Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Tempo severo - Verão de 2009/2010


Guest Rodrigo A Fanaia
 Share

Recommended Posts

Pessoal, eu não sei do que se trata se realmente foi um tornado ou se foi apenas uma nuvem funil,

mais está aí o registro, foi exatamente as 18:44, na Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro - RJ!

 

4226774318_249c0d7573.jpg

 

Tenho o video gravado para saber do que se trata, logo logo estarei enviando para o Youtube e compartilhando com vocês para poder tirar essa tal duvida!

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Interessante. Uma pena não ter registrado a visão total do horizonte. Tornado não foi, ao que se vê não parece que tocar o solo. O cone estaria com aspecto mais "sólido", em razão dos detritos e a própria poeira sugada.

 

Fico na dúvida até mesmo sobre nuvem funil. Não parece ser contínua. Pode ser que seja apenas uma "ilusão" provocada por nuvens sobrepostas a este ângulo. Mas não deixa de chamar a atenção. Falta o vídeo, se a rotação for aparente, foi funil.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado, amigos!

 

Eu estava distraído e então minha mãe avisou-me sobre a tormenta. Estava apavorada.A estrutura daquela nuvem antes de ser fotografada era incrível! Muito semelhante aquele escudo ocorrido nos EUA que a Metsul postou dias atrás. A impressão, do meu ponto de vista, era que a nuvem estava encostada ao solo, coisa de louco.

 

Havia muita movimentação, não de avanço, como numa gustfront, mas dentro da própria nuvem. Foram minutos fantásticos. Algumas adquiriram aspecto de funis, estava com o coração na mão!

 

Como não estou bem ainda, tive que me contentar a acompanhar todo espetáculo de longe. O máximo que pude fazer é ir até uma construção nossa, num local mais alto, e fazer algumas imagens. Ahhhh, se essa tempestade me pega num dia dos bons....

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Aqui ontem deu uma tempestade bem legal, pelo menos refrescou os 33C. E foi a despedida. Hoje foi de chuva e dia encoberto, muitos turistas estão tomando banho de chuva nesta cidade que ferve seca, não há água, nem nos resorts e condomínios de luxo... Que sacanagem com a gente que mora aqui... Durante a última foto abaixo chovia forte, por isso a granulação.

 

Igor, lindas fotos, linda despedida!

 

81999807.th.jpg

 

42860560.th.jpg

 

77213528.th.jpg

 

43544716.th.jpg

Link to comment
Share on other sites

Igor,

 

Lindas capturas, quero atualizar logo o Blog, mas estou em processo de limpeza do micro, já que um raio ontem aqui queimou o meu HD do PC grande, que raiva, perdi muiiiiiiiiiittttttaaaaaaaaaaaaaa coisa, inclusive imagens... Raios, raios, raios... Quero limpar logo esse note para não perder o resto, então entre hoje e amanhã atualizo e vou postar algumas destas tuas imagens.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Eis as imagens da tempestade de verão desse dia 30/1:

 

Vista para o sul: Cb se formando de forma explosiva exatamente sobre meu bairro e áreas ao sul. A base dessa nuvem estava girando. Foto de dentro do pátio de casa.

 

tempestade12010.th.jpg

 

Vista sul: prédio atrás da minha casa e base do Cb:

 

tempestade22010.th.jpg

 

Vista sudeste: esse rabo era o ar visivelmente ascendente que abastecia o Cb de forma explosiva! Foto tirada dentro do pátio de casa (o sujeito no canto direito é meu irmão e o abrigo meteorológico está bem na base da foto).

 

tempestade42010.th.jpg

 

Vista sudeste: chuva torrencial com vento forte (rajada de 48,9 km/h aqui em casa e 72 km/h no INMET).

 

tempestade112010.th.jpg

 

Mesma vista: chuva ainda mais intensa!!

 

tempestade122010.th.jpg

 

Nesse foto aparece bem o abrigo da minha estação no pátio.

 

tempestade132010.th.jpg

 

Vista norte: a tempestade passava pelo S e E e para N e O havia céu azul!! Além desses edifícios estão o Iguatemi e o Parque Germânia.

 

tempestade142010.th.jpg

 

Vista nordeste: no finalzinho da tormenta. O vento SE e E já enfraquecia. Depois a chuva parou e deu sol!

 

tempestade162010.th.jpg

Link to comment
Share on other sites

Valeu pelo registro, Marcos. Esses temporais de verão são alucinantes mesmo!

 

Aqui um domingo de verão, com chuva localizada. Mas, tive a sorte de um belo sistema se formar bem perto e não parecia ser um CB qualquer. Pela segunda vez, a primeira foi em novembro passado, registro uma nuvem como essa, com base achatada muito semelhante a uma Wall Cloud. Dessa vez o sistema estava um pouco mais próximo e pude notar um pouco de rotação, com penduricalhos saindo pelas bordas por diversas vezes. Muito louco!

 

50609392.jpg

 

75463995.jpg

 

85201308.jpg

 

83748614.jpg

 

43271785.jpg

Link to comment
Share on other sites

Reparem na segunda foto de baixo para cima. A planta mostra que o vento está soprando contra a tempestade, abastecendo-a. Situação clássica de quando a tormenta vem em direção a uma determinada região. Depois o vento pára brevemente e vira.

 

Lindas fotos! O campo e o Cb em formação também estão maravilhosos!! 8-)

Link to comment
Share on other sites

Reparem na segunda foto de baixo para cima. A planta mostra que o vento está soprando contra a tempestade, abastecendo-a. Situação clássica de quando a tormenta vem em direção a uma determinada região. Depois o vento pára brevemente e vira.

 

Lindas fotos! O campo e o Cb em formação também estão maravilhosos!! 8-)

 

 

Marcos, a situação em que observei isto com intensidade assutadora foi na noite do feriado de 07/09/09, antes das tormetas daquela noite.

 

Quanto mais elas chegavam, mais aumentava o vento e a temperatura, eu tava me gelando!!!

 

:lol: :lol:

 

Pô gente, tópico espetacular ein!

 

Igor, parabéns pela foto no Accu!!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Igor,

 

Lindas fotos, meus parabéns pelo destaque, realmente a nuvem é um show e conseguiste dar um toque especial na imagem.

 

Tenho perseguido tempestades direto, mas nada de imagens espetaculares, um CB aqui, outro ali, temporais notunos fortes, mas infelizmente esperava mais esse verão e não tem acontecido por onde ando.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Troyano e mvmattke,

 

Parabéns pelas fotos de verão. Troyano, se conseguir eliminar a fiação, as próximas serão show!

Abraços,

 

 

Valeu Jack, além de eliminar a fiação teria que achar o melhor jeito de tirar a foto, são tantas coisinhas na máquina que não sei o melhor jeito de fazer a captura, e outro seria uma máquina melhor, mas como o tempo esta curto deixo para comprar uma digital melhor mais para frente.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Pessoal, 2 temporais em Floripa, noturnos, infelizmente!

 

15.02.2010

 

CB

 

73896389.th.jpg

 

49263595.th.jpg

 

Levantou uma névoa

 

65747915.th.jpg

 

 

16290665.th.jpg

 

Filmagem no youtube de um morador de Floripa

 

 

Perdi a frente de rajada completa

 

66408016.th.jpg

 

Raios e chuva (dentro do carro)

 

fl15022010aa.th.jpg

 

fl15022010b.th.jpg

 

fl15022010c.th.jpg

 

fl15022010d.th.jpg

 

Tempestade dia 14

 

CBs (ocorreu a fusão de 2)

 

79601642.th.jpg

 

71450468.th.jpg

 

Arcus (noturno)

 

13408925.th.jpg

 

61528130.th.jpg

 

88452659.th.jpg

 

77797397.th.jpg

 

54056617.th.jpg

 

Observem essa imagem abaixo, ela é o início das 2 seguintes

 

93086770.th.jpg

 

19869194.th.jpg

 

36495284.th.jpg

 

81719014.th.jpg

 

Bom, sei que são imagens de qualidade ruim, mas devido a forte atividade elétrica e vento, prejuizo de equipamento e dificuldade de foco, considero-as razoáveis para registro, por isso estou postando.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.