Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Condições do tempo no Estado do Rio de Janeiro :


Breno
 Share

Recommended Posts

  • Replies 798
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Depois de 2 anos na província (NF) viajei a Cidade Maravilhosa nessa quinta-feira (4) e voltei hj. Fazia muito tempo que não pegava tanta chuva em plena Capital, fiquei totalmente molhado como se tivesse entrado de roupa e tudo no chuveiro. Cheguei hoje em Nova Friburgo por volta das 16:hrs e em um hora dos 28°C passou para 26°C. Temperatura quando cheguei praticamente devia ser a mesma do Rio, porém durante a noite haja ventilador, diferentemente daqui que despenca a temperatura. Como estava sem acesso a internet, alguém poderia me dizer qual foi o acumulado? Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Um temporal extremamente intenso atinge a zona norte carioca neste início de noite, após dia de forte calor.Aqui no bairro da Abolição o temporal começou às 17:50 acumulando 14mm até 18:05, até então um temporal normal de verão, quando então a chuva ficou EXTREMAMENTE FORTE , acompanhada de convecção muito intenso(praticamente sem intervalos entre uma trovoada e outra) e forte ventania.A rua de ladeira que avisto da minha janela virou uma verdadeira cachoeira em poucos minutos e o play do meu prédio ficou alagado como nunca vi antes.Entre 18:05 e 18:25 tive a impressionante marca de 56MM DE CHUVA, O QUE RESULTA NUMA TAXA DE CHUVA DE 168MM/H, A MAIOR QUE JÁ REGISTREI EM 5 ANOS DE MEDIÇÃO.Ás 18:25 o temporal diminuiu um pouco mas ainda seguiu muito forte, com mais 20mm até 18:40, quando então diminuiu bem e passou apenas à chuva moderada, acumulando mais 5mm e fechando o acumulado em uma hora(17:50-18:50) em 95mm, sendo o maior acumulado em 1 hora que já registrei, superando os 75mm do dia 27 de janeiro de 2006.Nas estações da Geo-Rio, o maior acumulado em 15 minutos foi de 38mm na Ilha do Governador(taxa de chuva de 152mm/h), e em 1 hora temos até 60mm no Cachambi, 58mm em Madureira, 51mm em Piedade, 49mm na Ilha e 37mm em São Cristóvão, todos bairros da zona norte, o que mostra o caráter desse temporal, totalmente concentrado numa parte da cidade, e causando grandes diferenças de chuva entre bairros próximos.Agora apenas chuva moderada embora ainda com forte convecção.

Link to comment
Share on other sites

Temporal

Chove forte no Rio, e Defesa Civil está em estado de vigilância

 

Publicada em 14/03/2010 às 19h28m

Tatiana ContreirasO Globo e CBNG1

 

RIO - Uma forte chuva caiu em várias áreas do Rio no fim da tarde e início da noite deste domingo. No Centro e em bairros da Zona Sul, como Flamengo e Laranjeiras, o temporal chegou acompanhado de raios e trovões. No estádio do Engenhão, no Engenho de Dentro, Zona Norte do Rio, o aguaceiro começou há mais tempo. O bairro ficou sem luz, e os refletores do estádio apagaram. O jogo Botafogo e Olaria teve que ser interrompido por cerca de vinte minutos, no segundo tempo. O show do grupo Guns N` roses, que aconteceria na Praça da Apoteose às 19h, foi cancelado minutos antes , depois que parte do palco cedeu. A organização do espetáculo vai se reunir nesta segunda-feira para decidir se será marcada uma nova apresentação da banda ou se o dinheiro será devolvido aos pagantes. A PM foi acionada para ajudar a organizar a saída do público, que já estava no local desde cedo.

 

O forte temporal e os ventos causaram transtornos em vários pontos da cidade. Ruas do Maracanã e de bairros da Leopoldina, como Ramos, Olaria, Penha e Inhaúma estão sem luz. O Aeroporto Santos Dumont ficou fechado para pouso e decolagem, enquanto o Tom Jobim passou a operar por instrumentos.

 

Segundo a CET-Rio, a Ponte Rio-Niterói chegou a ser fechada nos dois sentidos por cerca de 40 minutos, por causa dos fortes ventos e da baixa visibilidade, causadas pelo temporal. E a Barcas S/A informou que a travessia Rio-Niterói pela baía de Guanabara também foi interrompida pelos mesmos motivos. O tráfego de embarcações entre as duas cidades já foi restabelecido, mas elas passaram a operar com velocidade reduzida e auxílio de instrumentos.

 

Na Tijuca, apesar de a intensidade da chuva ter diminuído, o rio Maracanã transbordou, e os motoristas tentavam fugir dando marcha a ré. Apesar de o gramado do estádio apresentar bolsões de água, o jogo entre Flamengo e Vasco não foi cancelado, mas o público foi muito reduzido. O trânsito ficou parado na região.

 

Vários municípios da Baixada Fluminense também sofreram com a forte chuva. Ruas de bairros de Duque de Caxias e de Nova Iguaçu estão debaixo d`água. O trânsito está confuso na Avenida Brasil.

 

No fim da tarde de domingo, a Defesa Civil informou que a cidade do Rio estava em estado de atenção devido à chuva moderada com pancadas fortes previstas para toda a cidade. O Sistema de Gestão de Risco de Crises (Sigeric) continua mobilizado, e até o momento nenhuma ocorrência grave foi registrada. Em caso de emergência, a população deve ligar para a Defesa Civil no telefone 199, que funciona 24 horas.

 

Frente fria chega nesta segunda

 

Segundo o Instituto Nacional de Metereologia, apesar do forte calor, uma frente fria deve chegar ao Rio na segunda-feira e provocar queda na temperatura. A possibilidade de novas tempestades já mobilizava o Sistema Integrado de Gestão de Emergências (Sigem) desde cedo.

 

A chuva que caiu no Rio na noite de sábado já deixou a Defesa Civil Municipal em estado de vigilância desde a manhã de domingo. Durante a madrugada de sábado, foram registrados 18 chamados, todos sem gravidade. Nesta manhã, equipes da Defesa Civil prestaram dois atendimentos - um deles foi um desabamento, sem vítimas.

 

O site G1 informou a chuva de sábado formou bolsões d'água, deixando o trânsito lento nas avenidas Brasil e Dom Helder Câmara. Em Madureira, no subúrbio, o trânsito apresentou retenções na Avenida Ministro Edgard Romero. Os bairros de Botafogo, Humaitá, Lagoa, Jardim Botânico, Ipanema, Copacabana e Leblon, na Zona Sul; Vila Isabel, Tijuca e Maracanã, na Zona Norte; e o Centro da cidade sofreram com a intensidade da chuva do sábado.

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/03/14/chove-forte-no-rio-defesa-civil-esta-em-estado-de-vigilancia-916063215.asp

Link to comment
Share on other sites

No momento chove muito fraco mas ainda troveja por aqui, refrescou para 25 graus (a mínima chegou a 21,2 na pancada)

Os bairros de Botafogo, Humaitá, Lagoa, Jardim Botânico, Ipanema, Copacabana e Leblon, na Zona Sul; Vila Isabel, Tijuca e Maracanã, na Zona Norte; e o Centro da cidade sofreram com a intensidade da chuva do sábado.

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/03/14/chove-forte-no-rio-defesa-civil-esta-em-estado-de-vigilancia-916063215.asp

Nesta nossa mídia sai uma m@###%%rda atrás da outra, a chuva de ontem foi irrisória aqui na região, uma pancadinha de 5 minutos no máximo que não trouxe "sofrimento" :lol: algum. Pior ainda deve ter sido no centro da cidade, com absurdos 0,2 mm na Saúde durante a pancada da noite de ontem os carros devem ter ficado submersos como na NY de "O Dia Depois do Amanhã" :oops: Já em Jacarepaguá que recebeu mais de 30 mm em pouco tempo na noite de sábado os moradores nem devem ter percebido que choveu, já que o centro se afogou num chuvisco, é muita incompetência...

 

Peguei a chuva vindo da Barra já no Alto da Boa Vista e por lá chuva foi apenas fraca/moderada, ao chegar naTijuca a chuva continuou fraca/moderada e aqui em casa perto do Maracanã só chovia fraco, mas segundo informações houve uma pancada forte e rápida antes de eu chegar, que não durou o suficiente para provocar alagamentos por onde passei, a foto abaixo tirei no final da tarde de hoje, mostra um CB em formação no continente atrás da Restinga da Marambaia para os lados do sudoeste fluminense.

24246263.jpg

Agora uma foto da Prainha já no finalzinho da tarde de hoje, água na medida (calma e friazinha, bem agradável, não gelada como no carnaval), sem vento, enfim foi um ótimo banho de mar antes do anoitecer, entre a manhã e o começo da tarde deste domingo o vento terral soprou com rajadas, o que trouxe a máxima mais elevada do mês para um dia que começou nublado e passou a parcialmente nublado, com pancadas posteriores.

praiak.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Há varios dias que as temperaturas aqui no sul do Estado não mudam muito...

A mínima sempre em torno dos 20C/21C e as máximas beirando os 30C/31C, um saco! Hj o dia está predominantemente nublado, com algumas aberturas de sol e bem ventoso (pelo menos isso...rs.) A mínima de hj foi de 20.0C, a máxima até agora atingiu 29.5C e no momento faz 29.0C.

Só me resta aguardar o Outono chegar... já são quase 7 meses de sofrimento no calor, chega!!! :evil:

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Chuva nas últimas 24 horas no Rio de Janeiro:

 

Dia: 06/04/2010 - Hora: 09h 11min (Geo Rio)

Vidigal 245.2 mm

Urca 153.0 mm

Rocinha 283.2mm

Tijuca 264.0mm

Santa Teresa 222.8mm

Copacabana 201.4mm

Grajaú 223.0mm

Ilha do Governador 196.6mm

Penha 226.2mm

Madureira 160.4mm

Irajá 121.0mm

Bangu 128.2mm

Piedade 176.8mm

Jacarepaguá/Tanque 159.4mm

Saúde 178.4mm

Barra/Itanhangá 196.4mm

Jacarepaguá/Cidade de Deus 158.2mm

Barra/Riocentro 184.2mm

Guaratiba 100.2mm

Gericinó 123.0mm

Santa Cruz 142.0mm

Grande Méier 255.8mm

Anchieta 125.4mm

Grota Funda 216.4mm

Campo Grande 129.8mm

Sepetiba 155.2mm

Sumaré ~ 300mm (segundo informações da Geo Rio)

Av. Brasil/Mendanha 120.0mm

Recreio dos Bandeirantes 178.4mm

Laranjeiras 205.6mm

São Cristóvão 207.4mm

-

Estação Meteorológica UERJ (Nova Friburgo - 05-04-10) - 18.25mm

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia invernal por aqui, invernal para os muito brandos padrões do inverno carioca (mês mais frio em média mas quente que o mês mais quente em Paris), mas invernal, mínima de 17,8 graus aqui na área do Maracanã.

 

Entre os anos de 1973 e 1990 a média de chuva acumulada no mês de abril foi de 137,4 mm na região central da cidade (estação Aterro), mas nos últimos 13 anos abril sempre fechou com chuva abaixo deste valor na estação da Saúde, local com regime pluviométrico semelhante em outra parte do centro, em 2010 esta sequência finalmente se quebrou...

 

Média (73/90): 137,4 mm

 

1997: 28,4 mm

 

1998: 60,6 mm

 

1999: 95,6 mm

 

2000: 24,4 mm

 

2001: 28 mm

 

2002: 3,4 mm

 

2003: 99,8 mm

 

2004: 87,4 mm

 

2005: 122,2 mm

 

2006: 105,4 mm

 

2007: 48,6 mm

 

2008: 108,8 mm

 

2009: 81,2 mm

 

Média (97/09): 68,8 mm

 

Os dados mostram uma grande variabilidade da precpitação no mês de abril, comparando com normais mais antigas o segundo pico de precipitação mensal em abril não ocorreu, indicando uma maior frequência de abris chuvosos entre as décadas de 70 e começo dos anos 90, entre o final dos anos 90 e 2009 abril novamente passou longe de poder ser considerado um mês dos mais chuvosos na cidade.

 

Por fim, em 2010, o total de chuva acumulada até o dia 9 foi de 253,8 mm, num claro contraste com os últimos anos, número que ainda vai aumentar ao menos um pouco.

 

Outro abril chuvoso ocorreu em 1977, quando o total foi de 281,7 mm no centro da cidade, 513,5 mm em Vargem Grande e 597,7 mm no Camorim (vertente sudeste da Pedra Branca), em 1990 chegou a 300 mm no centro e mais de 400 mm na Tijuca, nesta última estação houve um evento com mais de 200 mm/24horas.

 

Por fim um vídeo longo, mais interessante, da madrugada do dia 6, bem melhor que a cobertura "pasteurizada" da TV:

Link to comment
Share on other sites

Hoje descobri alguns dados antigos do centro da cidade do Rio numa biblioteca, apesar da estação ter mudado de local desde os primeiros registros em 1882 (Castelo, Praça XV, Aterro...) os dados parecem ser em geral de boa qualidade e comparáveis pois as médias anuais subiram menos de 1 grau da primeira normal (22,7) até a última (23,5). Talvez seja a série de dados mais antiga do Brasil, infelizmente hoje encerrada pois só temos os registros horaríos diurnos do Santos Dumont e os dados de péssima qualidade da Praça Mauá.

 

Entre 1882 e 1938 (observatório RJ) os recordes foram:

 

Mínima absoluta: 10,2 graus (01/09/1882)

 

Máxima absoluta: 39 graus (não anotei a data)

 

Entre 1931 e 1960 (normal Inmet)

 

Mínima absoluta: 12,2 graus (08/1933)

 

Máxima absoluta: 39,1 graus (01/1949)

 

Entre 1961 e 2009 tem dados do Aterro e do aero, os recordes que encontrei: 12 e 39 graus.

 

Ou seja, em mais de 120 anos houve apenas um muito ligeiro aumento nas médias, e o comportamento dos extremos absolutos foi praticamente igual, isto numa área bastante urbanizada e cercada pela água, onde o clima se mostrou bastante brando e modificado pela água como era de se esperar, em mais de 100 anos (supondo os dados contínuos) não ocorreu sequer uma mínima abaixo de 10 graus e a máxima não tocou nos 40 graus.

 

Na onda de frio de agosto de 1933 algumas estações pelo estado registraram a menor mínima do período 1931/1960:

 

Bangu: 6,4 graus

 

Niterói: 8 graus (a estação ficava num local diferente da auto que fechou, pela máxima absoluta de Niterói que foi de 41,8 graus entre 1931 e 1960, no mesmo nível de Bangu, certamente estava num bairro mais continental), outra curiosidade é que o único mês do ano com registro de um evento de chuva acima de 200 mm em 24 horas na estação de Niterói foi abril... 1924.

 

Praça XV: 12,2 graus

 

Também encontrei dados de extremos absolutos para 3 estações serranas (31/60):

 

1,4 graus abaixo de zero em Teresópolis (jun 1933)

 

2,7 graus em Petrópolis nos anos 40 (há um registro de 0,7 graus em outubro que muito provavelmente é um erro, levando em conta os valores mais elevados dos meses mais frios).

 

0,1 grau em Nova Friburgo(também anos 40, como a mínima absoluta entre 1961 e 1990 foi de 1 grau em Nova Friburgo significa que no local onde se encontrava a estação do Inmet (possivelmente perto do centro de NF) não negativou uma vez sequer (se não houve perda de dados ou erro de medição) entre os anos 40 e hoje.

 

Parece que em 1933 as estações de Friburgo e Petrópolis não estavam abertas, caso contrário talvez contassem com absolutas menores já que a RMRJ e Teresópolis registraram mínimas absolutas naquele ano. Também os dados acima não podem ser utilizados para concluir qual cidade era ou é mais fria, pois a mínima absoluta depende intimamente do grau de urbanização ao redor da estação, do relevo (que é bem acidentado nas serras fluminenses, a estação em alguma das cidades provavelmente ficava numa área que acumula mais ar frio que a da outra) ou se fica mais perto/longe da borda da serra, este último tem impacto brutal sobre as máximas em determinadas situações (a máxima absoluta de Teresópolis foi de 34 graus, a mais baixa entre as 3), a média anual para o período referido (1931/1960) foi de 17,7 graus em Petrópolis e NF e 17,5 graus em Teresópolis.

 

Outra curiosidade, entre 1882 e 1938 ocorreram chuvas diárias (entre 9 e 9 da manhã) acima de 200 mm no centro nos meses de abril, maio!!, junho!!! e dezembro, mas nenhuma em janeiro (quando sequer chegou a 100 mm!!!!*) ou fevereiro (entre 100 mm e 200 mm), a média anual foi de 1048 mm, com a curva das médias mensais mais parecida com parábola do que entre 1961 e 1990 (quando surgiu o "segundo pico" em abril), até 1938 pico entre dezembro e março, redução gradual até estabilizar em jun/set e aumento depois.

 

*Mas o recorde da série unificada é de 243 mm em janeiro de 1966.

 

Também merece menção o fato de que entre 1931 e 196o a média anual de temperatura foi igual a 23,2 graus em Bangu E na Praça XV, Bangu em geral com mínimas mais baixas (principalmente no inverno) e máximas mais altas ao longo do ano compensando na média final, Xerém teve média anual de 21,8.

 

Entre 31/60 e 61/90 a média das máximas no mês mais quente subiu de 29,8 para 30,2 graus no centro e de 32,4 para 33,8 graus em Bangu, a média anual foi de 23,2 para 23,8 graus em Bangu.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Seguem os resumos de março e abril na cidade, e os dados de mínima e observações diarias aqui de casa na zona norte:

 

Março e abril registraram volumes de chuva acima da média na cidade do Rio de Janeiro, uma transição bem molhada esta de 2010, mas também ocorreram belos dias de sol, importantes variações de temperatura (e até uma pequena estiagem em abril): março começou com um dia completamente encoberto que contou com chuva fraca esparsa e ocasional, a temperatura ficou muito baixa para a época neste primeiro dia, tanto que foi registrada a menor temperatura máxima do ano em praticamente toda a cidade ainda no verão (máxima que até agora, dia 2 de maio, ainda não foi ameaçada novamente entre as menores do ano, e certamente não será tão cedo, 22 graus no Galeão e 22,5 graus na VM por exemplo), nos dias seguintes a temperatura se elevou gradualmente, e no dia 6 o tempo já ficou um pouco abafado, mas o destaque do dia 6 ficou para uma banda de nebulosidade associada a uma baixa pressão no mar que, ao encontrar a atmosfera quente e úmida, trouxe a chuva mais forte do ano para vários bairros da cidade no começo da noite do dia 6, no Maracanã por alguns minutos choveu com muito grande intensidade, algo que não se repetiu novamente no ano. O tempo voltou a esquentar gradualmente nos dias seguintes com pico de calor no dia 14 sob atuação de um vento noroeste persistente, neste dia foi registrada a máxima mais elevada do mês na maior parte da cidade (na Vila Militar 37,5 graus, e o dia anteiror (13) contou com a maior média diaria do mês: 29,1 graus para as 24 horas), na tarde deste dia a convecção se ativou sobre cidade trazendo pancadas fortes de chuva para vários bairros no subúrbio, em algumas áreas desta região as rajadas de vento mais intensas se aproximaram de 100km/h durante o evento, no Alto da Boa Vista (por onde eu passava naquele começo de noite) este sistema trouxe apenas chuva fraca, a temperatura voltou a ficar mais amena nos dias seguintes mas depois esquentou novamente, e no final do mês a umidade aumentou amenizando as máximas mais uma vez, nos últimos dias do mês os maiores volumes de chuva se concentraram no litoral da cidade, como em Copacabana.

 

Por fim, março fechou com temperaturas próximas da normal climatológica e precipitação acima da média, a temperatura média na Vila Militar foi de 26,4 graus, com extremos de 37,5 e 22,5 (máximas) e 19,2 e 24,2 (mínimas), não utilizei as médias do centro (que tem normal) pois atualmente náo existem registros confiáveis e constantes de temperatura na região.

 

Já a precipitação total acumulada no mês de março, no centro da cidade, foi de 325,7 mm, possivelmente o mês mais chuvoso em mais de 10 anos no local, e que superou com folga as normais (para a mesma região central) de 1890/1938 (129,6 mm), 1931/1960 (133,1 mm) e 1973/1990 (103,3 mm).

 

Abril começou com chuva fraca e chuviscos ocasionais na madrugada do dia 1, nos dias 2,3 e 4 o sol apareceu entre muitas nuvens e o tempo ficou um pouco abafado (no dia 4 voltou a chover fraco e foi registrada a única trovoada do mês, e fraca, aqui em casa; a atividade convectiva ficou bem abaixo da média em abril este ano, para efeito de comparação em 2009 foram 2 dias e em 2008 3 dias); entre os dias 5 e 6 de abril a chegada de um sistema frontal relativamente intenso para a época do ano trouxe temperaturas praticamente invernais (padrão carioca) por quase 1 semana, entre estes dias também choveu bastante nas baixadas litorâneas do estado, principalmente entre a capital e municípios da Região dos Lagos que tem o mar ao sul, na capital foi registrado o maior volume de chuva em 24 horas do ano, após pancadas que variaram de intensidade entre fracas e fortes por várias horas durante a noite do dia 5 e madrugada do dia 6, apesar de que a intensidade máxima ficou bem aquém da registrada no dia 6 de março nas zonas central, sul e parte da zona norte; entre os dias 6 e 7 choveu fraco, e entre os dias 8 e 12 o sol apareceu entre nuvens, muitas vezes revelando um céu bonito, mas a umidade que chegava do mar ainda foi capaz de induzir pancadas rápidas e muito isoladas de chuva nestes dias, também ocorreu uma importante ressaca no mar, tudo assocido de alguma forma ao sistema frontal citado. Entre os dias 13 e 26 a temperatura ficou mais elevada e o tempo completamente monótono na cidade, sem qualquer acontecimento relevante, apenas choveu muito fraco na passagem de um sistema frontal pelo mar no dia 24; já no dia 27 outra frente com pouca atividade chuvosa atingiu a cidade, mas na noite do dia 28 surpreendentemente a umidade que chegou do mar favoreceu a formação de chuvas, em alguns bairros até ocasionalmente forte, principalmente entre o litoral e bairros próximos ao maciço da Tijuca na zona norte, a temperatura ficou amena.

 

Por fim, abril fechou com temperatura um pouco abaixo da normal climatológica e precipitação acima da média (apesar do período de 20 dias sem precipitação significativa na maior parte da cidade entre meados do começo e o final do mês), a temperatura média na Vila Militar* foi de 23,9 graus, com extremos de 35 e 23,3 (máximas) e 17,1 e 23,9 (mínimas).

 

*faltam dois dias

 

Já a precipitação total acumulada no mês de abril, no centro da cidade, foi de 280,4 mm, bem acima das normais de 1890/1938 (91,8 mm), 1931/1960 (116,2 mm) e 1973/1990 (137,4 mm), primariamente por causa das chuvas ocorridas alguns dias após o início do mês.

 

Dados da minha janela... (não padronizado, só mínimas):

 

Mar 2010

 

Dia - Mín

01 - 18,6ºC - Chuva

02 - 19,2ºC - Chuva

03 - 21,3ºC - Chuva

04 - 23,5ºC - Chuva

05 - 23,5ºC - Chuva

06 - 20,0ºC - Chuva, trovoada

07 - 22,1ºC

08 - 22,6ºC

09 - 25,4ºC

10 - 25,2ºC

11 - 26,4ºC

12 - 25,9ºC

13 - 23,9ºC - Chuva, trovoada

14 - 21,2ºC - Chuva, trovoada

15 - 23,3ºC - Chuva

16 - 22,1ºC - Chuva

17 - 20,7ºC - Chuva

18 - 22,2ºC

19 - 23,2ºC

20 - 23,7ºC

21 - 23,1ºC - Chuva

22 - 24,8ºC

23 - 26,4ºC

24 - 24,5ºC

25 - 25,5ºC

26 - 25,1ºC

27 - 25,6ºC

28 - 25,4ºC

29 - 22,4ºC - Chuva, trovoada

30 - 21,4ºC - Chuva

31 - 22,0ºC - Chuva

 

Média - 23,2ºC

 

Abr 2010

 

Dia - Mín

01 - 22,8ºC - Chuva

02 - 23,3ºC

03 - 24,9ºC

04 - 22,9ºC - Chuva, trovoada

05 - 22,2ºC - Chuva

06 - 17,1ºC - Chuva

07 - 17,0ºC - Chuva

08 - 16,7ºC - Chuva

09 - 17,8ºC - Chuva

10 - 18,0ºC - Chuva

11 - 19,1ºC - (inap)

12 - 18,7ºC - Chuva

13 - 20,8ºC

14 - 21,3ºC

15 - 21,0ºC

16 - 22,2ºC

17 - 22,8ºC

18 - 22,7ºC

19 - 23,2ºC

20 - 22,9ºC

21 - 23,0ºC

22 - 25,5ºC

23 - 26,7ºC

24 - 22,7ºC - Chuva

25 - 24,3ºC

26 - 24,9ºC

27 - 22,7ºC - Chuvisco

28 - 20,5ºC - Chuva

29 - 18,5ºC - Chuva

30 - 18,5ºC - Chuva

 

Média - 21,5ºC

 

Tendência para maio é de temperatura e precipitação dentro/acima da média para a cidade do Rio de Janeiro (no caso da precpitação a incerteza é grande, pois basta uma chegada de umidade do mar para trazer chuva acima do esperado para parte da cidade, como em 28/04), a primeira quinzena promete maçante, com frentes organizadas passando longe.

Link to comment
Share on other sites

Olá amigos,

 

Semana que vem esfria bastante neh? Estou na expectativa para um inverno com bastante extremos, o que acham?

 

Abraços,

Oi Ronye,

ando bem pessimista quanto a esse inverno levando em conta o que tivemos nos últimos 9 anos. Espero quebrar a cara, rs.

Hj tive mínima de 14,1°C em Nova Friburgo - Conselheiro Paulino

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Olá amigos,

 

Semana que vem esfria bastante neh? Estou na expectativa para um inverno com bastante extremos, o que acham?

 

Abraços,

Oi Ronye,

ando bem pessimista quanto a esse inverno levando em conta o que tivemos nos últimos 9 anos. Espero quebrar a cara, rs.

Hj tive mínima de 14,1°C em Nova Friburgo - Conselheiro Paulino

 

Sds.

 

 

Eu estou bem otimista!!! Acho que vamos quebrar alguns recordes!!!

Essa frente fria parece que enfraqueceu... aqui no centro o sol voltou a brilhar e fez até calor hoje.... Que saco! :(

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Algumas do Rio de Janeiro - 13/05/10 (INMET):

Pico do Couto: 5,7°C

Resende: 9,0°C

Valença:11,2°C

Teresópolis: 11,6°C

Rio de Janeiro (Alto da Boa Vista): 13,9°C

Rio de Janeiro (Vila Militar): 15,5°C

 

Aqui em casa em Nova Friburgo (875m alt) em Conselheiro Paulino marquei 9,8°C a mínima. Pena que não existe uma estação no Pico do Caledônia. :(

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Temp. mínima: 11.1C

Temp. máxima: 26.9C com sol forte o dia todo, sem nuvens.

Agora faz 18.8C e 63% de U.R. interna, céu aberto e venta fraco.

Obs: Mesmo com essa temperatura máxima não senti calor em nenhum momento do dia, dentro de casa então, bem fresco... variando entre 20.5C e 22.8C as temp. internas.

Espero que o frio venha pra cá no final do mês tb, seria ótimo!

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Olá!

Finalmente consegui instalar meu abrigo aqui em Itatiaia.

Agora sim, espero contribuir melhor com temperaturas mais próximas da realidade! O sensor fica a exatos 1.65mts da grama, protegido por pratos pintados de branco, presos à um caibro de 2.0mts. Fiz uma foto do abrigo de celular, muito ruim, mas dá pra ter uma noção... é essa aí do meu avatar!

Não ficou uma "brastemp", mas, acho que dá pro gasto... passei o dia todo ontem fazendo isso, sou muito ruim nesse tipo de serviço...rs.

A mínima hj foi de 13.2C e a máxima 28.0C. O sol pega no abrigo quase o dia todo, até as 15h mais ou menos, agora já na sombra, a temp. atual é 25.6C.

Só para fins comparativos, deixei o outro termo-higrômetro da la crosse pendurado numa corda perto do abrigo, no relento, a 1.80mts do solo e a mínima foi de 12.3C (ou seja, 0.9C a menos que no abrigo). Acho que a variação não foi muita, o que vcs acham? O termômetro do abrigo é um TFA.

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Frio

Chuva no Rio deve durar toda a terça-feira. Mar está agitado

 

Publicada em 01/06/2010 às 10h33m

O Globo

 

RIO - A meteorologista Fabiana Weykamp explicou que a frente fria que passou pelo Rio de Janeiro já deixou a cidade, mas o vento está trazendo muita umidade.

 

- O dia já amanheceu com chuva fraca a moderada, que vai se manter constante até o fim da tarde. À noite, ela vai diminuir e, na madrugada, pode cair uma garoa em alguns pontos. Na quarta-feira, haverá períodos de sol, mas a umidade continuará alta, com chuva passageira - disse.

 

Por causa do tempo chuvoso, o Aeroporto Santos Dumont chegou a fechar para pouso, reabrindo por volta das 10h30m. O Aeroporto Internacional Tom Jobim opera com instrumentos.

 

Fabiana Weykamp informou que, pelos dados da Geo-Rio, o acumulado de chuva das 10h desta segunda às 10h desta terça chega a 50ml na Grota Funda e 41,8mil em Gericinó.

 

- É uma chuva volumosa, mas normal para a época do ano.

 

Deve fazer frio durante todo o dia, com baixas temperaturas também na madrugada. Já o vento é de moderada intensidade.

 

Segundo Fabiana, o mar está muito agitado em razão do vento forte no oceano:

 

- Há sites de surf que informam que as ondas vão de 2 metros a 3 metros. Há possibilidade de ressaca. O mar ficará agitado até quarta-feira.

Defesa Civil registrou 39 ocorrências

 

A Defesa Civil municipal registrou 39 ocorrências das 7h desta segunda-feira às 7h desta terça-feira, todas sem gravidade. A maior número dos chamadas foi em Campo Grande, Laranjeiras, Jacarezinho e Brás de Pina, a maioria de imóveis com rachaduras.

 

A chuva deixa o trânsito complicado durante toda a manhã na cidade e foi a causa de um engavetamento na Avenida General Justo , envolvendo 11 veículos, no sentido Perimentral. Há reflexos até a Enseada de Botafogo.

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/06/01/chuva-no-rio-deve-durar-toda-terca-feira-mar-esta-agitado-916750814.asp

Link to comment
Share on other sites

Queria saber que inferno é esse que está acontecendo aqui no sul do Estado!! :evil: Não chove nem por um decreto, sol forte o dia todo....no RJ chuva e frio e aqui sol e calor, eu mereço msm!

Sds.,

 

 

Que isso! :shock:

Aqui no Rio estamos tendo um dia tipico de inverno... temperatura baixa e sensação térmica baixíssima. No Centro da cidade termometros marcam 19°c.Vc está vivendo direto em itatiaia agora?

abraços,

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.