Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tornado em Santo Antônio do Planalto?!!?!?!?!?!


Paulo Lopes
 Share

Recommended Posts

Informações dão conta que um pequeno tornado deu as caras em Santo Antônio do Planalto(distante cerca de 18km aqui de Carazinho) sexta-feira 16/12/2005 .

 

Estou indo para lá daqui a pouco para registrar os estragos e estarei postando até segunda-feira o que observei por lá.

 

Minha esposa observou atividade elétrica em torno das 15 horas de sexta-feira na direção de Sto.Antônio, informação que vou tentar confirmar com essa visita para ter certeza do horário do evento.

 

http://www.diariodamanha.com/principal.phtml?par=id_menu%3D10%26id_cidade%3D1

Link to comment
Share on other sites

Como prometido, estou postando as fotos que tirei em Santo Antônio do Planalto sábado pp.

Analisando os estragos no local, posso afirmar que NÃO FOI UM TORNADO que causou a destruição na garagem da Secretaria de Obras do município. Os estragos foram bem localizados, atingindo uma área de 200 metros de extensão por talvez 100 de largura. Parece-me que ocorreu um micro burst.

 

Santo Antônio do Planalto

Latitude 28º23'46" Sul Longitude 52º41'28" Oeste

Altitude 558 metros.

População: 1 997 habitantes (estim.2004)

Área de 207,51 km2.

 

SAP1612033.jpg

Entrada da cidade

SAP1612004.jpg

SAP1612006.jpg

SAP1612007.jpg

Esta viga estava na parte de trás do ônibus. O vento fez ela rodopiar no ar e atingir o banco do motorista. :shock:

SAP1612009.jpg

SAP1612010.jpg

SAP1612012.jpg

SAP1612014.jpg

Essa viga de madeira foi arremessada aproximadamente 70 metros, atingindo a janela dessa sala na EEEMF Santo Antonio do Planalto

SAP1612017.jpg

SAP1612018.jpg

Sr.Manoel, funcionário da Secretaria de Obras que gentilmente me recebeu e permitiu o registro dessas fotos

SAP1612019.jpg

SAP1612020.jpg

SAP1612021.jpg

SAP1612022.jpg

SAP1612023.jpg

SAP1612024.jpg

SAP1612025.jpg

SAP1612026.jpg

Meu ajudante :D

SAP1612027.jpg

SAP1612029.jpg

SAP1612031.jpg

SAP1612032.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Valeu Paulo!!!!

 

Dúvida, o tronco na sexta foto acima do teu ajudante, não está retorcido ?

Bom, os danos foram em uma pequena area como tu comentou, mas foi em uma linha reta ? Ah, bom, ninguém viu funil ou coisa assim certo, senão iam ter comentando contigo...

 

Bom, excelente trabalho!!!

Valeu mesmo :D

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Valeu Paulo!!!!

 

Dúvida, o tronco na sexta foto acima do teu ajudante, não está retorcido ?

Bom, os danos foram em uma pequena area como tu comentou, mas foi em uma linha reta ? Ah, bom, ninguém viu funil ou coisa assim certo, senão iam ter comentando contigo...

 

Bom, excelente trabalho!!!

Valeu mesmo :D

 

Abraço

 

Valeu Duquia, obrigado.

 

Clóvis, não vi nenhuma evidência de torção nas árvores. Inclusive nenhuma foi arrancada, apenas os galhos foram decepados, como dá para ver nas fotos.

 

Segundo o relato de um morador que o Sr.Manoel me contou, o mesmo viu a nuvem como que baixando ao chão e aí aconteceu o estrago. Mas funil ninguém viu não.

 

Os estragos foram bem localizados. Na sétima foto pode-se ver uma casa com telha de amianto (acredito que de 4mm) que não sofreu dano nenhum.

 

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Paulo,

 

Parabéns pelas imagens de ótima qualidade.

Sabe horário, e mais alguns dados climáticos do momento...

Estava viajando e não consegui ler a manchete do Jornal, alguém teria cópia do texto.

 

Abraços, e obrigada por disponibilizar o estrago...

 

Jaqueline, o horário foi 15h15min da sexta feira 16/12.

 

Dados climáticos não tenho. Apenas o que observei e o que me contaram: nuvens muito escuras na direção de SAP e muitos raios. Aqui em Carazinho, nem vento deu.

 

Vi a imagen de satélite das 15horas do GOES e não salvei no PC. Gostaria de saber se alguém teria como disponibilizar alguma imagem desse horário.

 

Quanto ao jornal vou tentar a edição online do final de semana. A impressa eu tenho, mas é pouco elucidativa

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Paulo,

 

Parabéns pelas imagens de ótima qualidade.

Sabe horário, e mais alguns dados climáticos do momento...

Estava viajando e não consegui ler a manchete do Jornal, alguém teria cópia do texto.

 

Abraços, e obrigada por disponibilizar o estrago...

 

Jaqueline, o horário foi 15h15min da sexta feira 16/12.

 

Dados climáticos não tenho. Apenas o que observei e o que me contaram: nuvens muito escuras na direção de SAP e muitos raios. Aqui em Carazinho, nem vento deu.

 

Vi a imagen de satélite das 15horas do GOES e não salvei no PC. Gostaria de saber se alguém teria como disponibilizar alguma imagem desse horário.

 

Quanto ao jornal vou tentar a edição online do final de semana. A impressa eu tenho, mas é pouco elucidativa

 

Abraço

 

Paulo, consegui estas imagens:

 

15h:09min. local (17h:09min. UTC):

 

0512161709G12.jpg

 

 

15h:40min. local (17h:40min. UTC):

 

0512161740G12.jpg

Link to comment
Share on other sites

TORNADO !!!!

 

http://apollo.lsc.vsc.edu/classes/met130/notes/chapter15/tornado_mb_damage.html

 

VER SITE DA DEFESA CIVIL DO RS !!!

 

CONGRATULAÇÕES EXTREMAS AO PAULO. O REGISTRO FOTOGRAFICO FOI ESPANTOSO. FOI UM DOS MELHORES REGISTROS DE DANOS POR EVENTO SEVERO QUE JA TIVEMOS OPORTUNIDADE DE VER AQUI NO ESTADO.

Link to comment
Share on other sites

Aqui vão algumas imagens de satelite/INPE e do DSA- dia 16/12/05

 

1730utc1uw.th.jpg

Imagem de satélite realçada 16/12/05 - 17:30UTC

 

inpenovo38qx.th.png

Imagem de satélite realçada 16/12/05 - 17:30UTC - (Imagem editada)

 

 

 

1730utcn1ro.th.png

Precipitação instantênea por satélite 16/12/05 - 17:30UTC

 

 

20utcn8qn.th.png

Precipitação instantânea por satélite 16/12/05 - 20:00UTC

Essa imagem está fora do horário de ocorrência do evento, mas mostra um núcleo bem intenso próximo da região.

Link to comment
Share on other sites

Paulo,

 

Parabéns novamente pelas imagens… Gostaria de incluir em nossas estatísticas no site, será que poderías elaborar um texto...

 

Olha, não encontrei nada nos radares no horário informado. Vento pouquíssimo expressivo. Pelas imagens e pelo depoimento que conseguiste pode-se pensar em tornado, com cautela e no máximo F0, se juntarmos aos DBZs do radar fica mais difícil. Entretanto, pode-se pensar em tornado pelo dano no topo das árvores verificável em tuas imagens, bastante localizado e partes próximas íntegras, além dos demais estragos. Quando ocorre vento mais forte em área urbana deixa danos mais visíveis. Gostaria de saber se tens idéia de onde estavam aqueles postes, se estavam agrupados ou em pé, se alguém sabe informar se rolaram ou se voaram...

 

16sw.th.jpg

23bz.th.jpg

 

Obrigada pelas informações,

 

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Paulo,

 

Parabéns novamente pelas imagens… Gostaria de incluir em nossas estatísticas no site, será que poderías elaborar um texto...

 

Olha, não encontrei nada nos radares no horário informado. Vento pouquíssimo expressivo. Pelas imagens e pelo depoimento que conseguiste pode-se pensar em tornado, com cautela e no máximo F0, se juntarmos aos DBZs do radar fica mais difícil. Entretanto, pode-se pensar em tornado pelo dano no topo das árvores verificável em tuas imagens, bastante localizado e partes próximas íntegras, além dos demais estragos. Quando ocorre vento mais forte em área urbana deixa danos mais visíveis. Gostaria de saber se tens idéia de onde estavam aqueles postes, se estavam agrupados ou em pé, se alguém sabe informar se rolaram ou se voaram...

 

Obrigada pelas informações,

 

 

Abraços,

 

Jaqueline, vou elaborar o texto e te mando.

 

Pelo que pude observar, a maioria daquelas toras de madeira faziam parte da garagem onde estava o ônibus atingido, e que foi destruída pelo vento. Poucas vigas ficaram em pé. Uma delas que aparece escorada em uma parede de madeira foi arrancada e virada ao contrário (nota-se na extremidade que está para cima marca de terra, que era a parte que estava enterrada). Essa viga deveria pesar mais de 200 kg. As outras faziam parte do telhado da garagem.

 

Duas foram arremessadas a mais ou menos 70 metros, indo parar dentro da escola. Havia duas professoras na escola (uma delas grávida) que escaparam com ferimentos leves.

 

A diretora da escola encontrava-se em Porto Alegre com uma turma de formandos e, quando soube do ocorrido, chorou.

A escola já estava em férias, por isso havia somente 7 pessoas no local...

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.