Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Grande Chuva de Granizo no Rio Grande do Sul


claudio eduardo
 Share

Recommended Posts

Amigos,

 

Estive monitorando essa tempestade na noite de terça, desde a entrada no Brasil, via Uruguai onde a mesma tem formatação absolutamente circular, a dúvida é o horário correto em Piratini, pois se foi às 20h30min, as supercélulas sobre a região eram de vento muito forte, mas se foi às 21h, pode ter havido tornado associado, pois há aquela imagem tipo um bow echo no radar. Estarei indo para lá hoje ou amanhã. Se houver novidades posto aqui.

 

Confiram nas imagens

 

Formação se aproximando 20h (22h) o ponto verde identifica onde se situa Piratini.

 

227ni.th.jpg

 

22a2oe.th.jpg

 

Imagem das 20h30min Radar de Santiago (22h30min)

 

22b1bn.th.jpg

 

Close (Microexplosão)

micro7hv.th.jpg

 

Imagem do radar de Canguçu 21h (23h)

 

237ax.th.jpg

 

23a2jb.th.jpg

 

Close (Bow echo, mais escuro tipo amendoim em casca)

 

bowecho3ya.th.jpg

 

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

Que situação!!! Na cidade os danos foram mais localizados, principalmente nas partes mais altas, Hospital, vidros de uma escola, e alguns telhados inteiros e outros parciais na direção norte da cidade. Dona Maria Medeiros contou que tudo começou às 21h15min, em um jornal de Poá consta as 20h30min e outro as 21h, ou seja, a granizada se concentrou entre 20h30min e 21h30min. Segundo a dona Maria, deu um vento muito forte que aterrorizou os vizinhos também, em seguida veio a chuva e o granizo. Falou que nunca tinha visto uma coisa destas em sua vida (anciã, de uns 70 e poucos). Ela, junto de mais 3 pessoas, me informaram que na vila a 6km ao norte tinha sido bem pior. Compatível com as imagens do radar das 21h. Chegando lá, realmente o cenário é único, todo mundo em cima da casa refazendo o seu telhado. Sobraram apenas 2 casas com telhado na Vila. As pedras, segundo Sr. Oliveira, dono de uma oficina, o qual pesou uma das pedras, tinha 500g, ele não perdeu o telhado da casa, mas sim o da oficina, nas imagens abaixo é a que apresenta os furos com a luz entrando. Neste local não houve vendaval, foi pouco vento e pouca chuva, mas quando começou a cair o granizo, foi intenso, com aquela correria dos vizinhos e gritaria de adultos e crianças, pois os telhados, de brasilit 4mm não possuiam forro na maioria das casas, e quando as pedras gigantes começaram a invadir, na tentativa de correrem para locais mais seguros, muitos acabaram se ferindo com o equivalente a uma tijolada na cabeça, braço, corpo.

 

Fiz algumas imagens, espero com elas mostrar um pouco do local e do ocorrido.

 

A estrada e seus encantos

05ba.th.jpg 1a1lq.th.jpg

 

No acesso, um pouco antes de entrar na cidade

Parada de ônibus

10yh1.th.jpg

Atrás da parada

24wg.th.jpg

 

Padrão de toda a vegetação no acesso (pessoas que faziam Cooper no local informaram que o barranco chegou a ceder devido ao temporal)

31la.th.jpg 45ln.th.jpg 52kk.th.jpg

 

A cidade

1b4vb.th.jpg

 

A escola com vidraças quebradas assim como muitas outras residencias

69nc.th.jpg

 

Telhados destroçados na cidade, mais ao norte, onde houve mais prejuízo.

73yu.th.jpg

 

Indo para a Vila a 6Km da cidade (observem o tipo de dano de granizo nas árvores)

84hl.th.jpg

95kv.th.jpg 105hi.th.jpg 111cn.th.jpg 120ch.th.jpg 137pl.th.jpg 149yz.th.jpg 155fh.th.jpg 167rt.th.jpg 177zd.th.jpg 183gm.th.jpg

 

Cidade encantadora, com muitos museus e uma arquitetura antiga e bem cuidada, afinal foi a primeira Capital Farroupilha do RS, faz parte de nossa história. O único defeito é não oferecer uma lancheria, um restaurante, pois fui na corrida, perto de 750km de ida e volta, em 11horas, encontrei lá apenas com uma torrada ruim como refeição do dia... Mas valeu!

199zw.th.jpg 207fh.th.jpg

 

Minhas conclusões somadas aos relatos, imagens de satélite e estragos, apontam que houve vento forte, deixou padrão na vegetação, tipo uma microexplosão de fraca intensidade, com pouca precipitação de água, descargas elétricas intensas e muita precipitação de granizo em pontos bem delimitados da cidade. Alguns chegaram a comentar que foi quase um granizo seco, não saberia explicar, mas vou estudar isso... A Zona norte e vilas para o lado norte, na metade esquerda tiveram muita destruição e feridos. Já na cidade, a parte mais alta foi afetada pelo granizo também no lado mais esquerdo, tamanho bem menor que na Vila, por isso menos estrago. Não fui na zona rural, o acesso não era legal e já estava escurecendo, portanto baseei estas conclusões pelos locais onde andei.

Nestes locais onde fui não houve tornado.

 

É isso,

Link to comment
Share on other sites

Jaque, excelente trabalho!!!

 

Barbaridade!! Que incrível os danos, principalmente nas árvores!!!!

 

Deve ter sido muito parecido com o que aconteceu no interiror daqui e de Vitorino dia 4 de outubro, lembra, dos granizos todos tortos, pontiagudos e etc ? Não sei você viu a segunda postagem de fotos, mas medi uma pedra com 10cm!!!!! Issoq ue foi recolhida após o temporal, devia ser +- do tamanho de uma mamão papaya...

 

Aparentemente, ´por aí a quantidade de pedras foi maior... E também, aqui foram 3/4 casas atingidas, pode ter tido locais inabitados aonde foi pior....

 

Mas novamente Jaque, belo trabalho!!

 

Abraços de gratidão

Link to comment
Share on other sites

Jaque, excelente trabalho!!!

 

Barbaridade!! Que incrível os danos, principalmente nas árvores!!!!

 

Deve ter sido muito parecido com o que aconteceu no interiror daqui e de Vitorino dia 4 de outubro, lembra, dos granizos todos tortos, pontiagudos e etc ? Não sei você viu a segunda postagem de fotos, mas medi uma pedra com 10cm!!!!! Issoq ue foi recolhida após o temporal, devia ser +- do tamanho de uma mamão papaya...

 

Aparentemente, ´por aí a quantidade de pedras foi maior... E também, aqui foram 3/4 casas atingidas, pode ter tido locais inabitados aonde foi pior....

 

Mas novamente Jaque, belo trabalho!!

 

Abraços de gratidão

 

Querido amigo,

 

Olha, essa Vila está devastada, pessoas choram ao falar, perda de móveis, situação ruim ver mobiliário inteiro na rua secando, situações que nem vale a pena registrar em imagens, pois a gente se comove junto, imagina, idosos com telhado de lona plástica e sem colchão seco para dormir. Muitos já receberam telhas, mas está tudo empilhadinho esperando a colocação, pois tem um custo.

 

Mas, para a gente que está estudando e pesquisando os fenômenos climáticos severos, valem as observações dos danos, danos na vegetação, relatos de jornais, análise de sábios (Climatologia) relação de danos associado a imagens de satélites e relatos do povo... , tenho ido a campo, na tentativa observar padrões e tentar ir levantado outros...

 

Grande abraço,

Link to comment
Share on other sites

Grandes fotos Jacque. Vamos usá-las no material que vamos postar nas próximas horas no site da estiagem http://www.estiagem.com.br. Temos algumas outras incríveis dos danos e do gelo acumulado nas ruas. Aguardem que o material vai ficar bala.

 

Alexandre,

 

Gerei um tópico de imagens da seca... Dá uma olhada... De tapes a Pelotas está tudo igual...

 

abraços,

Link to comment
Share on other sites

Jaqueline, excelente reportagem.

 

Merece destaque teu esforço para cobertura desse evento, pois mais de 700 km/h em 11 horas, tem que ter amor ao q faz.

 

Acho importante registrar outros aspectos na cidade quando se visita, que não sejam apenas os estragos, pois além de divulgar a cidade torna esse tipo de registro mais agradável.

 

Parabéns!!

Link to comment
Share on other sites

Meus dois amigos Paulo,

 

Fico feliz e grata pelos comentários. Realmente amigos, a busca de informações sobre os eventos severos e o passeio pela cidade é que propiciam o prazer da ida a campo, ver só destruição e desolação também acabam me liquidando junto, então circulo bastante na cidade e arredores e acabo sempre por descobrir algum recanto ou particularidade do local que acabam deixando a situação um pouco mais amigável para quem vê e para a minha consciência. Penso que de certa forma, vou sempre explorar algo, então nada mais justo que retribuir, pelo menos para o BAZ, e poder mostrar um pouquinho do bonito que também há nestes locais.

 

 

Grande abraço e obrigada,

Link to comment
Share on other sites

E Jaqueline, quanto à torrada ruim que você comeu lá em Piratini cheguei à conclusão que nós aqui do BAZ já lhe devemos um banquete por todas essas reportagens que posta aqui.

 

Abraço de um "quase storm chaser" teu fã

 

Paulo,

 

Obrigadão, deixa dar um tornado aí que almoçamos junto.

 

Fui a Muitos Capões e Antônio Prado sábado, assim que tiver um tempo farei um tópico com as marcas ainda existentes dos tornados lá ocorridos.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.