ANA, com a localização das estações, escolhia a Bacia, a Sub-bacia e clicava no balãozinho de uma estação, ali eu pesquisava os dados anuais e mensais das estações com dados de chuva ou do nível dos rios. Pelas previsões, amanhã sexta, será o dia mais quente de maio.
  5. Moretão, onde fica essa Piratuba, que choveu 192 mm Nas previsões do Coutinho, ele disse que choveria muito em SC, nas cidades de divisa com RS e na região sul de SC. Mas que em pontos isolados pode chover valores altíssimos, que os modelos não preveem.
  6. O pior maio por aqui, foi no distante ano de 1986, a convencional de Itaperuna, registrou média máxima de 32,1 med. mín. 19,0.
  7. Bruno D, aqui no Noroeste do RJ, divisa com Minas, muito parecido com abril de 2016, pouquíssima chuva. Em termos de temperatura, parece que vai piorar, mas como em abril, é normal temperaturas acima de 30 por aqui, não estou achando nada demais. Por enquanto as noites estão agradáveis, a sensação de calorão que foi até o dia 22 de março, acabou. Não tivemos mais trovoadas e pelo jeito não vai ter trovoes tão cedo, por aqui( a não ser que um cavado se desloque pela zona da mata de minas no mês de maio).
  8. Renan, tem estação PWS nova nos arredores daqui. PWS/ Miraí, dentro da cidade. PWS/ Instituto Biasse/Itaocara, área rural, promete boas mínimas.
  9. No litoral, mais as cidades próximas ao litoral de Santa Catarina, choveu mais do que modelos indicavam.
  10. Moretão, esse acumulado de 304 mm em Palhoça/Passagem do Maciambú, será que a estação está calibrada, tem alguma outra estação bem perto dessa. Aqui em Laje do Muriaé, tivemos sol, no meio da tarde fechou, com previsão de chuva, mas não aconteceu. Não fez calor para o padrão daqui.
  11. Renan, estou curioso, quanto aos volumes de chuva na estação do Parque da Ibitipoca, de outubro a março e também as diferenças no volume em relação a estação sua na baixada do distrito.
  12. Marcos, que termômetro é esse que você, mostra nos vídeos! Aqui o calor está agradável, o que está faltando aqui no Noroeste do RJ nesse abril, é chuva.
  13. Renan, vi uma das previsões do Coutinho para período da La Niña, disse que as geadas vão aparecer no final de maio para interior SP, MS, Sul de Minas e de junho em diante geadas em Minas e outras regiões do Sudeste, mais parte do Centro-oeste sujeitas ao fenômeno.
  14. Rafael, influência do El-Niño, vai melhorar e muito em maio, nas previsões do Ronaldo Coutinho. Ele dizia há meses que a La-Niña ia, voltar no meio do ano, tudo indica que sim.
  15. Marcos, estão copiando dos prédios de Dubai(mas em miniatura) e também da Dubai brasileira( a famosa Balneário Camboriú. Ainda bem que estou livre de prédios altos em minha rua. Fizeram um puxado no 2 andar de uma casa em frente daqui, estragou minhas fotos do Morro da torre de televisão e telefonia, tudo inacabado com tijolo aparente(pior que o dono tem dinheiro, mas é um lambão e pão duro para obras).O puxadinho absorve o calor do sol de todas as direções.
  16. Front, problemas sérios na região Serrana, litoral sul, região metropolitana do RJ e cidade do Rio. A chuva vai intensificar de sexta para sábado e no sábado. Vi na previsão da Estael Sias/MetSul. Modelos Europeu, GFS e ICON,grandes acumulados no RJ.
  17. Wagner97, Aqui na região da bacia do rio Muriaé, bacia do rio Pomba, parte da Zona da Mata e Noroeste do RJ, chances de termos enchentes em dez 24 e jan 25. Ocorreu enchentes em dez 2008, dez 2010 e dez 2011 e jan 2012. dez 2008 maior enchente do rio Pomba jan 2011 maior enchente do rio Muriaé.
  18. Há anos que acompanho o radar do Pico do Couto, a primeiro município da região serrana a formar chuva nessa época, é Nova Friburgo, formam áreas de chuva bem cedo, a partir de 13 h. Depois áreas de chuva formam em Petrópolis e Teresópolis, mas aí, as chuvas caem mais intensas nessas duas.
  19. PWS MG-030 município de Nova Lima, já acumulou mais de 1000 mm nesse 2024. Somente em janeiro choveu 546 mm.
  20. Chuva muito forte e localizada sobre Laje do Muriaé, na noite de terça, de 19h até 21 h 10, medi 86 mm, sendo que o grosso da chuva,caiu entre 20h e 20 h40 com 60 mm, estiou por 15 minutos, aproveitei para medir. A chuva voltou fraca, mas continua pelo resto da noite e parte da madrugada, choveu mais 18 mm, total desse evento, 104,0mm. 104 mm Laje do Muriaé 75 mm Bom Jesus Itabapoana 73 mm Natividade(INEA-RJ) 44 mm Patrocínio do Muriaé-MG 22 mm Itaperuna/aeroporto 16 mm Muriaé/Gávea
  21. Darley, no jornal Hoje, a moça do tempo da Globo, informou que esse janeiro, foi o mais chuvoso desde 1964 em Belém.
  22. Janeiro dando os últimos suspiros para terminar. Amanhã ás 9 horas fecha a soma de chuvas do mês. Grandes acumulados de chuva, em cidades do litoral brasileiro ou bem próximas, desde Santa Catarina até o Rio de Janeiro, estações com acumulados superiores a 500 mm, a 600 mm e no litoral de SP, valores maiores de 700 mm ou acima de 800 mm. No interior de Minas Gerais, passou de 500 mm em Brumadinho, em duas estações uma do Cemaden, outra PWS Casa Branca. Aqui em Laje do Muriaé, apesar das previsões de temporais com ventos e chuva forte, desde o dia 25, não confirmou, choveu bastante e de forma bem localizada no final da tarde do dia 23 a última chuva decente, o resto somente 2 mm, 4 mm.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.