Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Fotografias em Macro


Ricardo
 Share

Recommended Posts

-> A maioria das pessoas que é acostumada a tirar fotografias já sabe, mas para quem está começando é um importante tópico.

 

Quando pensamos em fotografia vem a mente no mesmo instante fotografias de paisagens, pessoas, amigos, entre outros. O que passa despercebido para a maioria dos usuários iniciantes de câmeras digitais é o universo de detalhes que podem se fazer presente em coisas e objeitos ínfimos.

 

A Macrofotografia é o ramo da fotografia voltada ao registro de pequenos objetos, mostrando detalhes, muitas vezes, invisíveis a olho nu.

 

Fazer macros belíssimos decorre em grange parte da capacidade criativa do fotógrafo. A técnica é uma das mais simples e acessíveis. Confira abaixo:

 

1- Ao ligar sua câmera procure pelo ícone de macro que é uma flor, se este botão não está selecionado as fotos ficam sem foco a curtas distâncias, ou seja, imprecisas e "embaraçadas".

 

2- Depois de ativar a função macro (essa função faz com que a câmera foque objetos e assuntos muito próximos com nitidez) basta pressinar o botão do obturador (para o "click").

 

sonycybershoth202.jpg

 

Parece simples, mas é comum ver pessoas querendo fotografar desde insetos à cristais de neve, gelo e granizo sem utilizar o modo macro. Com isso imagens pouco nítidas e desfocadas são apresentadas. Quando desejar tirar fotos de paisagens ou assuntos mais longínquos desative o macro (apertando novamente no botão de flor).

 

Boas fotos!

Link to comment
Share on other sites

É importante consultar o manual de sua câmera para saber a qual distância do assunto (o que se quer fotografar) o macro se aplica. Geralmente é menos de 30cm à 10 ou 5cm, mais afastado ou próximos que estes limites a fotografia ou deverá ser tirada com foco normal (f>30cm) ou poderá ser desfocada pois é muito perto. Algumas câmeras, geralmente semi-profissionais ou profissionais permitem distâncias de até 1cm (como a minha Canon SX100IS) ou até mesmo supermacro com 0cm.

Link to comment
Share on other sites

Este é realmente um recurso muito pouco conhecido e que é fornecido pelas câmeras digitais. Eu já tirei algumas fotos nesse modo e os resultados foram bem satisfatórios. Se estivesse acessando o fórum agora do meu notebook postaria pra mostrar. Talvez poste mais tarde.

 

Belo tópico!

sdçs..

Link to comment
Share on other sites

Saudações, Diego e Orlando. Eu mesmo, sozinho, demorei mais de um ano para descobrir o que era o macro e como se utilizava. Na fotografia há coisas simples e que acarretam erros grotescos para quem não sabe utilizar e diferenciar algumas funções.

 

Um exemplo disso é o uso do flash! É comum ver fotos sendo tiradas com o flash ativado para capturar uma paisagem noturna, quando o raio de alcançe da luz é no máximo 5m. Flash para fotografias a luz de dia também não interfere em quase nada. Pessoas tentando fotografar de dentro do carro ou ônibus com ele ativado, o que resulta em uma luz intensa refletida pelo vidro que danifica a imagem.

 

Flash é para fotos próximas, de nada adiantará se o assunto estiver mais distante que 4 ou 5m. Quando não é preciso utilizá-lo, que assim se faça, sua luz é crua, nua e forte. Fotografias em um estúdio ou a luz natural são muito melhores, quando se dá preferência para a segunda opção os melhores períodos são nas 2h que se seguem ao nascer do sol e nas 2h antes dele se pôr.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
Saudações, Diego e Orlando. Eu mesmo, sozinho, demorei mais de um ano para descobrir o que era o macro e como se utilizava. Na fotografia há coisas simples e que acarretam erros grotescos para quem não sabe utilizar e diferenciar algumas funções.

 

Um exemplo disso é o uso do flash! É comum ver fotos sendo tiradas com o flash ativado para capturar uma paisagem noturna, quando o raio de alcançe da luz é no máximo 5m. Flash para fotografias a luz de dia também não interfere em quase nada. Pessoas tentando fotografar de dentro do carro ou ônibus com ele ativado, o que resulta em uma luz intensa refletida pelo vidro que danifica a imagem.

 

Flash é para fotos próximas, de nada adiantará se o assunto estiver mais distante que 4 ou 5m. Quando não é preciso utilizá-lo, que assim se faça, sua luz é crua, nua e forte. Fotografias em um estúdio ou a luz natural são muito melhores, quando se dá preferência para a segunda opção os melhores períodos são nas 2h que se seguem ao nascer do sol e nas 2h antes dele se pôr.

Ricardo, eu acebei de postar uma mensagem exatamente sobre fotografias. Achei interessante tuas dicas. Eu me questiono algo que acho importante: POR QUE AS FOTOS DE GEADA E NEVE SEMPRE SAEM MENORES DO QUE ENXERGAMOS???.Será pelo contraste verde e branco? Quando tiramos fotos de geada ao olharmos o evento nos parece bem mais forte o branco que após revelarmos. É uma dúvida que tenho.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Desculpe pela demora, Paulo!

Não havia lido sua mensagem.

 

Seguinte, uma dica é nunca usar o flash! O brilho intenso produz um efeito que "liquidifica" os cristais de gelo, parecem muito mais transparantes, e com isso a paisagem parece muito mais verde do que branca!

 

A dica é fazer uso de um bom tripé ou um ponto de apoio, quem não tem tripé o ideal é colocar a câmera sob um ponto fixo e ajustar para fotografar sozinha em x segundos, aí não haverá problemas de tremor. Para quem tem uma câmera com ajustes manuais é ainda mais interessante, pois permite fotos ótimas mesmo quando ainda escuro, ou seja, antes de clarear o dia!

 

Abraços :mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

Desculpe pela demora, Paulo!

Não havia lido sua mensagem.

 

Seguinte, uma dica é nunca usar o flash! O brilho intenso produz um efeito que "liquidifica" os cristais de gelo, parecem muito mais transparantes, e com isso a paisagem parece muito mais verde do que branca!

 

A dica é fazer uso de um bom tripé ou um ponto de apoio, quem não tem tripé o ideal é colocar a câmera sob um ponto fixo e ajustar para fotografar sozinha em x segundos, aí não haverá problemas de tremor. Para quem tem uma câmera com ajustes manuais é ainda mais interessante, pois permite fotos ótimas mesmo quando ainda escuro, ou seja, antes de clarear o dia!

 

Abraços :mrgreen:

 

blz pelas dicas

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.