Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo Severo - Outono de 2007


Alexandre Aguiar
 Share

Recommended Posts

Céu parcialmente nublado neste fim de tarde na região metropolitana de Curitiba. Choveu muito forte ontem a noite com fortes raios aqui em Araucária. A única chuva desde que cheguei aqui na segunda passada. Fez bastante calor hoje. Em Cianorte, no noroeste do estado, meu pluviômetro registrou algo em torno de 17 mm em poucos minutos no sábado.

Link to comment
Share on other sites

Uma forte mas localizada tempestade atingiu o interior de Sarandi. Passou raspando por minha lavoura. Registrei em fotos o bichinho, bem como em vídeo o forte vento. Fiquei atento a possibilidade de tornado mas nada ocorreu. A situação parecia muito favorável.

Deve ter dado granizo no miolo da tempestade.

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Vejam o que é a dificuldade de obter informações do interior do município, somente hoje fiquei sabendo através de meu vizinho Milton, que tem uma propriedade na localidade de São Tomé( em linha reta. dista uns 15km ao sul de Soledade), onde ontem ocorreu forte chuva de granizo e vento, das 11:00 até às 12:15, segundo ele, as pedras eram graúdas.

Daqui da cidade dava para observar a CB evoluindo sobre a referida região,indo até Fontoura Xavier.Vou buscar informações se em FX tambm houve temporal.

Link to comment
Share on other sites

MICROBURST EM SÃO PAULO!!!!

 

ocorreu a tarde um microburst na regiao do aeroporto de congonhas!! muitos estragos por lá! segundo o inpe os ventos chegaram a 108km/h, o aeroporto registrou 90km/h... a informação de que foi um microburst foi passada pelo sptv, e realmente pareceu isso parece que foi algo bem isolado na regiao do aeroporto.

 

na minha casa muitos raios, um poko de chuva mais o vento foi apenas moderado... 9 bairros estao sem luz...

Link to comment
Share on other sites

aqui em joinville a ventania comecou por volta das 20h .. as 20h15 ja nao tinha luz em boa parte da cidade. caiu muita chuva, com granizo os ventos chegaram a 60km/h .

eu estava na faculdade na hora do temporal, transito parado , sem luz e sem semafaros, se via muitas ambulancias andando pela cidade, sinal que deve ter havido bastante acidentes de transito .

 

hj a maxima alcancou os 32,2

Link to comment
Share on other sites

Por João Tucci (SP):

 

Ontem a noite, voltando da aula pela 23 de maio, a cidade parecia cenario de guerra..... tinha carro capotado na 23 de maio!!!!!!! posto de gasolina sem teto, as coisas foram arremessadas.

 

o estranho foi que o estrago foi bem localizado... dava impressão que tinha sido tornado pq havia uma especie de rasto de destruiçao. Minha estacao comecou regisrando mas quando o vento bateu 23 km/h, acabou a luz e fiquei sem registro... isso la pelas 4 da tarde. hoje de manha tirei uma foto impressionante pelo celular.. vou tentar postar aqui mais tarde.

abs

Link to comment
Share on other sites

Pena mesmo não termos representantes... Tempos a traz o simepar alertou o ocorrido de uma tempestade severa na região e com ocorrência de granizo, na verdade foi o que realmente ocorreu... Temos uma casa as margens do lago da barragem do Foz d'Areia, cujo o lago forma o divisor natural entre o meu município e o de Pinhão, as tempestades que provem formam-se próximo a esta região realmente trazem uma forma evolutiva bem marcante... só que como este município, Pinhão é vasto territorialmente... As formações podem deter uma região mais centralizada, mas as que presenciei quando estive no município, pescando hehehe, foram realmente fortes. Sem falar da área de reserva do Iguaçu próxima ali...as serras... uma região de observação...

 

Segue alguns mapas...

imagemmp5.jpg

 

Imagem Google Earth da área de influencia

 

rioji8.th.jpg

 

Foto de um dos locais...

 

1235zz8.th.jpg

 

12593763dq5.th.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 2 weeks later...

Amigos,

Informo o avistamento agora pela manhã (10h55min) de nuvem funil, forte giro horário, visão a partir da freeway, Km 61 em direção a Oeste. Ventava fraco, temperatura de 24.5C no local. Ela evoluiu e quase tocou, com duração de aproximadamente 5min. Todas imagens são em 8 megapixels, por isso não posto mais, estou em uma Lan em CCanoa, sem programas e com conexão ruim. Como sempre, muita emoção!!!!

 

Formação

foto003pq6.th.jpg

 

Alongando com visão global

dsc07682lc7.th.jpg

 

Alongando com close

dsc07687iu6.th.jpg

 

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Querido amigo, tô na estrada, indo pra casa Floripa como te falei que me mudaria, parei aqui para postar, já que Capão estava no caminho. Foi uma linda evolução.

 

Grande beijo e até outra

 

As fotos ficaram ótimas! Nunca vi alguém com tanta sorte para ver funis! Queria ter metade disto! hehehe Atualmente até as nuvens de chuva têm fugido de mim. :cry:

 

Cordialmente,

Link to comment
Share on other sites

U R G E N T E!

 

Possibilidade de um tornado ter atingido um bairro da cidade ontem a tarde. Vi agora a pouco num programa de uma televisão local, uma casa, apenas uma casa quase que totalmente destelhada. Pedaços de telhas de amianto foram parar no meio da rua. Vou tentar contato pra ver se consigo o endereço, mas hoje infelizmente não tenho como sair do trabalho. Não necessariamente um tornado, mas talvez uma microexplosão, coisa parecida.

Link to comment
Share on other sites

U R G E N T E!

 

Possibilidade de um tornado ter atingido um bairro da cidade ontem a tarde. Vi agora a pouco num programa de uma televisão local, uma casa, apenas uma casa quase que totalmente destelhada. Pedaços de telhas de amianto foram parar no meio da rua. Vou tentar contato pra ver se consigo o endereço, mas hoje infelizmente não tenho como sair do trabalho. Não necessariamente um tornado, mas talvez uma microexplosão, coisa parecida.

 

Igor

 

Estou de férias, curtíssimas, hoje nem apareci lá no batente mas estou ligado... mandarei essa tua mensagem pro pessoal dar uma pesquisada...

Depois que eu te respondi àquela mensagem de ontem também a Def. Civil foi acionada... Aqui mais uma pessoa morreu, ontem à noite, levada pela enxurrada de um rio que transbordou!!!

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Pois é, estive no local ontem quando já estava escurecendo. É um bairro afastado do centro, a casa também é afastada das outras. Na minha opinião foi apenas uma forte rajada, visto que é uma área bastante aberta, quase sem árvores. A casa também não era das mais suportáveis, pena.

Link to comment
Share on other sites

Assustadora sondagem de Uruguaiana das nove da noite:

 

Station identifier: SBUG

Station number: 83928

Observation time: 070502/0000

Station latitude: -29.78

Station longitude: -57.03

Station elevation: 74.0

Showalter index: -4.11 :roll:

Lifted index: -9.02 :o

LIFT computed using virtual temperature: -10.28

SWEAT index: 306.22 :roll:

K index: 40.40 :shock:

Cross totals index: 24.20

Vertical totals index: 27.10

Totals totals index: 51.30 :shock:

Convective Available Potential Energy: 5518.46 :shock: :shock: :o:o:o

CAPE using virtual temperature: 5838.75

Convective Inhibition: -11.39

CINS using virtual temperature: -5.39

Equilibrum Level: 135.75

Equilibrum Level using virtual temperature: 135.73

Level of Free Convection: 892.68

LFCT using virtual temperature: 909.63

Bulk Richardson Number: 98.98

Bulk Richardson Number using CAPV: 104.73

Temp [K] of the Lifted Condensation Level: 296.53

Pres [hPa] of the Lifted Condensation Level: 929.50

Mean mixed layer potential temperature: 302.81

Mean mixed layer mixing ratio: 19.99

1000 hPa to 500 hPa thickness: 5757.19

Precipitable water [mm] for entire sounding: 50.78

 

Somente para situar, CAPE de 5.500 é algo raríssimo e consistente com as piores tempestades dos últimos anos nas Planícies Centrais dos Estados Unidos. Para que tenham uam idéia estamos falando de 5.518 agora à noite em Uruguaiana e na mega onda de tornados de Oklahoma de 3 de maio de 1999 (quando teve um F5), o CAPE em Uruguaiana chegou perto de 6.000. O Convection Inhibition caiu naquela tarde de -259 to -69 J kg-1 e agora estamos tendo -11 em Uruguaiana. Gente, seriamente preocupado com o que pode ocorrer nas próximas horas. Torçamos para que nada grave ocorra. Tem explicações bem mais complicadas, mas na Wikipedia tem uma explanação bem simples do que significa CAPE acima de 5.000. Vejam no link abaixo:

 

http://en.wikipedia.org/wiki/Convective_available_potential_energy

Link to comment
Share on other sites

Tem um núcleo de instabilidade muito ativo ao S de POA, sobre a Lagoa dos Patos!

 

Há mais de um relâmpago por segundo!! E o interessante é que muitos desses relâmpagos refletem no edifício de vidros azuis ao lado do Iguatemi, podendo ver o prédio se iluminar daqui de casa.

 

Caramba, tem muito relâmpago e muito forte!!! :shock: :shock:

Link to comment
Share on other sites

Vento em Passo Fundo atingiu 113 km/h, conforme a Embrapa Trigo.

 

Número bem compatível com a cena que presenciei da janela do prédio onde trabalho. Na hora imaginei como se estivesse dentro de um furacão. Os danos foram bem consideráveis na cidade. Inúmeras árvores caídas sobre automóveis e muitas casas destelhadas.

Link to comment
Share on other sites

Estive em Não Me Toque (18km aqui de Carazinho) para conferir os estragos causados pela tempestade de ontem de manhã. Chegou-se a cogitar que um tornado teria atingido a cidade segundo uma rádio aqui da cidade. Não confirmei a ocorrência do mesmo.

 

O que encontrei foi dezenas de árvores no chão e alguns destelhamentos de casas e o destelhamento parcial de um prédio da Cotrijal. O que chamou a atenção foi a extensão da área atingida, talvez 10 quilômetros, com alternância de locais com mais destruição e outros sem estragos.

 

Registrei com o celular(desculpem a baixa qualidade) alguns flagrantes:

 

O telhado dessa casa (frágil, é verdade) foi completamente arrancado...

Imag019.jpg

 

Árvores quebradas (com meu irmão e parceiro de tempestades ao lado)

Imag014.jpg

 

Entrada de Não Me Toque

Imag008.jpg

 

Já dentro da cidade...

Imag003.jpg

 

RS-142

Imag013.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Jack, suas fotos ficaram otimas. Como vc disse no orkut a um mes atras pra poder pegar as fotos, essa semana a Deia conseguiu entrar aki com meu profile e hj vim aki pegá-las pra postar lá... como falaram, cada dia q passa vc aparece por aki com boas e magnificas capturas. PARABENS!! saudades de vc... qdo der, aparece no MSN... :D :lol:

 

Bjuss

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.