Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tornado em Cerro Negro - SC


Jaqueline
 Share

Recommended Posts

 

Amigos, aí está um dos videos que fiz, com entrevista a esse garoto, Maurício, ele ficou do lado de fora da casa agarrado as vigas de sustentação da caixa dágua enquanto o tornado passava. Com ele estavam junto com seu Adiles (avô) e o outro filho, que por vezes levantava voando do chão. Era meio-dia, e os três assistiram a tudo, as árvores tombarem, uma para um lado outra para o outro, maquinário ser estragado, o galpão do milho ser destruído, porque já era tarde para correr, só viam brasilits passando a sua volta, galhos de árvores e muita terra.

 

Enquanto isso, na casa de Maurício seu pai, apavorado com a força do vento, mudara do lugar onde estava sentado 1s antes, então uma viga do galpão perfura a telha e o forro (que a esposa de Adiles comentou ser forte, de pinheiro) e entra como um míssel furando uma saca de feijão, na qual ele estava sentado antes. Dentro da casa com mais duas crianças estava a esposa de seu Adiles, já com o almoço pronto, quando viu que a área começou a ser arrancada se abraçou nas crianças gritando enquanto a casa tremia toda. A área voou por mais de 50m, seu Adiles a recolheu no campo, bem como todo o vigamento da casa, que destruiu toda cerca do vizinho. Havia telhas espalhadas num por mais de 200m, algumas encravadas no barranco posterior ao asfalto da SC458 e o telhado da área que sumiu. Seu Adiles falou que foram momentos fortes, agarrar o filho em meio a tempestade para que ele não voasse com a tempestade, era motivo de orgulho, naquele momento já conseguia rir do acontecido.

 

Foi pessoa extremamente gentil, passeamos pela propriedade onde ele me apontou tudo o que aconteceu, ajudou nas medições de árvores com mais de 30 anos, cerne espetacular, do tipo vermelho (é forte), sendo que uma delas tinha mais de 5m de perímetro, algo descomunal, na filmagem acima dá uma idéia. Uma dessas árvores tinha mais de 80cm de diâmetro com torções, e decepada na base.

 

Após provocar grande estrago na propriedade do seu Adiles fez uma curva de 90 graus atravessou a estrada de asfalto, encravou telhas no barranco e espalhou vigas por tudo, fez outro rumou para uma fabrica de madeira, passou pelo meio arrancando todo o telhado, novo giro e avançou por mais 500m até arrancar os telhas de uma casa, galpão e uma casa pequena, torcer as árvores do terreno e lançar os telhados longe. 20 Km adentro há pinheiros tombados pela raiz.

 

Aqui algumas imagens

 

1.jpg

 

Galpão de armazenamento das sacas parcialmente destruído. Havia um caminhão dentro carregado com muitos pedaços de telha e galhos de árvores

2.jpg

3.jpg

 

Pedaços de madeira foram lançados sobre o telhado a perfuraram as brasilits

4.jpg

 

Árvores arrancadas pela raíz

5.jpg

 

Seu Adiles e o neto Maurício

6.jpg

7.jpg

8.jpg

 

Galhos retorcidos

9.jpg

 

Árvores tombadas pela raíz nas diversas direções.

10.jpg

 

Cerne perfeito indicando que a árvore estava íntegra e com boa saúde. Dava acima da cintura do Seu Adiles essa.

11.jpg

 

Caixa dágua onde eles permaneceram agarrados quando o vento passou por eles, brasilits voavam a volta

12.jpg

 

Seu Adiles, a esposa e netos na área que foi...

13.jpg

 

No local, observando como foi que ocorreu segundo as informações do pessoal, também um rapaz do posto de gasolina falou, sem dúvida foi tornado. A força dele é que é difícil definir. Para erguer e girar um eucalipto que nem o trator grande deles consegue puxar ou mover, fica em aberto ao amigos darem seu parecer...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Incrível o evento e sua disposição Jaque!

 

Parabéns!!!

 

De se espantar o que o garoto fala, mas digo a coragem que precisavam ter para ficarem do lado de fora da casa segurando a caixa d' água! É o desespero, mas se soubessem o perigo que corriam! Numa situação dessas o primeiro passo é se proteger, a vida é mais importante, o resto se corre atrás. Admiro muito isso, mas é um ato extremamente perigoso visto as características do fenômeno. Quando ocorreu aqui em casa, a primeira coisa que pensamos e não havia muito o que pensar, foi correr para debaixo da mesa e se proteger, não havia tempo nem coragem suficiente para sair e procurar lanterna, a primeira coisa e única foi se proteger, mais um minuto e não bastassem as quase 100 chapas de brasilite o teto teria voado também.

 

No mais, belo trabalho!!

Não tenho muita noção da força dos ventos vendo os estragos, mas os danos são realmente impressionantes. Só uma dúvida, o rapaz disse que não caiu granizo, mas do quê são aqueles buracos nos brasilites?

 

Abraço!

Link to comment
Share on other sites

Ricardo,

 

Obrigada pelas considerações. Ricardo, saí para ir a Lages umas 11h (era para ter saído as 6h, mas minha cadela não me deixou dormir a noite, estava inquieta), então, quando lá cheguei tinha mais 80km, lugar onde nunca andei, muito longe para ida e volta, mas bonito, tipo o acesso a Muitos Capões. A estrada boa compensou a minha quase desistência faltando 26Km. Mas me concentrei e a adrenalina da situação recarregou minhas baterias. Fiz mais de 600Km ontem, sob chuva, saí daqui com 26C, na primeira tempestade segui com 15C, e voltei com 20C, na ida, em menos de 2h queda de 11C, minha garganta sentiu, voltei na pastilha...

 

Perguntei porque não foram para dentro da casa, seu Adiles me falou que o vento não deixou, eles estavam vindo almoçar e foram pegos de surpresa!

 

Os furos foram detritos que perfuraram o telhado, madeirame arrancado da lateral do forro do telhado (não postei as fotos) e eucalipto segundo seu Adiles, algumas sacas de milho foram perfuradas.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Espetáculo de reportagem, Jaque!!

 

Gosto muito desse tipo de reportagem, em que testemunhas oculares dão seu testemunho.

 

Sugestão: coloca os trechos onde eles falam exatamente como disseram. Dá ainda mais realismo ao evento...

 

No mais, show de reportagem. Parabéns!!

Link to comment
Share on other sites

Paulo, Igor e Ricardo!

 

Obrigada amigos pelos comentários. Aqui está o telhado do galpão onde o tornado passou pela lateral, jogou as telhas para a frente da casa já perdendo força segundo o Maurício, depois subiu levando consigo partes de telhado e telha e espalhando pelas propriedades, atravessando a SC e afetando uma madeireira e mais duas casas distantes. Nesse caminho foi derrubando árvores e destelhando.

 

14.jpg

 

Igor, sim, foi cerrado, eles estão tentando limpar o local já para seguirem a vida. O sr. Adiles falou que o prejuizo é tanto que eles não tem condições ainda de mandar a madeira para laminar, vão usar como podem, lenha mesmo.

 

Há árvores tão grandes, pela filmagem você percebe pessoas caminhando sobre elas, que nem de trator conseguiram mexer. Usaram Motosserra para tiram da máquina agricola que está toda arrebentada. Aquela bem cortadinha é dali, postei para ver o cerne, miolo, perfeito de árvore sadia.

 

Aqui algumas torcidas na base ainda não cerradas:

 

15.jpg

 

16.jpg

 

Paulo, muito grata pelas suas observações. Estou ficando cada vez mais maluca acho, pois quando chego em um local e vejo as características iguais um arrepio me passa pela espinha e mesmo cansada e sem dormir que estava, foi como tomar um shock e refazer as energias...

 

Tenho outros videos, mas precisava cortar alguma coisa no início, tipo minha voz dizendo: Pode falar... Vamos ver se aprendo e os próximos ficam legais. Também prefiro escutar e manter sempre a fidelidade máxima a observação de quem vê. Foi riquíssima a ida, porque o sr. Adiles e esposa me comentaram mais um tornado, com avistamento de cone sugando a casa com geladeira e tudo, em Tupaciretã em 1984, é só correr atrás da informação que temos a observação de mais um tornado no RS, eles são gaúchos e moram aqui.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.