Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Análise Sinóptica - Abril de 2007


Luiz
 Share

Recommended Posts

  • 2 weeks later...

Comparem 3 mapas:

-análise sinótica da Marinha;

-análise de ventos em 500hPa;

-análise de ventos em 200hPa;

É incrível como o bloqueio visível entre 200 e 500 hPa, afeta o desenho da altas na região abrangida pela carta da Marinha!

E reparem como a baixa do Chaco está rigorosamnte na mesma localização que área de divergência de 500 hPa (leia-se, bloqueio).

É incrível como o desenho de ventos a 500hPa é bem menos organizado sobre o oceano, na altura da costa africana. Se nao fossem os Andes, provavelmente ventos em superficie atingiriam a baixa do Chaco a partir do Pacífico tambem, o que poderia reforçar este tipo de bloqueio. Ou não?

Link to comment
Share on other sites

E reparem como a baixa do Chaco está rigorosamnte na mesma localização que área de divergência de 500 hPa (leia-se, bloqueio)...

 

Tchê, divergência NÃO É BLOQUEIO! Leia um pouco sobre o tema e vais descobrir! :wink:

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

mas naquela situação pontual, a posição da divergência não dificulta a chegada de mssas de ar frio à nossa região, pelo menos em altitude?

Link to comment
Share on other sites

Infelizmente o tempo tem limitado a freqüência de minha atuação aqui no BAZ. Tenho aproveitado o espaço que me sobra para participar. Uma das áreas que mais gosto é justamente a análise sinóptica... Hoje dei uma conferida nas cartas pela tarde (mas fora de casa e do BAZ) e algo que me chamou a atenção é o prolongamento do ASAS (Anticiclone Subtropical do Atlântico Sul) até maiores latitudes (que o usual). Sem dúvida alguma isso está relacionado com o quadro de persistente estabilidade atmosférica experimentado pelo Sul do país.

 

Carta das 00Z de Sexta-feira; observem a permanência do ASAS em latitudes maiores que o usual e na sua retaguarda a organização de uma linha de instabilidade/frente fria partindo do Chaco até latitudes subpolares.

 

C7042000.jpg

Link to comment
Share on other sites

Persistência e fortalecimento. O núcleo dele estava com uma pressão mais baixa.

Mas não entendi como a migração dele para o sul é algo que, por si mesmo, dificulta a chegada de frentes frias.

 

Apesar daquela frente que citei na análise anterior avançar, empurrando o ASAS, na sua retaguarda um anticiclone já ruma para o oceano... o quadro ao que parece se manterá, altas dominando e tempo seco.

 

C7042100.jpg

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.