Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo Severo - Inverno de 2007


Nadir Tomasini Jr
 Share

Recommended Posts

Acabou de dar granizo com intensidade moderada aqui em Passo Fundo. Não sei como foi no restante da cidade mas aqui foi de assustar no início. Por sorte durou poucos minutos e não chegou a acumular. Pedras pequenas. É o primeiro gelo que cai do céu neste inverno. Se não vem neve...

Sds.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Gurizada

 

E houve granizo no Paraná depois das 14 h e 30 min, em vários pontos das regiões central e do centro-sul. A propósito, a grande maioria dos modelos numéricos desconsiderou solenemente as precipitações no Paraná, a despeito de terem localizado as circulações em altitude com relativa precisão. Foi um dia daqueles...

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

O granizo foi resultante do ar frio ainda presente?

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • 4 weeks later...

Igor,

 

Estava em Capão - RS ontem, desde cedo se formaram alguns sistemas, teve chuva fraca e garoa a tarde e no fim de tarde vento intenso com rajadas moderadas, derrubando placas e levantando muita areia, mas a noite é que foi mais intenso,quando resolvi voltar para SC, inclusive um caminhão Baú virou a 50m na minha frente em Paulo Lopes, na chegada a Floripa, ventava muito forte desde Capão, em dias assim a direção se torna difícil, pois controlar carro com muito vento e estrada cheia de caminhões é bem cansativo. A pancada foi por volta de 22h era muito intensa e com rajadas, gerou acumulados no asfalto onde o caminhão virou, mas estava desacompanhada de descargas elétricas. Pelo que li na Metsul, hoje é que eu deveria estar lá... Que pena! Vamos ver o que acontece aqui...

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Amigos, pelas imagens no radar da REDEMET o granizo foi amplo no norte do RS, inclusive em PoA, na zona sul da cidade, provávelmente Belém Novo e demais regiões. Me parece ter havido um episódio de granizo mais intenso pelas imagens do radar de Santiago, junto a Santa Rosa e próximo a Passo Fundo. Alguém confirma ou não...

 

Meu medo é que essa instabilidade magnífica não chegue em Floripa com a mesma intensidade... Ronaldo, devemos aguardar alguma novidade aqui no litoral norte de Floripa...

 

O radar do SIMEPAR registra direto os temporais, muito interessante ver a estrada das instabilidades e o alcance do radar.

 

Amigos, por favor relatem o tempo severo, TOMASINI... Principalmente você!

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Amigos, pelas imagens no radar da REDEMET o granizo foi amplo no norte do RS, inclusive em PoA, na zona sul da cidade, provávelmente Belém Novo e demais regiões. Me parece ter havido um episódio de granizo mais intenso pelas imagens do radar de Santiago, junto a Santa Rosa e próximo a Passo Fundo. Alguém confirma ou não...

 

Meu medo é que essa instabilidade magnífica não chegue em Floripa com a mesma intensidade... Ronaldo, devemos aguardar alguma novidade aqui no litoral norte de Floripa...

 

O radar do SIMEPAR registra direto os temporais, muito interessante ver a estrada das instabilidades e o alcance do radar.

 

Amigos, por favor relatem o tempo severo, TOMASINI... Principalmente você!

 

Abraços,

 

HOJE É MAIS DO OESTE AO CENTRO E SUL DE SC. PEQUENA CHANCE NAS DEMAIS ÁREAS. MANTÉM ESTE RISCO ATÉ DOMINGO PARA SC.

Link to comment
Share on other sites

Amigos, pelas imagens no radar da REDEMET o granizo foi amplo no norte do RS, inclusive em PoA, na zona sul da cidade, provávelmente Belém Novo e demais regiões. Me parece ter havido um episódio de granizo mais intenso pelas imagens do radar de Santiago, junto a Santa Rosa e próximo a Passo Fundo. Alguém confirma ou não...

 

Meu medo é que essa instabilidade magnífica não chegue em Floripa com a mesma intensidade... Ronaldo, devemos aguardar alguma novidade aqui no litoral norte de Floripa...

 

O radar do SIMEPAR registra direto os temporais, muito interessante ver a estrada das instabilidades e o alcance do radar.

 

Amigos, por favor relatem o tempo severo, TOMASINI... Principalmente você!

 

Abraços,

 

HOJE É MAIS DO OESTE AO CENTRO E SUL DE SC. PEQUENA CHANCE NAS DEMAIS ÁREAS. MANTÉM ESTE RISCO ATÉ DOMINGO PARA SC.

 

Ronaldo, muito obrigada! Vou ficar atenta, aqui, quem sabe até me desloque a Criciúma daqui a pouco, só você acerta sempre! Meus vizinhos aqui em Canas te escutam ao meio-dia em volume alto, no litoral norte da Ilha também reinas... parabéns!

Link to comment
Share on other sites

Amigos, pelas imagens no radar da REDEMET o granizo foi amplo no norte do RS, inclusive em PoA, na zona sul da cidade, provávelmente Belém Novo e demais regiões. Me parece ter havido um episódio de granizo mais intenso pelas imagens do radar de Santiago, junto a Santa Rosa e próximo a Passo Fundo. Alguém confirma ou não...

 

Meu medo é que essa instabilidade magnífica não chegue em Floripa com a mesma intensidade... Ronaldo, devemos aguardar alguma novidade aqui no litoral norte de Floripa...

 

O radar do SIMEPAR registra direto os temporais, muito interessante ver a estrada das instabilidades e o alcance do radar.

 

Amigos, por favor relatem o tempo severo, TOMASINI... Principalmente você!

 

Abraços,

 

Jaque!!! Sim, veja em meu blog as fotos da tempestade http://informativodotempo.blogspot.com, aqui caiu graniso, mas bem menores!!!

Link to comment
Share on other sites

Amigos, pelas imagens no radar da REDEMET o granizo foi amplo no norte do RS, inclusive em PoA, na zona sul da cidade, provávelmente Belém Novo e demais regiões. Me parece ter havido um episódio de granizo mais intenso pelas imagens do radar de Santiago, junto a Santa Rosa e próximo a Passo Fundo. Alguém confirma ou não...

 

Meu medo é que essa instabilidade magnífica não chegue em Floripa com a mesma intensidade... Ronaldo, devemos aguardar alguma novidade aqui no litoral norte de Floripa...

 

O radar do SIMEPAR registra direto os temporais, muito interessante ver a estrada das instabilidades e o alcance do radar.

 

Amigos, por favor relatem o tempo severo, TOMASINI... Principalmente você!

 

Abraços,

 

Jaque!!! Sim, veja em meu blog as fotos da tempestade http://informativodotempo.blogspot.com, aqui caiu graniso, mas bem menores!!!

 

Aqui em Três de Maio, foram bem maiores.

Tem uma notícia na Aba T. Severo, aí está algumas fotos:

 

 

2009071556zo1.jpg

 

2009071541mc8.jpg

 

2009071542pl6.jpg

Link to comment
Share on other sites

Bom, o grosso nessa sexta-feira ficará para SC! De fato, muita instabilidade e tempo severo por lá, especialmente no oeste e centro do estado.

 

Aqui no RS o feio será sábado, e também domingo... mas mais sábado. O jato recua, ingressa ar quente pelo NO vindo do centro do continente (onde ultrapassará os 40°!!!) e explodem instabilidades por aqui.

 

Gauchada, o aviso está dado: tempo MUITO feio no sábado.

Link to comment
Share on other sites

Bom, o grosso nessa sexta-feira ficará para SC! De fato, muita instabilidade e tempo severo por lá, especialmente no oeste e centro do estado.

 

Aqui no RS o feio será sábado, e também domingo... mas mais sábado. O jato recua, ingressa ar quente pelo NO vindo do centro do continente (onde ultrapassará os 40°!!!) e explodem instabilidades por aqui.

 

Gauchada, o aviso está dado: tempo MUITO feio no sábado.

 

Marcos, ontem fui até Jaguaruna, mais ao sul aqui e peguei uma super tempestade noturna. Acumulados incríveis, verdadeiras cachoeiras sobre o asfalto e terra. Hoje, as 8h aqui em Floripa deu uma forte tempestade com direito a anoitecer e tudo mais, com muitos raios e aquelas imagens espetaculares no céu, mas era apenas um CB, deve ser o início..., vou pensar nesse seu prognóstico e talvez amanheça no sul...

 

floripa21092007ch1.th.jpg

 

Abraços,

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Acaba de acontecer em japura - pr , uma chuva de granizo com intesidade até grande pelas informações que obtive... com pedras do tamanho de uma bolinha de gude pra maior... se obter maiores informações , ou fotos posto posteriormente...

 

Abraços a todos !!

 

Claudio Eduardo.

Link to comment
Share on other sites

Chuva causa prejuízos no Rio Grande do Sul.

 

A forte chuva que atingiu o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (21) deixou cidades em situação de emergência. A região norte do estado é a mais atingida.

 

A Prefeitura de Barra do Rio Azul (RS) decretou situação de emergência. A força do vento derrubou árvores de mais de quinze metros de altura e danificou telhados. Um poste de concreto caiu sobre uma casa e um galpão ficou completamente destruído. A igreja também foi atingida. Cerca de 150 moradores estão desabrigados.

 

Em Flores da Cunha (RS), um temporal de granizo com menos de um minuto de duração destelhou dezenas de casas. Na zona rural, os produtores de uvas também sofreram prejuízos.

 

 

fonte : Globo News

 

 

sds...

Link to comment
Share on other sites

MEGA temporal em Floripa, a instabilidade veio de norte, acompanhada de muito vento e foi bem mais forte que o da manhã, ainda há trovoadas e relâmpagos, mas o flood foi tanto que ruas diversas estão sem passagem na parte norte da Ilha.

Ola Jaque, tem fotos???

 

Denilson,

 

Postei algumas no link imagens. Eram CBs, sem as frentes de rajada que deixam mais bonitas. Não estão muito boas porque havia muita nebulosidade e chuva.

 

Estou curiosa para ver as suas, seu site não está abrindo.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

MEGA temporal em Floripa, a instabilidade veio de norte, acompanhada de muito vento e foi bem mais forte que o da manhã, ainda há trovoadas e relâmpagos, mas o flood foi tanto que ruas diversas estão sem passagem na parte norte da Ilha.

Ola Jaque, tem fotos???

 

Denilson,

 

Postei algumas no link imagens. Eram CBs, sem as frentes de rajada que deixam mais bonitas. Não estão muito boas porque havia muita nebulosidade e chuva.

 

Estou curiosa para ver as suas, seu site não está abrindo.

 

Abraços,

 

 

As minhas ficaram escuras, pq literalmente virou noite, mas segue abaixo o endereço http://informativodotempo.blogspot.com

 

E esperemos amanhã,

Abraço...

Link to comment
Share on other sites

RISCO DE TORNADO AMANHÃ NO SUL DO BRASIL.

 

Mensagem acima postada no final da tarde de quinta. E o que diz o jornal A Tribuna de Criciúma de sábado ?

 

Tornado pode ter sido a causa da destruição

 

Junior David / A Tribuna

Andresa Piva | da Redação

 

Quinze minutos foram o suficiente para assustar a dona-de-casa Iracema Gava Amboni, de 57 anos, e os vizinhos da localidade de Rio Cedro Médio, no interior de Nova Veneza. Era mais ou menos 10h30min, quando o céu claro de sexta-feira deu lugar a nuvens escuras. Trovões, ventos fortes e queda de granizo, que em alguns pontos chegou a acumular alguns centímetros de altura e a formar uma camada branca, deixaram os moradores apavorados.

 

Pela maneira que se formou o temporal, suspeita-se que possa ter sido uma ameaça de um tornado, mais propício a ocorrer entre a segunda quinzena de setembro e o mês de março. O engenheiro agrônomo da Climaterra, Ronaldo Coutinho do Prado, informa que neste período é comum serem registrados até 30 tornados em Santa Catarina. "Quando se ouve falar em destruição localizada é bem provável que tenha ocorrido um fenômeno como este", diz. Segundo ele, em São Joaquim foram 18 minutos de granizo, também registrado, porém em menor quantidade, em cidades como Rio do Sul, Monte Carlo e Araranguá, no extremo Sul.

 

O meteorologista da Estação Experimental da Epagri, de Urussanga, Márcio Sonego, informa que às 6h30min, quando observou a imagem do satélite, havia uma linha de instabilidade cobrindo Passo de Torres. Essa mesma linha de nuvens deslocou-se rapidamente para o costão da Serra. Ela não indicava que poderia ocorrer o temporal registrado em Nova Veneza. "Ela se intensificou nesta região, provocando o temporal isolado", diz. Calcula-se que os ventos tenham ficado acima de 62Km/h, com rajadas ultrapassando os 70Km/h.

 

Para o final de semana, o tempo vai continuar instável. O sábado será “abafado”, com possibilidades de chuva entre o final da tarde e início da noite. O domingo será de chuva. A partir da tarde, entra o vento minuano, fazendo com que as temperaturas comecem a cair. A última semana do mês e a primeira da primavera será a mais fria de setembro. Entre a noite de segunda-feira e a madrugada de terça-feira, os termômetros na região de Criciúma podem registrar menos de 50C.

 

Casas foram destelhadas e postes caíram no chão

 

A dona-de-casa Iracema Gava Amboni, de 57 anos, diz que nunca tinha presenciado um temporal como aquele de ontem. "Nunca vi aquilo na minha vida. Estava me preparando para fazer o almoço quando abri a janela e senti as pedras batendo no meu rosto. Não teve como me abrigar no vizinho como fazia das outras vezes quando percebia a formação de um temporal. Foi tudo muito rápido. Ao abrir a porta que dá acesso à garagem, comecei a chorar ao ver no canto do carro as pedras acumuladas", diz, chorando. Duas horas depois do registro do granizo ainda podia-se observar os blocos de gelos espalhados pelo jardin.

 

A força do vento também trouxe transtornos aos moradores. Algumas casas foram destelhadas e postes de cimento foram ao chão. Alguns chegaram a envergar. O prefeito Rogério Frigo (PSDB) esteve na comunidade e ficou impressionado com o que viu e ouviu dos moradores. Produtores de aves de corte tive- ram que trabalhar durante todo o dia para arrumar o que o vento arrancou. As mulheres também tiveram muito trabalho para conseguir limpar toda a sujeira trazida pelo vento.

 

A Cooperativa Mista Pioneira, de Forquilhinha, que atende à localidade, teve muito trabalho após o temporal. Pelo menos nove postes foram ao chão e outros terão de ser trocados. Até o final da tarde de ontem, quando o plantão assumiu o trabalho, ainda não havia sido feito um levantamento do prejuízo.

 

Acidente

 

Uma pessoa morreu às 15h após encostar-se a um dos fios da rede de alta tensão. Amadeu Ghisi Masieiro, de 68 anos, estava trabalhando na lavoura, em São Bento Baixo, em Nova Veneza, com o trator de sua propriedade, quando levou o choque e morreu eletrocutado. Técnicos do Instituto Médico Legal (IML), de Criciúma, que atenderam a ocorrência, informaram que o fio estava frouxo. A suspeita é que os fios de energia e de telefone cederam depois dos ventos de ontem. A vítima teria ido levantar a fiação para o maquinário passar. Como estavam molhados e próximos aos da alta tensão, levou o choque. Ele morreu no local.

Link to comment
Share on other sites

Por volta das 04:30 da madrugada deste sabado começou a chover forte, ventar forte e a ocoorência de descargas elétricas contínuas, não tenho cetreza então não vou afirmar, mas me parece que das 04:30 até as 10:10, choveu 80mm, vou confirmar, mais tarde posto aqui de certeza!!! Abraços

Link to comment
Share on other sites

Amigos, estive em Criciúma hoje, mais precisamente em no interior de Nova Veneza para conferir os estragos do tornado, saí às 7h da manhã e voltei agora. Mais de 12h de estrada sob mau tempo. Choveu todo o dia entre Tubarão e Criciúma, teve ventania por volta de 10h, depois acalmou. Perto do meio-dia armou um temporal junto a Criciúma, mas foi apenas chuva forte. Bom, as novidades que tenho é que tratou-se de um tornado EF0 forte, derrubou muitas árvores, torceu outras, arrancou outras, destelhou, derrubou parede de aviário, postes de concreto e acamou a plantação de milho ainda no broto, outras o granizo destruiu. Situação ruim no pequeno vilarejo, pois estava sendo velado o agricultor que faleceu em decorrência da tempestade. Se conseguir elaborar, faço um post amanhã.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.