Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Imagens dos danos em Rio Cedro Médio


Jaqueline
 Share

Recommended Posts

Sobre os danos em Rio do Cedro Médio, os mesmos ocorreram entre 10h e 10h30min, a concentração de danos não passou de 30 metros de largura por 200m de extensão e se concentrou mais em árvores. Toda a comunidade estava no enterro do agricultor, e quem não estava, trabalhava para arrumar a casa ou a propriedade. Na imagem do radar de Morro da Igreja, das 13 há uma célula muito interessante que se aproxima do local e fica sobre ele as 13h30, correspondendo ao horário informado pelos moradores locais.

 

00.jpg

 

Os postes já haviam sido arrumados como informou a jovem Caroline quando apontou locais da destruição, outros estavam sendo, na entrada do local o cenário era como se estivessem prontos para cair, com muita fiação solta ou arrebentada.

 

0.jpg

 

A propriedade mais atingida foi a do vizinho do seu Adelino Moreira, que teve seu aviário parcialmente destruído, uma pequena edícula frontal totalmente destruída (bem no meio da foto), tijolos arremessados a distância, bem como muitas telhas de barro eram encontradas pelas estradas em cacos. Esse aviário teve paredes de alvenaria tombadas em pedaços e árvores arrancadas pela raíz.

 

5.jpg

 

9.jpg

 

11.jpg

 

 

8.jpg

Seu Adelino, o filho Renato e o capataz da fazenda já estava limpando a propriedade com motoserra, pois as árvores eram todas de grande porte, eucaliptos com mais de 10m de altura e 40cm de diâmetro na base, essa da foto foi arremessada do outro lado da estrada, esse pedaço tem 5m por 35 de largura.

 

1.jpg

4.jpg

13.jpg

 

 

Várias árvores tombaram nas margens do rio, muitas ficaram torcidas e descascadas como papel. Todas situavam-se na frente da propriedade do seu Adelino.

 

2.jpg

3.jpg

7.jpg

12.jpg

 

 

Outros danos ocorreram na Capela da Igreja, na ponte de madeira que atravessa o rio, além de forte prejuízo na agricultura, que é a principal atividade local, ocasionado em parte pelo acamamento da plantação ou pelo granizo, que foi maior que bola de gude grande descreveu a dona Olívia.

 

14.jpg

 

Acamamento

6.jpg

 

Plantação revirada

10.jpg

 

 

Video do depoimento do agricultor Adelino Moreira sobre o fenômeno tornádico ocorrido em Rio do Cedro Médio, na manhã de 21.09.2007. O video ficou escuro porque caiu um toró e escureceu rapidamente enquanto falávamos.

 

 

Bom, cheguei a pensar em um pequeno microburst, mas não vi danos compatíveis, então ao observar uma árvore (que não estou achando a foto) onde dois galhos se cruzaram como fazemos com os braços, os danos muito concentrados, árvores tombadas ou retorcidas nas duas margens do rio,o depoimento do seu Adelino e filho e mais três moradores que conversei, concluo tratar-se de um tornado EF0 que ocasionou a destruição nesse pequeno vilarejo.

 

Há esse texto da NOAA com referência a tornado com situação de danos a plantações de milho nos EUA, o que ocorreu com o aviário neste caso acima é bem semelhante a imagem desse texto, não fiz fotos porque o dono estava no enterro e não quis entrar na propriedade. Recomendo a leitura.

 

http://www.crh.noaa.gov/arx/events/Chelseaevent.php

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.