Alexandre Aguiar Posted November 18, 2006 at 06:37 PM Share Posted November 18, 2006 at 06:37 PM Para quem não gosta de andar de avião: http://www.metsul.com/secoes/visualiza.php?cod_subsecao=28&cod_texto=379 Vejam só como ficaram as aeronaves. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcos Posted November 18, 2006 at 07:45 PM Share Posted November 18, 2006 at 07:45 PM :shock: :shock: :shock: Imaginem o avião tomando várias pedradas e 800 km/h!! :shock: :shock: :shock: Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Clovis Padoan Filho Posted November 19, 2006 at 12:08 PM Share Posted November 19, 2006 at 12:08 PM :shock: :shock: :shock: Imaginem o avião tomando várias pedradas e 800 km/h!! :shock: :shock: :shock: Incrível!!! Certa vez aguardávamos um vôo para Fortaleza no aeroporto aqui em SJ dos Pinhais quando começou um temporal com granizo. O vôo atrasou mas decolamos normalmente. Próximo a SP, pegamos essa linha de instabilidade novamente. Pânico total, a turbulência era absurda, era um Foker 100 da TAM, :roll: , e à tarde, tínhamos assistido ao filme do Tom Hanks, Náufrago, aonde o avião cai devido a uma tempestade. Foi muito assustador!! Mas, não me lembro de granizo batendo na aeronave, apenas dos raios do ladinho do avião... Sds Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Luiz Posted November 19, 2006 at 04:49 PM Share Posted November 19, 2006 at 04:49 PM A melhor das constatações é que mesmo após tamanha provação, as aeronaves retornaram em segurança ao solo. Sds., Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Walter_CWB Posted November 30, 2006 at 11:47 AM Share Posted November 30, 2006 at 11:47 AM Eu tenho essas fotos da TAM em uma resolução maior, mas pelo que eu saiba, isso não era pra ser divulgado! hehehe... mas enfim, aconteceu na decolagem de Curitiba, e não em rota como diz no site, logo após sair do solo a noite, a aeronave passou por uma nuvem carregada, e o resultado vocês podem ver ali. Só pra complementar, pra quem tem medo de voar de avião, a segurança é tamanha, que mesmo após toda essa destruição ali, eles prosseguiram o vôo para SP, apenas alternando Guarulhos, pela maior infraestrutura que oferece, no caso de precisarem de algum auxílio, e também pela pista maior, e muito melhor, do que a de Congonhas. O Radome a que se refere a reportagem, e que fica no "nariz" da aeronave, é uma capa de fibra que protege o radar meteorológico, e mais alguns equipamentos. Os danos não ficaram só por ali não, se estenderam pela asa, trem de pouso (quebraram os faróis de pouso que ficam localizados nos trens), e estabilizadores vertical e horizontal (aquelas asinhas lá atras do avião). Mas é isso, se não é o granizo, as vezes tem passarinho, legacy, e outros problemas também... Abraços. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Alexandre Aguiar Posted November 30, 2006 at 11:58 AM Author Share Posted November 30, 2006 at 11:58 AM Tira uma dúvida Walter. Se foi logo após a decolagem ao entrar numa nuvem é porque já estava no ar. Se estava no ar, não estava em rota ? Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Walter_CWB Posted November 30, 2006 at 12:54 PM Share Posted November 30, 2006 at 12:54 PM Ainda não, em rota é só após cumprir o perfil de saída, logo a pós a decolagem, a aeronave tem que cumprir uma carta de saída, que são criadas para facilitar a coordenação entre os tráfegos que chegam/saem da terminal. Aqui está um das saídas pra congonhas/guarulhos. Note que dependendo da pista que ele decola, ele deve fazer uma curva, e passar por cima do aeroporto de novo (ali no meio, do lado esquerdo é o aeroporto). No caso do TAM, ele decolou da pista 15 e já curvou a esquerda (decolou na proa de PINHAIS que ta aparecendo ali), note que tem um "At or Below 070", quer dizer que naquela posição ele tem que estar no nivel 070 (7.000 pés), ou abaixo, isso é feito porque tem um proc. de chegada que passa naquele mesmo ponto a 8.000 pés. Após isso, ele está liberado para subir para o nivel de cruzeiro. Ao passar por cima de Paranaguá, ele pega a aerovia UW47, que passa exatamente ali, se estiver indo pra congonhas, ou UW61 se não me engano que vai pra Guarulhos (p/ se localizar por ali, NEGUS vai pra Congonhas, e GLOBO vai pra Guarulhos), então a partir dali ele pega a aerovia, e entra em rota. Espero ter esclarecido. Abraços! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Alexandre Aguiar Posted November 30, 2006 at 03:23 PM Author Share Posted November 30, 2006 at 03:23 PM Excelente, não poderia ser melhor a explicação. Agora creio que entende a minha dúvida. Para o leigo basta estar em vôo no destino certo para que esteja em rota. Se o avião cai nos primeros minutos de vôo o texto na imprensa é: "um avião que fazia a rota de X para Y caiu pouco depois de decolar do aeroporto...". Por isso fiquei surpreso, como leigo, com a afirmação de que não estava em rota. Orbigado pelos esclarecimentos. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Walter_CWB Posted November 30, 2006 at 04:09 PM Share Posted November 30, 2006 at 04:09 PM Entendo perfeitamente, sempre que tem algum filme envolvendo aeronaves passando na TV, no dia seguinte nos foruns por ai agente ve uma lista de coisas erradas que aparecem, e uma vez colocaram o comentário de um diretor sobre um filme: se vc vê uma pessoa de branco, ao lado de uma mesa de cirurgia.. e com um bisturi na mão, oque vc acha? que é um médico.. e é mais ou menos assim que o pessoal tem feito com aviação, mas ninguém é obrigado a saber de tudo. Abraço! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
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