Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Dia quente, supercélula e mammatus em P. Alegre


Jaqueline
 Share

Recommended Posts

Ontem foi um lindo e tórrido dia de sol na cidade. A Climatologia acertou em cheio, o dia iniciou com sol e a nebulosidade veio aos poucos. Mas, até isso acontecer, deveria estar uns 40 e poucos ao sol.

 

Precipitação no oeste, poucos gotões onde eu estava.

11qw.th.jpg

 

Uma hora depois desta chuva ao sul uma bela formação circular

24ee.th.jpg

 

Ao observar mais uns minutos despontou um anvil

34cg.th.jpg

 

E mais alguns minutos depois, enquanto ainda me deliciava nas mammatus brancas o anvil explodiu consistente e tornou-se supercelular. Aquele formato arredondado lindo como um circulo perfeito tomou conta do céu rapidamente.

47yr.th.jpg

 

Visão debaixo

51ka.th.jpg

 

Visão da direita e da base

64dn.th.jpg

 

Neste momento ela parou. Por baixo começaram a avançar nebulosidades rapidamente, inclusive com movimento como se percebe na borda.

79ld.th.jpg

 

A nebulosidade seguiu avançando e ela parou, deu uma recuada e ficou escondida.

83vq1.th.jpg

 

Um bom tempo depois, já era possível ver a atmosfera mais instabilizada, mas minimamente. Sendo que se percebe um anvil mais baixo se aproximando e nada de precipitação.

98fn.th.jpg

 

Mammatus aveludadas abaixo

100yn.th.jpg

 

Mammatus já com vento sul bem mais forte

116lw.th.jpg

 

Com a aproximação do outro anvil, as mammatus parece que recuaram

127oi.th.jpg

 

Parte do anvil visão leste

137id.th.jpg

 

Visão com sol se pondo

145iw.th.jpg

 

Estava muito difícil da instabilidade chegar, mesmo depois de escuro ainda, a oeste o sol roubou a cena tempestuosa

153qt.th.jpg

161xa.th.jpg 176td.th.jpg

 

Depois disso ventou muito, mas a chuva veio apenas na madrugada. Creio que a atmosfera nas camadas superiores estava tão quente que freou a supercélula, pois as nuvens mais baixas avançaram com velocidade. Vi apenas um raio imenso e rosado, mas parecia distante. Hoje foi um dia muito agradável na cidade, agora a noite refrescou mesmo. Se essa célula convectiva tivesse ocorrido hoje, o que eu contaria aqui, seria bem diferente.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

Obrigada! Realmente essa CB, com esse aspecto, não é muito fácil encontrar, já me deparei com mais uma absolutamente igual, a qual resultou em um temporal muito feio em março passado no litoral, aquela apenas não era tão coesa, era mais esparramada. Foi uma surpresa quando se formou. Olha, estamos bem de CBs e mammatus aqui no sul, essas estavam lindas..., não perdem em nada para imagens de qualquer lugar de tempo severo do mundo, apenas acho que se essas imagens tivessem o cuidado que o Tomasini dedica, poderíamos ter contrastes ainda mais lindos.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Realmente o CB era bem lindo. Relâmpagos e trovões dentro dele, Jaque?

 

Obrigada Calebe e Jean,

 

Nossa Jean, como é bom ter você de volta :D !!!! Olha, enquanto observei ocorreu uma única descarga que foi enorme, quase chegou ao meio do céu vinda lá debaixo. Depois iniciou uma ventania e a máquina já não desempenhava legal, então desisti. Nos mapar de descargas apontava algumas ao sul, certamente bem na base deste CB.

 

Abraços, abraços em sua mãe,

Link to comment
Share on other sites

Realmente o CB era bem lindo. Relâmpagos e trovões dentro dele, Jaque?

 

Obrigada Calebe e Jean,

 

Nossa Jean, como é bom ter você de volta :D !!!! Olha, enquanto observei ocorreu uma única descarga que foi enorme, quase chegou ao meio do céu vinda lá debaixo. Depois iniciou uma ventania e a máquina já não desempenhava legal, então desisti. Nos mapar de descargas apontava algumas ao sul, certamente bem na base deste CB.

 

Abraços, abraços em sua mãe,

 

Jaque,

 

Realmente este Cb pareceu ser muito-bem desenvolvido. Na minha opinião, pelo menos as características externas são supercelulares, ou no mínimo quase, porque este perfeito formato circular não é muito fácil de se ver.

Parabéns pelas fotos, se tiver um tempo aparece no msn, pra gente bater um papo.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.