Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Dúvidas


Denilson Klaic Slebodzins
 Share

Recommended Posts

Desculpem minha ignorancia mas oque sao CBs???

 

Olá Denilson,

 

CB é a abreviatura para cumulonimbus, uma nuvem bastante desenvolvida, capaz de provocar chuvas intensas, trovoada, vendavais e até granizo. Copio aqui alguma informação sobre ela:

 

Os Cumulonimbus são nuvens convectivas de trovoada que se desenvolvem verticalmente até grandes altitudes, com a forma de montanhas, torres ou de gigantescas couve-flores. Têm uma base entre 300 e 1.500 metros e um topo que pode ir até 23 km de altitude, sendo a média entre 9 e 12 km. O topo é caracterizado pela chamada "bigorna": uma expansão horizontal devida aos ventos superiores, lembrando a forma de uma bigorna de ferreiro. São formadas por gotas d'água, cristais de gelo, gotas superesfriadas, flocos de neve e granizo.

 

A foto de um CB: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a5/Cumulonimbus06.jpg

 

Comparado com outras nuvens, o CB é bem mais desenvolvido (profundo), atingindo grandes altitudes e é por isso que consegue sustentar instabilidade mais severa.

 

Wolkenstockwerke.png

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

cumulonimbos eu sei oque significa so nao sabia que existia abreviacao, que e CB, valeu...

 

Existem várias abreviaturas, tais como:

 

Cu para Cumulus

Cb para Cumulonimbus

St para Stratus

As para Altostratus

Nb para Nimbus

Ci para Cirrus

Cs para Cirrostratus

Cc para Cirrocumulus

Ac para Altocumulus

Ns para Nimbostratus

Sc para Stratocumulus

 

etc.

Link to comment
Share on other sites

Boa explicação amigo Luiz, e por falar em CB's tenho duas fotos da formação de uma magnifica CB, que tirei com meu celular, (celular = qualidade ruim) 26/01, mas que aparecem bem, não consegui tirar foto com a maquina digital pois estava fazendo minha caminhada diaria ao entardecer e não foi possivel...

 

Posto as fotos assim que achar o cabo usb do meu cel hehe.. abraçãoa todos amigos...

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.