Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Curitiba ao cair da tarde


Troyano
 Share

Recommended Posts

Fui eu, da sacada de casa. :mrgreen:

 

Valeu, Troy.

 

Então, eu queria aprender a mexer na minha máquina e e melhorar a imagem. :idea:

 

 

Shimutz eu sei que tem algum jeito, tipo aumentar o tempo de exposição para pegar alguma coisa dos predios e arvores com o por do sol no fundo, e além disso a qualidade da máquina tem que ser boa.

Link to comment
Share on other sites

Bela foto, sobretudo o contraste, Shimutz!

 

Bem, quando comecei a fotografar tive muitos progressos devido às críticas que recebia no Flickr, então, vou te mostrar alguns erros que podem te ajudar da próxima vez, com certeza irá melhorar com o tempo.

 

Nessa foto você poderia ter cuidado um pouco mais do enquadramento, quando temos por objetivo tirar fotos que englobem o céu e uma paisagem terrestre, tente usar uma propoção de no máximo 1/3 para terra. Ou seja, deixe que o céu ocupe 2/3 da área vertical da fotografia.

 

Poderia também cuidar o ângulo, veja que está levemente inclinada para a direita, quanto mais reto melhor, a não ser que essa inclinação seja proposital. Para ver como está um pouco torta, olhe aquela torre do lado direito, ela não está perpendicular à base.

 

Quanto a aprender usar sua máquina, este é um bom começo, é preciso que você saiba quais são as especificações dela, se dispõe ou não de controles manuais, como o ajuste da exposição, abertura, e foco manual. Esse tipo de foto que você tirou está linda, sua beleza consiste justamente no contraste entre o roxo do céu e a silhueta dos prédios e das árvores. Se quisesse que os prédios aparecessem nitidamente e as árvores também poderia tirar uma hdr, mas pelo que tenho visto sua máquina não permite isso, e depois é preciso ainda fazer a manipulação de imagens no computador, o hdr paisagístico é mais indicado para dias com nuvens ou até mesmo nublado. Nada adiantaria você querer aumentar a exposição nesta sua foto, se fosse aumentar os prédios saíriam mais nítidos e claros, mas em compensação a cor do céu ficaria muito esbranquiçada. A exposição faz com que as coisas se tornem mais claras, se for clarear, o que já é claro se tornará praticamente branco!

 

Então, nessa sua fotografia o melhor método foi este automático com que tem usado mesmo. Parabéns e boa sorte nas próximas capturas!

 

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Nada adiantaria você querer aumentar a exposição nesta sua foto, se fosse aumentar os prédios saíriam mais nítidos e claros, mas em compensação a cor do céu ficaria muito esbranquiçada. A exposição faz com que as coisas se tornem mais claras, se for clarear, o que já é claro se tornará praticamente branco!

Abraço.

 

Falei isso para ele por msn, talvez se tirar uma assim e outra igual com maior exposicao e dar uma cortada no photoshop iria dar certo, mas esta beleza esta otima.

Link to comment
Share on other sites

Nada adiantaria você querer aumentar a exposição nesta sua foto, se fosse aumentar os prédios saíriam mais nítidos e claros, mas em compensação a cor do céu ficaria muito esbranquiçada. A exposição faz com que as coisas se tornem mais claras, se for clarear, o que já é claro se tornará praticamente branco!

Abraço.

 

Falei isso para ele por msn, talvez se tirar uma assim e outra igual com maior exposicao e dar uma cortada no photoshop iria dar certo, mas esta beleza esta otima.

 

Esta é a definição de HDR! Veja só, o HDR une três fotografias ou mais com diferentes exposições em uma só! Chegou na técnica Troyano :D.

 

O HDR precisa ser feito sob um bom tripé, sempre, ou tentar unir as fotografias não adiantará nada. E a sua câmera precisa tirar fotografias consecutivas com EVs ou Exposições diferentes, Shimutz. Tem um programinha muito simples para fazer HDRs, se chama Photomatix, tem menos de 4MB mas seu efeito é esplêndido!

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.