Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Dezembro 09 - MC 1a Quinzena :


Joao
 Share

Recommended Posts

Dezembro 09 - MC 1a Quinzena :

 

São José dos Ausentes RS : 15,2

São Joaquim SC : 15,8

Campos do Jordão SP : 16,7

Canela RS : 17,0

Monte Verde MG : 17,3

Canguçu RS : 17,3

Bom Jesus RS : 17,6

Vacaria RS : 18,2

Inacio Martins PR : 18,2

Caçapava do Sul RS : 18,5

Santa Vitória do Palmar RS : 18,6

Chuí RS : 18,8

Santana do Livramento RS : 19,2

General Carneiro PR : 19,2

Curitibanos SC : 19,3

Lagoa Vermelha RS : 19,7

Caçador SC : 19,7

Passo Fundo RS : 20,5

Campos do Jordao VI/SP: 16,5

Link to comment
Share on other sites

Dezembro 09 - MC 1a Quinzena :

Campos do Jordão SP : 16,7

 

 

Campos do Jordao VI/SP: 16,5

 

Muito interessante... No fim das contas, na ponta do lápis, tudo na mesma... ;)

 

Com toda a cobertura de nuvens que normalmente há no Estado de SP no verão, as maiores diferenças entre INMET e VI certamente ocorrerão no inverno.

Link to comment
Share on other sites

Verdade, Carlos.

 

Canela costuma ser favorecida em relação à Vacaria quando há ingresso constante de ar frio, mesmo que este chegue à Vacaria também. Nestas ocasiões as máximas de Canela e a queda da temperatura ao entardecer fazem com que a sua MC caia bastante. Em cenários mais estáveis, Vacaria é mais fria. Primeiro pela altitude e segundo pelo formato do relevo de Vacaria, muito mais propício a queda de temperatura noturna que Canela, que está numa encosta.

Link to comment
Share on other sites

Correção no meu dado. Media da primeira quinzena: +16.2ºC

 

Campos do Jordão SP :

 

Horto Florestal :

 

MC : 16,4

MS : 17,2

M Min: 13,0

M Max: 21,4

Extr: 08,8 / 25,1

 

----------------------------------------------------------------------------------------------

 

Automatica/Inmet :

 

MC : 16,7

MS : 17,5

M Min: 13,6

M Max: 21,4

Extr: 09,1 / 25,8

 

------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Vila Inglesa -Tucci :

 

MC : 16,2

MS : 16,6

M Min: 13,2

M Max: 20,0

Extr: 09,6 / 24,5

Excelente. Obrigado pelo trabalho.

Abs

Link to comment
Share on other sites

Carlinhos e aquele ranking do vento era tão legal amigão?

 

 

Então Paulo, estou usando o programa do TKR que não consta vento...mas mesmo assim fiz de algumas cidades , está postado lá no Resumo geral Jan/Nov, inclusive com pluviosidade acumulada..

Agora que prestei atenção, vc colocou a partir do segundo semestre Soledade no mesmo nível das cidades litorâneas, o que é fantástico pra energia eólica :D

Link to comment
Share on other sites

SJ dos Ausentes eh um fenomeno! Deve levar o mes mais uma vez como a mais fria dentro de area urbana no Brasil. E o mais impressionante eh que no meu modo de ver, esta no pior ponto da cidade, num pico junto com a antenas de celular e radios da cidade.

Como já colocou o Triple A, Ausentes é um mundo à parte. :D

Link to comment
Share on other sites

SJ dos Ausentes eh um fenomeno! Deve levar o mes mais uma vez como a mais fria dentro de area urbana no Brasil. E o mais impressionante eh que no meu modo de ver, esta no pior ponto da cidade, num pico junto com a antenas de celular e radios da cidade.

 

A grande pergunta que faço com os dados de Ausentes é: seria Bom Jardim da Serra mais fria que São Joaquim, também? São Joaquim perderia, na miha opinião, duas posições no ranking das mais frias do Brasil caso 5 anos seguidos mostrassem essas duas cidades na frente dela.

Link to comment
Share on other sites

SJ dos Ausentes eh um fenomeno! Deve levar o mes mais uma vez como a mais fria dentro de area urbana no Brasil. E o mais impressionante eh que no meu modo de ver, esta no pior ponto da cidade, num pico junto com a antenas de celular e radios da cidade.

Como já colocou o Triple A, Ausentes é um mundo à parte. :D

 

PELA POSIÇÃO GEOGRÁFIA, ESTE FATO AJUDA, POIS O NEVOEIRO PODE FICAR O DIA TODO OU MAIOR PARTE, DEIXANDO A TEMPERATURA MUITO BAIS. REPAREM NA UMIDADE RELATIVA. UM PICO DESTE AQUI JÁ NÃO TERIA A MESMA VANTAGEM, POIS A VIRAÇÃO AQUI É MENOS INTENSA. NO MORRO DE BOM JARDIM, EM FRENTE A CIDADE, MESMO CASO.

NO RS poucos Kms a sudeste significam muito nas médias e máximas, comparando a realidade que conheço, Fontoura Xavier e São José do Herval, localizadas a sudeste de Soledade, em linha reta 23 km a primeira e 31km a segunda, tem média e máximas menores que Soledade, além de muito mais neblina.

Link to comment
Share on other sites

Carlos, os dados de São Chico são deficientes. Aquela PWS aponta dados acima da realiadade para o local.

 

S. Chico com a mesma media de Bom Jesus e vc diz que os dados estão acima....como pode ter certeza...não é uma estação padrão..??

Eu não conheço a estação, mas a minha certeza vem do fato de que São Francisco não tem como ser mais quente que Canela. São 70 metros a mais de altitude, geografia muito semelhante (encosta sul da serra) e décimos a mais de latitude sul (que conta pontos aqui no RS, basta ver a semelhança de médias entre Vacaria e Canela com 150 metros de diferença).

Link to comment
Share on other sites

Dezembro 09 - MC até dia 22 :

 

São José dos Ausentes RS : 15,9

São Joaquim SC (Aut) : 16,4

Campos do Jordão SP (Vl Inglesa) : 16,4

 

Campos do Jordão SP (Aut) : 16,9

Cambará do Sul RS : 17,2

Monte Verde MG : 17,4

 

Canela RS : 18,0

São Francisco de Paula RS : 18,3

Bom Jesus RS : 18,4

Canguçu RS : 18,4

Inacio Martins PR : 18,6

Vacaria RS : 18,7

CDJ deve fechar o mes em segundo lugar, muito próxima a SJ dos Ausentes, a primeira colocada. Eu tenho a impressão que os últimos 8 dias do mês serão mais frios na mantiqueira... mas a distância é grande ainda.

Link to comment
Share on other sites

Concordo Bruno que Canela tem que ser mais quente que S Chico, mas veja Bom Jesus que é bem + fria que Canela....está mais quente tambem...Só posso concluir que este mês de Dez não serve de muita referencia , mas para 2010 , vou coletar os dados para fazer a MC desta estação desta cidade muito interessante que é S Chico, na qual eu conheci. Dai vamos ver o comportamento desta estação .

 

Carlos, a grande questão é que Canela não tão mais quente assim que Bom Jesus como vc acha. São décimos de diferença na média, tanto no inverno quanto no verão. Logo, Canela é levemente mais quente que Bom Jesus. A média de julho de Bom Jesus é 10,2C, que é igual à São Chico. Partindo do pressuposto que esta última é levemente mais fria que Canela, suponho que a média desta seja de 10,8C em julho. É pouca coisa. Os números que tu vem compilando durante todos esses meses vem comprovando isso. Aliás, eu já defendia essa idéia muito antes de vc trazer esses preciosos dados.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.