Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Imagens - Tempo Severo Primavera 2008


Igor Camacho
 Share

Recommended Posts

Amigos, obrigada pela parte que me toca. A gente faz o que pode, mas atualmente, com certa carga de frustração...

 

Realmente Igor, o tempo tem atrapalhado mesmo. Testei 4 equipamentos e nos 4 a mesma coisa. Se tivesse se formado um pouco mais cedo a definição seria outra. Vendo a nuvem se percebia claramente a saia de estratos com gomos bem legais, daí vai ver a captura fica essa coisa..., tudo uniforme... Hehehe, mas é isso mesmo.

 

A mais bonita, com o flood e que gerou 27,5mm na madrugada aqui em casa ficou tão escura que nem vale a pena postar. Mas confesso que era um arcos muito bonito e nos morros, era possível observar cortinas com neblina de dentro do whale's mouth, uau!. Algo que vale a pena o risco da estrada, imagina, 14 se mataram na estrada aqui no final de semana.

 

Que venham as próximas!

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Vendo a nuvem se percebia claramente a saia de estratos com gomos bem legais, daí vai ver a captura fica essa coisa..., tudo uniforme... Hehehe, mas é isso mesmo.

 

Jaque, já tentou tirar fotografias de nuvens com diferentes EV e renderizar, os conhecidos HDRs?

 

Seria fantástico, e justamente o que o HDR faz é isso, tirando com diferentes valores de EV e fazendo com que a imagem fique contrastada. Já que normalmente, como você diz sobre uniformidade, a máquina não tem a capacidade do olho humano, e acaba, por vezes, fazendo que toda a nuvem ganhe a mesma coloração e forma, mesmo não sendo!!

Link to comment
Share on other sites

Do nada, surgiu um prato cheio. Ontem à tarde um grande CB cobriu o céu, ao longe haviam nuvens bem baixas e uma gust passou ao oeste daqui, logo mais tarde uma nuvem com aspecto duvidoso e forma de funil, mas muito horizontal, cruzou o céu aqui perto, eu fiquei na dúvida, entretanto, logo abaixo dela, aparece um resquício de nuvem em forma muito circular, fazendo uma trajetória espiralada, como sou "iniciante" na área não sei definir ao certo se foi uma nuvem funil, ou não, deixo essa definição aos experts:

 

dsc00344xdedorw4.jpg

 

No fim da tarde belíssimas mammatus surgiram no céu, foi um espetáculo!

 

dsc00363mammatuslg8.jpg

 

E hoje, o pôr-do-sol foi tão lindo que me fez inaugurar minha nova câmera digital!

 

img0132compactadahi9.jpg

Link to comment
Share on other sites

Dificil distinguir Ricardo. Que parece, parece sim.

 

Aqui, sistema que trouxe vendaval para a região ontem no início da noite. Nesta primeira foto, no meio do pequeno arco uma nuvenzinha desgarrada com aparência de funil, mas que sumiu rápido:

 

m1111apq2.th.jpg

 

m1111bgr2.th.jpg

 

Na base da nuvem, junto ao solo e na direção da cortina dá pra ver a poeira sendo levantada:

 

m1111cho2.th.jpg

 

m1111dew7.th.jpg

Link to comment
Share on other sites

Garotos!

 

Lindas imagens! As mammatus divinas e o arcus do Igor sensacional.

 

Ricardo, que estréia!!!!

 

Aqui tem umas definições bem esclarecedoras, você já deve conhecer: http://www.srh.noaa.gov/oun/spotter/training.php

 

Descarto tail cloud.

 

http://www.extremeinstability.com/stormpics/svr3794.jpg

 

Pode ser ou um scud cloud ou um funil mesmo.

 

Chegou a filmar, viu se havia rotação... Vamos ver se algum craque ajuda!

Link to comment
Share on other sites

Obrigado Jaque! Olha, foi tudo muito rápido, não consegui ver se havia rotação ou não, mas a forma dela, no início, era semelhante à uma vírgula, até eu correr e pegar a máquina já tinha se alterado um pouco, e minutos depois já havia se desfeito quase que totalmente. Como eu ainda tinha a máquina com somente 3x de zoom óptico não consegui aproximar mais, e não consegui verificar rotação. Uma pena!!

 

Abraço!!

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 2 weeks later...

Igor, Tomasini e Ricardo.

 

Lindas imagens! A primavera tem sido generosa com o RS e PR em termos de tempestades em imagens. As cores dessa tempestade que o Igor registrou são realmente muito bonitas, tipo as antigas de PoA. Aqui parece que a coisa começa a secar, temos um sol lindo, transatlânticos chegando, a normalidade voltando. Vamos ver o que nos aguarda o verão!

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Lindas imagens, Igor. Que CB, Parabéns!! Aqui se formou um complexo lindo na segunda feira, havia saído sem levar a máquina, deu azar.

 

Terça-feira 16/12 - CB's e Mammatus (elas deram um show no anoitecer)

 

img0690eq6.jpg

 

img0765gx8.jpg

 

Linda cortina de chuva abaixo do CB, depois de ver uma imagem dessas fica nítida o quão esparsa é uma pancada.

 

img0787vz8.jpg

 

img0815ex3.jpg

 

Mammatus

 

img0720xf9.jpg

 

img0738qm6.jpg

 

img0762xd6.jpg

 

img0799px1.jpg

 

img0798im1.jpg

Link to comment
Share on other sites

Que beleza!!!!!!!! Elas começam a aparecer, minhas favoritas, as CB´s... simplesmente espetaculares, Igor.

 

Ontem, ao final da tarde surgiu uma CB fantástica, longe ao horizonte mas não tinha como registrar.

 

E essas mammatus do Ricardo, qualquer coisa

 

A leste Paulo?

Aqui em Sarandi haviam duas a leste que subiram o que foi possível. Inclusive mostrei ao meu guri e expliquei a grosso modo a estrutura toda. Não registrei... :?

Link to comment
Share on other sites

Que beleza!!!!!!!! Elas começam a aparecer, minhas favoritas, as CB´s... simplesmente espetaculares, Igor.

 

Ontem, ao final da tarde surgiu uma CB fantástica, longe ao horizonte mas não tinha como registrar.

 

E essas mammatus do Ricardo, qualquer coisa

 

A leste Paulo?

Aqui em Sarandi haviam duas a leste que subiram o que foi possível. Inclusive mostrei ao meu guri e expliquei a grosso modo a estrutura toda. Não registrei... :?

 

Essa mesma, Tomasini... Coisa de louco a lindeza dessa bichinha. Inclusive tinha o topo naquela forma de bigorna (anvil).

 

Uma das mais lindas que já vi

Link to comment
Share on other sites

 

Essa mesma, Tomasini... Coisa de louco a lindeza dessa bichinha. Inclusive tinha o topo naquela forma de bigorna (anvil).

 

Uma das mais lindas que já vi

 

Exatamente Paulo. E logo depois que disse ao meu guri que o anvil seria o teto máximo que ela poderia subir (imagino que seja), vi no seu centro um núcleo ir mais além. Fiquei estupefato!

Prá variar o bocó aqui não estava com a digital para registrar... :roll:

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Hoje os CBs fizeram festa! Alguns muito desenvolvidos, mesmo, enquanto eu percorria os mais de 5km pra fazer algumas capturas um dustdevil se formou na estrada de chão, consegui pegar a máquina a tempo de fazer uma rápida filmagem, coisa de 3/4 segundos. Faz muito calor e as capturas vocês conferem abaixo:

 

img0954uv7.jpg

 

img0957zo1.jpg

 

img0960rw8.jpg

 

img0961ie1.jpg

 

img0977gj8.jpg

 

img0993la3.jpg

 

img0968cl2.jpg

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.