Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Time Lapse de Nuvens


Ricardo
 Share

Recommended Posts

Time lapse é uma técnica de fotografia e produção de vídeos utilizada para dar movimento a coisas que se modificam vagarosamente, assim, é possível ver suas alterações rapidamente.

 

Meu primeiro time lapse fiz hoje à tarde, com a webcam do notebook, por isso a imagem não é lá essas coisas, mas é possível ver o desenvolvimento de células convectivas. Através de um programa o céu foi fotografado a cada 2 segundos, e depois as imagens foram unidas sob a forma de frames e compactadas.

 

 

Este espaço fica aberto a críticas e à incorporação de novos time lapses, sejam de autoria própria ou disponíveis na internet.

Link to comment
Share on other sites

Rapaz muito interessante isto inclusive eu abri um tópico recentemente no brfoto sobre isto.

http://forum.brfoto.com.br/index.php?showtopic=44940

Em relação ao que vc fez achei muito interessante mas o que poderia ser melhorado é:

Colocar a camera parada pois ela esta se movendo,

deixar a camera tirando fotos por mais tempo

 

Mas ta muito show,...

Vou colocar aqui os que eu coloquei la no brfoto, todos retirados da internet nenhum de minha autoria, abs.

Link to comment
Share on other sites

Muito legal Ricardo, Parabéns.

 

A WABC-TV, Canal 7 de de Nova Iorque, faz isso todos os dias na sua previsão à noite. Mostram o céu animado durante todo o dia em Manhatann em apenas 10 ou 12 segundos. Tentei que a Ulbra TV fizesse o mesmo no Centro de Porto Alegre quando estava lá, mas disseram que não tinham condições técnicas para tanto.

Link to comment
Share on other sites

Muito obrigado, Abrantes e Alexandre.

 

Abrantes, bastante legais os vídeos, muito melhores que o meu, hehe, o fato é o seguinte, não utilizei máquina fotográfica e sim a webcam do notebook, que possui no máx. 640x420 de resolução, assim a imagem fica bem amadora, aliás, mesmo assim o arquivo resultante foi de 2GB! Mas utilizando o Windows movie maker diminui para apenas 9MB... Como a tela do note não é totalmente estável vide um tripé e havia bastante vento em função de algumas pancadas que ocorriam a oeste havia sim bastante trepidação! Mas nada que não possa ser corrigido nas próximas, amanhã quem sabe faço com a câmera da Canon, entretanto, ao invés de imagens vou gravar um vídeo, o que não danifica tanto o obturador quanto centenas de click's, e depois faço uma aceleração pelo mesmo programa.

 

Muito legal os vídeos, especialmente o segundo, que mostra as estações!! E que bela nevada! Realmente o final é bem interessante...

 

Alexandre, não sabia disso sobre a apresentação de um time lapse diário na previsão do tempo, é por demais interessante! Quanto a sua tentativa de implantar essa técnica na Ulbra TV, parabéns, seria o máximo! Agora, será mesmo que não possuiam condições técnicas para isto? Para imagens em alta qualidade, basta uma câmera digital boa, um tripé, e se a câmera não tiver este recurso, um computador portátil que dispõe de programa para a aquisição de imagens.

 

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Valeu Tomasini, Clóvis e Luiz!

 

Tomasini, como eu disse no primeiro post é necessário um dispositivo de captura de imagens que se não tiver a função time lapse, que apenas uma mínima parte das câmeras digitais têm, um computador, de preferência portátil. O computador precisa ter um programa que faça o dispositivo de captura, como câmera digital, webcam, celular, fotografar uma cena em intervalos de tempo e depois unir cada imagem como um frame num filme.

 

Á tarde escreverei aqui explicando todo o processo e qual programa utilizar. É importante lembrar, como o Abrantes já disse, que se faz necessário o uso de um tripé para diminuir a trepidação da câmera, melhorando assim a qualidade do filme.

 

Se quiseres tentar de um modo mais simples, basta posicionar sua câmera sobre um tripé e fazer uso de um bom cartão de memória (4GB ou mais). A partir de uma hora já é possível ver boas modificações no céu. Com o vídeo pronto basta passar para o computador e adicioná-lo ao Windows Movie Maker (disponível com o sistema operacional), depois de colocar o vídeo na linha do tempo basta adicionar o efeito de duplicar a velocidade, quanto mais você fazer uso dessa ferramenta mais rápido irão ocorrer as mudanças.

 

Eu, particularmente, penso que a opção de gravar em vídeo e depois apenas acelerar é bem mais interessante, primeiro porque já li comentários sobre câmeras digitais que aguentam apenas alguns milhares de clicks, então se a cada 2s houver uma foto, em uma hora já serão 1800! Já para gravação em vídeo não há controvérsias e nem possíveis "efeitos colaterais" que possam vir a comprometer o funcionamento da digital. Depois porque será bem menos cansativo, uma vez que, o arquivo de vídeo já estará pronto e resta aumentar sua velocidade.

 

Até mais, abraços.

Link to comment
Share on other sites

Valeu, Igor.

 

Como eu havia dito ontem, fiz mais um hoje, agora com a câmera dotada de um tripé. O tempo de gravação foi menor de uma hora, ainda assim, muitas coisas ocorreram, consegui captar uma pancada de chuva e o desenvolvimento de alguns CB's! Só não gravei mais para não ariscar a câmera.

 

Modéstia à parte este aqui ficou muito legal e bem melhor que o outro, aliás, tem até som de fundo! E é assim praticando que se atinge resultados cada vez melhores...

 

 

Pena que o Youtube diminui um pouco a qualidade do vídeo para tornar mais rápido seu carregamento, mas é pouca coisa.

 

Bom domingo!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.