Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Meu retorno ao Itatiaia (parte alta)... novas fotos


Evandro Alves
 Share

Recommended Posts

Olá, pessoal...

 

Na véspera do último Reveillon, eu e um amigo resolvemos pegar o caminho inverso da massa de paulistas que invadiram o litoral e subimos a serra, mas não para Campos do Jordão, he he... fomos para um lugar mais alto ainda e mais "selvagem" se comparado àquela cidade bacana... parte alta do Parque Nacional do Itatiaia (divisa do Rio de Janeiro com Minas Gerais)

 

A mínima que registrei entre os dias 30 e 31 foi de agradáveis 10,5°C e a máxima, 19,2°C (ambos na Pousada Alsene). A diária foi mais cara do que imaginei devido ao feriado do Reveillon. :? A viagem, apesar de cansativa, foi bacana... trânsito livre, não sofremos com falta d'água e não nos queimamos com águas vivas, he he... :lol: pena que celular naquela região, só daqueles via satélite. Ficamos sem comunicação com o resto do mundo durante dois dias.

 

Vamos às fotos:

 

1 - Meu amigo Vagner na Garganta do Registro (divisa RJ/MG, acesso à estrada p/ o Alto Itatiaia):

 

DSC00431.jpg

 

2- Foto do Planalto:

 

DSC00436.jpg

 

3 - BR 485, entre o Alsene e a Portaria do Parque:

 

DSC00437.jpg

 

4 - Mais vegetação da parte alta:

 

DSC00438.jpg

 

5 - Resquícios do incêndio de setembro:

 

DSC00440.jpg

 

6 - Vegetação que não foi atingida:

 

DSC00442.jpg

 

7 - Vagner e eu na Portaria:

 

DSC00443.jpg

 

8 - Passarinho:

 

DSC00446.jpg

 

9 - Nascente:

 

DSC00454.jpg

 

10 - Água límpida, gelada e transparente:

 

DSC00455.jpg

 

11 - Vista do quarto que fiquei no Alsene:

 

DSC00460.jpg

 

12 - Parte da frente da Pousada:

 

DSC00461.jpg

 

13 - Chuva na serra:

 

DSC00462.jpg

 

14 - Chalé:

 

DSC00463.jpg

 

15 - Mais uma foto da chuva:

 

DSC00464.jpg

 

16 - O tempo fechou de vez...

 

DSC00467.jpg

 

17 - Temperatura no meio da tarde:

 

DSC00472.jpg

 

18 - Final de tarde:

 

DSC00473.jpg

 

19 - No meio da serra, não somos nada:

 

DSC00475.jpg

 

20 - Que vista... saudades:

 

DSC00478.jpg

 

21 - Pôr-do-sol no Alsene:

 

DSC00484.jpg

 

22 - Nascer do sol visto da janela do quarto do Alsene:

 

DSC00487.jpg

 

23 - Temperatura no início da manhã do dia 31/12/2007:

 

DSC00488.jpg

 

24 - Serra Fina e Vale do Paraíba:

 

DSC00490.jpg

 

25 - Mais uma foto do Vale do Paraíba, à caminho do Morro do Couto:

 

DSC00491.jpg

 

26 - Serra Fina ao fundo:

 

DSC00492.jpg

 

27 - Torre Menor:

 

DSC00493.jpg

 

28 - Morro do Couto e seus 2680m de altitude:

 

DSC00494.jpg

 

29 - Região de Resende (RJ) ao fundo:

 

DSC00495.jpg

 

30 - Apreciando a paisagem:

 

DSC00500.jpg

 

31 - Ligeirinho parece alpinista, he he...

 

DSC00501.jpg

 

32 - Serra da Bocaina à frente:

 

DSC00504.jpg

 

33 - A vista é fantástica...

 

DSC00505.jpg

 

34 - Estava quente... 14°C às 10 da manhã:

 

DSC00506.jpg

 

35 - Descanso depois da escalaminhada:

 

DSC00511.jpg

 

36 - Eu junto com a Torre Menor, à 2630m de altitude:

 

DSC00525.jpg

 

37 - Visão geral do caminho para o Abrigo Rebouças, o vale mais gelado do Brasil, com altitude média de 2430m:

 

DSC00528.jpg

 

38 - À direita, escondido pelo morro, o maciço das Agulhas Negras, um dos pontos mais altos do Brasil:

 

DSC00530.jpg

 

39 - Eu com a Serra Fina ao fundo:

 

DSC00533.jpg

 

40 - Voltando da viagem... parado em um posto de gasolina.

 

DSC00541.jpg

 

Bem... é só. Espero que curtam as fotos deste local que, junto com o Morro da Igreja e a Pedra da Mina, é um dos locais mais frios do Brasil. Abraços!!! 8)

Link to comment
Share on other sites

Parabens Evandro...realmente esse lugar é fantástico ,só que merecia mais estrutura....

 

Tem toda a razão, Carlos... a infra-estrutura para o turista por lá é praticamente zero. :?

 

Vamos à algumas observações que eu fiz:

 

1 - O acesso ao Planalto, à partir da Garganta do Registro, melhorou sensivelmente desde quando passei por lá pela última vez, em fevereiro do ano passado. Nos oito primeiros kms (mata), acabaram com a lama e colocaram uma boa camada de pedras bem pequenas, que ajudam muito para quem sobe a serra; porém, à partir do km 9, o trecho mais pedregoso continua inalterado e péssimo para qualquer tipo de veículo;

 

2 - O Alsene continua sendo a única opção de hospedagem próxima à portaria. Qualquer melhoria na infra-estrutura proposta pelo proprietário (sr. Claudio) é motivo de veto por parte das autoridades do IBAMA. A pousada é extemamente simples e não conta com isolamento térmico algum nos quartos coletivos, onde fiquei. A temperatura interna era a mesma da externa. Para quem pensa em ir no inverno e pegar temperaturas inferiores à 0°C (extremamente comuns por lá), melhor pensar duas vezes.

O acesso à Pousada dos Lobos é extremamente ruim para quem tem moto ou carro de uso urbano (são 4km por um caminho de pedras, literalmetne). Desisti logo no início do trajeto.

Para quem não abre mão do conforto, a única opção próxima é o Hotel São Gotardo (Garganta do Registro), porém, é uma opção para poucos ($$$$);

 

3 - Paga-se R$ 12 para ter acesso à parte alta do Itatiaia e não há estrutura alguma que justifique o valor que considero absurdo. Não tenho nada contra os funcionários que ficam na portaria, muito pelo contrário, são verdadeiros gentleman que nos ajudaram muito dando informações sobre as trilhas e dando também um folder com o mapa interno da parte alta do PNI, mas percebe-se claramente que o n° de funcionários precisa aumentar para atender as necessidades dos turistas.

 

4 - Dentro da parte alta do PNI, é necessário ter todos os equipamentos necessários para camping, suprimentos de emergência, materiais de primeiros socorros à mão e uma boa dose de sorte, já que, caso aconteça algum acidente, é complicado pedir socorro (celular, só daqueles via satélite). A trilha que peguei para o Morro do Couto não sofreu com o incêndio de setembro, porém, em alguns trechos, dava um aspecto de "abandonada", com matagal de 2m de altura cobrindo o caminho e sinalizada graças à escoteiros e soldados do Exército que passam pelo local e que deixam pedras empilhadas que indicam o caminho (se não fosse isso, estaríamos literalmente perdidos);

 

5 - Para fazer qualquer trilha dentro da parte alta do PNI, é necessário uma ótima condição fisica, senão, sem chances. Acima dos 2500m e subindo morro, quem leva vida sedentária feito eu sente muito cansaço. Eu parava, bebia àgua e descansava à cada 15 min. Graças à Deus que senti apenas cansaço físico, sem dores de cabeça ou outros efeitos típicos da altitude.

Link to comment
Share on other sites

quanto sai a diária no Alsene?

 

valeu

 

Shimutz, na véspera de Ano Novo, saiu, por pessoa, R$ 60 (quarto coletivo), com almoço incluso.

 

Jaqueline, Igor, Carlos... valeu pelos elogios! :o

 

Filipe... pra mim o PNI é um dos lugares mais bonitos e exóticos do Brasil, porém, o meu sonho é conhecer as grandes cadeias de montanhas do mundo, entre elas, os Alpes, que estão relativamente perto de você. :lol:

 

Agradeço por vc ter postado aqui também!!! :o

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.