Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo severo - Verão 2009


Luiz
 Share

Recommended Posts

Definitivamente a popularização de celulares com vídeos e câmeras provou de uma vez por todas como os tornados são comuns no Brasil. Entretanto, aqui na minha região além de não ter ainda aparecido nenhuma imagem, com todas as pessoas com quem já conversei, ao que parece nunca viram uma formação tornádica. Ousaria dizer que por aqui os bichinhos não são tão comuns. Ao menos no aspecto visual.

Sds.

 

Aí que está a questão, Tomasini. Nossos tornados (RS) são F0, F1 ou F2 na grande maioria. E geralmente vêm envolto em uma cortina de chuva.

 

Em dezembro de 2004, se não me falha a memória, um F0 atingiu Carazinho, destelhou minha casa. Estava olhando pela janela pouco antes dele atingi-la e não vi sinal algum de tornado. Era muita chuva...

Link to comment
Share on other sites

"]E para postarmos fotos de eventos severos passados? Pode ser criado um novo tópico nessa seção mesmo? :)

 

Seção de imagens, fórum "Brasil". Aqui é para monitoramento meteorológico, imagens apenas em casos pontuais. Não é o lugar mais apropriado.

 

Sds.,

Obrigado.

 

É que tenho aqui duas scans de uma revista que eu tenho, Superinteressante Desastres Naturais, de 1998, e tem uma imagem da destruição do tornado de Itu em 1991, o qual lembro como se fosse hoje (e eu tinha apenas 6 anos na época!) :shock:

Link to comment
Share on other sites

Nuvem funil muito desenvolvida, quase um tornado!, na Zona Sul de SP!

 

Vejam o vídeo amador:

 

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM988103-7823-REDEMOINHO+DE+VENTO+ASSUSTA+ZONA+SUL+DE+SP,00.html

 

De acordo com a reportagem não foi caracterizado tornado pois não tocou o solo, mesmo assim, segundo meteorologistas os ventos chegaram a 110km/h.

 

Informações de Diego Dalcino, que informou no blog Na Trilha do Tempo.

Link to comment
Share on other sites

Tromba d'água surpreende e assusta moradores no Rio Grande do Sul

Plantão | Publicada em 28/03/2009 às 11h21m

 

ClickRBS

 

PORTO ALEGRE - Moradores da cidade de São José do Norte, a 310 quilômetros de Porto Alegre, foram surpreendidos por uma espécie de tornado sobre a água no fim da tarde desta sexta-feira, na Lagoa dos Patos. A tromba d'água passou pelo canal que marca o limite entre o município e Rio Grande e deixou muita gente assustada. Apesar disso, o Corpo de Bombeiros não havia recebido comunicado de estragos até o início da noite da noite.

 

 

O fenômeno, segundo testemunhas, durou apenas alguns minutos, e nuvens carregadas cobriam o céu. Em seguida, os moradores relataram ter desabado uma forte tempestade, com granizo e muitos raios.

 

Em Rio Grande, um temporal também caiu com força no mesmo horário. Durante cerca de 40 minutos, houve chuva intensa e pedras de gelo. Em alguns pontos do município, ruas ficaram alagadas. Conforme o vice-prefeito e coordenador da Defesa Civil de Rio Grande, Adinelson Troca, não foram recebidos chamados relativos a estragos. Segundo o Corpo de Bombeiros, apenas a casa de um bombeiro teve o telhado danificado.

 

Segundo a Central de Meteorologia, as trombas dágua podem se repetir com frequência nesta época de troca de estações e transições meteorológicas.

 

A formação de trombas d'água, conforme a meteorologista Estael Sias, é influenciada pelas variações constantes de temperatura, comuns no fim do verão e início de outono. Estael ressalta que o fenômeno é típico de regiões tropicais. No Brasil, não é tão usual, mas acontece com frequência.

 

As trombas-d'água parecem ser mais comuns nas regiões costeiras do que nas áreas oceânicas, concentrando-se numa faixa que se estende para o mar até 100 quilômetros da costa. A explicação para isso estaria no choque de temperatura e pressões, maior nas proximidades do continente.

 

28_MVG_sp_tttrommmba.jpg

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.