Jump to content
Brasil Abaixo de Zero


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

Em primeiro lugar, é necessário esclarecer que não existe na Bíblia nenhuma proibição à transfusão de sangue.

 

As passagens bíblicas (Gn 9,3-6; Lv 7,26-27; Lv 17,10-12; Lv 17,13-14; At 15,28-29; At 21,25) usadas pelas Testemunhas de Jeová para defender essa proibição na verdade se referem ao uso do sangue como comida.

 

Você mesmo pode conferir isso em sua Bíblia. Ademais, é importante observar que as advertências bíblicas quanto ao uso do sangue como comida devem ser compreendidas tendo em vista o caráter sagrado que o sangue (animal) tinha dentro da religião judaica (Antiga Lei) e do paganismo. Com o advento de Nosso Senhor Jesus Cristo, a Antiga Lei foi cumprida (Mt 5,17) e superada, sendo instituída a Nova Lei, e desde então os sacrifícios realizados com o sangue de animais deixaram de acontecer. Processo semelhante aconteceu com o paganismo, no qual os sacrifícios com o uso de sangue foram sendo abandonados na medida em que a fé cristã avançava. Em suma, as advertências bíblicas quanto o uso do sangue como comida devem ser entendidas levando-se em consideração não só o contexto bíblico, mas também o processo histórico.

 

Com relação à sua questão propriamente dita, a Igreja Católica não proíbe a transfusão de sangue. O próprio Papa João Paulo II chegou afirmar que “a doação de sangue é um grande gesto de solidariedade”.Além disso, o que o Catecismo da Igreja Católica ensina a respeito do transplante de órgãos pode ser aplicado à transfusão de sangue:

 

À guisa de conclusão, ressalte-se que a proibição da transfusão de sangue, defendida pelas Testemunhas de Jeová, no mais das vezes tem diminuído ou mesmo impedido a sobrevida de milhares de pessoas que, ainda que de boa fé, submetem-se a uma interpretação particular da Escritura Sagrada, sem levar em consideração o que ensina o Magistério da Igreja. Quando se prescinde do Magistério da Igreja, cada um sente-se livre para examinar e interpretar a Bíblia ao seu bel-prazer, e o caso em questão é um dos mais tristes exemplos do mal que essa “liberdade” pode causar.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.