Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Começa o período crítico das queimadas em Rondônia


Daniel Panobianco
 Share

Recommended Posts

Após dias de frio contínuo no sul de Rondônia as temperaturas se elevaram rapidamente e o calor típico da região voltou neste início de semana. Na cidade de Vilhena a temperatura máxima têm sido registrada não mais que 30°C no centro da cidade, embora os baixos níveis de URA contribuem para uma sensação de maior calor diurno. Agora, a temperatura está agradável, cerca de 22°C no centro. Algumas nuvens começaram a se formar hoje devido ao aquecimento e o fortalecimento de alguns pulsos da ZCIT sobre o norte de Mato Grosso e na região de Porto Velho, mesmo assim sem algum registro de atividade convectiva, algo que deve mudar nos próximos dias com o aumento da URA na região e a passagem de uma nova onda frontal que poderá causar acumulados significativos nas áreas que já enfrentam os primeiros sinais do "verão amazônico", principalmente com relação aos focos de queimadas já observados nos arredores da capital Porto Velho, como em cidades mais ao sul e nas reservas ambientais como o Vale do Guaporé, na divisa com a Bolívia e o Parque Nacional dos Pacaás Novos, no centro-norte rondoniense Assim como o inicio de 2006 apresentou um expressivo e para alguns colegas sulinos inacreditável volume de chuva nos quatro primeiros meses, cerca de 1518,3 mm no centro de Vilhena, as características iniciais do período da seca não deixam dúvidas de que mais uma vez, as queimadas serão recordes esse ano e como sempre, órgãos governamentais divulgam a comunidade em geral que a redução e o combate á destruição da floresta se faz presente e constante como mandam os regimentos. Ano após ano, nós que moramos praticamente dentro da Amazônia e convivemos com todo o inferno das queimadas, sabemos muito bem quão valor o nosso governo dá ao pulmão do planeta. A triste realidade e talvez a solução que nunca vêm, é a participação da sociedade em geral, não só o povo amazônico mais todos os brasileiros, a fim de desmantelar essa nojenta política de um País tão jovial.

Link to comment
Share on other sites

Daniel!! :D

 

Tu não tá sozinho não! Heheheh! Neste momento o céu ta fechando aqui na zona sul da cidade com seu início na zona leste! Começa a ventar forte e a chuvinha ainda fraca cai quase que "deitada" horizontalmente! Ahahaa! Muito engraçado mas é verdade! Os trovões ainda não começaram mas os relâmpagos sim.. estarei atento qualquer novidade posto aqui!

 

sds..

Link to comment
Share on other sites

Foram 25 dias de tempo seco e com baixas temperaturas principalmente no período da noite no sul de Rondônia. Os dois últimos pulsos frios entraram pelo sul da Amazônia totalmente secos mantendo a difluencia bastante significativa em alguns pontos. Na cidade de Vilhena a última preccipitação havia sido registrada no dia 21 de abril com apenas 2,2 mm no centro da cidade e 5,4 mm na estação coletora da Embrapa, já na divisa com o Estado de Mato Grosso. Durante esta quarta-feira a URA aumentou consideravelmente e pulsos aliados á ZCIT que estavam sobre o centro-sul do Amazonas e norte de Mato Grosso, ajudaram na formação de núcleos bastante isolados de chuvas. Dentro do territóro rondoniense foram observados pequenas células entre as regiões de Cacoal, Ariquemes, Vilhena e nos arredores da capital Porto Velho. Mesmo assim a melhoria na qualidade do ar foi sentida rapidamente, onde até então no final de semana, algumas cidades chegaram a ter picos de até 25% de URA, o que pela OMS(Organização Mundial de Saude) é classificado como estado de atenção. A chuva retornou á Vilhena ainda no período da tarde, eram 15h30min local quando as primeiras pancadas avançaram de leste com forte intensidade e muita atividade elétrica. No inicio da noite uma célula que estava no extremo oeste de Mato Grosso avançou a ganhou força sobre a região e a chuva continuou em caráter moderado á forte por toda a noite e início desta quinta-feira. No total foram registrados 53,5 mm de chuva no centro da cidade e 62,4 mm na estação da Embrapa, um volume considerável já que maio é um mês onde chove pouco no sul da Amazônia. Hoje o céu está parcialmente nublado e novas convecções podem ocorrer á tarde. No sábado a onda frontal que chega ao País deve formar uma extensa banda de nebulosidade do Sul até o Peru trazendo mais chuva para as áreas que ainda não receberam água no Cenro-Oeste e para o Estado do Acre onde focos de queimadas são observados também.

Link to comment
Share on other sites

Aqui na região de Rio Branco foram 16 dias sem chuva, nesse mês havia chovido apenas no dia 1º de maio. Depois disso o céu se manteve azul sem nuvens, por isso a umidade do solo baixou muito, para o normal dessa época. Hoje finalmente voltou a chover em pontos isolados da cidade. Aqui na região central, mais precisamente, nao choveu, o tempo segue seco, porém na região do aeroporto, e também no extremo sul da cidade cairam pancadas isoladas nesse fim de tarde, ajudando a melhorar também a qualidade do ar que já estava ficando prejudicada pela poluição e por algumas queimadas isoladas. Agora pouco, quando estava voltando de Plácido de Castro, cidade situada a 90km a sudeste de RB, peguei alguns períodos de chuva forte, coisa muito interessante ao imaginar que a dois dias atrás, o céu aqui nessa região estava totalmente desprovido de nebulosidade, céu azul de brigadeiro.. 8) .. Amanhã pelo visto vem mais chuva!

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

O início do "verão amazônico" começa com tempo seco e muito calor em Rondônia e grande parte de Mato Grosso. Na região de Alta Floresta, norte do Estado, já foram observados 49 focos de queimadas e em Rondônia os primeiros focos surgiram nas últimas 24 horas. Pela lei as queimadas são permitidas em Rondônia somente após o dia 30 de setembro mas todos os anos a falta de postura dos órgãos governamentais são refletidos nos totais registrados ao fim de cada mês. Ainda que não tenhamos a tão temida nuvem de fumaça que em dias sem vento cobre toda a região impedindo até a luminosidade do sol, a estação da seca já marca presença pelas altas temperaturas do período da tarde. Em Vilhena neste momento a temperatura é de 30°C no centro da cidade.

Link to comment
Share on other sites

Fala daniel, cara só deve ter fumaça aí mesmo em rondonia, pq aki no acre ainda bem que elas ainda nao deram as caras. Hoje, aliás, choveu em pontos isolados do estado, inclusive aqui próximo de Rio Branco. O frio que avançou até a Bolívia, nao teve força suficiente pra alcançar o Acre, infelizmente.. :cry: . Vamos ver o que o tempo nos reserva para os próximos dias..

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.