Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Imagens dos 3 tornados que atingiram o Paraná em setembro.


Jaqueline
 Share

Recommended Posts

Jac

 

Muito boas. É uma pena que não tenhamos uma melhor nitidez conforme as originais não é mesmo? Acho que fizeste uma boa síntese!

 

Valeu e

 

Saudações AZUIS (Só hoje hein?!) :wink:

 

Duquia,

 

Infelizmente o Powerpoint extrai em jpg assim, pequenas, se conseguir alguma melhoro posto mais umas.

 

Saudações AZUIS retribuidas!!!! :D

Link to comment
Share on other sites

Grandes imagens!

Parabéns aos 2.

 

E eu aqui dificilmente vou poder ver o local do possível tornado que atingiu o interior do município, a mais de 60km NO de São Chico, nessa semana(não sei o dia ainda).

1º porque a distância não é tão pequena assim.

2º porque a estrada está em péssimas condições. É um trecho sem pavimentação, cheio de pedras. Grotesco. Muito ruim, mesmo.

E como o cara veio a cidade provavelmente para ir ao banco ou executar outra atividade passageira, será complicado me comunicar com ele.

 

Me respondam uma coisa, Duquia, Jaque, ou alguém entendido do assunto:

Qual a categoria de um possível tornado que arranca um cedro pela raiz e arremeça ele a uma distância de 25m como um míssil?

Quem contou foi o homem.

 

T+

Link to comment
Share on other sites

Thomás,

 

Puxa, que pena que não há acesso a essa situação. Mas quando o acesso é ruim, fica difícil mesmo.

 

Com relação a sua pergunta, o que sei, segundo a escala fujita, que é a obra que baseio minhas pesquisas de campo, a qual também é bastante detalhada, a categoria F1 já cita: some trees uprooted or snapped, na F2, large trees snapped or uprooted, e acrescenta light object missiles generated, mas teria que ver o conjunto do estrago para poder dizer qualquer coisa ou classificar nestas duas alternativas de danos, estado da árvore...

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Jaque, Duquia, obrigado pela participação!!!

 

Incrível esses danos!!!! É nessas horas que fico pensando, quantos não passam pertinho das cidades, destroem um aviário, as vezes nem isso, ninguém fica sabendo, ninguém fala... Por isso que acho que o número de tornados no Brasil é muito maior que muitos acham, sendo a grande maioria F0 e F1, F2 não tão incomuns, e F3 mais raros...

 

É isso, valeu gurizada!!

 

Saudações bem azuis!!!! hehehehhe

Link to comment
Share on other sites

Gente :shock: ! Como o clima do Brasil está furioso esse ano!

Bah! Só quero ver nesse verão quantos tornados, trombas, dust, nuvens funis e outros fenômenos teremos.

 

Abraços!

 

___________________________________

 

Jesus Cristo... o Senhor dos céus, do tempo... o Sol da Justiça!

 

RockNRoll a REVOLUÇÃO da Música :rock:

Link to comment
Share on other sites

Sou totalmente ignorante sobre o assunto, mas olhando as imagens por mais impactantes que sejam eu não consigo ver sinais de que tenham sido causados por um tornado mas tão somente por ventos de uma forte tormenta. Se falo besteira por favor me indiquem nas imagens como avaliar que foi um tornado.

Sds!

Link to comment
Share on other sites

Sou totalmente ignorante sobre o assunto, mas olhando as imagens por mais impactantes que sejam eu não consigo ver sinais de que tenham sido causados por um tornado mas tão somente por ventos de uma forte tormenta. Se falo besteira por favor me indiquem nas imagens como avaliar que foi um tornado.

Sds!

 

Tomasini,

 

Penso que principalmente pelas assinaturas de radar que o Duquia identificou, tem tópico com as imagens no Tempo Severo. O que chamei atenção são os topos de árvores partidos, mas, observe sobretudo as torres retorcidas, o que indica que houve vento circular de forte intensidade, imagina torcer um ferro daqueles... O tipo de telha quebrada, mais parece que foram submetidas a um liquidificador, e o tipo de estrago, nada generalizado, o que pontua a intensidade de um vento capaz de retorcer um ferro daqueles ter agido especificamente em locais definidos ali. Botei um resumão das imagens. Quem puder ajudar com mais detalhes...

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Eu entendo Jaque, mas pergunto, isso não poderia ser obra de fortes ventos de uma tempestade? Além disso, andei observando nas fotos e não encontrei nenhum rastro no solo. Tornados não deveriam deixar alguma marca deste tipo?

Abraços!

 

O rastro as vezes é a própria destruição causada e o sentido que ela vai imprimindo. Olha, tenho uma cópia da Escala F, específica para avaliação de danos, é muito legal, tem perto de 110p. para imprimir e está em PDF, em inglês, se quiseres te passo uma cópia. Tem 2.9MB, mas vale a pena ter!!!

 

Abraços azulados,

Link to comment
Share on other sites

Eu entendo Jaque, mas pergunto, isso não poderia ser obra de fortes ventos de uma tempestade? Além disso, andei observando nas fotos e não encontrei nenhum rastro no solo. Tornados não deveriam deixar alguma marca deste tipo?

Abraços!

 

O rastro as vezes é a própria destruição causada e o sentido que ela vai imprimindo. Olha, tenho uma cópia da Escala F, específica para avaliação de danos, é muito legal, tem perto de 110p. para imprimir e está em PDF, em inglês, se quiseres te passo uma cópia. Tem 2.9MB, mas vale a pena ter!!!

 

Abraços azulados,

 

Se for possível, manda pra mim que eu disponibilizo no site! :D

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Eu entendo Jaque, mas pergunto, isso não poderia ser obra de fortes ventos de uma tempestade? Além disso, andei observando nas fotos e não encontrei nenhum rastro no solo. Tornados não deveriam deixar alguma marca deste tipo?

Abraços!

 

O rastro as vezes é a própria destruição causada e o sentido que ela vai imprimindo. Olha, tenho uma cópia da Escala F, específica para avaliação de danos, é muito legal, tem perto de 110p. para imprimir e está em PDF, em inglês, se quiseres te passo uma cópia. Tem 2.9MB, mas vale a pena ter!!!

 

Abraços azulados,

 

 

 

Se for possível, manda pra mim que eu disponibilizo no site! :D

 

Sds.,

 

Claro, para qual mail Luiz...

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Duquia, com um conteúdo espetacular em mãos como este por que deixar de publicar no site do SIMEPAR ? Alexandre

Este material não é nosso e a autora pediu que as fotos só fossem divulgadas após o dia 25/11/05 quando houve um worshop lá no Rio de Janeiro sobre eventos severos. Um trabalho científico deste(s) caso(s) está por conta de um grupo de estudo onde são envolvidos pesquisadores da UFRJ e mais o Ernani. Os dados do radar publicamos na época no nosso site assim como uma descrição...é isso.

 

Saudações E N C A R N A D A S (Faltam 3 - Roubalheira!)

 

Beleza. É porque o material é muito bom e seria um desperdício não torná-lo público.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.