Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Entre Viamão e Gravataí, tornado ou vento???


Luis Calebe Paglioza
 Share

Recommended Posts

Eu estava a caminho de Viamão na estrada entre Viamão e Gravataí. Vi várias árvores tombadas pela raiz!!! Mas em pontos isolados. :shock:

Meu pai me disse que viu em Viamão uma "trilha" de eucaliptos caidos totalmente no chão!!!!!

Então? Tornado ou vento MUITO forte?

 

___________________________________

 

Jesus Cristo... o Senhor dos céus, do tempo... o Sol da Justiça!

 

RockNRoll a REVOLUÇÃO da Música :rock:

Link to comment
Share on other sites

Calebe, sabe que tipos de estragos são? Em que posição as árvores caíram? Se estão torcidas?

Pelo tipo de tempestade que tivemos, poderíamos pensar, também, num microburst.

 

Abraços!

 

Marcos,

 

Como descrevi, quase todas as árvores estavam caídas pro lado da estrada. Não estavam no meio da estrada. Algumas estavam na beirada da estrada. Pelo menos quando eu passei por lá, não tinham árvores no meio da estrada.

Não cheguei a conseguir reparar retorcimentos nas árvores derrubadas. Eu só não parei pra checar pois eu estava no ônibus. Se eu estivesse de carro eu teria parado, fotografado e entrevistado algumas pessoas.

Sobre a possibilidade do microburst, eu até pensei a respeito. Mas o que eu achei estranho mesmo foi aquela "trilha" de eucaliptos, todos no chão, derrubados! Mas foi uma trilha. Possívelmente causado por um tornado de intensidade F0-F1. Se tiver sido um microburst mesmo, foi de baixa intensidade.

 

Abraços!

 

___________________________________

 

Jesus Cristo... o Senhor dos céus, do tempo... o Sol da Justiça!

 

RockNRoll a REVOLUÇÃO da Música :rock:

Link to comment
Share on other sites

Seria interessante se podesse perguntar para moradores da região, seria interessante...

sds...

 

Fernando,

 

Já havia pensado nisso. Farei isso assim que puder. :)

 

Abraços!

 

___________________________________

 

Jesus Cristo... o Senhor dos céus, do tempo... o Sol da Justiça!

 

RockNRoll a REVOLUÇÃO da Música :rock:

Link to comment
Share on other sites

Teria que ter foto pra analisar, apenas pra começar.

 

Alexandre,

 

Pois é, mas como a Jaque relatou, ela tem vídeos mostrando os funis.

 

Abraços!

 

___________________________________

 

Jesus Cristo... o Senhor dos céus, do tempo... o Sol da Justiça!

 

RockNRoll a REVOLUÇÃO da Música :rock:

Link to comment
Share on other sites

Teria que ter foto pra analisar, apenas pra começar.

 

Alexandre,

 

Pois é, mas como a Jaque relatou, ela tem vídeos mostrando os funis.

 

Abraços!

 

___________________________________

 

Jesus Cristo... o Senhor dos céus, do tempo... o Sol da Justiça!

 

RockNRoll a REVOLUÇÃO da Música :rock:

 

Calebe,

 

Há relatos de tornado no interior, se conseguir na quarta vou pra serra conferir, será difícil, mas gostaria de saber exatamente onde estão essas árvores para ir fazer um levantamento... Pelas imagens do radar a coisa foi poderosa, para fechar com chave de ouro, seria espetacular se confirmar mais um tornado no RS!!!

 

Está aí a imagem da hora da tormenta, mais forte aparentemente ao norte de P. Alegre:(Mais 3h, sem horário de verão)

 

radar041120057it.th.jpg

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Incrível!! O radar pega a tempestade exatamente no momento em que ela está sobre o N e NE de POA, Cachoeirinha e Gravataí. Há ainda um núcleo no interior do município de Viamão, e chama a atenção a linha de instabilidade em forma de arco que se estende à serra.

(Essa imagem equivale às 20:30.)

Link to comment
Share on other sites

Eu postei no lugar errado... estou realocando.

 

Aproveitando a imagem de radar que a Jaqueline postou:

 

1) Sobreposição mal encaixada:

radar041120057itsobreposicao16.th.jpg

 

2) Sobreposição mais da grande POA, onde se vê que a Zona Norte foi o foco nesta imagem! Perto de São Chico teve outra formação e mais acima outras formações:

satelite26xq.th.jpg

 

Ps.: esta última imagem também tá mal encaixada, mas as linhas do radar não fecha com o mapa e não tenho muito tempo aqui no trabalho!! :roll:

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

Esse foi o primeiro funil que avistei, imediatamente após a parte rajada, ficava por volta de 4Km de onde me encontrava, creio que na área do Menino Deus. Observem a imagem junto a base, era esférica, bastante semelhante a um microburst. Horário:19h53min (horário de verão).

 

dsc039318kg.th.jpg

 

O fenômeno ocorre assim, observem a animação e que há funis associados:

http://www.itnquality.it/gif-anim/ANIMAZIONE%20MICROBURST.gif

 

Uma imagem do fenômeno:

http://www.stormchase.net/images/july_9_brown_sd_microburst_1.jpg

 

Muito semelhante a esse funil ocorrido nos EUA:

052099tornadob.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Jaque,

 

Agora eu não estou duvidando que tenha sido um microburst que atingiu POA.

Agora ficou meio complicado de saber o que é de verdade.

Mas agora vou ter que sair... estou meio mal e estou me dirigindo ao hospital.

 

Abraços!

 

___________________________________

 

Jesus Cristo... o Senhor dos céus, do tempo... o Sol da Justiça!

 

RockNRoll a REVOLUÇÃO da Música :rock:

Link to comment
Share on other sites

Jaque,

 

Agora eu não estou duvidando que tenha sido um microburst que atingiu POA.

Agora ficou meio complicado de saber o que é de verdade.

Mas agora vou ter que sair... estou meio mal e estou me dirigindo ao hospital.

 

Abraços!

 

___________________________________

 

Jesus Cristo... o Senhor dos céus, do tempo... o Sol da Justiça!

 

RockNRoll a REVOLUÇÃO da Música :rock:

 

Hoje, voltava do litoral com minha irmã e pedi que ela me narrasse a situação do temporal de onde ela havia presenciado, na freeway. Bom, pra começar, algumas placas já foram trocadas, outras ainda não. Perto da saída para a Assis Brasil, quem olha para cima nas placas já vê o estrago, parece que levaram socos no metal. Completamente tortas dentro, Algumas viraram tipo borboleta de janela (antigas), na vinda, na altura da conversão para o Sarandi, a placa enorme e pesadíssima virou para a direita de quem chega, muitas nem existem ainda, foram arrancadas e ainda não recolocaram. Mas o detalhe foi o seguinte: Quando a chuva começou, ela me narrou que nunca tinha visto a chuva vir do chão, subir e bater no vidro. Disse literalmente que a chuva vinha debaixo e batia no vidro como se fosse granizo, tamanho o barulho e a força. Isso me faz pensar que em algum momento houve micro explosão. Não posso afirmar, é apenas um depoimento que surgiu quando conversávamos na estrada. Com relação a esse funil, também não posso afirmar que a esfera era microexplosão, pois estava solta no ar quando desprendeu da nuvem, e pode ter tido pouco potencial, e ter gerado apenas uma pequena rajada localizada (se isso é possível).

 

Desejo melhoras...

 

Abraços,

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Jaque,

 

Agora eu não estou duvidando que tenha sido um microburst que atingiu POA.

Agora ficou meio complicado de saber o que é de verdade.

Mas agora vou ter que sair... estou meio mal e estou me dirigindo ao hospital.

 

Abraços!

 

___________________________________

 

Jesus Cristo... o Senhor dos céus, do tempo... o Sol da Justiça!

 

RockNRoll a REVOLUÇÃO da Música :rock:

 

Hoje, voltava do litoral com minha irmã e pedi que ela me narrasse a situação do temporal de onde ela havia presenciado, na freeway. Bom, pra começar, algumas placas já foram trocadas, outras ainda não. Perto da saída para a Assis Brasil, quem olha para cima nas placas já vê o estrago, parece que levaram socos no metal. Completamente tortas dentro, Algumas viraram tipo borboleta de janela (antigas), na vinda, na altura da conversão para o Sarandi, a placa enorme e pesadíssima virou para a direita de quem chega, muitas nem existem ainda, foram arrancadas e ainda não recolocaram. Mas o detalhe foi o seguinte: Quando a chuva começou, ela me narrou que nunca tinha visto a chuva vir do chão, subir e bater no vidro. Disse literalmente que a chuva vinha de baixo e batia no vidro como se fosse granizo, tamanho o barulho e a força. Isso me faz pensar que em algum momento houve micro explosão. Não posso afirmar, é apenas um depoimento que surgiu quando conversavamos na estrada. Com relação a esse funil, também não posso afirmar que a esfera era microexplosão, pois estava solta no ar quando desprendeu da nuvem, e pode ter tido pouco potencial, e ter gerado apenas uma pequena rajada localizada.

 

Desejo melhoras...

 

Abraços,

 

Jaque,

 

Puxa... o negócio tava feio pros lados de POA mesmo então!

Não conheço 100% do funcionamento do microburst, mas está me parecendo que foi mesmo. Ou será que foi um fenômeno atmosférico "novo"?? :shock: ainda não estudado? :shock: :shock:

Eu devo estar louco fazendo uma pergunta dessas...hehehe...

 

Já estou melhor Jaque. Ontem eu tive que tomar soro, e agora estou bem melhor.

Abraços e obrigado pela preocupação.

 

___________________________________

 

Jesus Cristo... o Senhor dos céus, do tempo... o Sol da Justiça!

 

RockNRoll a REVOLUÇÃO da Música :rock:

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.