Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Resumo 2009 (Jan / Out) :


Joao
 Share

Recommended Posts

O incrivel é que a estação de Ausentes esta em Pico, não em topo. Eu estive lá em Julho do ano passado e fiquei boquiaberto com a localização.... é um troço estúpido, inacreditável de tão mal localizado.

São Joaquim esta em topo tambem, mas o topo de SJ é ameno... esta a poucos metros da altitude média da cidade. Suspeito que a temp média da cidade de Ausentes é muito mais baixa do que essa que esta aí!

Link to comment
Share on other sites

Suponho que em algum lugar do passado deve ter sido discutido algo sobre sensação térmica e os diferentes modos de realizar os cálculos:

Então utilizei esta:

stermica.gif

extraída de:

http://www.popa.com.br/grupo/polpa_da_popa.htm

Claro que é passível de contestação.

Não sei se é licito meteorologicamente e matematicamente calcular a sensação térmica média a partir da média de ventos e da média de temperatura.(precisaria ter a base completa de dados).

 

Sensação térmica:

Canela X Soledade

jul:......5,9ºC x 6,6ºC

ago:....10,6ºC x 10,6ºC

set:.....10,8ºC x 9,4ºC

out:....12,8ºC x 12,9

 

Por enquanto é só um exercício.

Enfim só estou tentando aprender algo sobre o tema.

Creio que esteja equivocada tua tabela...

Link to comment
Share on other sites

O incrivel é que a estação de Ausentes esta em Pico, não em topo. Eu estive lá em Julho do ano passado e fiquei boquiaberto com a localização.... é um troço estúpido, inacreditável de tão mal localizado.

São Joaquim esta em topo tambem, mas o topo de SJ é ameno... esta a poucos metros da altitude média da cidade. Suspeito que a temp média da cidade de Ausentes é muito mais baixa do que essa que esta aí!

 

 

NÃO NECESSARIAMENTE. O TOPO, TOPO, FAVORECE A MAIS TEMPO COM NEVOEIRO, ISTO BAIXA A MÉDIA. NA BAIXADA AUMENTA A MÁXIMA E DIMINUI A MÍNIMA.

Mas entendo que esse seja o caso de topos muito pronunciados em relaçao a certa regiao, tipo Morro da Igreja para São Joaquim, Agulhas Negras para Visconde de Mauá, etc. No caso de Ausentes, eh um topo que esta na cidade, a pequena distancia do centro, mas num morro alto. Parece o morro das antenas em Urubici, fica colado na cidade, mas bem mais baixo... no caso do topo de Ausentes, acredito bastante que se essaestação estivesse na encosta desse morro, a media de temperatura seria ao menos 1 grau mais baixa. (A estação meteo está na esquerda do morro, logo à direita da casa)

 

Aqui esta a estação de Ausentes... tirei essa foto quando estive lá. Isso ai eh o topo de uma morrete pequeno, mas que se caracteriza como o maior topo da área urbana. Estou numa avenida e a estação deve estar a uns 30/40 metros de altura em relação à avenida. Sendo que o desvio de altitude é num curto espaço, não é um desvio suave, o que faz com que o topo seja muito mais quente que a baixada - efeito Campos do Jordão. Nesse caso, o topo só tem o onus de não ter a mínima baixa como ocorre na maior parte da cidade.. as máximas devem ser praticamente iguais. Eu acho bastante provavél Ausentes ser pelo menos 1 grau mais frio que o que a estação diz.

 

http://img193.imageshack.us/img193/5605/dsc02934x.jpg

Link to comment
Share on other sites

Então:....

vamos ver de outro modo:

Canela: média das médias compensadas jul/ago/set/out = 12,53 C .....12,5ºC

Canela: média das médias dos ventos jul/agos/set/out/ = 10,65 km/h...10,7 km/h = 2,97 m/s

 

Soledade: média das médias compensadas jul/ago/set/out = 14,08ºC....14,1ºC

Soledade: média das médias dos ventos jul/ago/set/out = 16,38km/h...16,4 km/h...= 4,56 m/s

 

Neste procedimento que é tão indefensável quanto o anterior temos:

Sensação térmica média:

Canela 10,0ºC

Soledade 9,6ºC

 

Somente brincando com os números.

 

ou a média das médias mensais:

 

Canela:

(5,9 +10,6 + 10,8 +12,8)/4 = 10,0ºC ...10,0ºC

 

Soledade

(6,6 + 10,6 + 9,4 + 12,9)/4 = 9,9ºC.....10,0ºC

 

Continuando brincando com números....

 

PHP: Tudo é questão...de critério....sem a base completa de dados podemos ficar anos e anos em uma discussão tola.

 

Abraços

Eu reafirmo , vc está errado, não subestime minha capacidade de raciocínio lógico, mesmo que eu não tenha formação científica...

Soledade não tem mais vento que Canela, Soledade tem MUUUUUITO mais vento que Canela e e podem pegar o Aeroporto, a Rodoviária, o a Parque das Tuias,baixada do Manduca, topo do seu Juca, Soledade continuará tendo muuuito mais vento que Canela, isto é lógica e não adianta quererem quebrar a lógica...

Link to comment
Share on other sites

PHP: Tudo é questão...de critério....sem a base completa de dados podemos ficar anos e anos em uma discussão tola.

 

Abraços

 

JÁ É E FAZ TEMPO.

Desta vez concordo com vc Coutinho,são tantos os aspectos a serem observados no que se refere ao comportamento do tempo em cada cidade ou região, que a análise fica muito subjetiva e vaga.Portanto, também concordo que para aspecto a ser analisado há uma disposição diferente.Concluindo , no entanto considero válidas todas consideraçoes sobre cada aspecto.E insisto,as partes mais elevadas da cidade do interior ainda não estão contempladas com estação padrão, se estivessem até mesmo nas médias iriam constatar que a mesma cairia bastante em relação à que é registrada no topinhode 667m, isto ninguém pode negar.

Tem razão Shimutz, não sou bom de matemática...

Pessoalmente vou serfranco pra vcs, o que mais me importa é que já tenho dados e condições de comprovar três coisas:

1° Fato:o frio de baixadade Soledade é impactante, respeitável(aqui entra o turismo)

2° Fato:a sensação térmica em Soledade é baixa em função dos ventos, altitude,orografia.

3° Fato: o potencial eólico de meu município é enorme.

Link to comment
Share on other sites

QUE LOCAL!!! A DE ÁGUA-DOCE É IGUAL OU PIOR. COISAS DO INMET, FAZER O QUE. POR ISSO TEM TÃO POUCOS DIAS COM MÍNIMA NEGATIVA.

 

EM ALGUNS DIAS PODE DAR 5 ALÍ E NEGATIVO PERTO DA CASA.

 

AGORA DÁ PARA ENTENDER OS DIAS DE TEMPERATURA MUITO MAIS BAIXA QUE AQUI, A VIRAÇÃO DEVE ENCOBRIR O MORRO O DIA TODO.

Nao entendi sua conclsão. A localização da estação esta em um ponto mais ou menos quente que a cidade? Eu tenho convicção de que esta num local mais quente do que deveria, um topo pronunciado.

Esse local parece muito a estação do Horto em Campos do Jordão.

Link to comment
Share on other sites

Mafili, vc usa os referenciais de calor para estimativa de térmica, quando o pessoal refere-se mais a conforto térmico nestes casos.

É indiscutível Mafili, que o vento é principal fator no que refere-se à térmica.Somente com vc vindo aqui pra entender.

Shimutz, estou tentando fazer isto, mudar a estação do Inmet para um local mais condizente com a cidadee só pra clarear Mafili, aqui na cidade as baixadas estão a 650,660,670m, só aí vc pode imaginar o quanto as mínimas seriam mais baixas em locais com exatamente a mesma altitude do Aero(topo baixode 667m).Shima, se eu conseguir pelo menos pra UPF, ou Corsan, altitudes de 730 a 740m,o pessoal vai se impressionar com a diminuição das médias, máximas e mínimas em relação ao ataul panorama do Aero...Se eu conseguir na Raia da Pedra então, 821m, a surpresa será maior ainda.

Link to comment
Share on other sites

Shimutz, estou tentando fazer isto, mudar a estação do Inmet para um local mais condizente com a cidadee só pra clarear Mafili, aqui na cidade as baixadas estão a 650,660,670m, só aí vc pode imaginar o quanto as mínimas seriam mais baixas em locais com exatamente a mesma altitude do Aero(topo baixode 667m).Shima, se eu conseguir pelo menos pra UPF, ou Corsan, altitudes de 730 a 740m,o pessoal vai se impressionar com a diminuição das médias, máximas e mínimas em relação ao ataul panorama do Aero...Se eu conseguir na Raia da Pedra então, 821m, a surpresa será maior ainda.

 

UPF, por questão de segurança e que podem fazer parceria de estudos, publicação de dados, laboratório climatológico e eólico... Quando se atrela uma universidade a uma estação meteorológica, é um casamento perfeito. E é uma grande área.

 

Na Raia falta segurança e convenhamos: instalará no local mais alto do município? Não seria um tanto injusto, quando outras cidades não estão em local semelhante? ;)

Pois é também pensei nisto,qual seria o melhor local, eu prefiro baixada.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.