Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Gabriel Cassol

Advisors
  • Content count

    549
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    9

Gabriel Cassol last won the day on February 17

Gabriel Cassol had the most liked content!

Community Reputation

197 Excellent

2 Followers

About Gabriel Cassol

  • Birthday 01/06/1995
  1. Estação da baixada de Pinheiro Machado voltou hoje, e tivemos uma BIG surpresa! O passo dos pires teve mínima de incríveis 3,1ºC no amanhecer de terça-feira! Isso mesmo amigos, tivemos geada em pleno mês de fevereiro na Campanha Gaúcha!!
  2. Algumas estações no sul do Uruguai tiveram mínimas incríveis nesta manhã El Edén, Maldonado: 5,9ºC La Riviera, Rocha: 6,6ºC Rocha (INMET): 7,1ºC Pueblo Eden, Maldonado: 7,2ºC
  3. Que noite excepcional, temos 12,7ºC aqui em Pelotas gelo total..!!
  4. Chelo, chelo, chelo e mais chelo. E o melhor, em pleno FERVEreiro!
  5. ECMWF e GFS colocando 10ºC para Pinheiro Machado, na Serra do Sudeste entre segunda e terça-feira. O interessante é que os modelos estão colocando uma boa estabilidade durante a madrugada e com céu limpo, acredito que possamos ter entre 5 e 6ºC na baixada do Passo dos Pires, se brincar sub 5. Valor sem dúvida formidável para fevereiro na região.
  6. Ensemble do europeu projetando um restante de fevereiro com diversas entradas de frentes frias no RS e anomalias negativas, finalmente depois de 10 anos poderemos ter um fevereiro abaixo da média aqui na região. Incrível! Já por outro lado em março o modelo climático indica a persistência de muitos bloqueios ao longo do mês, provavelmente por conta da presença de uma crista em 250 hPa favorecendo advecção de ar quente para as latitudes mais altas e impedindo o avanço das frentes. Pelo modelo poderíamos ter uma onda de calor na segunda quinzena.
  7. ECMWF 0z (em comparação com a 12z de ontem) intensificou a erupção de ar frio entre os dias 12 e 15 de fevereiro. CMC também concorda. Já o Geraldo Francisco Santos, vulgo GFS, não pega nada comparado a essa projeção do europeu.
  8. Ensemble do europeu projetando duas erupções de ar frio bem interessantes para fevereiro, a primeira no dia 12 e 13 e a segunda no final do mês. A real é que esse fevereiro de 2018 está sendo BEM diferente do fevereiro de 2017.
  9. Baita ajuda Tomás! Esse tutorial vai salvar muitas vidas!
  10. Mínima de 16,9ºC hoje aqui em Pelotas. GFS 12z vindo com 15,9ºC para amanhã, e em PM 12,7ºC. Modelo CMC concordando... Porém tem uma questão importante, o modelo europeu desde a saída da 0z indica grande possibilidade de formação nevoeiro entre a metade/final da madrugada nas áreas da Serra do Sudeste, devido a isso é possível atrapalhar o resfriamento noturno principalmente nas áreas de baixadas, por isso fica complicado prever algum valor de mínima para a região amanhã, é possível ter temperaturas próximas de 10ºC, como também é possível ter apenas 14~15ºC. Vamos acompanhando..
  11. Resumos Climatológicos Mensais - 2018

    Primeiro mês de 2018 e começamos com a sina de 2017 fechando acima da média. Em Pelotas janeiro fechou com 23,7ºC de média (+0,5ºC acima da média histórica) na estação convencional agroclimatológica oficial. Por incrível que pareça, mesmo toda a região sul e campanha fechando janeiro com precipitação abaixo da média, Pelotas foi um ponto fora da curva por ter tido alguns eventos de chuva extrema, como os dois primeiros dias do mês aonde choveu 122,1 mm (equivalente a 102,51% da média). A precipitação total foi de 209,7 mm (76,07% acima da média) pelos dados da convencional. Na estação da zona norte em Pelotas fechou com média de 23,4ºC (+0,2ºC acima da média) e 190,4 mm acumulados (59,86% acima da média). Em Canguçu a média de janeiro ficou em 21,8ºC (+0,5ºC referente a mini-normal 2007-2017). Em Pinheiro Machado a estação do parque charrua (topo) também fechou com 21,8ºC de média. Já a estação do passo dos pires (baixada) fechou com 21,6ºC e 126,2 mm acumulados. O destaque foi a estação do passo, que nesse janeiro teve 19 mínimas sub-15, enquanto que a estação do parque a 8 km instalada na cidade teve apenas 5 mínimas sub-15. A explicação que se pode dar é que devido ao tempo mais seco nesse mês tivemos mais noites de céu limpo, a qual favoreceu a perda de calor por radiação, por isso é possível observar grandes diferenças nas mínimas e máximas das duas estações. Durante a noite em condições de céu limpo e pouco vento, o ar frio por ser mais denso escoa pela encosta para o fundo dos vales e baixadas (figura 1), e durante o dia com ar mais quente e menos denso movendo-se na direção das maiores elevações, favorece um maior aquecimento (figura 2), respectivamente são chamados de ventos catabáticos e anabáticos.
  12. UKMET 0z também indicando algo bem interessante para domingo! Vamos acompanhando...!!
  13. Ensemble do modelo climatológico CFS atualmente projeta um padrão para Fevereiro não muito diferente do cenário projetado para os próximos 7 dias na América do Sul, pouquíssima chuva no Sul, Uruguai, leste da Argentina e parte de São Paulo, por outro lado sobre MG, ES, RJ, BA, GO, TO, MT, PA, até várias áreas do interior do Nordeste podem ter altos acumulados de chuva, impactando na anomalia positiva da média.
  14. Vento conseguiu parar essa madrugada favorecendo o efeito baixada no Passo dos Pires, a mínima por lá foi de 11,6°C. Aqui em Pelotas mínima de 18,1°C.
  15. Saída 12z dos modelos colocam novamente outro amanhecer ameno em parte da campanha do RS. Na Serra Catarinense os modelos estão projetando mínimas em torno de 5ºC, porém se a nebulosidade não atrapalhar ao longo da madrugada é possível valores próximos de 0ºC em áreas de baixadas. Modelo europeu é favorável a praticamente zero de nebulosidade nas áreas altas do planalto sul-catarinense durante a próxima madrugada.
×