Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

VCAN - Vórtice Ciclônico de Altos Níveis


Rodolfo Alves
 Share

Recommended Posts

O que é um VCAN?

 

Os Vórtices Ciclônico de Altos Níveis, ou no termo inglês "Upper Level Low", são sistemas de baixa pressão que se originam em alta troposfera e por vezes se extendem até a média troposfera... Tem como principais características ditas pelo Mafili:

# Ocorrem entre setembro e abril (mais em janeiro);

# Duram de algumas horas a duas semanas;

# Trajetórias irregulares (para leste quando no sul e para oeste quando mais ao norte);

# Confinados na média e alta troposfera (máxima circulação ciclônica em 200 hPa);

# Nebulosidade varia, mas em geral com céu claro no centro e Ci e Cb nas bordas

 

Como se formam os VCAN's?

 

Recentemente em 04/11/13, um intenso VCAN se formou sobre o litoral do Nordeste e chamou bastante atenção pela circulação apresentada nas imagens de satelite, mapas de modelos, e pelas chuvas causadas...

 

g5r.gif

 

Mas a pergunta que pode ficar, é como se forma um VCAN? As ilustrações abaixo, mostram um esquema básico de uma formação clássica de um VCAN sobre o Nordeste do Brasil.

 

A) Primeiramente antes de se formar, se observará a presença de um cavado em altos níveis sobre o Nordeste, enquanto que a oeste da América do Sul percebe-se a presença da Alta da Bolívia (AB) e sua circulação difluente em alta troposferica.

 

4fq4.png

 

B) Posteriormente, o avanço de um sistema frontal pelo Centro-Sul do país em superfície, colabora para a intensificação da Crista associada a circulação da Alta da Bolívia, uma vez que a interação do ar quente e úmido com a frente fria, ajuda a liberar calor para as altas camadas troposférica, com isso consequentemente a circulação da difluência gerada pela AB também se intensifica... Lembrando que tudo isso ocorre em 200/300hpas.

 

de48.png

 

C) A intensificação da Crista gerando maior difluência, em torno do cavado, faz-o fortalecer, com isso adquirindo circulação fechada, o que forma por sua vez o VCAN...

 

sx1n.png

 

 

Portanto uma formação clássica de VCAN no Nordeste está embutida sempre em um cavado inicialmente na região, a presença da Alta da Bolívia, e um sistema frontal no centro-sul. O bloqueio das instabilidades, após o VCAN formado, origina a ZCAS, geralmente sobre o Sudeste/Centro-Oeste do país.

 

 

Porque o centro do VCAN é seco, e as bordas possuem trovoadas?

 

Dentro de um VCAN há diferentes tipos de circulações de ar... Por exemplo, dentro do centro, o ar frio e seco é transportado dos altos, para os médios níveis atmosféricos, enquanto que nas bordas, acontece o contrário, o ar quente e úmido é transportado para altos níveis troposféricos, favorecendo a formação de trovoadas, daí a explicação do centro sempre ser seco, como mostrado nas imagens de satelite. Abaixo a ilustração ajuda a entender a circulação.

 

e8zr.png

 

Ilustrações e Referência Bibliográfica: Tempo e Clima no Brasil, 2009 - Editora Oficina de Textos.

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Cara que maravilha de explicação...eu sou um leigo nisto e acho muito legal quando alguém se propõe a elucidar estes e outros sistemas...

 

Abraços!

 

Vlw Dsoares! Tenho um material didático aqui comigo sobre meteorologia. Agora que tem uma área voltada só pra aprendizado e educação, futuramente ou a medida que acontecerem esses sistemas/fenômenos, vou criando tópicos explicativos :)

 

Abraços!!

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.