Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Imagens - Tempo Severo Primavera 2008


Igor Camacho
 Share

Recommended Posts

CB aproximando de noroeste, por volta das 13:30

 

m0410alg9.jpg

 

Raios poderosos nuvem-terra nessa cortina:

 

m0410bko3.jpg

 

Aqui é possível observar a turbulência gerando nuvens baixas que giravam, iniciando uma nuvem arco:

 

m0410coh3.jpg

m0410dqh7.jpg

 

Segundo sistema da tarde, dava a impressão que seria uma bela nuvem arco, mas não se desenvolveu bem.

 

m0410ehf8.jpg

m0410fki7.jpg

m0410gkz6.jpg

m0410hlo6.jpg

m0410isr5.jpg

m0410jvy3.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Tomasini, lindas fotos. As três primeiras, a sexta e a sétima são espetaculares. Faz tempo que não vejo lenticulares assim, aqui está sempre nublado. O paredão da sexta imagem está incrível, ao ficar mais próximo, no escurão teve raios...

 

Aqui ontem teve um raio belíssimo junto a um arco-íris, mas infelizmente só consegui o arco-íris. Aguardo para hoje alguma coisa, fim de tarde.

 

Obrigada por postar.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Nadir, que bom ver suas fotos aqui novamente. Ficaram excelentes ainda mais no contraste urbano! As vezes fico decepcionado como você ficou com a falta de luz solar. O sol dá um colorido especial na maioria dos casos sobre as tempestades.

 

BONITAS AS FOTOS DE CIANORTE, COMO É "PLANA" A REGIÃO!!!

 

Relativamente plana, mas com alguns bons baixadões também.

Link to comment
Share on other sites

Essas fotos são de ontem fim de tarde. Ontem a maioria dos raios foi intra-nuvem.

 

23020874vc4.th.jpgthpix.gif

 

25409203ce9.th.jpgthpix.gif

 

94422943vf9.th.jpgthpix.gif

 

92039221ny3.th.jpgthpix.gif

 

68927626vv6.th.jpgthpix.gif

 

Hoje (Rajadas máxima (sudoeste) em local próximo de 86Km/h e vento médio de 58Km/h)

 

Sistema em aproximação, com muito vento baixo empurrando nuvens para a norte

 

17055580hf1.th.jpgthpix.gif

 

Não chegou a rajar, apenas apresentou 2 andares e muita altura.

 

77467954kd9.th.jpgthpix.gif

 

Já despejando água

 

36036591cu6.th.jpgthpix.gif

 

Essa foi a pontinha do sistema, percebia-se claramente deslocamento a norte.

Link to comment
Share on other sites

Que final de tarde gente!!

 

Um belíssimo CB, aliás, gigante, explodiu à nordeste da cidade e me proporcionou um belo momento que venho compartilhar aqui com vocês. Instabilidade desse porte cruzando de nordeste pra sudeste é coisa rara por aqui. Normal é oeste, noroeste ou sudoeste e norte. Trovejou um pouco e a chuva deve ter atingido os bairros ao sul do município.

 

2110axa7.th.jpgthpix.gif

 

2110bpj2.th.jpgthpix.gif

 

2110cfx3.th.jpgthpix.gif

 

No detalhe, as correntes dentro da célula.

 

2110doz1.th.jpgthpix.gif

 

2110emx3.th.jpgthpix.gif

 

2110fzy5.th.jpgthpix.gif

 

2110gzv5.jpg

 

2110hlv7.jpg

 

2110ify1.th.jpgthpix.gif

 

2110jjs9.th.jpgthpix.gif

 

2110kka7.th.jpgthpix.gif

 

A partir daqui a bateria foi para o espaço.. :lol:

Link to comment
Share on other sites

Chuva muito forte, ventos e intensa atividade elétrica acompanharam o sistema abaixo! Em cerca de 20min, choveu 18mm. Levei um baita susto, estava filmando quando de repente a deu um clarão e a tela da máquina quase branqueou, quase instantêneamente um trovão muito alto cortou o barulho do vento! O raio deve ter caído a poucas dezenas de metros daqui, depois daquilo desci do telhado imediatamente. Valeu a pena:

 

dsc09695al8.th.jpg

 

dsc09696hw3.th.jpg

 

dsc09709jp9.th.jpg

 

dsc09724eq5.th.jpg

 

dsc09755hy1.th.jpg

 

dsc09769ju7.th.jpg

Link to comment
Share on other sites

Lindas como sempre, Igor! Captura muito bem os raios daí, eu to pegando muita coisa de dia aqui, então fico com a atenção muito mais voltada para as nuvens do que para as descargas...

 

Quanto as minhas fotos, quando em monitor LCD elas ficam com brilho normal e correspondem ao cenário real, muito bem definidas e sem dificuldade de visualização, entretanto, hoje as enxerguei através de um daqueles monitores tradiconais e vi que ficam bastante escuras! Da próxima vez vou tentar usar outro modo de fotografia para que fiquem um pouco mais claras.

 

Obrigado Igor, Jaque, Tomasini, e Clóvis!! Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Tomasini,

 

Estava olhando com mais calma esse raio. Incrível a velocidade da luz! Veja como a digital capturou a imagem. Lembra qual aconfiguração da imagem, se 30, 15... quadros, ou estava em fast frame rate... Já me aconteceu de ficar assim também em filmagens, até vou pesquisar sobre o assunto!

 

Parabéns novamente pela captura diurna.

 

Ricardo!

 

Tuas fotos estão lindas, perfeitas e nítidas. Acho que você não deve alterar a configuração da máquina para testar em tempestades porque ela estraga a definição. Enche de pixels sobrecarregados distorcendo a definição. Para dia, ou dia nublado usa ISO 100, qualidade fine, cor normal, pfx normal, contraste normal, nitidez normal, no controle de branco deixa normal também, caso contrário as imagens podem estragar e o arrependimento ser inevitável... Sei disso por experiência! Para exposições noturnas deixa tudo assim, apenas altera o tempo de exposição... Tipo SCN, A, P, M, S., digo isso porque já entrei em pânico para buscar de volta as resoluções da máquina em uma tempestade e não consegui, e daí não adianta mais, a gente perde o registro porque ela é muito rápida e se modifica muito rápido, principalmente aquele momento mágico em que estamos diante de um gusfront se aproximando e acontecem todas aquelas modificações na nuvem. Faz experiências em dia de tempo bom, hehehe!

 

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Ricardo!

 

Tuas fotos estão lindas, perfeitas e nítidas. Acho que você não deve alterar a configuração da máquina para testar em tempestades porque ela estraga a definição. Enche de pixels sobrecarregados distorcendo a definição. Para dia, ou dia nublado usa ISO 100, qualidade fine, cor normal, pfx normal, contraste normal, nitidez normal, no controle de branco deixa normal também, caso contrário as imagens podem estragar e o arrependimento ser inevitável... Sei disso por experiência! Para exposições noturnas deixa tudo assim, apenas altera o tempo de exposição... Tipo SCN, A, P, M, S., digo isso porque já entrei em pânico para buscar de volta as resoluções da máquina em uma tempestade e não consegui, e daí não adianta mais, a gente perde o registro porque ela é muito rápida e se modifica muito rápido, principalmente aquele momento mágico em que estamos diante de um gusfront se aproximando e acontecem todas aquelas modificações na nuvem. Faz experiências em dia de tempo bom, hehehe!

 

 

Abraços,

 

Valeu pela aula, Jaque! A SONY que estou usando, com os dias contados, praticamente não tem opção para configurações manuais. Quando falei sobre testar outras funções quis dizer experimentar outros modos de fotografia, como o SCN, ou alguns outros pré-configurados. Quanto à câmera, ainda não comprei outra, estou com o dinheiro guardado, to pensando em optar por uma SONY W170, ela é ultra compacta, parecida com a que estou usando, mas tem 10.1 megapixel contra 7.2 da outra, zoom óptico de 5x contra 3, e vários outros recursos... É que as câmeras que ocupo são multi-uso, usadas para tudo, de tempestades a festas, de geadas a encontro de amigos.

 

Abraço!

Link to comment
Share on other sites

Ricardo!

 

Novamente imagens espetaculares, parabéns! Aqui nada tem para se fotografar atualmente, estou desaprendendo! Breve solicitarei algumas aulas contigo, Igor e Tomasini!

 

Boa sorte nas próximas, segundo a METSUL a coisa ficará ainda pior!

 

Tomasini,

 

Não sei muito, vou estudar e o que encontrar te passo. Estou usando filmagem em movimento, tipo corrida, ainda estou testando, resta saber quando irei encontrar um raio aqui em dia sem neblina. Assim que tiver algo te falo.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Tarde de domingo, segundo tempo, após breve temporal, uma nuvem arco ainda desorganizada se aproxima pelo lado sudoeste do meu ponto de observação:

 

2610ags1.th.jpgthpix.gif

 

Ao atravessar, a nuvem arco vai ganhando consistência e rapidamente se transforma, já com potencial para precipitação:

 

2610bwe7.th.jpgthpix.gif

 

E ela começa:

 

m2610cpd8.jpg

 

2610dvn9.th.jpgthpix.gif

 

Início da noite, novo núcleo que havia acabado de despejar e se distanciava com descargas intra-nuvem.

 

2610ers2.th.jpgthpix.gif

2610ffv5.th.jpgthpix.gif

2610gbx6.th.jpgthpix.gif

2610hsp5.th.jpgthpix.gif

2610ixy1.th.jpgthpix.gif

Link to comment
Share on other sites

Igor!

 

Sensacionais! Os CBs estão te proporcionando lindas imagens, os raios então, nem se fala: estão magníficos! Deu sorte hoje, heim... Que legal! Aqui, pra variar, só se escuta coaxar de rãs e sapos, estamos virado sapos, é isso... O cenário é de inverno, neblina nos topos, lindo, mas cansativo, vamos ver o que acontece... Ontem deu 40mm no total, hoje apenas uma pancada.

 

Parabéns!

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Tempestade convectiva ontem a noite. Mais alguns raios e clarões, só pra clarear um pouco :lol:

 

Relâmpago iluminando a cortina e recém nascida nuvem arco, à noroeste da cidade.

 

2710aak0.th.jpg

 

Clarão de um raio vindo de um CB independente a sudoeste.

 

2710blm7.th.jpg

 

Raio nuvem-solo ao lado da cortina, iluminando a nuvem arco que já chegava no meu ponto de observação. Infelizmente não deu pra captar o auge da descarga.

 

2710cow8.th.jpg

Link to comment
Share on other sites

Primeiro, Igor, tuas fotos estão belíssimas como sempre!! Pena as imagens de raios serem extraídas, a qualidade cai demais... Mas tá 10!

 

Foi tantas descargas que mesmo minha SONY tendo velocidade do obturador menor que 1s, consegui registrar vários raios em fotografia. Não precisei fazer extração, se fosse assim, eu teria mais de 200 fotos pra mostrar! :D

 

dsc00077fd7.th.jpg dsc00080ed5.th.jpg dsc00081bw8.th.jpg dsc00091qi0.th.jpg

 

dsc00093vj2.th.jpg dsc00095pw0.th.jpg dsc00097rl9.th.jpg dsc00099jz1.th.jpg

 

dsc00111fe9.th.jpg dsc00112rp1.th.jpg dsc00142jk4.th.jpg dsc00175jk7.th.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Às 11:30 da manhã deste domingo, o dia quase escuro por pouco não estragou as fotos. Mas deu pra acompanhar bem o avanço de uma modesta nuvem arco. Houve vento não muito forte, e posteriormente muita chuva acompanhada de raios!

 

0911aaw1.th.jpgthpix.gif

 

0911bey5.th.jpg

 

0911cci6.th.jpg

 

0911deg3.th.jpg

 

0911eaq5.th.jpg

 

0911fiu3.th.jpg

 

Estive analisando a quarta e sexta fotos, no canto esquerdo inferior havia uma saliência quase imperceptível na foto, mas com atenção dá pra ver. Talvez uma aba da nuvem arco, ou talvez um funil.. sei lá. Difícil distinguir.

Link to comment
Share on other sites

Igor,

 

Imagens sensacionais. Ainda bem que conseguiu o registro. Parabéns.

 

Nossa, ando sem sorte mesmo para fotos. Hoje acabei indo buscar, subi parte da serra e já por volta de 16h os primeiros raios de um arcus muito bonito e com forte precipitação

 

dsc07971sh0.th.jpgthpix.gif

 

dsc07987fi2.th.jpgthpix.gif

 

Depois, uns 40Km a frente, em direção a Lages uma das nervosinhas... Frente de rajada daquelas. Que infelizmente não ficou legal ou por ser tarde para o sol ou pela forte nebulosidade (era gelada, ventou forte e muito frio).

 

gust09112008brasilsclq3.th.jpgthpix.gif

 

Causou muita precipitação e talvez granizo pelas cortinas, fugi dela pois queria ir mais longe, anoiteceu no local.

 

0911alu1.th.jpgthpix.gif

 

Topos bonitos

 

dsc08115km5.th.jpgthpix.gif

 

Já voltando

 

dsc08133ly2.th.jpgthpix.gif

 

A volta foi debaixo de muito mau tempo, vocês não fazem idéia, parecia inverno forte: Neblina densa e chuva forte, ou seja, fila indiana sem ninguém ver nada a frente e a 40Km/h. Cansativo.

 

 

81970072aq9.th.jpgthpix.gif

 

Mas valeu a busca de nuvens, pena as máquinas não conseguirem retratar o real.

 

Abraços

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.