Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Forte temporal e terremoto aterroriza Cruzeiro do sul - AC


Jordan do Valle
 Share

Recommended Posts

Notícia retirada da página do Jornal A Tribuna, de Rio Branco, edição dessa sexta-feira 17 de agosto.

 

 

Temporal destelha mercado em Cruzeiro

 

Depois do susto com o abalo sísmico peruano que foi sentido em Cruzeiro do Sul, a cidade passou ontem mais uma situação de transtorno e medo. Um forte temporal com chuvas intensas e ventania, acabou por destelhar um anexo do mercado municipal, causando enorme prejuízos aos feirantes.

 

As águas também invadiram o centro da cidade e inundaram lojas deixando os comerciantes apreensivos. Os prejuízos ainda não foram contabilizados, mas eles alegam que muitas mercadorias foram inutilizadas.

 

O temporal aconteceu pela parte da cidade e deixou a cidade sem energia elétrica por mais de duas horas, o que também motivou transtornos e prejuízos para a população. O Corpo de Bombeiro chegou a atender inúmeras chamadas.

 

Os funcionários da Eletroacre somente puderam trabalhar para reverter a situação, depois que o temporal passou, quando, enfim, puderam restabelecer o fornecimento de energia elétrica para toda a cidade.

 

As galerias pluviais não deram conta do grande volume de água que acabou transbordando, invadindo residências do centro da cidade. O pânico chegou a tomar conta de alguns moradores, mas tudo foi contornado pela Defesa Civil.

 

Segundo a prefeita Zila Bezerra, que lamentou os enormes prejuízos tanto dos moradores como dos comerciantes, o temporal chegou a assustar os moradores, mas os prejuízos foram apenas materiais.

 

“Lamentamos que a natureza tenha causado esses prejuízos, mas também nos sentimos aliviada, porque não houve acidentes fatais, e não tivemos vítimas”, disse a prefeita.

Os moradores e os comerciantes agora contam o prejuízo.

 

Sem energia

 

Com chuvas torrenciais, ventos fortes, relâmpagos e trovões, o vendaval atingiu a cidade por volta das 16 horas, pegando a população de surpresa.

 

Várias famílias foram assistidas pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Militar. Até as 20 horas, não havia vítimas fatais.

 

O apagão durou 3 horas, o que prejudicou o resgate dos destroços provocados pelo vendaval. Os prejuízos serão contabilizados a partir de hoje pela prefeitura, porque ontem não foi possível por causa da falta de energia e das circunstâncias em que ficou a cidade.

 

O centro comercial, onde se localiza a catedral de Nossa Senhora da Glória, a praça, o Banco do Brasil e a galeria da catedral, além do hotel Plínio, ficou inundado por mais de uma hora. (I.N.)

 

 

Sobre o Terremoto que foi sentido até em solo Acreano, Estado vizinho ao Peru.

 

 

Terremoto no Peru deixa bombeiros em alerta

 

O terremoto desta quarta-feira, que até o fechamento desta edição tinha deixado 500 mortes e aproximadamente 1,3 mil feridos no Peru, também foi sentido no Acre.

 

Em Rio Branco, moradores de prédios mais altos relataram oscilações ao Corpo de Bombeiros. O mesmo sentiu quem passava pela ponte Juscelino Kubitschek. Apesar do pânico, ninguém se feriu nem perdeu nada.

 

Chefe de operações da Defesa Civil Estadual, o capitão Carlos Batista disse que viaturas do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) visitaram alguns prédios a pedido dos moradores.

 

A Defesa Civil também visitou a ponte metálica para verificar as conseqüências do abalo, mas nada foi detectado. O terremoto aconteceu por volta das 19 horas.

 

“Não houve conseqüências, só o susto inicial. Os moradores sentiram as oscilações e solicitaram a nossa presença. Comparecemos, fizemos um reconhecimento na estrutura de alguns prédios, mas está tudo bem no nosso caso”, disse Carlos Batista.

 

Oscilações também foram sentidas em Cruzeiro do Sul, no exato instante da procissão de Nossa Senhora da Glória. O cabo Éden Abreu de Paula, da Ciosp de Cruzeiro do Sul, disse que a população sentiu os tremores, mas não houve qualquer indício de pânico. O Ciosp também não foi acionado.

 

No Peru, a situação é de caos. Depois de reconhecer que o número de mortos chegaria “provavelmente a 450”, a assessoria de imprensa do presidente Alán García teve que refazer os cálculos com números fornecidos pelos bombeiros. Com isso, o total de vítimas subiu e deve ficar entre 500 e 550.

 

O tremor sacudiu o Peru com 8 graus na escala Richter, de acordo com o Laboratório Sismológico de Brasília (DF). A escala Richter vai até 9.

 

A embaixada do Brasil em Lima informou que não há registro de vítimas brasileiras, que atingiu principalmente o noroeste e o litoral norte peruano. O telefone da embaixada do Brasil no Peru para buscar informações sobre brasileiros é (511) 512-0830. (Josafá Batista)

 

----------------------------------------------------------------------------------

 

Na quarta-feira, dia do terremoto, ao sair da academia onde faço musculaçao, vi um monte de gente em frente a um prédio residencial próximo a academia, junto com o corpo de bombeiros.. não entendi nada pensei até que fosse algum louco querendo pular de cima do prédio.. hahaha! Só no outro dia fui saber que se tratava do terremoto! :wink:

 

Agora foi impressionante a destruição que ele causou no Peru. Graças a Deus aqui no Acre foi fraquinho e poucas pessoas sentiram.

Link to comment
Share on other sites

Jordan,

 

Os temporais aí sempre que pegam é pra valer... Você teria algum link com mais informações de jornais ou fotos...

 

Grata,

 

abraços,

 

O jaque, da tempestade não tenho fotos, mas o site que peguei essa notícia tem foto de alguns estragos que ele causou na cidade, só que hoje já tiraram as fotos..... vou ver se consigo pegar em outro local depois!

 

Lá no oeste do Acre, o clima parece ser outro totalmente diferente do clima aqui do leste. Apenas 600 km estão separando a floresta do deserto. Em Rio Branco a umidade ontem chegou a apenas 13%, e a temperatura máxima em 35°C, enquanto que Cruzeiro do sul, dominada pelas instabilidades tropicais, a umidade mal baixou dos 90% e a Temp. máxima não superou os 26°C...

 

É justamente esse forte contraste das condições do tempo, que ocasionam os temporais nessa época do ano.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.